O que você faz para saber se o seu imóvel precisa de alguma manutenção? Espera o hóspede reclamar?

Diego1537
Level 10
Vila Velha, Brazil

O que você faz para saber se o seu imóvel precisa de alguma manutenção? Espera o hóspede reclamar?

Muitos hóspedes não reclamam e só ficamos sabendo quando eles relatam na avaliação, então, eu criei essa mensagem pré-programada para o check-out que, inclusive, me ajuda a identificar se o imóvel precisa de alguma manutenção e demonstra que estou preocupado em manter a hospedagem em alto padrão. Itens simples que, nós anfitriões, não conseguiríamos identificar no dia a dia como "a sanduicheira não está mais funcionando" ou "o chuveiro do suíte não está esquentando", são relatados pelos hóspedes nesta mensagem.

 

 

Este pequeno gesto de "preocupação" já evitou muitas avaliações negativas. Espero que seja útil para vocês.

 

MSG.jpeg

15 Respostas 15
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Diego1537 

Perguntar se algo precisa de manutenção qdo o hóspede já está pra sair, não me parece uma boa política. 

Existe a manutenção preventiva e a emergencial e, como o nome já diz, a preventiva previne. Fazendo-a de forma regular, dificilmente vc fará a emergencial e terá problemas com seus hóspedes. 

Esse é o principal motivo de eu não aceitar reservas de longa duração, prefiro ter um contato mais amiúde para verificar e proceder às manutenções. 

Aproveito a faxina para abrir e fechar portas e janelas para ver seu funcionamento e se estão rangendo; abrir torneiras, chuveiro e ducha higiênica pra verificar a vazão e vazamentos; acender todas as bocas do fogão, verificar o aperto da mangueira de gás e volume do bujão; acender todas as lâmpadas e ligar todos os aparelhos; sem contar a limpeza periódica de caixa d'água e de gordura, aparar grama, limpar jardim, podar árvores e outras mais específicas e particulares de cada acomodação. 

 

Logicamente não garante 100% e imprevistos podem acontecer, mas fique certo de se vc se mostrou acessível e comprometido desde a consulta ou pedido de reserva, o hóspede honesto irá te reportar qqr problema, no momento do ocorrido.

E frente à ação do anfitrião em resolver rapidamente a situação, dificilmente esse hóspede mencionará algo do tipo ou dará nota baixa na avaliação. 

A maioria que o faz usa a ferramenta de Avaliações para retaliação, muitas vezes provocando ou inventando problemas.

Minha opinião...

Oi @Denise583 obrigado pelo seu feedback. Fazemos manutenção preventiva, mas muitos itens não são identificados nesta revisão, principalmente os eletrodomésticos. Nossa equipe de limpeza identifica a maioria deles e já os encaminha para a equipe de manutenção. Devo confessar que não somos tão minuciosos quanto você, pois falta tempo quando se administra muitos imóveis.

 

Também enviamos esta mensagem (em anexo) quando eles chegam (que tem a mesma finalidade que esta mensagem final).

 

Atendemos o chat em 3 pessoas para respondermos os hóspedes quase 24h por dia e com a maior rapidez possível, somos cordiais, estamos sempre a disposição, damos dicas locais e, mesmo fazendo tudo isto, acredite... tomamos 4 estrelas por algo não relatado durante a hospedagem. Essas mensagens tem solucionado isto, por isso compartilhei 😃

 

1.png

 

 

Me veio aquele velho ditado "panela onde muitos mexem, não pega tempero" 🤭

Nesse caso @Diego1537, fica mesmo mais difícil ter um olho apurado.

Mas é isso mesmo, a gente faz o que pode.

E vamos que vamos...

@Denise583 você tem total razão neste ditado rss, mas foi a única forma que encontrei de escalar este negócio tentando não perder a qualidade.

Boa @Denise583 ! Sou nova por aqui e prefiro também a manutenção preventiva. Outra tática adotada é deixar uma janela de pelo menos 2 dias entre uma locação e outra,  principalmente porque tenho uma piscina privativa e precisa da higienização entre uma locação e outra. Assim aproveito esse tempinho, para checar tudo. E outra solução é q temos um tipo “faz tudo” bem a disposição, então ja aconteceu de falta de energia, e ai, “starto” essa pessoa, e ele resolve rapidinho, até porque eu moro há aproximadamente 100km do imóvel 😬

É isso ai @Adriana1562 

A isso se chama responsabilidade. 

Cada espaço tem sua dinâmica e necessidades e é importantíssimo ajustarmos os procedimentos a isso.

Vejo muitos comprometendo a qualidade de sua hospedagem por pura ganância, e não deixam intervalos entre as reservas.

Aqui nós mesmo fazemos a faxina, lavagem de roupas e manutenção, e mesmo minhas acomodações sendo muito simples e enxutas, tanto por dentro qto por fora, na casinha da cidade que é mais distante de onde moro, deixo 1 dia e 1 noite de intervalo.

Já na Ypotyra, uma cabana pequena que fica na mesma propriedade em que moro, não precisa pois as 3 horas de intervalo entre o check-out e check-in, dá de boa. 

Abraços!

Hospedagem-PB0
Level 2
Paraíba, Brazil

Ola, Diego.

 

Manutenções preventivas sempre são bem vindas, fazer um check-list para a empresa de limpeza conferir sempre ajuda, em objetos que são importantes. EX: Ver se o chuveiro está esquentando, se o ar condicionado esta gelando bem, se a sanduicheira esquenta, se a tv esta funcionando bem, etc. Por aqui, delego essa função para a equipe de limpeza, da para fazer em poucos minutos estas vistorias, mas também gosto de ir 1 vez por mês no imovel para identificar possiveis manutençoes que a equipe de limpeza nao vê. Espero ter ajudado!

 

Lembrando que tem hóspedes que identificam algo sem funcionar e não nos passa, com medo de cobrarmos algo a eles, mas o proximo hóspede reclama, se a equipe de limpeza fazer a vistoria ja identifica na hora.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Bem lembrado @Hospedagem-PB0 , muitos hóspedes podem ter receio de falar que algo não está funcionando por medo de serem cobrados ou até ter alguém indo na acomodação para consertar no meio da estadia.

 

Oque acontece quando vocês encontram algo que não está funcionando?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Laura, tem varias situacoes, ex: eh algo que vai atrapalhar na hospedagem? Tipo, um ar condicionado? Se sim, eu corro atras pra consertar rapido durante a hospedagem mesmo, ja teve caso de um ar condicionado quebrar em pleno verao na praia e era feriado que ninguem trabalhava, eu mesmo fui no shopping e comprei um ar condicionado novo, deram muitos elogios na avaliaçao pela resoluçao do problema, depois que sairam mandei consertar o ar e ele fica como reserva caso aconteca algo assim. Agora se eh algo simples, uma TV por exemplo, ja pergunto a eles se eh imprencidivel ter na estadia deles, se nao, deixo pra consertar quando sairem. O segredo eh a manutenção preventiva, identifico muitas coisas sem funcionar quando vou nos imoveis, eu nao gosto mesmo de entregar um imovel com algo sem funcionar, so se for algo de muita urgencia. 

Oi @Hospedagem-PB0 

Procedo de modo muito parecido. Também não cobro por quebras acidentais de itens simples como taças, copos e etc.

Penso que um certo nível de perdas faz parte de qqr negócio e arrumar problema com um hóspede por coisas ínfimas,  certamente não trará retorno positivo e ainda sairá mais caro que o item reclamado. 

Qto ao conserto e/ou reposição, no meu caso acaba sendo mais fácil pois disponho de pouquíssimos itens sucesciveis a quebra. 

Quase nada de louça ou vidro, os móveis são reciclados ou artesanais feitos de materiais alternativos feitos pelo maridão (se quebrar ele mesmo conserta).

E para os eletro eletrônicos, tenho um item reserva da cada um.

Isso se faz necessário pois moro na zona rural de uma pequena cidade do interior.

Não tenho nada próximo.

Abraços 

É uma otima estrategia de ter ja um item reserva @Denise583  ! Isso ja ajuda muito.

Sim, ja e de mim mesmo, nao sou muito de cobrar nada de hospedes se tiver algo quebrado naturalmente, so se foi descuido deles mesmo que cobro. Vejo anfitrioes cobrando ate um copo de 1 real que quebram, como administro varios imoveis pra mim isso eh irrelevante e tb nao quero isso como preocupação. Por isso eu boto no check-list coisas mais caras para serem conferidas.

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Com certeza @Hospedagem-PB0 , concordo plenamente que para quem administra vários imóveis é inviável ter esse tipo de preocupação com coisas tão pequenas assim.

 

E quando algo importante quebra e você tem o check in no mesmo dia? Como lida com isso?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ja tambem aconteceu kkk, de na vistoria de entrada identificar um chuveiro quente sem funcionar. Eu falo a verdade para o hospede, sabe, dizendo que foi identificado um pequeno problema em tal item na casa e que ja estamos consertando, pergunto se eles querem esperar para fazer a manutencao ou se ja querem entrar mesmo assim, preciso perguntar sempre pq temos todos os tipos de hospedes, cada um prefere de um jeito, neh? Dai realmente procuro fazer o que eh melhor pra eles.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias