Como você cobra a taxa de limpeza?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como você cobra a taxa de limpeza?

Screenshot 2021-06-07 at 13.02.15.png

Olá a todos,

O tempo e o custo da limpeza podem ser uma parte considerável do trabalho dos anfitriões, e geralmente há duas abordagens mencionadas aqui na Comunidade: incluir este custo na taxa diária da acomodação, ou implementar uma taxa de limpeza.

Como você optou por considerar este custo, e por quê? Quais você acha que são as vantagens ou desvantagens das diferentes maneiras de se fazer isso?

Sei que alguns anfitriões também aconselham contra as taxas de limpeza porque isso implicaria que os hóspedes poderiam deixar a acomodação suja, já que há taxas de limpeza...você viu alguma diferença no comportamento dos hóspedes em sua casa, dependendo se havia ou não essa taxa de limpeza?

Não deixe de colocar nos comentários a sua opinião e qual abordagem funcionou melhor com os hóspedes 😉

Um abraço, 

Laura 👩🏼‍💻

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

102 Respostas 102
Larissa360
Level 4
Lauro de Freitas, Brazil

O ap é entregue limpo, e a limpeza é feita novamente no final da estadia... 
Sim, alguns hóspedes não gostam da taxa quando pegam para menos dias. mas particurlamente eu não me importo muito. Porque meu apartamento é muito bem limpo, e o valor da taxa realmente só cobre a diária da faxineira e a lavagem dos lençois/toalhas que são fornecidos. É um padrão que eu estabeleci para minha propriedade, inclusive para incentivar hospedagens mais longas...

Larissa Leal
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Larissa360 , @Moacir14 ! Acho que os hóspedes pensam que se a taxa de limpeza não for cobrada, eles terão que limpar a acomodação eles mesmos, e acaba incentivando os hóspedes a entender a importância de ser cobrado esse valor, não é?

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marinice1
Level 2
Rio Grande do Sul, Brazil

Até o momento não tive reclamações sobre a taxa de limpeza. Como moro distante do imóvel,  essa taxa eu utilizo para a faxina na troca de hóspedes e lavanderia do enxoval.  Deixo isso claro na s regras e meus hóspedes sempre compreenderam e deixaram tudo organizado mesmo assim!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Marinice1 , @Ribeiro19 , @Liane-Maria1 , acho que com a taxa de limpeza cobrada por fora, o hóspede está ciente de quanto está pagando pela acomodação em si e o valor para deixar o apartamento pronto e limpo para os hóspedes...

O fato dos hóspedes deixarem tudo organizado é um ótimo sinal, alguns anfitriões mencionaram que os hóspedes utilizam dessa taxa para não ser tão cauteloso e deixar o espaço sujo

-----

Bom dia.... Infelizmente, tive 02 casos que ocorreram nos pacotes de Ano Novo ( deixaram o apto. de uma forma lastimavel) - e lamentavelmente nos 02 casos foram jovens que nao respeitaram minhas regras ( fumaram NARGUILE, Cigarros ) no apto, alem de garrfas de bebidas com restos em varios lugares do apto.  E bastante complicado essa situação, pois e dificil  tirar esses odores, para um novo hospedes... Mas quando alugo para familias, nao ha questionamentos da taxa de lipeza, e ainda assim deixam organizado, deixando  faxina geral e higienização para a auxiliar de limpeza.   Por isto, nao por preconceito mas cuidado com o meu imovel, para jovens somente com um adulto responsavel...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Moacir14 , você chegou a cobrar uma taxa de limpeza extra para esses hóspedes que deixaram o apartamento sujo?

-----

Bom dia....Nao cobramos .....nao sabia que poderia faze-lo.   Contatamos o alugante, e informamos o quanto estavamos decepcionados com o estado que haviam deixado o apto.  Como respostas, foram bastante mal educados - ( mesmo tendo enviado as fotos mostrando o ocorrido ).  Enfim assumi o pagto. por uma taxa de  valor maior cobrado pela auxiliar de limpeza,  ( que foi justo) devido ao estado que deixaram  apartamento.  Por isto que na minha avaliação, informei que NAO ALUGARIA nova/te para eles... Nao estou generalizando que todos os jvens sao assim, mas infelizmente as duas ocorrencias foram com jovens.   Mas depois ja aluguei para jovens, que devolveram o apto. como receberam.   Cada caso e um caso.  Mas procuro sempre ter mais cuidado, para nao ter novas surpresas.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Com certeza @Moacir14 , não dá pra generalizar mesmo, aos poucos os anfitriões têm esse filtro pra entender quais hóspedes causarão problemas ou não ...

Pelo oque eu li, dá pra fazer um solicitação pela plataforma para uma cobrança maior do hóspede, mas vou marcar a querida @Denise583 que sabe muuito sobre como funciona as ferramentas do Airbnb 😉

-----

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Laura e @Moacir14

Para cobrar o ressarcimento de uma limpeza extra mais pesada, no caso do hóspede ter deixado a acomodação fora dos padrões, basta acionar o Aircover através da Central de Resoluções. 

Espero ter ajudado 

Muito obrigado... pela informaçao....Espero nao passar mais por este desconforto... mas obg..... 

Ribeiro19
Level 3
São Paulo, Brazil

Minha casa de campo é longe da cidade, então tudo tem um valor alto. Porem sempre fui elogiado pela organização e limpeza que é encontrado a casa, mesmo sendo no campo. A taxa de limpeza é um valor justo e necessário ainda mais neste momento de quarentena onde toda a casa é higienizada e limpa depois de cada hospedagem.

Patricia2601
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

eu cobro e eu limpo com meu filho, mas o custro de materiais e mais o que eu deixo para os hospedes é bem altinho contando que ele tem sabone phebo, shampoo e creme rinse no wc, papel higienico com reposições, lava louça, esponja nova 3m, veja multiuso, pó de café, açucar etc

enfim gastamos o que cobramos para estruturar o espaço além dos produtos para limpar-lo

recebi elogios varias vezes dos hospedes, não só pela limpeza mas por não precisarem se preocupar com produtos de limpeza

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Patricia2601 ,fico feliz de te ver te volta por aqui! 🙂

Então o custo de limpeza é quase um custo de reposição dos produtos de limpeza e insumos, certo? 

Você também troca a esponja a cada hospedagem? Fiquei com essa curiosidade 🧐

-----

Patricia2601
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

sim , e compro uma farofinha especial local e carvão, ou seja meu custo de limpeza , na verdade, é o meu custo real de cada troca, pois sou eu que limpo o espaço com meu filho

Maria-Alice11
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Como outros anfitriões não moro no local e preciso de uma colaboradora. Com esta taxa de limpeza tenho como pagar os serviços desta colaboradora que inclui uma faxina. Os valores das pernoites estão caindo por conta da concorrência. Logo , a taxa ajuda nos custos! A taxa tem o valor de mercado da região.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias