Se eu deixo lençóis e toalhas para os meus hospedes , e isso...
Última resposta
Se eu deixo lençóis e toalhas para os meus hospedes , e isso se torna um custo relativamente caro, pois ja perdi toalhas, ja...
Última resposta
Estou começando agora com minha esposa a gerenciar uma unidade bem localizada em Floripa, e somos beeem chatos com limpeza, gostamos de tudo bem cheiroso e organizado. Já recebemos duas avaliações ótimas, e a verdade é que encontrar boas faxineiras é difícil, somado a questão logística da limpeza dos enxovais, acho que isso é bem normal para quem está começando - ficar preocupado demais no início.
Para os anfitriões mais experientes, lanço uma pergunta:
"Se pudessem começar novamente, o que fariam logo de início nessa área da limpeza e troca de enxoval/reposição?"
Grato pela ajuda!
"Qualquer tolo pode aprender com seus erros. O sábio aprende com os erros dos outros" - Otto von Bismarck
Oi @Daniel14477
Seja bem-vindo!
Estou nesta jornada do Airbnb há mais de 6 anos, fazendo como vc.
Exceto roçar a grama, eu e o maridão fazemos tudo sozinhos.
Como comecei numa época boa do Airbnb cuja proposta era aquela coisa alternativa, no jeito caseiro de receber, foi fácil!
Como dona de casa há mais de 40 anos, encarei como uma casa pra limpar, roupas pra lavar e "famila e amigos" pra receber.
Coisa que sempre fiz ao longo desses anos.
A única coisa diferente é que estava ganhando pra isso 🤭.
E sim, tive que lidar com o sistema da plataforma.
Mas o diferencial são aqueles mesmos cuidados a que já estávamos, eu e o maridão, acostumados.
O resto é dar tempo ao tempo "pra pegar as manhãs".
Como os dois "mantras" que repito exaustivamente.
"Começou errado, fatalmente vai terminar errado"
e
"A sabedoria de um anfitrião é prever e prevenir possíveis BOs".
Deste último, já me tocou um alerta assim que vi, nas fotos do seu anúncio, um sofá e bancada de cozinha brancos!!!
Admiro sua coragem e fé no próximo. 🙏🏻
Mais alguns pitacos!!!
Penso que sua acomodação estaria melhor representada como Studio.
Eu instalaria uma cortina simples de voil branco entre a cama e o sofá, só pra dar aquela sensação de "privacidade" e aconchego, compreende?
Outra observação que faço é o cuidado com as ofertas de comodidades.
Vi marcados na seção "Comodidades" e/ou botamos na descrição e/ou mostramos fotos da piscina, espaço de trabalho exclusivo, equipamento de ginástica, brinquedoteca, fogueira e etc. porém pelas fotos, se vê que alguns fazem parte da área comum do prédio.
A priori, tudo o que está marcado ali, faz parte da acomodação (acomodação = apartamento)
É importante especificar o que é provativo e público, se há horário ou cobrancas extras para seu uso. Nas Comodidades há espaço para isto, assim como pode incluir legendas nas fotos com estas observações.
Cuidado tbm com cobranças extras, como o faz para check-in tardio.
Saiba que para qqr cobrança diferente do que previsto pela plataforma, não terá nenhum apoio da mesma.
E como está provavelmente irá afastar possíveis hóspedes.
Acho mesmo que vc deveria entrar em contato com o Suporte pra verificar se não estará cometendo alguma irregularidade.
Na prática vc poderia estar incitando o hóspede a descumprir uma regra, uma vez que vc estipulou seu check-in até 20h.
Seria indicado rever o "tom" usado nas Regras da Casa. Um pouco autoritário e punitivo demais.
Há tbm colocações que não caracterizam-se como regras, estando melhor na seção de Observações.
É isso...
Paro por aqui para que outros colegas deixem sua contribuição.
@Carlos-Alberto64 , @Regina1105 e @Reinaldo63
Depois nos conte o que resolveu fazer.
Obrigado pelas colocações, Denise!
Ajustei alguns pontos que achei que fazia sentido, desejo muitos hóspedes cuidadosos e atenciosos para você : )
Saudações,
Daniel e Adriana
Complementando as contribuições que a colega @Denise583 trouxe para o seu anúncio, verifiquei que as regras estão repetidas na descrição do anúncio, no campo "outras observações". Penso que o ideal é evitar duplicidade de informações (além da adequação do texto, como já foi comentado).
Quanto à limpeza, minha experiência me mostrou que o fato de eu participar ativamente dessa etapa, muitas vezes realizando eu mesma a faxina, possibilita uma melhor orientação ao/à profissional que vai executá-la quando eu não estiver presente. Não vejo isso como uma questão de "boas faxineiras", mas sim como um tipo de limpeza diferente da usual, que combina toques de hotelaria com a necessidade de deixar o ambiente com ares de lar. É uma limpeza detalhista, complexa e cronometrada.
E, afinal, não se consegue solicitar adequadamente uma tarefa sem antes dominá-la. Por isso, elaborei um checklist com as etapas e procedimentos necessários, para orientar quem for realizar a limpeza. Além disso, estou sempre alinhando possíveis ajustes e expectativas, de forma franca e colaborativa. Foi a estratégia que encontrei para garantir apoio nesse aspecto tão fundamental do processo de hospedagem. Também a gestão da troca de enxoval tem sido colaborativa - dependendo da estadia e da minha disponibilidade, faço eu mesma a higienização das peças ou solicito à profissional que se encarregue dessa tarefa. Simples realmente não é, mas tem funcionado bem por aqui.
Algumas pessoas têm contratado empresas para esse serviço, imagino que essa forma de gestão de limpeza pode ter vantagens (mas também desafios) em relação à contratação de profissionais autônomos. Com o tempo e a experiência, certamente vai ficar mais fácil decidir qual é o melhor formato para a sua realidade.
Sucesso nas melhorias do anúncio e nas hospedagens!
Obrigado, Regina! Fiz alguma alterações no anúncio e agora está melhor.
Realmente, a faxina e o checklist temos que prestar atenção. Estamos selecionando faxineiras e criando rotinas para elas. Algumas simplesmente não se adaptam, mas faz parte do jogo.
Desejo muitos hóspedes de qualidade para vocês!
Saudações,
Daniel e Adriana
Concordo com as observações da colega Denise. Seu alojamento seria melhor classificado como Studio que é aliás o termo que você mesmo usa na descrição. Mudar isso evitará problemas com hóspedes a fim de criar caso para conseguir descontos/reembolsos, e a quem, nesse caso, a airbnb daria certamente razão.
Acho que você pode diminuir a quantidade de fotos já que há algumas que mostram a mesma coisa só que de um ângulo diferente sem acrescentar nenhuma informação, e várias que mostram detalhes desnecessários (close do cooktop, da pia, etc.) e o que há dentro dos armários e gavetas, desnecessário já que pode informar na descrição e na lista de comodidades, o que é mais que suficiente.
Denise sugeriu uma cortina, eu acrescentaria a alternativa de um bonito biombo ou até uma meia parede de dry-wall.
O check-out às11h é cruel para quem aluga pro fds, precisa voltar pra casa no domingo e nem vai poder dormir até um pouco mais tarde. É realmente necessário? O padrão geral é 12h.
Em geral os hóspedes entregam o alojamento em condições razoaveis de limpeza/arrumação, incluisive porque é um dos critérios pelos quais são avaliados. Mas há alguns que pensam que como estão pagando por uma limpeza, não precisem. Não há muito o que fazer a não ser informar na avaliação. De qualquer forma, por mais limpo que tenha sido o hóspede você vai precisar lavar e limpar tudo para ter 100% certeza que entrega o alojamento perfeito . Por isso acho que não precisa ficar explicando muito sobre a limpeza antes ou depois.
Pode sim colocar algo como "o studio é entregue limpo e arrumado. Caso seja necessária uma limpeza extra durante a estadia, é possivel contratá-la. Fale conosco".
Com respeito a enxoval. Um jogo de roupa de C&B (incluindo tapete de banho) para 2, independentemente de se serão 1 ou 2 hóspedes simplifica muito o seu trabalho e não custa muito mais. E esse jogo pode perfeitamente durar 1 semana. Após 1 semana retire o usado e entregue um novo jogo gratuitamente para evitar que suje demais e que o hóspede seja tentado a lavar o que poderia estragar/manchar as roupas. Não deixe jogos extras no local porque serão usados e a cobrança disso fica muito complicada já que a airbnb não se envolve, como Denise explicou.
Concordo com Denise também sobre o tom das regras que pode ser suavizado sem perder firmeza. E acho que não cabem regras na descrição do alojamento. Essa parte é para atrair o hóspede, não para afastá-lo. Coloque as regras na seção de regras. Se achar necessário reforce-as na mensagem que o hóspede receberá após a reserva (instruções de check-in). Mas não pode acrescentar regras que não estejam na seção de regras.
Nessa mesma mensagem explique que o endereço exato será informado após o recebimenrto de cópias dos docs de identificação. A regra sobre menores já é uma regra padrão da airbnb. Não precisa repetí-la. Quando houver um menor na reserva você solicitará os docs extra e pronto.
Proiba visitas. Automaticamente estará definido que só os hóspedes reservados podem entrar etc.
Acredito que em Floripa deve ter demanda para um studio como o seu por uma só noite durante a semana, imagino pessoas que vão a Floripa a trabalho e só precisam ficar 1 noite. Recomendo que defina o mínimo de 2 noites só para o fds e libere reservas para 1 noite de domingo a 5a. Pelo mesmo motivo talvez possa também liberar reservas para o mesmo dia porém sob consulta se for viável do ponto de vista de preparação/limpeza/arrumação.
Pessoalmente não gosto muito da opção “reembolsável” e “não reembolsável”, acho que gera complicação na cabeça do hóspede. Prefiro uma política única, flexível, firme ou rígida que seja, mas sem what-if. Isso dito, se você não tem um problema com cancelamentos, e não deve ter porque ainda está começando, trabalhe com uma política o mais flexível possível. Na medida em que for adquirindo experiência você poderá decidir melhor. A escolha dessa política depende muito da região, do alojamento, do perfil de hóspedes que quer atrair, da razão pela qual o hóspede reservaria, etc. Não fiz pesquisa de preços na região para ver a sua concorrência, mas seu preço me pareceu bem atraente.
Você está na airbnb há muito tempo mas só tem 2 avaliações. Precisa alugar mais e rápido.
Para alugar seu alojamento precisa ter um bom posicionamento nos resultados das pesquisas. Para isso precisa ter uma (boa) classificação = média das avaliações. Para ter uma classificação precisa ter um mínimo de 3 avaliações. O algoritmo de busca tolera por um tempo os anúncios novos sem classificação, mas, após um tempo começa a jogá-los para o fundo dos resultados onde é difícil o hóspede que pesquisa chegar. Precisa começar a alugar já e alugar frequentemente para poder se posicionar na selva da airbnb. Na airbnb aluga muito quem aluga muito. O algoritmo não está preocupado se o hóspede vai alugar esse ou aquele alojamento, está preocupado se o hóspede vai alugar pela airbnb ou se vai para outra plataforma. Por isso favorece os alojamentos que alugam com frequência porque estima que tenham mais chances de ser reservados. Favorece também anúncios com excelente classificação, fotos de boa qualidade (analisadas por IA), fotos tiradas por fotógrafo da airbnb, com detector de fumo e CO, com estratégias de precificação coerentes, com promoções, com preços competitivos, com comodidades (lista), com check-in e out razoáveis e flexíveis, com AC, roupa de cama e banho, com dados/info/fotos que são atualizados frequentemente pelo anfitrião, etc.
Nessa fase inicial você tem que focar em alugar frequentemente para conseguir uma classificação positiva (precisa no mínimo de 3 avaliações e só tem 2) para começar a subir no ranking de apresentação do seu anúncio nos resultados das pesquisas. Nessa fase o foco é alugar, não ganhar $.
Enfim. Comece por aí e nos conte como foi
abs
Carlos
Obrigado, Carlos! Boas colocações, em breve voltarei para contar.
Realmente são muitos pontos a serem considerados, alguns mais essenciais já estou corrigindo.
Saudações,
Daniel e Adriana
Olá @Daniel14477
Quando comecei há 10 anos, a roupa da cama era toda passada a ferro.
Hoje, só passo a ferro as capas das almofadas. Comprei lençois e capas de edredons com um tecido 100% algodao que, se for estendido esticado, não precisa de ser passado a ferro.
Foi uma poupança de tempo enorme.
Obrigado, Ana. Gostei da ideia, 100% algodão vou pesquisar algumas possibilidades por aqui.
Saudações,
Daniel e Adriana
Olá @Daniel14477 , obrigada por voltar e responder à cada um dos comentários feitos pelos anfitriões, isso é super importante pra que eles saibam que as sugestões deles foram lidas e implementadas por você 😉
Só uma dica para que a sua mensagem tenha mais chances de ser lida e respondida de volta: quando você usa o símbolo @ , vai aparecer uma aba com o nome dos anfitriões que comentaram nessa conversa, assim eles vão receber uma notificação por email que foram marcados e poderão voltar aqui para te responder, senão é provável que eles não vejam o que você respondeu....
Espero que te ajude na sua interação aqui na Comunidade!
Olá @Daniel14477 , estamos, eu e minha esposa, neste negócio a pouco mais de 3 anos e desde o primeiro dia nós fazemos a limpeza da nossa acomodação, e eu sou muito exigente em se tratando de limpeza, é LIMPEZA mesmo, preciso de 2 dias para realizar toda a limpeza da nossa acomodação: casa com 3 quartos (sendo uma suíte), quintal com churrasqueira e piscina, dois jardins e calçada gramada que precisa ser aparada com frequência.
É assim que fazemos e não temos nenhum tipo de empregada/o para nos ajudar, e não queremos.
Além da limpeza, tem todo o enxoval: panos de pratos, forros de colchões, forros de travesseiros, peseiras, capas de almofadas e capas de sofás, todas são lavados e passados a cada reserva.
Não fornecemos toalhas de nenhum tipo.
Portanto, a nossa taxa de limpeza não cobre todo este trabalho, mas é assim que queremos e assim fazemos.
Grande abraço a todos.
Nice/Luiz
Obrigado, Luiz. Colocações bem singulares, não oferecer toalhas aqui em Floripa no meu caso não parece ser adequado. Chequei todos as opções parecidas e todas oferecem por aqui.
Saudações,
Daniel e Adriana
Estou no Airbnb há dois anos. Adquiri meu enxoval em um site especializado em hotelaria - a Conamore, e não me decepcionei, qualidade muito boa e resistente, todos 100% algodão e toalhas de gramatura 350. Só faço uma ressalva, achei os lençóis de cima pequenos. Todo o enxoval na cor branca, pois, na minha opinião passa imagem de limpeza e são mais fáceis para tirar manchas e etc …
Lavo todos em casa, pois na minha experiência com a lavanderia profissional os estava deixando amarelados, além da demora na entrega, o que me obrigou a ter quatro jogos para cada cama de minha locação.
Tenho uma rotina rigorosa com a lavagem da roupa de cama e banho:
Uso sabão Omo profissional e amaciante da mesma marca.
Uso, também, lysoform, alem de vinagre com bicarbonato para desinfetar e clarear, respectivamente.
Na minha rotina de lavagem deixo as roupas brancas de molho 24h, isso garante que fiquem alvas e tb que fiquem mais limpas, somente depois elas vão para a máquina de lavar. Secam ao vento pois o clima de minha localidade é de verão o ano todo.
Não tenho reclamações dos hóspedes, então, acho válido compartilhar !
Espero poder ter ajudado.
Obrigado, Eliane! Adaptei algumas informações repetidas e agora ficou melhor. Imagino que o enxoval deve ficar bem cheiroso por aí. Isso faz toda diferença, nós aqui amamos uma roupa de cama bem cheirosa.
Saudações,
Daniel e Adriana
Fica sim! Cheiroso e alvinho …. E causa ótima impressão !
Espero poder ter te ajudado! 😉