Dicas para enviar mensagens aos hóspedes: use as mensagens salvas

Airbnb
Official Account

Dicas para enviar mensagens aos hóspedes: use as mensagens salvas

Mensagens salvas - Airbnb Central da Comunidade.jpg

 

 

Se você tem uma sensação de déjà-vu sempre que abre uma mensagem de um hóspede, saiba que você não está sozinho.

 

Os anfitriões respondem com frequência a perguntas sobre alguns tópicos, como exceções para animais de estimação, senha de Wi-Fi, instruções de como chegar, os melhores lugares para comer e muito mais. Bem, o Airbnb tem um recurso de modelos que pode lhe ajudar: as mensagens salvas.

 

"Eu amo [as mensagens salvas] e as uso o tempo todo", comenta Sally, anfitriã de Snoqualmie, em Washington.

"Economizo muito tempo com os modelos. Recentemente, consegui responder a quatro perguntas dos hóspedes em menos de 10 minutos! [Elas também] me impedem de esquecer algumas informações importantes e me dão o tempo que preciso para criar uma resposta bem elaborada, bem revisada e clara — e que seja particularmente sensível às necessidades do nosso hóspede, se for adequada ao contexto."

 

Apresentamos aqui um guia passo a passo sobre como usar o recurso de mensagens salvas, junto com algumas respostas excelentes que Sally e outros anfitriões sempre têm em mãos.

 

Como criar uma mensagem salva

 

Na Internet:

  1. Acesse o histórico de mensagens que você tem com um hóspede
  2. Clique em "Usar uma mensagem salva" na caixa de mensagem. Caso não haja nenhuma mensagem salva, você será solicitado a criar a primeira
  3. Crie um título, escreva sua mensagem e, em seguida, clique em "Salvar"
  4. Suas mensagens salvas serão exibidas quando você clicar em "Usar uma mensagem salva". Basta escolher a mensagem que deseja enviar e clicar em "Enviar mensagem"

 

Em um dispositivo móvel:

  1. Acesse o histórico de mensagens que você tem com um hóspede
  2. Toque no "Ícone do documento" ao lado da caixa de mensagem. Caso não haja nenhuma resposta salva ainda, você será solicitado a criar a primeira
  3. Toque em "Escrever uma nova resposta" e crie um título
  4. Toque em "Escrever resposta", escreva sua mensagem e toque em "Salvar" e "Concluído"
  5. Suas respostas salvas aparecerão quando você tocar no "Ícone do documento" ao lado da caixa de mensagem. Basta escolher a resposta que deseja enviar, tocar nela e clicar em "Enviar"

 

 

8 sugestões de mensagens de anfitriões

 

  1. Obrigado por reservar

Um “obrigado” imediato permite que os hóspedes saibam que você recebeu o pedido. John, de Westcliffe, Colorado, afirma: "geralmente, eu edito as primeiras frases para personalizá-las um pouco. Até agora, todos os hóspedes reagiram bem e pareceram gostar de receber todas as informações com antecedência." Emily, da Itália, compartilha este exemplo:

 

Prezado(a) [nome do hóspede],

Obrigada por confirmar sua reserva.

Você sabe que horas você vai chegar?

Se você precisar de instruções para chegar em minha acomodação ou alguma recomendação sobre [cidade natal], não hesite em me perguntar. Farei o possível para ajudar você.

Até logo, vejo você em [mês de estadia].

—Emily

 

  1. Sinto muito por não poder lhe acomodar

Por mais que os anfitriões queiram acomodar todos os hóspedes, às vezes você não consegue — e não tem problema. Ainda assim, "essas respostas têm que ser formuladas de forma delicada, respeitosa e clara", argumenta Sally. "Desse modo, quando alguém pede para você abrir uma exceção para eles, você não precisa pensar sobre isso ou se sentir culpado — basta clicar." Ela também ofereceu algumas de suas mensagens salvas:

 

Olá, [nome do hóspede],

Eu sinto muito. Pensando no bem-estar de seu filho, não podemos hospedar famílias jovens.

—Sally

 

Olá, [nome do hóspede],

Eu sinto muito. Nosso cachorro é macho, e não queremos que haja problemas entre nosso cachorro e o cachorro de outro hóspede.

—Sally

 

Olá, [nome do hóspede],

Lamentamos muito por termos que cancelar sua reserva. Esperamos que você tenha a oportunidade de nos visitar em outro momento.

—Sally

 

  1. Como chegar à acomodação

Alguns dias antes dos hóspedes chegarem, você pode querer enviar instruções de como chegar à sua acomodação. O Airbnb também envia instruções automaticamente aos hóspedes, por isso você pode encurtar sua mensagem. Ionnis, de Artemida, Grécia, oferece este exemplo:

 

Olá, [nome do hóspede].

Estamos ansiosos para hospedar você. Aqui estão as instruções de como chegar à nossa acomodação via…  

Google Maps: [link]

Outros sistemas de GPS: [link]

Como chegar de carro:

Como chegar de transporte público:

Outras opções de transporte:

Temos muitas sugestões na seção “Como chegar” do nosso anúncio. Recomendamos que você a leia e aproveite sua viagem ao máximo.

O tempo durante o período de [datas de estadia] deve estar [previsão do tempo].

Antes de chegar, fique à vontade para nos enviar suas informações de voo, nome do navio e horários de chegada ao porto, decisões de traslado (ex: táxi, transporte público, carro próprio). Quando chegar, informe-nos se você estiver usando roaming de celular e sua forma de comunicação preferencial (chamadas de voz, SMS, Viber, WhatsApp).

—Ionnis

 

  1. Mensagem e kit de boas-vindas

"Na mensagem que envio antes da chegada, coloco o código de acesso da porta, a senha do Wi-Fi e instruções detalhadas de como chegar. Além disso, reitero minhas regras e políticas mais uma vez, como um lembrete gentil", afirma John. O Airbnb também tem instruções de check-in, então você tem outra maneira de lembrar os detalhes aos hóspedes. John ofereceu mais alguns detalhes:

 

Prezado(a) [nome do hóspede],

Você já deve ter recebido instruções de como chegar à nossa acomodação. Confira aqui mais algumas coisas que você precisa para ter uma estadia incrível:

Contatos: [números de telefone ou identificadores de usuário]

Ponto de encontro: [casa, porto, aeroporto ou outros lugares]
 Código da porta: [código de entrada ou os últimos quatro dígitos do seu número de celular]

Wi-Fi: [senha]

Guia da casa: [link ou instruções]

—John

 

  1. Coisas para fazer

Quando se trata de atividades, os anfitriões têm um conhecimento local que nenhum guia de viagem poderia oferecer. Heather, de Stowe, Vermont sugere deixar listas de "Atividades para dias de chuva" e "Reservas populares" ao alcance dos hóspedes. Sally escreve suas recomendações com um toque de humor, aconselhando que você "dê dicas cheias de descrições, que soem como se tivessem surgido em sua mente no meio de um bate-papo":

 

Nossa, [nome do hóspede], acho que você adoraria uma dessas atividades:

[Trilhas incríveis na região]

[Trilhas fáceis]

[Trilhas para os mais aventureiros]

[Bons lugares para comer no caminho]

[O que os corredores de maratona querem saber]

[Atividades para convidados de um casamento]

—Sally

 

  1. Você dormiu bem?

Após a primeira noite, os anfitriões recomendam enviar outra mensagem de boas-vindas perguntando se está tudo bem. "É muito importante", confirma Ioannis. "Se eles ficarem por mais tempo, repito isso a cada dois ou três dias":

 

Bom dia, [nome do hóspede],

Você dormiu bem? Esperamos que sua estadia esteja confortável. Fale conosco se estiver tudo bem e se precisar de alguma coisa.

—Ionnis

P.S: aqui está um link para a praia mais próxima de nossa acomodação.

 

  1. Checkout

"Uma [mensagem salva] que eu acho bastante útil é a que envio um dia antes da partida para lembrar o horário de checkout aos meus hóspedes", afirma Kate Mary, de Kiev, Ucrânia. Aqui estão mais detalhes que ela sugere incluir em um lembrete para os hóspedes:

 

Olá, [nome do hóspede],

Já chegou a hora? Uma pena que você tem que partir. Apenas um lembrete amigável sobre o checkout:

Horário de checkout: amanhã, às [horário de checkout]

Instruções de como chegar: [ao aeroporto, porto ou outros números de confirmação de transporte]

Por favor, lembre-se de trancar a porta. Obrigado por ficar conosco. Não vemos a hora de hospedar você novamente!

—Kate Mary

 

  1. Obrigado por ser um ótimo hóspede

"Às vezes me pergunto se os hóspedes acham que estão recebendo um comentário ruim se eu escrevo meu comentário logo depois que eles saem", disse Heather. "Esperamos que [uma mensagem de agradecimento como esta] alivie essa preocupação e os incentive a deixar um comentário também":

 

Prezado(a) [nome do hóspede],

Obrigada por escolher nossa acomodação durante sua viagem para [cidade]. Esperamos que sua estadia tenha sido cinco estrelas e que sua volta para casa tenha sido segura. Depois que você se acomodar em casa, por favor, avalie sua estadia.

—Heather

 

Prezado(a) [nome do hóspede],

Essa mensagem é só um lembrete amigável para que você avalie sua estadia conosco. Agradecemos mais uma vez por escolher nossa acomodação. Esperamos que você tenha tido uma boa viagem para casa.

—Heather

30 Respostas 30
Joana-Helena-Botelho0
Level 10
Setúbal, Portugal

Grata por partilharem modelos de mensagem. É sempre bom refrescar a forma como conectamos com os nossos hóspedes.

Um abraço a todos

Joana


@Joana-Helena-Botelho0  escreveu:

Grata por partilharem modelos de mensagem. É sempre bom refrescar a forma como conectamos com os nossos hóspedes.

Um abraço a todos

Joana


 

Muito obrigada. É sempre importante termos conhecimento de outras maneiras de fazer para bem receber os hóspedes. Sandra e António 

Lucia606
Level 1
Vitoria, Brazil

Nooossa, adorei as dicas, agradeço imensamente. Obrigada 

Micheli-Alessandra0
Level 1
São José, Brazil

Muito legal, há algum tempo que pratico o uso dessas mensagens com meus hospedes! 

Incluive, encaminho um audio e vídeo de aprsentação do espaço e informações  importantes para  a estadia. 

Show Airbnb, essa gentileza é tudo !!!!

Bethania1
Level 2
Balneário Camboriú, Brazil

Grata...

As  ideias para as mensagens ajudaram muito!!

Monica200
Level 2
Vitoria, BR

Nossa, adorei todas as dicas!!! Muito obrigada por compartilha-las!!! Já estou fazendo uso delas!!! ❤️

Parabéns pela iniciativa

Gostei das dicas

Shirley120
Level 2
State of São Paulo, Brazil

Todas as dicas aqui colocadas são muito importantes,  e já utilizo na sua maioria.

Tomo muito cuidado com todas as orientações para meus hóspedes e deixo sempre meu whatsapp disponível, pois estou sempre à distancia.

Também tenho um roteiro pronto e envio no ato da reserva para que o hóspede se sinta integrado na casa onde irá se hospedar. Dou também algumas dicas de passeios, e algumas atrações na cidade para se fazer em dias de chuva.

Senti um pouco de dificuldade com uma família que está vindo de outro país (não são os primeiros estrangeiros que estou recebendo),  e me fizeram várias perguntas que me deixou insegura, como passeios em cidades vizinhas, traslados de aeroporto até a cidade. A solução que encontrei foi enviar alguns links que achei na internet para tentar atender aquilo que estava sendo solicitado.

Acho que o Airbnb deveria dar um suporte maior ao anfitrião e hóspede nesse sentido. Não tenho experiencia como agente de viagens, disponibilizo meu espaço com carinho e dedicação para as locações, mas tenho pouca disponibilidade de tempo.

Gostaria de sugestoes.

Obrigada!

 

Concordo plenamente com você Shirley!

César64
Level 2
Florianópolis, Brazil

Muito obrigado pelas dicas. Vou colocar em prática. 

Douglas93
Level 2
Natal, Brazil

Super valido essas dicas, agradeço

Maria-Catarina0
Level 1
João Pessoa, Brazil

Obrigada pelas dicas. São essenciais:)

Ana145
Level 5
Rio de Janeiro, Brazil

Excelentes dicas! Obrigada!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias