Oi, pessoal!
Notei uma mudança no sistema para recusar pedidos de reserva que achei muito ruim. Anteriormente, quando se recusava um pedido, o questionário sobre as razões para recusar era mais flexível, permitindo respostas não previstas pelo sistema. Agora, tem-se poucas opções de resposta, extremamente rígidas e que inevitavelmente levam a ações do sistema, como bloqueio de datas no calendário. Recentemente me deparei com duas situações diferentes em que esse novo sistema me incomodou:
1 - Uma pessoa fez um pedido de reserva para um terceiro. Eu recusei a reserva orientando-a a convidar a que seria de fato hóspede para fazer um perfil e reservar o quarto ela mesma. No entanto, nas "razões para recusar" não havia nenhuma resposta que contemplasse essa situação; não recordo qual marquei, mas acredito que tenha sido "não me sinto à vontade com esse hóspede" quando isso não era verdade, por não ter outra opção.
2 - Uma pessoa fez um pedido de reserva com check in para uma data quando na verdade chegaria no dia anterior. Antigamente, era possível enviar uma "oferta especial" sem nem aceitar nem recusar o pedido, agora já não é possível. Queria então recusar o pedido para que a pessoa pudesse refazer com as datas corretas mas, novamente, nenhuma das opções de "razões para recusar" contempla minha realidade. Acabei por aceitar o pedido para fazer a alteração de data posteriormente, mas acredito que a pessoa tenha escolhido pagar através de boleto porque há um aviso de "pagamento pendente" e a opção para alterar a reserva não está disponível.
Como lidar com esse sistema tão restritivo para as recusas? Eu sou uma anfitriã que aceita quase todos os pedidos de reserva e, normalmente, quando recuso, é por motivos práticos como esses que relatei.