Bons anfitriões estão sendo afetados pelos novos “parâmetros” de busca

Status alterado para: Não Planejada

Este conteúdo foi traduzido de inglês para português e republicado de David & Fiona. Não podemos garantir uma precisão exata e agradecemos sua compreensão!

Meu marido e eu já hospedamos pelo Airbnb há 5 anos. Quando começamos, havia apenas outros 4 anúncios em nossa cidade Paraty, no estado do Rio de Janeiro.

Conseguimos uma reserva logo depois que anunciamos nossas acomodações, e recebemos um comentário excelente dos nossos primeiros hóspedes. Tudo progrediu muito bem depois disso. Algum tempo depois, já tínhamos um monte de comentários e várias reservas, e adicionamos outro anúncio. Nossos comentários sempre foram excelentes, sempre nos esforçamos bastante para que nossos hóspedes se sentissem bem-vindos e tivessem a melhor estadia possível, nunca cancelamos reservas e recusamos pouquíssimos pedidos de reserva. Nós também temos uma taxa de resposta de 100%, sempre respondendo dentro de algumas horas, e somos Superhosts desde que o Airbnb reativou esse recurso alguns anos atrás.

O Airbnb começou a crescer. Novos anúncios começaram a aparecer aos montes todos os dias e, depois de alguns anos, já havia quase mil anúncios do Airbnb em Paraty. Isso não afetou nossas reservas; nossa acomodação é realmente especial e, como mencionamos anteriormente, os comentários que recebemos são excelentes. Desse modo, nossa quantidade de reservas continuou estável, ainda que as opções de estadias em Paraty tenham aumentado consideravelmente.

Subitamente, cerca de 4 meses atrás, as coisas mudaram drasticamente. As consultas começaram a rarear; ficamos confusos, e começamos a investigar. Ao buscar por todos os anúncios em Paraty, sem usar filtros ou datas (o que normalmente mostra TODOS os anúncios para a cidade), não encontrávamos nosso anúncio. (Observe que, se você fizer essa busca conectado à sua conta, seu anúncio provavelmente vai aparecer nos resultados, e em uma ótima posição. Os resultados são bem diferentes quando você se desconecta de sua conta, usa uma aba de navegação anônima ou limpa todos os cookies e o histórico de navegação antes de fazer a busca. Sugerimos que faça isso.) Entramos em contato com o Airbnb através de diferentes canais, e todos nos disseram que nosso anúncio estava sendo exibido, e nos enviaram um link para mostrar nossa página nos resultados de busca. Entretanto, todas as buscas foram feitas com filtros, e os parâmetros selecionados eram muito específicos obviamente, isso aumenta consideravelmente as chances de nosso anúncio aparecer nos resultados de busca. Não demorou muito para percebermos que, em uma busca geral por anúncios em Paraty (novamente sem filtros, datas ou parâmetros), o Airbnb agora só mostra 307 anúncios. Todas as vezes. Entre cerca de mil anúncios disponíveis em Paraty. Isso indica claramente que muitos anúncios são deixados de fora dos resultados das buscas que as pessoas fazem. Entramos em contato com o Airbnb novamente e recebemos a mesma resposta, com links que mostravam que nosso anúncio aparece nos resultados de busca, mas só quando vários filtros e parâmetros são selecionados. Insisti de novo, dizendo que uma busca geral deveria mostrar TODOS os anúncios em Paraty, e me responderam dizendo que ninguém pesquisa sem selecionar datas ou o tipo de acomodação. Insisti dizendo que fazem sim, que é justamente por isso que existe a opção de buscar anúncios sem datas ou filtros. Eu já fiz buscas gerais e conheço outras pessoas que fazem também, sem datas ou características específicas em mente, só para dar uma olhada em todas as possibilidades disponíveis para uma viagem que você planeja fazer um dia.

Imaginamos que isso esteja acontecendo com várias outras pessoas, porque, um dia, um dos boletins informativos que recebemos por email tinha um link para um tópico que falava sobre buscas e como elas funcionam.

Começa sempre com a mesma história: à medida que você recebe bons comentários, recebe mais reservas, realiza menos cancelamentos, etc., seu anúncio vai aparecendo em melhores posições nas buscas dos hóspedes. Desde que começamos nossa experiência no Airbnb, já percebemos que isso não é 100% verdadeiro, mas o que nos chocou de fato foi descobrir as novas modificações que fizeram no modo como as buscas funcionam.

http://blog.airbnb.com/how-search-makes-the-best-matches/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm...

Basicamente, o Airbnb está pré-selecionando anúncios para mostrar aos hóspedes potenciais sempre que eles fazem buscas gerais no Airbnb, com base nos fatores listados anteriormente, nos tipos de acomodação que você já reservou ou buscou, partindo do pressuposto de que as pessoas seguem um padrão e não estão dispostas a mudar ou tentar algo diferente. Eles estão pressupondo o que as pessoas querem ver e, no caso de minha cidade, estão deixando de fora 2/3 dos anúncios.

Espero que o Airbnb nos ouça e entenda que isso está afetando os anfitriões drasticamente. Espero que eles deem mais crédito aos anfitriões que estão com eles desde o começo, trabalhando duro e os ajudando a crescer e a construir uma boa reputação.

Um dia desses, encontrei uma propaganda paga do Airbnb no Facebook, que mostrava uma casa anunciada com eles em Paraty. Uma casa nova, com poucos comentários, e alguns deles não tão bons mas a casa apareceu em uma revista brasileira de arquitetura. Só isso foi suficiente para que eles mostrassem a casa. Nos comentários, algumas pessoas diziam que tentaram reservar a casa, mas que a comunicação com o anfitrião foi muito ruim e ele tinha sido rude. Na publicação, havia um link que dizia: clique aqui para ver todos os anúncios em Paraty. Cliquei, e só mostrou 307 anúncios. Não nos surpreendeu! Decidimos então escrever um comentário para apontar que a informação do link não é verdadeira, que ele não mostra TODOS os anúncios em Paraty, falando de forma resumida sobre nossas preocupações em relação a isso. Mencionamos também que gostaríamos que eles mostrassem anúncios de anfitriões que já estão com eles há muito tempo, se esforçando desde o começo, os ajudando a construir a reputação deles, e dissemos que isso se encaixava melhor com a ideia central do Airbnb: de oferecer hospedagens excelentes com paixão, esforço e atenção, para que as pessoas tenham as melhores estadias possíveis. Meu comentário foi apagado.

Agradecemos a todos que leram esse texto até aqui. Talvez o mesmo esteja acontecendo com vocês, talvez não. É possível que esteja acontecendo e você não tenha percebido plenamente… De qualquer modo, pedimos que você curta ou comente essa publicação, porque essa é a única maneira de fazer com que ele seja selecionado para chegar até o Airbnb. É assim que funciona este novo fórum Host Voice: as publicações que não recebem atenção são arquivadas automaticamente, e as que recebem avançam na “corrente de importância”, em teoria, e têm esperança de receber a atenção que merecem.

Os outros canais para entrar em contato com o Airbnb estão ficando cada vez mais difíceis e automatizados, não parece realmente que há uma pessoa de verdade respondendo do outro lado. Nos sentimos muito nostálgicos em relação ao nosso início com o Airbnb, e a facilidade que tínhamos de entrar em contato e obter respostas adequadas, rápidas e pessoais para nossas perguntas, problemas, queixas e sugestões. Sentimos que, à medida que o Airbnb cresce, tudo isso está se perdendo: que o que importa cada vez mais é o dinheiro, e não as pessoas, e que o lema inicial de hospedagem com alma está se perdendo totalmente.

Resposta da Airbnb

Criar uma plataforma que combine anfitriões e viajantes é algo realmente único e desafiador, e qualquer busca pode oferecer resultados diferentes, com base em diversos fatores.

Muitos mercados têm milhares de anúncios, o que significa que apenas uma pequena fração deles aparece na primeira página de uma busca sem parâmetros de data definidos. Pesquisar sem datas específicas é uma ótima maneira de ver quais os tipos de anúncios que um local oferece. Contudo, de modo geral, não é assim que os viajantes encontram as acomodações que eles decidem reservar. Quase todos os hóspedes fazem buscas com datas.

Nossos dados indicam que, em geral, os anúncios com mais comentários e melhores avaliações aparecem nas buscas para uma quantidade maior de viajantes, principalmente quando eles não definem datas. Desse modo, ainda que nós nunca façamos propagandas de anúncios (nem mesmo com base no tempo em que estão conosco), há muito que você pode fazer para assegurar que seu anúncio apareça em destaque nas buscas.

Comentários
Jacqueline7 em
São Paulo, Brazil
Level 7

É verdade, infelizmente , uma pena

Denise1 em
Rio, Brazil
Level 5

David e Fiona, nos últimos tempos tenho passado por idêntica situação. É fundamental que as nossas vozes se somem para fazer chegar aos canais corretos do Airbnb essa questão na esperança que o reconhecimento do nosso trabalho seja devidamente valorizado. 

Robson-E-Cynthia0 em
Rio de Janeiro, Brazil
Level 2

David e Fiona, realmente isto tem acontecido conosco também. Temos nós esforçado muito para oferecer uma hospedagem diferenciada e as consultas não tem aparecido. Parece que o nosso anúncio so fica visível em épocas de alta demanda (por ex: ano novo e carnaval).O Airbnb tem que considerar os nossos relatos e buscar as providências necessárias para que todos os anfitriões tenham a oportunidade de mostrar os seus espaços.

Brux0 em
Rio de Janeiro, Brazil
Level 10

David & Fiona,  interestingly enough I passed for the same situations as you in one of my listings.  The reservations of the apt that for 5 years had 89% occupancy pratically stopped, I could not find it in the search and same answers you received from airbnb.  They were saying it was appearing in the searches etc.......   

I trusted on my gut that didn’t make sense, in the fact that my other listings were not affected and were booked normally, and that the guys at customer service are useless for this kind of things ( helpful in others).

I decided to go in my configurations and check every bit of it.  And I did it via computer not app.  After couple of hours revising everything, I found the reason !!!!!!

In the LENGHT OF THE STAY configurations I always create rules saying for example that in between a specific period it was minimum 5 nights.  Or in others was 3, or 1 nights. When I open all the rules that I have criated I have notice that the “reservations need to start on Monday” was selected.

WHAAAAAT !!!!!!!! I thought..... of course I did not receive reservations!!!! Just people reserving to check in on Monday would see my listings. 

I have opened all all the rules and I noticed that all the rules had the same box selected.  I unchecked all and reservations came back as before.

I remembered that the last time I had modified a rule was via app.  I did couple of tests modifying a rule adding a day, leaving the starting on Monday on “any day” and saved, went back in the computer and the box “starting on Monday” had been selected again.

that was a bug of the app.  I gave a feedback to Airbnb and posted in various threads and Facebook groups. Many people around the world thanked me since had the same thing happening but did not know the reason.  

probably is not your case, but is worth it to check.

cheers

brux 

Rita192 em
Fortaleza, Brazil
Level 2

Interessante que tenho observado isso.     Quando criei meu perfil no AIRBNB  havia poucas pessoas escritas aqui em Fortaleza, durante um ano não HOSPEDEI ninguém porque tinha medo. Meu preço era alto e a procura era bastante grande... Depois resolvi HOSPEDAR e tive que baixar meu preço pormenor da metade para conseguir um HÓSPEDE. Minha hospedagem é  de primeira,  ambiente familiar,  ótima localização 

E não consigo alugar se colocar meu preço um pouco mais próximo dos preços dos outros

E Vejam que só recebo comentários novíssimos...! O grande problema é  que o Arbnb no momento está com uma gama

de Anfitriões qúe já não da aquela atenção que necessitamos....

.

Marina250 em
São Paulo, Brazil
Level 2

Realmente isso acontece! Comigo também!

sou anfitriã e Super Host no Rio de Janeiro há quase 5 anos e diversas vezes relatei essa dificuldade em me achar nas buscas. 

Fiz varias simulações pensando sempre de modo genérico e a resposta que recebi do Airbnb foi sempre um print mostrando em qual página meu anúncio tinha aparecido. 

Sei esse "caminho das pedras" de entrar pela navegação anônima, mas realmente essa dificuldade é recorrente.

Esse ano está sendo o PIOR ano de locação para mim no Rio de Janeiro. 

Nao recebo nem consultas mais! O que dirá locações....

De Maio para cá devo ter conseguido locar algo em torno de 5 vezes! É absurdamente pouco para um apto em Copacabana, com vários comentários 5 estrelas.

Tudo isso me faz pensar que de fato não tenho aparecido nas buscas.. 

Maria967 em
Rio de Janeiro, Brazil
Level 1

Concordo com vocês, pois isso também acontece comigo. Infelizmente a resposta à sua dúvida publicada pelo AIRBNB mais uma vez foi uma resposta padrão e sem sentido. Mostrou que todas as suas preocupações são verdadeiras. 

O AIRBNB por ser líder no mercado agora, acredita que essa situação irá se perpetuar, mas pergunte isso ao Orkut e com certeza não será essa a resposta.

Denise1 em
Rio, Brazil
Level 5

@Brux0, agradeço a dica e a partir dessa possibilidade que você levantou fui verificar o meu anúncio. Infelizmente não é o meu caso, porque seria fácil de resolver. Tudo o que está descrito no anúncio não tem poder de redução de visibilidade do mesmo. Me enquadro na situação do David, Fiona e os demais. A questão realmente merece atenção por parte da área competente do Airbnb. 

Carmen363 em
São Paulo, Brazil
Level 2

Conosco aconteceu exatamente o mesmo. Um hóspede  quis voltar e nao havia meio dele encontrar de novo o anúncio, nem eu. Mesmo mexendo nos filtros. Acabei enviando o link a ele mas não é essa a ideia. Tudo ia muito bem até o final de julho. Casa em Campos do Jordão.   O problema é que o airbnb deixou de ser transparente com os anfitriões.  Esse não é meu conceito de parceria.

Maria1028 em
Rio de Janeiro, Brazil
Level 2

Uma empresa de tecnologia e disruptiva como airbnb opera em rede e tem que se mostrar incomodada quando um dos nós mais forte da sua rede (o host) se sente excluído ou demonstra falta de confiança. Essa não é a primeira crítica que ouço esse respeito, inclusive nas experiências, e varios anfitriões vem se queixando. Seria bom que o airbnb entendesse as reclamações, reavaliasse os seus algoritimos e praticas. Pois confiança e transparência é a alma desse negócio. E geram legitimidade.

cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: