Como anfitrião, você se preocupa em ser mais sustentável?

Laura
Online Community Manager
Online Community Manager
London, United Kingdom

Como anfitrião, você se preocupa em ser mais sustentável?

Captura-de-Pantalla-2022-11-07-a-las-12.28.16-e1667820650867.png

Olá a todos, 

É natural que muitos anfitriões não saibam por onde começar a se tornar mais sustentáveis. 🌳
As práticas para ser mais ecológicos podem ser muito distintas, dependendo do local e dos recursos disponíveis no país ou área onde a acomodação está localizada.

Entretanto, há sempre pequenas ações que podem ser tomadas para se ter uma maior consciência ambiental, tais como a redução de resíduos através da redução de plásticos de uso individual, reciclagem de lixo ou mesmo a implementação de melhorias na eficiência energética.

Há muitas maneiras de ser mais sustentável e também de passar isso para os hóspedes para serem mais responsáveis com seu consumo de eletricidade e água ou reciclagem, por exemplo.

Você está ciente de suas ações para se tornar um anfitrião mais sustentável, e incorporou alguma prática em sua rotina como anfitrião para fazer essas mudanças?

Compartilhe seus pensamentos ou melhorias que você tenha feito na sua acomodação para ser mais responsável e diminuir os resíduos causados pelos hóspedes. 

Acabou de chegar na Comunidade? Comece um novo tópico aqui para enviar a sua pergunta!

¿No encuentras lo que buscas? ¡Inicia una conversación en la Comunidade de Airbnb! 

6 Respostas 6
Fox-Farm-Hill0
Level 1
Morro Reuter, Brazil

A @Fox Farm Hill conta com cabanas auto-suficientes: lareira ecológica, energia solar, captação de água, composteira e correta separação dos resíduos, além de amplas vidraças para utilização da luz solar evitando desperdício de energia elétrica. Pequenas atitudes que fazem a diferença! 

Laura
Online Community Manager
Online Community Manager
London, United Kingdom

Nossa @Fox-Farm-Hill0 , que ótimas iniciativas!

Você tem algumas fotos das cabanas para compartilhar aqui com a gente?

Acabou de chegar na Comunidade? Comece um novo tópico aqui para enviar a sua pergunta!

¿No encuentras lo que buscas? ¡Inicia una conversación en la Comunidade de Airbnb! 

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Considero que, atualmente, o elemento em comum de melhor eficiência e menor impacto é mesmo o aquecimento solar para a água, além do fato de ser acessível e aplicável para qqr ambiente e localidade.

A partir daí entra o que vc mencionou, vai depender do local, recursos disponíveis e, acrescento, aplicabilidade. Porque nem tudo é necessário ou trará benefícios em todas as situações e lugares.

Veja o meu caso, por exemplo... tenho lenha na minha propriedade, só entrar ma mata e catar; porém para uso no centro de uma grande metrópole, por exemplo, cuja lenha é oriunda de florestas plantadas (eucaliptal) que demandam maquinário alimentado à gasolina ou diesel para corte, descascagem, estocagem e transporte, penso que o custo para o planeta supera, e muito, o benefício. 

Do mesmo modo, aqui não faz sentido eu reutilizar água de chuva (tenho nascente) ou telhado verde (moro na roça) pela ineficácia da aplicabilidade. Por outro lado tenho sistema de fito-purificação para o tratamento das águas cinzas e negras para não haver contaminação do solo e lençol freático, não uso agrotóxicos ou qualquer insumo químico, faço compostagem do lixo orgânicos e levo os recicláveis para a usina da cidade. 

Na mesma linha, reformo móveis usados e faço largo uso de material alternativo e/ou orgânico na construção e decoração, lâmpadas são de Led e eletrodomésticos Classe A de eficiência energética.

Minhas acomodações dispõem de pouquíssimos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, preferindo o uso de bule e coador de pano, sanduicheira de fogão, livros, cartas e jogos de tabuleiro.

Como orientação aos hóspedes, recomendo que usem o mínimo de luz, à noite, para não atrair insetos e desorientar os animais silvestres. 

de que usem o mínimo liguem poucas lâmpadas 

E tenho um jipe Toyota Bandeirante cuja mecânica original, simples e robusta programada para rodar mais de 1 milhão de quilômetros,  é de baixíssima manutenção pois tem reparo pra quase tudo, reduzindo significativamente o descarte de peças.

Tendo sido fabricado em 1996, já atravessou gerações e ainda atravessará muitas outras, o que representa menor descarte e renovação da frota automobilística. 

Portanto não adianta fazer o uso inconsequente de tudo o "está na moda" no quesito Sustentabilidade, é de suma importância fazer um estudo para aferir quais práticas sustentáveis trarão um beneficio real.

Ação Consciente, começa com um Pensamento Consciente.

É isso... 

Laura
Online Community Manager
Online Community Manager
London, United Kingdom

O seu estilo de vida deveria virar um manual para ser seguido e copiado @Denise583 !

A moda da vez agora são as baterias elétricas para todo e qualquer lançamento que eles fazem, seja de carros, nas casas pra armazenando de energia produzida por painéis solares no telhado, e praticamente em todos aparelhos e dispositivos eletrônicos hoje em dia....Fico só pensando se eles sabem que estão acabando com o lítio no Perú e América Latina praticamente toda, além do descarte ser um problema....

Assim como a reciclagem de lixo ainda não existe para a maioria das prefeituras no Brasil, e pasmem, onde eu moro aqui no Reino Unido também não existe na região onde eu moro!! 🤨

Quando você mencionou sobre o aquecimento solar para a água, isso funciona só para a zona rural ou também para os grandes centros urbanos?

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Pois é isso mesmo @Laura 

A Sustentabilidade virou mega negócio de grandes corporações cujo principal objetivo é o lucro.

Como será o descarte de milhões, trilhões de baterias? Porque em se tratando do Planeta,  não existe JOGAR FORA.

Mais cedo ou mais tarde irão contaminar o solo, o ar, a água...

Aquilo que discutimos no artigo sobre Sustentabilidade desse ano.

Impor a troca de toda uma frota automobilística para energia "elétrica" é realmente o mais sustentável? Quando sabemos que a indústria automobilística responde por mais de 50% dos poluentes liberados na atmosfera? Quando sabemos que praticamente todo o hemisfério norte produz energia elétrica através da queima (termoelétricas)?

Estamos vivendo uma Era de "discursos" vazios, onde o que importa é acumlar "likes".

Vivemos uma polarização em tudo, e na Sustentabilidade não poderia ser diferente, no meio da "lama" há ouro, alguns realmente sintonizados com a VIDA. 

Torço para que essas "tribos" alternativas, as realmente sustentáveis, crescam e disseminem esse pensamento e ação. 

Quem sabe, um dia o mundo entenda.

Espero que não seja tarde demais...

Laura
Online Community Manager
Online Community Manager
London, United Kingdom

@Denise583  parece que hoje em dia parece que as pessoas que pensam diferentes, como a Greta Thunberg são vistas como o pessoal careta, hiponga, chato e demodê, porque hoje em dia oque está in voga mesmo é a sustentabilidade de fachada, tomar suco com canudo de papel e levar a bolsa de pano pra o supermercado, ao invés de analisar a fundo o padrão e estilo de vida que estamos levando ultimamente e repensar o consumo excessivo e financiar empresas que não estão de fato comprometidas em serem mais preocupadas com a emissão e uso de insumos e resíduos....

Eu não tenho nem mais vontade de consumir da maioria desses empresas porque mesmo as que se vendem como "verde" só fazem de fato para ganhar público. Temos que repensar urgentemente o nosso estilo de vida e onde colocamos nosso dinheiro....

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias