House electrical energy - Energia elétrica doméstica

Isma322
Level 2
São Paulo, Brazil

House electrical energy - Energia elétrica doméstica

Um outro dia ouvi de uma pessoa na internet que é uma obrigação de quem aluga um espaço ofertar energia elétrica, mesmo quando a concessionária contratada tem problemas e não envia a energia para a residência.

A pessoa relatava que nas casas alugadas deveriam existir geradores de energia elétrica, o que eu, particularmente, acho um absurdo, porque já contrato e pago uma concessionária para isso.

E você o que pensa sobre isso? Você possui um gerador em sua casa?

8 Respostas 8
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Isma322 

Minha visão sobre a coisa.

O Airbnb trouxe um modelo diferenciado e alternativo de aluguel por temporada.

Dentro dentra proposta alternativa, vc pode ofertar uma acomodação com limitações. Há inclusive em  "Coisas que seus hóspedes precisam saber", no quesito "Informações da propriedade" onde vc marca se sua acomodação tem limitações

"Os hóspedes não devem esperar alguns itens básicos que estão acostumados quando viajam exemplo: wifi, água corrente, chuveiro interno"

Portanto dentro dessa premissa eu posso oferecer uma acomodação sem luz elétrica.

Aqui mesmo em Carrancas tem uma acomodação na zona rural onde não há luz elétrica.

O importante é que esteja tudo bem definido e esclarecido no anúncio.

 

No caso de uma acomodação sem limitações, é sabido que o fornecimento de serviços básicos como água, luz, Internet, coleta de lixo e etc, no geral é fornecido por terceiros, dos quais não temos controle e eventualmente podem ocorrer interrupção dos serviços.

Não vejo como obrigação o anfitrião ter gerador ou poço com bomba, por exemplo. 

O que é bem diferente de mentir que tem internet, luz ou água encanada, quando não tem.

Todavia penso ser de bom tom o anfitrião ofertar algum tipo de compensação ao hóspede, num eventual interrupção do fornecimento de qqr destes serviços.

Eu mesma passei por uma situação onde recebi duas hóspedes, mãe e filha, para uma reserva de uma semana.

No dia seguinte ao check-in, houve interrupção do sinal de Internet por uma causa grave e, portanto, sem previsão de retorno. Prontamente comprei um chip de dados pré pago para suprir os dias sem internet, que totalizaram 3 dias.

É o que faz um anfitrião ciente de suas responsabilidades. 

Minha opinião...

Espero ter ajudado. 

 

Cristina1875
Level 10
Atibaia, Brazil

@Isma322 @Denise583 Coloque um gerador em sua casa e você terá uma OUTRA dor-de-cabeça para se preocupar. Geradores são equipamentos que dão trabalho, precisam de manutenções periódicas e que sejam ligados constantemente para que, na hora que você precisa dele, esteja pronto para funcionar.

Sem contar que fico imaginando o tamanho do gerador para conseguir dar conta de uma casa inteira (não sei SE é essa sua intenção).

Por isso, a menos que na sua localidade seja uma coisa comum ficar sem energia por longos períodos, acredito que gerador será um transtorno a mais, sem contar o perigo da gasolina/diesel armazenado.

No meu anúncio do Airbnb já especifico que não me responsabilizo CASO tenha problemas em relação a energia elétrica e internet, coisa NORMAL de acontecer mesmo em grandes cidades.

 

Vdd @Cristina1875 

Um ponto importante a se levar em consideração.

E penso ser inviável se a acomodação se tratar de um apartamento. 

Onde colocar aquela geringonça que, inclusive, faz um barulhão dos inferns 🤭?

Abraços!

 

@Isma322 e @Denise583 , tudo bem? Acho total falta de empatia e irracional alguém usar um argumento como aquele, pois se tratando de concessão, não temos a menor ingerência. Envie velas, lampiões e deixe o espaço bem romântico! Já fiz isso😁

Oi @Maria17220 

Concordo com vc, é mais que obvio para qqr ser com um mínimo de recionalidade (pra seguir seu exemplo)

O que ocorre atualmente é que a necessidade elétrica vai além da simples iluminação. 

A vida hj está totalmente montada e dependente da energia elétrica. Sem ela não se tem banho quente, não se cozinha, não se diverte, não se faz um montão de coisas.

Minhas acomodações em que fiz uso do mínimo de itens elétricos, continua funcional, mesmo num apagão.

Pra começar, instalei luz de emergência em todas (tenho medo e proíbo o uso de qqr tipo de chama desse tipo, há muita madeira envolvida na construção das acomodações e um incêndio na zona rural pode, rapidamente,  sair do controle e tomar proporções catastróficas), fogão à gás e à lenha, lareira à lenha, aquecimento solar da água, bule e coador, sanduicheira de fogão, sem micro-ondas, sem forninho, sanduicheira, torradeira ou cafeteira elétrica.

Voltar ao básico e ao simples, tem suas vantagens kkkk.

Abraços!

Vou nesta mesma vibe: luzes de emergência, energia solar, velas, lampiões e fogueiras! 😀

Rafael1484
Level 2
São Paulo, Brazil

Nossa me identifiquei, na minha casa em "Cotia" tem bastante problema de energia.

Eu coloquei 2 luzes de emergência escondidas, atrás da TV e atrás do espelho banheiro. Além disso, deixo uma terceira luz de emergência desligada em uma tomada visível. Assim, se acabar a bateria das outras, o hospede pode usar mais uma. Mas acho que se incomodar o hospede,  ele vai entrar em contato (eu sempre mando um oi pelo wzap), ai é questão de conversar e fazer o possível para garantir um bom review 😉

Uma fézinha 🙏 tbm ajuda 🤣

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Obrigada pelo seu comentário nesse tópico @Rafael1484  😉

Vou marcar a @Isma322 para que ela possa ler a sua contribuição sobre esse assunto 🙂

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias