Você oferece check-in e check-out presencial ou à distância?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Você oferece check-in e check-out presencial ou à distância?

Check in.png

 

Olá a todos,

 

Dado o contexto de segurança e de saúde dos últimos anos , e com as inúmeras mudanças em decorrência disso, é cada vez mais comum os hóspedes preferir se comunicar menos, ou mesmo querer desfrutar da sua estadias da forma mais independente possível com total liberdade.

 

Alguns preferem uma rápida entrega das chaves à uma recepção extensa e detalhada da acomodação, e outros preferem nem mesmo ver seus anfitriões, e somente fazer o check in e check out o mais rápido possível.

 

Devido aos acontecimentos dos últimos anos, muitas expectativas mudaram, o que explica o aumento do número de anfitriões que oferecem check-in e check-out sem ser presencial.

 

E você, qual opção você prefere? Você dá espaço aos hóspedes ou os acompanha no momento de entrada e saída da acomodação? 🤔

 

Abraços,

Laura 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

77 Respostas 77

Oi Laura.
A estadia minima de 3 meses veio por imposição do meu condominio. Vários condomínio, amparados na jurisprudência contra o Airbnb ou baseados na legislação de aluguel por temporada, tem proibido locações por menos de 90 dias. Dá para questionar na justiça ? Sim, e existem algumas formas diferentes. No meu caso, não o fiz pq tenho alugado com sucesso por períodos de 3 meses.

Voce mencionou que varios anfitriões não gostam de alugar por periodos superiores a 15 dias para não ter surpresas na hora do checkout. Compartilho com todos minha experiência e dicas.

 

Meu ultimo hospede alugou por 3 meses e realmente causou varios danos ao apartamento. De 10 itens diferentes, ele pagou apenas 2. Acionei a proteção Aircover.

 

1. Sim, o Aircover funciona e o reembolso no meu caso foi em menos de 20 dias. Existem uma serie de cuidados e regrinhas para preencher os requisitos do seguro:

- Na inspeção após o checkout do hospede, tire foto de TUDO que voce acha que foi danificado. Tire fotos de vários ângulos, de perto, de longe (inclusive de manchas em toalhas, roupas de cama, estofados, sofás, tapetes), pois elas serão a 1a parte do procedimento dos danos, que é abrir uma categoria para cada dano e adicionar evidências  fotográficas.

- A segunda parte é comprovar o valor do item danificado, então guardem TODAS as notas fiscais do que voce comprou. Minha sugestão é tirar foto ou escanear e guardar em uma pasta no seu computador. Das 2 grandes reclamações aqui da comunidade sobre o Aircover, esta é a 1a.

- A partir dai, cabe a cada um resolver o que fazer. Vou consertar, vou trocar, vou repor, o que faço ?

Se forem manchas em estofados, tapetes, cortinas, contrate uma empresa especializada e anexe a nota fiscal do reparo para reembolso (sim, precisa ser nota fiscal de pessoa juridica para o Aircover  reembolsar)

Se for extravio ou quebra, tenha foto que o item estava no imóvel e anexe a NF da reposição do item. De novo, se tiver a nota fiscal de aquisição, ajuda muito. Minha dica: Além das fotos que voce tirou para o anuncio, tire fotos de tudo, nos minimos detalhes: fotos das taças, copos, objetos de decoração, móveis, eletrodomésticos, etc.
Se for reposição, anexe a nota fiscal de compra do item. (DE NOVO, tenha a nota fiscal da compra original, porque o Aircover vai avaliar se voce repos pelo mesmo item, na falta por um de valor semelhante e a idade do item sendo reposto (eles tem uma tabela de idade para determinar o % de reembolso de acordo com o tempo de uso).

 

Peço agora a ajuda de todos para os outros quesitos:

- Como se comprova para o Aircover a necessidade de uma limpeza profunda no imovel e o que eles aceitam como recibo ?
- O mesmo acima, para reparos em móveis, armários, bancadas e tudo mais que é serviço. (Material e facil)

- e finalmente a grande pergunta: se precisar cancelar uma locação para realizar os reparos, como comprovo a necessidade e o que preciso mostrar e fazer para que o Aircover pague pela locação que perdi efetuando os reparos ?

 

E, se tratando de danos, uma dica. O hóspede pode te dar uma avaliação ruim porque você cobrou o que ele estragou. Foi o meu caso. Não se iludam, no meu caso ele me deu uma péssima avaliação,  e 2 semanas depois me mandou uma mensagem querendo alugar novamente por mais 3 meses. Cabe um palavrão bem feio para descrever este hospede, e sei que tem muito hospede assim.

 

Ah, depois deste hospede aumentei um pouco o preço e passei a oferecer 1 limpeza semanal. Assim a diarista de minha confiança tira foto e me conta toda semana o que está acontecendo, e se for necessário já marco uma visita para avaliar e cuidar dos reparos durante a estadia dele. Acho que desta forma vou ser mais feliz e ter menos trabalho

 

Entao, se os danos forem extensos, primeiro faca sua avaliação do hospede e peça que ele tbm avalie. Após as 2 avaliações serem publicadas, ai sim e hora de tratar dos danos.

 

O lockbox é uma excelente sugestão. Recomendo o da Pado, de 4 dials (roda de segredo de mala)

O Airbnb vai recomendar que voce use os 4 utlimos digitos do telefone do hospede, que é o que eu faço.

 

Falei tanto que daria para abrir varios topicos de discussão, pois tem muita coisa que vale um dialogo entre nós:

- A proibição ou limitação de Airbnb nos condominios (consultei vários escritórios de direito imobiliario e aprendi muito com eles

- Danos ao imovel e a proteção Aircover

- Como lidar com hospede dificil ou desrespeitoso

- Regras da casa: o que colocar e até onde ir sem que espante os hospedes e afete minha renda ?

Fica a dica @Laura !

 

Um abraço a todos.

Olá @Henrique287 ,

Muito boas suas dicas! Quanto às comprovações que você pergunta, de novo fotos. Você deve ter fotos do imóvel limpo antes e tire fotos da "pocilga" depois.  Tive um hóspede que ficou 45 dias com 2 cães (recebo pets) e uma das fotos que tirei foi de 1 saco de supermercado cheio de pelos retirado da varrição simples do chão. A pessoa nunca deu uma varrida no chão em 45 dias! 

Quanto à mão de obra, peça uma nota fiscal de mão-de-obra, quando se tratar só de reparo ou uma nota fiscal discriminada quando houver necessidade de mão-de-obra e reposição de material. 

Quanto à necessidade de cancelar reservas, acredito que um orçamento discriminado onde conste o serviço a ser realizado e prazo de realização do mesmo  em detalhes, associado a uma explicação sua do porquê não poderá reservar nesse período seja suficiente. 

Veja, estou falando dentro do que é razoável e do que já usei para um processo no juizado especial cível (pequenas causas), quando tive problemas fora do Airbnb . Pergunte na central se isso é suficiente, mas lembre=se que os atendentes são portugueses e, embora todo mundo ache que falamos o mesmo idioma, tenho tido alguns problemas de entendimento com eles. O idioma não é o mesmo e já se distanciou muito por incrível que pareça. 

Obrigado pelas dicas @Karin1811 

Alguem já contatou um faz tudo ou uma empregada que emtitiu Nota Fiscal para reembolso do Air Cover ?

 

Este é um ponto importante para todos nós, pois muitas vezes temos danos variados a reparar e um intervalo pequeno para efetuar os reparos, e queremos um preço justo.

 

Será que o Aircover aceitaria um RPA - recibo de pagamento autonomo como válido para reembolso ? 

Então, @Henrique287 , esses são alguns dos problemas com os quais ando discutindo com o Airbnb. A empresa cria seus critérios sem levar em conta as leis locais de cada país. O RPA é válido no Brasil para quaisquer fins. É lei! Se descobrir se o Airbnb aceita, conta para a gente, por favor. Eu já tô meio cansada do atendimento ruim pelos  portugueses que não conhecem nossas leis e costumes e vomitam um discurso decorado para a gente. O último que me atendeu disse que o critério da empresa era esse e não havia o que fazer. Acontece que o critério deles vai contra a lei de proteção do consumidor brasileiro. Respondi que quando fosse processada, iria processar o airbnb junto e ficou por isso mesmo.  O feedback? Piada, né? Nem perco meu tempo de enviar os problemas por lá. 

Espero que agora que o Airbnb está montando escritório no Brasil, possamos contar com uma equipe brasileira de atendentes e consultores que realmente entendam de Brasil. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Henrique287 , esse feedback sobre o Aircover é super importante e muito discutido aqui na CC! Eu vou te marcar em outro tópico que outros anfitriões estavam discutindo sobre isso, acho que você vai ter mais chance de trocar ideias com outros membros da Comunidade sobre esse assunto!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Tatiana-Duarte0
Level 2
São Paulo, Brazil

Boa Tarde! meu check in e checkout ocorrem remotamente. Optei por fechadura eletrônica.

Nivia-Mara0
Level 2
São Caetano do Sul, Brazil

Olá Pessoal,

 

Em nossa casa o check in ocorre a distancia.

As Portarias fazem  controle de acesso, mediante informações previas enviadas para mim (anfitrião) que reporto para  registro no sistema do condomínio, e qdo o hóspede chega na sua hospedagem, a recepção checa os  dados dos hóspedes e conclui a entrada na estadia 😉

Nina1233
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Olá, Laura. Gosto de receber os hóspedes pessoalmente, para explicar o funcionamento da casa e dar todas as dicas ( como acender a sauna, lareira, por exemplo…). Da última vez, não foi possível, pois o hóspede atrasou muuitooo. Deixei uma funcionária esperando e  repassei por WhatsApp vários vídeos com as instruções. Gosto também de fazer o check- out. Mas estou pensando em treinar uma pessoa para isso, pois é desgaste ter de sair de onde moro para fazê-lo. Nunca cobrei nada de nenhum hóspede, mas sempre tem algo quebrado. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Nina1233 , tem muitos anfitriões que não gostam de estadias longas justamente por causa dessas 'surpresas' na hora do check out....

Nesse tipo de situação, você comunica o hóspede caso tenha percebido algo que foi quebrado?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Karin1811
Level 3
São Paulo, Brazil

Faço sempre o check in e o check out presenciais. Aproveito para conhecer os hóspedes, criar um vínculo mais amigável que a frieza das automações, aproveito para checar se quem está chegando é a mesma pessoa do perfil e se o número de pessoas está de acordo com o acordado na reserva. Ainda é possível passar aos hóspedes dicas sobre o bairro, horários de coleta de lixo urbano e reforçar as regras da casa, entre outras coisas. No check out, o contato é importante para saber as impressões dos hóspedes, possíveis melhorias e até explicar porque as coisas funcionam como funcionam. Muitos hóspedes não têm noção do funcionamento de um imóvel com rotatividade de  reservas e que precisam ser limpos e arrumados para o próximo hóspede. Acha que se ele atrasar sua saída em 1h não haverá problemas e o anfitrião é intransigente ao pedir pontualidade no horários de entrada e saída, por exemplo. Nada substitui o contato pessoal, a conversa amigável, breve, que em muitos casos foi importantíssima para evitar notas baixas. 

Marilsa0
Level 2
Curitiba, Brazil

Olá @Laura e participantes

Com algumas exceções e durante pandemia claro, sempre preferi presencial. O hóspede fica feliz com a recepção, com o carinho que são sempre recebidos e deixam isso bem claro em suas avaliações. Já recebi hóspede com cafezinho quentinho e eles amaram a gentileza e o retorno deles é sem dúvida gratificante.

Já o check-out deixo bem à vontade já que temos um  bom tempo pra reclamar de alguma avaria na casa, mas assim, nunca tive nenhum problema que precisasse recorrer ao Airbnb.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Marilsa0, o check in presencial tem muitas vantagens mesmo, você consegue se aproximar e explicar sobre a acomodação muito mais fácil do que somente via mensagens por Whatsapp e os hóspedes gostam dessa recepção calorosa....

Já teve vezes que você não pode estar presente no check in pelo horário que o hóspede iria chegar ou por algum atraso?

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Joilce0
Level 1
Cuiabá, Brazil

Olá.. eu faço presencial... Acompanho meus hóspedes na entrada e na saída... Ainda não disponho de uma logística pra fazer diferente....

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Joilce0 , você consegue estar presente no check in e check out? 

Pensa no futuro deixar os hóspedes fazerem à distância para facilitar?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ione5
Level 2
Brasília, Brazil

Gosto muito de receber pessoalmente os hóspedes.  Brasília é uma cidade diferenciada e gosto de orientar as pessoas,  inclusive sobre as possibilidades de entretenimento/eventos locais que muitos desconhecem. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias