Como você cobra a taxa de limpeza?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como você cobra a taxa de limpeza?

Screenshot 2021-06-07 at 13.02.15.png

 

Olá a todos,

 

O tempo e o custo da limpeza podem ser uma parte considerável do trabalho dos anfitriões, e geralmente há duas abordagens mencionadas aqui na Comunidade: incluir este custo na taxa diária da acomodação, ou implementar uma taxa de limpeza.

 

Como você optou por considerar este custo, e por quê? Quais você acha que são as vantagens ou desvantagens das diferentes maneiras de se fazer isso?

 

Sei que alguns anfitriões também aconselham contra as taxas de limpeza porque isso implicaria que os hóspedes poderiam deixar a acomodação suja, já que há taxas de limpeza...você viu alguma diferença no comportamento dos hóspedes em sua casa, dependendo se havia ou não essa taxa de limpeza?

 

Não deixe de colocar nos comentários a sua opinião e qual abordagem funcionou melhor com os hóspedes 😉

 

Um abraço, 

Laura 👩🏼‍💻

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

102 Respostas 102
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura !

Não cobro "Taxa de limpeza". Considero um princípio básico oferecer um ambiente limpo e salubre.
No meu caso, tanto a faxina como a lavagem das roupas é feita por mim e pelo maridão, o que representa menor custo e garantia de serviço bem feito, nos meus padrões. 
Deixo explícito, nas regras, que o hóspede deverá retirar o lixo, lavar a louça e deixar o ambiente limpo e organizado como o encontrou. Somente uma vez tive o dissabor de não encontrar de acordo, um episódio aleatório nada relacionado a deixar sujo só porque pagou a tal taxa; mas já li diversos relatos a respeito. 
Acredito, sim, que a cobrança da taxa "licencie" o hóspede a deixar sujo, ou ao menos dispersar menor atenção à limpeza e cuidados com o espaço.
O Airbnb conquistou uma grande fatia do mercado ao oferecer um modelo de estadia diferenciada do tradicional
E mesmo hotéis e similares que oferecem camareira e etc, não cobram essa taxa, de forma explícita.
Aí vem o Airbnb dar a opção de cobrança dessa taxa, justamente aquele que oferece um modelo alternativo de estadia, onde o hóspede poderá ter a experiência de se sentir como em casa!
Não faz sentido!!!
Minha opinião...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Essa questão da taxa de limpeza é polêmica mesmo @Denise583 ... Acho que justamente por fornecer um modelo de estádia diferente, e imagino que pelas queixas de anfitriões, eles deixaram essa opção aberta para o anfitrião decidir se cobra ou inclui esse valor na estadia.

Eu imagino que muitos hosts fazem essa cobrança por fora para que fique claro que esse valor é para o pagamento e limpeza do espaço, como forma de deixar claro que essa taxa não faz parte do valor pela acomodação ....

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Tudo que foge aos padrões, será polêmico, daí a necessidade de se estabelecer critérios claros e bem definidos.
Só que nesse quesito, o diferencial propagado pelo Airbnb é justamente o contrário do tradicional; é o hóspede se sentir como em casa, em espaços onde não há serviço de camareira e etc, onde ele é incentivado a deixar o espaço limpo e organizado.
Portanto, partindo do princípio ser uma questão primordial oferecer à sua clientela
um ambiente limpo (seja um restaurante, loja ou acomodação), cobrar taxa de limpeza não coaduna com a proposta, e ainda "confunde" ou "licencia" o hóspede a não cuidar devidamente da limpeza e arrumação do espaço.

Essa é a minha visão da coisa.

Lysianne1
Level 2
State of Rio de Janeiro, Brazil

Ainda não recebi o primeiro hóspede, por enquanto o debate aqui no fórum será mto útil.

Lilia1
Level 2
State of São Paulo, Brazil

Eu desisti de cobrar taxa de limpeza, pois os Hospedes se sentiam no direito de deixar a casa suja e uma bagunça Agora deixo claro que a casa deve ser entregue limpa e arrumada como encontraram e deu certo. Melhorou muito.

Elizabeth611
Level 8
Rio de Janeiro, Brazil

Aconteceu o mesmo comigo @Lilia1 . Na época em que cobrava a taxa, perdi da conta das vezes que encontrei o apartamento absurdamente imundo. Atualmente, envio antes do check-in algumas instruções com regras da casa, na qual faço recomendações sobre o recolhimento regular do lixo durante a estadia, e antes do check-out. Melhorou bastante, mas às vezes surgem esses sem noção que acham que Airbnb é hotel, outros, porque são desleixados mesmo. E quando deixam lixos espalhados pela casa, por toda parte, tudo que se possa imaginar... Mas sem dúvida alguma, a maioria dos hóspedes tem colaborado em manter a casa em condições aceitáveis. 

Samara43
Level 2
Belo Horizonte, Brazil

@Laura nós precisamos cobrar taxa de limpeza pois nosso imóvel é de 3 quartos com área externa, precisamos pagar o serviço de faxina, independente de alugarem para uma noite ou 20. Se não cobrássemos taxa, não compensaria alugar menos do que quatro diárias. Se diluíssemos o valor na diária para compensar uma ou duas noites, ficaria caro para muitas noites e diminuiria a ocupação. Porém já tivemos dois casos de hóspedes bastante bagunceiros entregarem o imóvel sujo e desorganizado, contanto com a taxa de limpeza. Desde então, colocamos claro em nosso anúncio, nas regras da casa e guia do hóspede, como esperamos receber o apto. Explicamos que a faxina é realizada para recebê-los com tudo limpo e arrumado e que a próxima faxina será realizada somente na data de entrada dos hóspedes seguintes, portanto, pedimos que não deixem lixo espalhado, louça suja e restos de alimento no local, mas que não precisam se preocupar com poeira, retirar roupas de cama etc., pois isso fazemos na entrega. Tem funcionado, a maior parte das pessoas é bastante educada e cuidadosa. Nesse último caso que tivemos o hóspede tentou justificar a bagunça com o fato de ter taxa de limpeza pois não havia lido as regras da casa. Mas até livros no chão e bituca de cigarro no quarto tinha, sendo que é proibido fumar no local! Então se percebe logo que é falta de cuidado com o ambiente, com ou sem taxa.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Concordo com você @Samara43 , muitos hóspedes não leem as regras da casa e veem a taxa de limpeza como uma desculpa para deixar o apartamento bagunçado... assim como em hotéis tem gente que deixa o quarto organizado ao sair mesmo sabendo que a camareira vai entrar para limpar.

Você só cobra a taxa de limpeza uma vez, quando o hóspede chega?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Eu cobro essa taxa de limpeza desde o inicio que coloquei no airbnb, nunca tive reclamação do valor. Coloquei em observação que se deixarem o apartamento muito sujo, cobrarei uma diaria a mais na devolução do imovel. OBS: tem funcionado 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Rafael1127 e @Roberto1846 , a @Lilia1 disse que não teve uma boa experiência cobrando a taxa de limpeza pois os hóspedes deixavam tudo sujo...

Vocês tem alguma dica para dar para ela nesse caso, já que com vocês têm funcionado bem?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

O que posso dizer que pra mim funciona muito bem. Um caso sempre tem de um hospede mais folgado que deixa o apartamento mais sujo que o esperado. No meu caso tem uma observação de cobrança adicional de limpeza(1 diaria a mais, se necessario)

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Você já fez essa cobrança da diária a mais @Rafael1127 ? Onde normalmente você comunica isso ao hóspede?

Parece ser uma boa ideia para diminuir a chance do hóspede que não se importa em como vai deixar a acomodação no dia do check out...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Boa noite, @Rafael1127 . Já houve a oportunidade de fazer essa cobrança da diária a mais? Teve que acionar a Central de Resoluções, ou o hóspede pagou prontamente. Eu estou revendo algumas regras da casa, e, embora não cobre a taxa de limpeza no ato da reserva, caso o hóspede deixar o local imundo, coloquei em observação que será cobrada taxa de limpeza após o check-out.  E serei mais rigorosa nas avaliações quanto ao descumprimento das regras da casa, para negativar esses abusados. 

Bom dia @Elizabeth611 , Já cobrei sim, tive que acionar o centro de resoluções. Hoje não tenho problema algum em dar uma nota baixa ao hospede. Tento arrumar uma forma de avisar aos outros anfitriões sobre esse hospedes bagunceiros. Afinal de contas é um apartamento que uso com a minha familia

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias