Olá, pessoal!
Você pode ter percebido que há uma opção par...
Olá, pessoal!
Você pode ter percebido que há uma opção para marcar as respostas como a melhor resposta.
Queremos explicar ...
Olá a todos,
O tempo e o custo da limpeza podem ser uma parte considerável do trabalho dos anfitriões, e geralmente há duas abordagens mencionadas aqui na Comunidade: incluir este custo na taxa diária da acomodação, ou implementar uma taxa de limpeza.
Como você optou por considerar este custo, e por quê? Quais você acha que são as vantagens ou desvantagens das diferentes maneiras de se fazer isso?
Sei que alguns anfitriões também aconselham contra as taxas de limpeza porque isso implicaria que os hóspedes poderiam deixar a acomodação suja, já que há taxas de limpeza...você viu alguma diferença no comportamento dos hóspedes em sua casa, dependendo se havia ou não essa taxa de limpeza?
Não deixe de colocar nos comentários a sua opinião e qual abordagem funcionou melhor com os hóspedes 😉
Um abraço,
Laura 👩🏼💻
Eu cobro a taxa alguns hóspedes reclamam dos valores mas a maioria aceita o pagamento e sabem que chegarão num ambiente limpo e higienizado ainda mais agora na época de pandemia ! Já cogitei a ideia de não cobrar mas como estamos em uma região de litoral e a casa tem piscina a limpeza cobrada ficou quase uma necessidade !
Oi @Marcelo823 , acho que alguns hóspedes reclamam dos valores cobrados pela limpeza para estadia curtas, como por exemplo, 1 ou 2 dias que a taxa de limpeza é quase o valor total cobrado pela acomodação....
A sua taxa de limpeza é fixa independente do número de dias?
Considero importante a utilização da taxa de limpeza. Por vezes na AIRBN defrontamo-nos com pressupostos quiméricos, muito longe da realidade. de facto a maioria dos hóspedes não revelam o espírito que a filosofia AIRBNB defende. Muitos querem apenas um lugar para ficar, o mais barato possível e não estão muito preocupados com os problemas do anfitrião. Não podemos esquecer que há aqui um conflito de interesses e de posicionamentos.
Não podemos esquecer que os hóspedes são isso mesmo, e não pessoas de família ou amigos do peito. E se há pessoas educadas, e reconhecidas , também há aqueles que só sabem exigir e em nada retribuir.
Assim teremos que nos limitar a relações comerciais, civilizadas, amáveis e muito claras, sem ambiguidades, fazendo um preço JUSTO em função do que é disponibilizado aos hóspedes esperando receber destes a mesma atitude cívica com que são acolhidos.
E, para termos a certeza de que tudo fica em ordem para o próximo hóspede teremos que cobrar taxa de limpeza. Não podemos ficar reféns da boa-vontade do hóspede porque a margem que fica da diária paga não chega para que o anfitrião possa manter a habitação impecavelmente limpa e higienizada e que o anfitrião tenha o justo retorno do trabalho realizado.
Perfeita colocação @Maria2702 , sempre vão ter hóspedes educados que deixam tudo organizado e os que por estarem pagando a taxa de limpeza se sentem no direito de deixar o espaço bagunçado.
A sua taxa de limpeza é cobrada à parte da diária? Você já teve algum problema dessa cobrança levantada pelo hóspede?
Eu cobro uma taxa de limpeza mais barata para estadias curtas e uma maior para estadias longas. Nunca tive problemas de que o apartamento ficasse sujo por causa disso, até porque o hospede é avaliado neste quesito. E eu nunca deixo de chamar a faxineira antes do próximo hóspede entrar; não é igual ao "tapa" que a gente dá, sempre é uma limpeza mais caprichada. Então, em que pese a taxa de estadia mais curta não cobrir a faxineira, já ajuda bastante.
Oi @Lucia2289 , gostei da ideia de cobrar taxas de limpeza diferentes para estadias curtas e longas... como você delimita depois de quantos dias a estadia passa a ser longa?
Olá, @Laura Após 4 diárias já considero como longa. Aí o preço cobrado cobre exatamente a faxineira.
Oi @Lucia2289 , e com as estadias longas qual é a frequência que a faxineira vai para o apartamento? Tem algum hóspede que se opôs à isso?
Parto da premissa q no airbnb há uma relação semelhante ao aluguel, no qual o hóspede devolve o bem nos moldes do que recebeu, assim, cobro una diária de limpeza na entrada denotando que quero receber o bem tb limpo. Presume se tb que as demais limpezas serão do hóspede.
Oi @Rocha32 , se a estadia for de longa duração você não cobra nenhuma taxa de limpeza a mais? Nesse caso, independente do numero de estadias a sua taxa de limpeza é única e cobrada somente uma vez?
A minha taxa de limpeza, tem a finalidade de cobrir os custos de higienização com materiais de limpeza, lavagem das roupas e a auxiliar que limpa, cujo valor oscila, conforme o hospede deixa o apartamento. Ha hospedes cuidadosos e outros nem tanto. Mas eu prezo muiiiiiiito que apto. esteja muito limpo e higienizado para o proximo. Este e o motivo da taxa. Ate hj, tive poucos problemas em relação a limpeza, mas acontece.
Olá Laura e amigos, sim cobramos taxa de limpeza desde o início de nossa jornada como anfitriões.
Sempre foi muito tranquilo, não creio que isso altere o comportamento dos hóspedes.
Como temos hospedagens de final de semana é importante a cobrança da taxa e também que fique claro ao hóspede o que é diária e o que é a taxa.
Acredito que taxa de limpeza é necessária pois a casa é limpa a cada hospedagem por uma profissional parceira minha.
Oi @Siyana-and-Khalam0 e @Moacir14 esse é um bom ponto sobre o comportamento do hóspede em relação à taxa de limpeza, porque talvez o hóspede que não se preocupa em deixar o espaço organizado faria o mesmo com ou sem a cobrança da taxa evidenciada no momento da reserva!
O @Fabricio50 comentou o contrário, que não cobra justamente para não dar abertura ao hóspede se sentir no direito de deixar o espaço sujo porque já está pagando por isso... você mencionou sobre a sala de cinema Fabricio, e acho que muitos podem se sentir confortáveis em deixar tudo sujo porque sabem que alguém depois do filme vai lá e limpa tudo, mas vez ou outra a pipoca faz uma sujeira ou outra no chão e uma limpeza após o filme seria necessária mesmo assim, não é mesmo?
Então @Laura , limpeza é cultural, é de quem tem estrutura organizacional, é para pessoas preocupadas com o ambiente, com o bem estar seu e do próximo. Limpeza é saúde.
O Airbnb congrega pessoas de várias matizes culturais e vários hábitos também, por essa diversidade cultural e de hábitos é que surgem os regulamentos, as diretrizes e as normas de convivência para que as pessoas possam viver em uma harmonia social e razoável.
Quem vive em comunidade e com outras pessoas têm que respeitar regras de convivência, mesmo contrárias aos seus hábitos.
O que quero dizer com isso tudo é que, além da minha visão que tenho sobre a taxa, que falei acima, MINHA experiência e percepção com as MINHAS hospedagens, me dizem que se eu cobrar taxa de limpeza, meu ambiente será entregue sujo.
O debate continua, a palavra está franqueada e as divergências de idéias surgidas, penso que servem para reflexão e mudanças ou firmezas de posturas ou convicções.
Fabrício:)
Bom deixo claro que taxa de limpeza e para higienizar o apto. ( padrão AIRBN) alcool gel, cloro, purificar, enfim e nao faxina. Pois o hospede nao vai lavar banheiros, lavar as roupas, lavar piso, mas que como bom senso o hospede vai devolve-lo como encontrou ( sem lixo, louça lavada, e sem sobras de alimentos no fogao e geladeira).