Esclarecimento sobre a recente alteração nos critérios do programa Superhost

Airbnb
Official Account

Esclarecimento sobre a recente alteração nos critérios do programa Superhost

Standards@2x .png

 

 

 

Notamos que as pessoas têm discutido bastante os critérios atualizados do programa Superhost, então decidimos explicar por que fizemos essa alteração.

 

O programa Superhost reconhece os melhores e mais icônicos anfitriões no Airbnb. Desde o início era necessário atender a vários critérios para se tornar um Superhost: você tinha que hospedar pelo menos dez estadias por ano, ter feito zero cancelamentos (exceto em situações envolvendo causas de força maior) e responder a 90% das mensagens recebidas em até 24 horas, além de 80% das suas avaliações precisarem ser de 5 estrelas ou mais.

 

Os três primeiros critérios continuam iguais, mas a partir de julho, ao invés de 80% das avaliações precisarem ser de 5 estrelas, os Superhosts precisarão ter uma avaliação média de 4,8.

 

Foram vários os motivos que nos levaram a tomar a decisão de fazer esta alteração. A principal delas foi por tornar o critério mais simples e fácil de entender. Um dos feedbacks recorrentes mais importante que recebemos sobre os critérios antigos do programa era o de não ser intuitivo para os hóspedes compreenderem o que era necessário para um anfitrião se tornar um Superhost. Mudando de 80% de avaliações 5 estrelas para uma avaliação geral de 4,8, os hóspedes conseguem entender melhor o que significa ser um Superhost. Além disso, essa alteração também gera uma consistência com nossos programas novos como Coleções e Plus, que também exigem uma avaliação geral de 4,8, dentre muitos outros critérios.

 

Analisando dados recentes, estimamos que 90% a 95% dos nossos Superhosts não terão nenhum problema em se qualificar para o programa Superhost dentro dos novos critérios. Nosso objetivo final é ter o maior número possível de Superhosts e garantir que todos os anfitriões ofereçam experiências incríveis dignas de avaliações fantásticas dos hóspedes. Continuaremos monitorando de perto como esses padrões afetam o programa Superhost e faremos melhorias de acordo com o que está funcionando ou não. Agradecemos de coração o feedback que vocês nos enviaram até agora. Não vemos a hora de trabalhar com vocês para deixar o programa cada vez mais claro e consistente.

6 Respostas 6
Oswaldo0
Level 2
São Paulo, Brazil

Trago meu apoio aos bons anfitriões. Essa nova regra da média 4,8 é injusta. Um cliente enfurecido sozinho pode tirar o status de Superhost. E de vez em quando aparece um cliente que não importa o que se faça, vai estar insatisfeito, diferentemente da maioria.... Eu realmente espero que a empresa reconsidere isso!!!

Yan16
Level 4
Campos do Jordão, Brazil

Concordo com o Osvaldo. Totalmente injusta. Uma simples qualificação irresponsável pode detonar um trabalho bem feito de meses ou até anos. Com essa medida o que o Airbnb vai conseguir é simplesmente baixar a qualidade do serviço prestado pelos anfitriões que muito provavelmente irão parar de se importar em dar o melhor de si diante da possibilidade de perderem seu otimo posicionamento num piscar de olhos. E o que é pior isso de certa forma "alinha" o anfitrião profissional e sério aos iniciantes e oportunistas.  Eu mesmo fiquei muito desanimado com essa notícia. Prevejo que com essa medida em curto espaço de tempo não haverá sequer um Top Host no Airbnb...

Jackie-Schwartz0
Level 4
Garopaba, Brazil

Ando preocupada em como essas avaliações tem se tornado 'moeda' com tentativas, por exemplo, de se conseguir coisas... ou mesmo punitivas da própria falta de leitura do anuncio pelo hóspede.

Ja recebi hóspedes por exemplo que me qualificaram com baixa estrela no quesito precisão, onde 90% de outros hóspedes (q comentaram sobre...) comentam q a casa é exatamente igual/fiel ao anuncio (e é), porém muitos acabam qualificando quanto as suas próprias expectativas, assim como muitos dão baixa estrela no quesito check in, sendo que tudo correu pontuamente, mas estão qualificando o meu horário, o qual não estaria bom para ele, sendo que esta informação estava no anuncio.

Estou apenas levantando questionamentos pois não saberia como resolver isso....  

Rosa90
Level 3
Brumadinho, Brazil

Eu tb não acho justo. É melhor deixar como estava antes.

Fernando477
Level 2
Petrópolis, Brazil

Olá pessoal, acho essa situação bastante complicada para o anfitrião. Como já relatado, cada hóspede tem uma visão diferente e pode detonar o anfitrião em um piscar de olhos. Me esforço ao máximo para oferecer sempre melhor para os hóspedes e em todas as notas baixas que tive, sinceramente tem tudo a ver com a peculiaridade de cada hóspede, pois a propriedade é igualmente sempre preparada para todos, por esse motivo as avaliações teriam que sempre em "tese" serem "iguais", mas isso não acontece, obviamente. Cito uma situação curiosa: A 30 metros da minha propriedade, tenho um amigo que também é anfitrião Airbnb, a propriedade dele é vizinha da minha e ficamos dentro do mesmo condomínio horizontal residencial rural na região serrana. No quesito "Localização" ele tem sempre a pontuação média máxima de 5 e a minha pontuação média é de 4,5 no quesito "Localização". Como podem ver, não existe uma explicação plausível para esta situação. Como explicar o inexplicável, já que as duas propriedades são vizinhas no mesmo espaço geográfico?  Detalhe, tenho plena convicção de que as poucas avaliações que tive dos demais quesitos abaixo de 5 foram injustas e improcedentes (não adianta tentar explicar), e por este simples motivo, concordo plenamente com que os anfitriões e anfitriãs acima comentaram. Sugiro ao Airbnb, que reveja  esta sua nova política para não prejudicar injustamente os anfitriões que não medem esforços para ter um espaço impecável para oferecer aos seus hóspedes, se não vai acontecer o que o Yan mencionou acima e com isso só vai desestimular o anfitrião.

 

Emerson6
Level 3
Jundiaí, BR

Realmente os hóspedes não estão lendo os anúncios. Tive um caso em que o hóspede pontuou a limpeza um pouco mais baixa, visto que, tenho mais de 20 avaliações com pontuação 5 estrelas neste quesito. O hóspede em questão sujou a casa e reclamou da própria sujeira. No meu anúncio deixo claro que se houver necessidade de faxina durante a hospedagem, será por conta do hóspede, porém neste caso, não leu as regras. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias