Como você cobra a taxa de limpeza?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como você cobra a taxa de limpeza?

Screenshot 2021-06-07 at 13.02.15.png

Olá a todos,

O tempo e o custo da limpeza podem ser uma parte considerável do trabalho dos anfitriões, e geralmente há duas abordagens mencionadas aqui na Comunidade: incluir este custo na taxa diária da acomodação, ou implementar uma taxa de limpeza.

Como você optou por considerar este custo, e por quê? Quais você acha que são as vantagens ou desvantagens das diferentes maneiras de se fazer isso?

Sei que alguns anfitriões também aconselham contra as taxas de limpeza porque isso implicaria que os hóspedes poderiam deixar a acomodação suja, já que há taxas de limpeza...você viu alguma diferença no comportamento dos hóspedes em sua casa, dependendo se havia ou não essa taxa de limpeza?

Não deixe de colocar nos comentários a sua opinião e qual abordagem funcionou melhor com os hóspedes 😉

Um abraço, 

Laura 👩🏼‍💻

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

102 Respostas 102
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Mona1035 , você cobra uma taxa somente mesmo quando a reserva é de longo prazo? 

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Acho necessário e muito importante,  os hospedes viajam para curtir entre família e amigos , e a última preocupação deles é com a limpeza , e quando temos um profissional que faz esse trabalho a tendência é o próximo hospedes encontrar tudo limpo e organizado,  não abro mão de cobrar a taxa de limpeza!! 

Já tive algumas experiências onde não cobrei a taxa de limpeza acreditando que os hospedes iriam deixar tudo limpo e foi decepcionante. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Evandro-Santos-De-Jesus0 , é exatamente isso que você mencionou, os hóspedes querem relaxar e curtir esse tempo para se sentirem à vontade, acho que só em poucas exceções eles realmente irão deixar o local exatamente como encontraram....

Nas ocasiões em que você não cobrou pela limpeza foi por algum pedido do hóspede ou você não cobrava anteriormente quando começou na plataforma?

-----

@Laura. Eu não cobrava no início por falta de conhecimento e porque estava iniciando,  só que por algum tempo vi que estava tendo prejuízo,  visto que eu não estava incluindo a limpeza no valor da diária,  depôs de alguns meses eu comecei a cobrar , libertação total do prejuízo rsrrsrsrs 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

É por ai mesmo @Evandro-Santos-De-Jesus0 , com o tempo você vai aprendendo a usar a plataforma, as configurações, oque funciona ou não .....conhecimento é poder 😎

Oque mais você não sabia quando começou a anunciar aqui na plataforma?

-----

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Olá @Laura!

Quanto a cobrança da taxa de limpeza eu cobro sim (valor do profissional + o material de limpeza).

Mas também coloco nas minhas regras: (todo o lixo deve ser recolhido e colocado na lixeira do prédio; não deixar louças sujas; colocar as toalhas molhadas na área de serviço), realmente tem funcionado bastante.

Agora quanto as reservas de longa duração, eu sempre pergunto ao hóspede se ele que limpeza semanal ou mensal e este serviço tem custo X, alguns me pedem outros não, mas ai já fica a dica que tem que manter o imóvel, não vou dizer que nunca tive problemas, mas são bem pontuais.

Também tenho alguns bilhetinhos pela casa, no inicio não tinha, porque particularmente acho horrível, mas senti a necessidade de tê-los...          

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Marcelo951 , que bom que mesmo com a taxa de limpeza os hóspedes respeitam as regras e deixam o espaço organizado....alguns anfitriões não cobram a taxa justamente porque acham que os hóspedes não vão limpar nada!

Então para as reservas mais longas os hóspedes que decidirem não optar pela limpeza o apartamento só vai ser limpo no check out? Você já encontrou o apartamento bem zoneado alguma vez?

-----

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Sim @Laura, em quase 100 reservas que fiz, eu tive 2 casos bastantes complicados:

1 - Foi uma moça, pessoa guardou as louças  sujas dentro dos armários, tinha  restos de comida na cama, lixo de sete dias, paredes sujas com molho de tomate, em fim ... isso foi bem no início, limpamos e foi isso, partiu o próximo.

depois eu fui olhar na pagina dela, outros lugares que ficou depois de mim, todos falando muito mau dessa pessoa.

2 -   Foram dois rapazes, que ficaram 5 dias e o apartamento ficou na miséria, usaram todas as louças e ficou tudo por cima da mesa, pia, fogão com comida fedendo, um horror.

Fiz um resenha negativa e só, e mesmo assim ele reservou o apartamento novamente, neste caso pedi ajuda a plataforma para cancelar, pois não queria esse hospede novamente, e deu certo.      

Mas eu também penso, 2% eu tive problemas... não é nada, na hora da raiva, mas passa.      

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Nada que uma boa limpeza não resolva não é @Marcelo951

Que bom que não foi nada sério ou no caso de encontrar algo quebrado, esses sim são mais complicados....

Os hóspedes são respeitosos mesmo em épocas de festa e maior movimento, tipo Reveillon or Carnaval por exemplo?

-----

Magda473
Level 2
Araricá, Brazil

Não percebi diferença nos hóspedes, mesmo com a taxa de limpeza todos sempre deixaram tudo em ordem.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Magda473 , então você sempre cobrou a taxa de limpeza mesmo no início do seu anúncio?

-----

Ah, acho que no início não....

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

E pelo visto os hóspedes são bem respeitosos não é @Magda473 ?

Você manda alguma mensagem antes da reserva explicando algumas regras da casa e de conduta?

-----

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias