Você pode oferecer aos viajantes a chance de explorar ...
Você pode oferecer aos viajantes a chance de explorar lugares especiais e participar de atividades únicas? Que tal lide...
Olá a todos,
O tempo e o custo da limpeza podem ser uma parte considerável do trabalho dos anfitriões, e geralmente há duas abordagens mencionadas aqui na Comunidade: incluir este custo na taxa diária da acomodação, ou implementar uma taxa de limpeza.
Como você optou por considerar este custo, e por quê? Quais você acha que são as vantagens ou desvantagens das diferentes maneiras de se fazer isso?
Sei que alguns anfitriões também aconselham contra as taxas de limpeza porque isso implicaria que os hóspedes poderiam deixar a acomodação suja, já que há taxas de limpeza...você viu alguma diferença no comportamento dos hóspedes em sua casa, dependendo se havia ou não essa taxa de limpeza?
Não deixe de colocar nos comentários a sua opinião e qual abordagem funcionou melhor com os hóspedes 😉
Um abraço,
Laura 👩🏼💻
Olá CC!
Não utilizo e nem cobro taxa de limpeza, não quero dar azo a hóspede mal educado que acha que porque está pagando a dita taxa pode deixar a nossa casa virada e suja, sem um mínimo de cuidado com a limpeza, tratando o ambiente como sala de cinema, que deixam emporcalhadas ao final de uma sessão.
Deixo claro antes da reserva que entrego a casa limpa, devendo ser devolvida limpa, entretanto, ainda aparece um espertinho ou outro, dizendo que a limpeza já está incluída no valor da reserva e deixam o ambiente sujo, ainda bem que foram pouquíssimos, mas, quando isso ocorreu, não deixei sair em branco, na hora da avaliação/comentário, disse tudo e tirei estrelas, alertando os anfitriões sobre a prática do espertinho.
É isso.
Fabrício:)
Oi Laura, sempre cobro a taxa de limpeza, quando o hospede chega a casa esta sempre bem limpa e arrumada. Nunca tive problemas
Depois de experiências exemplares com locatários que deixaram o apto. com lixo acumulado, fogão e vasilhame sujos e com restos de comida em panelas e na geladeira e que alegaram ser a taxa de limpeza (considerada cara) para colocar o apartamento na situação recebida, eu alterei a destinação da taxa. Agora ela destina-se à limpeza do apartamento para a entrada do locatário que deverá deixá-lo sem lixo e com o vasilhame lavado e guardado seco no armário. Assim, fica claro que a taxa de limpeza é só para a limpeza do imóvel; a limpeza do vasilhame é de responsabilidade do locatário.
Oi @Neusa3 , onde você deixa essas informações sobre como o hóspede deverá deixar a acomodação, deixá-lo sem lixo e com o vasilhame lavado? Você deixa nas regras da casa?
Fiquei curiosa para saber oque é vasilhame🧐
Certa vez, deixaram na geladeira vasilhames com restos de comida estragada. Tive que jogar fora os vasilhames, pois exalavam forte mau cheiro, a geladeira estava podre. Já passei por cada coisa, kkkkkkkk. Tive que jogar fora os vasilhames com tudo que tinha dentro. Não é uma prática sustentável, foi desespero de causa. A faxineira havia me deixado na mão, e estava com hóspedes para chegar. Felizmente, chegaram na noite do dia seguinte. E fiz a reposição dos vasilhames a tempo, para não haver reclamações, kkkkkkkk.
Oi @Elizabeth611 ,
vasilhame é o mesmo que tupperware, não é? Eu fiquei na dúvida e até coloquei no Google 😅
Cheiro de comida em vasilha plástico não sei o cheiro com nada mesmo.... hoje em dia eu evito usar e tento comprar de vidro, que quebra mais fácil, mas pelo menos dá pra colocar no forno, microondas, com muito mais segurança e sem deixar cheiro!
Depois conta aqui as histórias com os hóspedes 😊
Cobro a taxa de limpeza no valor que pago para faxineira, sendo valor igual para qualquer quantidade de dias locados.
Fixei placas com orientações para retirada de lixos orgânicos e reciclados separadamente e diariamente.
Nas mensagens programadas também envio recomendações para isso.
Os hóspedes não reclamam e deixam o espaço limpo e organizado porque sabem que serão avaliados ao sair.
Minha hospedagem sempre teve taxa de limpeza. Meus enxovais são brancos e impecáveis. Nunca tive problemas e reclamações sobre os valores . Somente uma vez tive problema com sangue e foi solucionado pois rasgou.
Como percebi muita maquiagem nas toalhas e difícil de tirar eu sempre deixo toalhas de rosto coloridas para isso.
Minhas estadias geralmente são longas, e eu moro quase 1 hora do meu flat, o que gera um custo pois eu mesma lavo e passo meus enxovais, desta forma quando vi que era trabalhoso levar a cada semana os enxovais comecei a cobrar semanalmente as taxas, pois alem de ter camamareira todos os dias que fazem a limpeza e arrumacao básica, tambem tenho uma diarista que pago por semana para sempre mantê-los impecáveis e cheirosos.
Nunca houve reclamação mas alguns indagam o motivo e eu explico.
Meu apartamento é sempre impecável difícil deixarem sujo, as vezes nem parece que teve hóspede, exceto quando já aconteceu de uma hóspede fumar e arrastar uma maca para fazer massagem dentro do apartamento, aonde riscou o meu piso vinilico.
Oi @Samira102 , então os hóspedes tem camareira todos os dias e uma vez por semana é cobrada a taxa de limpeza pela limpeza mais profunda?
Eu sempre cobrei a taxa de limpeza e sempre tenho elogios por isso.
Por chegarem e sentirem tão felizes com a limpeza, torna a reciprocidade em deixar agradável e organizado quando saem.
A avaliação da organização e limpeza não é apenas um dever do anfitrião.
Eu alugo meu apartamento no Rio pela Airbnb há 10 anos e moro fora e sempre contei a taxa de limpeza. Há dois anos comecei a cobrar também os gastos com a lavanderia, mas como nem sempre são necessários, o valor era baixo. Aumentei esse ano. Nunca reclamaram da taxa até algumas semanas atrás, a hóspede achou muito alta. Eu expliquei que moro fora e que pago o preço justo à senhora que limpa minha casa e faz um ótimo trabalho.
Lembro aos hóspedes que é uma regra da plataforma deixar o apartamento como encontraram. E raramente deixam a casa muito suja ou desarrumada.
Em breve vou precisar contratar uma empresa para a limpeza, mas só de vez em quando. Alguém conhece alguma que atenda em Copacabana? E que seja muito boa?
Oi @Valéria8 , você cobra a taxa de lavanderia por fora da taxa de limpeza?
Sobre a empresa para limpeza, vou marcar um anfitrião do Rio que acho que pode te ajudar, @Ricardo85 😉
Boa tarde, sempre cobrei a taxa de limpeza, uma que pago uma faxineira para fazer a limpeza, quando o hóspede sai e quando vai entrar outro hospede, nunca reclamaram pois sempre reviso o trabalho da faxineira e dou aquele toque que só a anfitriã sabe, colocar os lençóis, algumas coisas na geladeira para primeira chegada, rever a caixa de primeiros socorros se tem remédios vencidos e repor, normalmente eles não repõe os medicamentos, mais creio que não altera para mim pois a satisfação do hospede é importante. Tambem tenho uma caixinha de costura.
Oi @Rhafle0 , adorei a ideia de caixinha de costura.... lembro que antigamente esse kit vinha junto com artigos do banheiro, com cotonete, graxa de sapato, etc nos hotéis....
Porque você pensou em adicionar isso?
A caixinha de primeiros socorros também é super importante para band-aid, aspirina, coisas urgentes que o hóspede pode não ter 😉