[Jogo] Anagramas: Comidas ao redor do Brasil

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

[Jogo] Anagramas: Comidas ao redor do Brasil

Screenshot 2022-07-06 at 14.00.52.png

 

Olá a todos,

 

Existem muitos pratos brasileiros famosos mundialmente, e viajar pelo país nos dá a oportunidade de experimentar comidas que talvez não tenhamos experimentado antes na nossa região. Você pode até ter descoberto um novo prato depois de hospedar um hóspede de outro estado do outro lado do país.

 

Com isto em mente, eu gostaria de começar um novo jogo 🧩

 

As regras são muito simples: abaixo fiz uma lista de 25 pratos nacionais e misturei as letras, então sua tarefa é decifrá-los e me dizer quais são os pratos. E se você me disser de que país é o prato, é um bônus extra!

 

Quantos pratos você consegue adivinhar?

 

Para permitir a participação de todos, só vale postar apenas uma resposta por comentário 😎

 

1-Abará

2-Acarajé

3- Arroz doce

4-Baião de dois

5-Bobó de camarão

6- Bolinho de chuva

7- Bricelet

8-Buchada de bode

9- Canjica 

10 - Carne de Sol

11 - Cocada

12-Coxinha

13- Cuscuz de tapioca

14- Entrevero de pinhão

15- Furrundu

16- Galinhada

17.Guariroba

18 - Jabá com Jerimum

19- Paçoquinha

20 - Pé de Moleque

21 - Queijadinha

22 - Rabada 

23 - Sarapatel

24 - Tapioca

25 - Vatapá

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

258 Respostas 258
Izabel88
Level 10
Porto Alegre, Brazil

@Denise583 Sim, mas os imigrantes italianos que vieram para o RS se alojaram na serra, principalmente😊. Entendi que aqui chamavam de matambre mesmo, mas posso perguntar à família lá na Itália.

Verdade @Laura , seria mais diplomático colocar COMIDAS, invés de PRATOS...

Izabel88
Level 10
Porto Alegre, Brazil

@Laura  terei que concordar com a @Denise583 , palmito é ingrediente, e o prato é o produto final onde o palmito, sendo o ingrediente principal, vira a estrela daquele! Salada de palmito, por exemplo, é prato😁. De qualquer sorte, palmito é bom de qualquer jeito, como coadjuvante ou estrela  principal! 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

@Izabel88 

Somente outra "boa de panela" pra entender a questão ingrediente x prato kkkk

Mas a @Laura resolveu a questão trocando "prato" por "comida" no título do jogo kkk.

Que felicidade teu paizinho perto da família.

Há muitos pratos semelhantes entre as comidas gaúcha, mineira e nordestina muito por conta dos "viajantes", tirando a baiana que é muito peculiar.

Havia (e ainda há) "tropas" em Minas. Antigamente para a rota dos diamantes e atualmente para os queijos (como o Canastra, por ex).

E conforme esse povo se firmava nos cantões do interior, fixava tbm a tradição culinária.

Toda a comida "da roça", seja onde for, tem muitos elementos em comuns.

Reparem que o arroz de carreteiro, o arroz com suam e a galinhada tem a mesma base (arroz, alguma carne e temperos).

O mesmo pra jabá com girimum e vaca atolada (um legume massudo, algum tipo de carne e temperos).

Reparem tbm que o processo de todos é "panela única", afinal eram viajantes desbravando esses Brasilzão, tinham que carregar o mínimo de apetrechos.

Adoro o assunto comida, adoro cozinhar, cozinho bem, só não tenho esse talento pra deixar o prato lindo como a Izabel faz kkkk.

 

 

Izabel88
Level 10
Porto Alegre, Brazil

@Laura @Loni56 @Denise583 @Fabricio50, faço uma mistura danada com tudo o que tenho,  mas mesmo que seja apenas uma toalha modesta e flores do campo,  o que vale mesmo é aquela comidinha que dá à família e aos convidados a sensação que recebê-los é bom demais😄!  

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

🙋

8 - Buchada de bode (comida típica da minha região)...😉

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

@Fabricio50 

Antes de ser um iguaria nordestina, ela veio de Portugal kkkk.

Logicamente tudo que veio de for sofreu alguma influência, seja no modo de preparo ou na adaptação e inclusão de algum ingrediente.

Izabel88
Level 10
Porto Alegre, Brazil

@Fabricio50 @Laura ainda não provei esta iguaria nordestina que é a buchada de bode, apesar das oportunidades, mas meu pai amaaaa! Quanto ao mocotó, que tanto amamos no inverno gaúcho, acreditam que é um dos pratos típicos da culinária Toscana? E custa caro😁

@Izabel88 , mocotó de porco ou de boi é tudo de bom, chambaril e rabada também...😋, vc precisa experimentar a buchada de bode, bem preparada é uma iguaria de dar água na boca...

Izabel88
Level 10
Porto Alegre, Brazil

@Fabricio50 assim que der, vou ao nordeste! Ia visitar a @Laura, e outros amigos em Londres,  mas perdi o bilhete aéreo pois houve greve dos ferroviários e não consegui deslocar- me ao  aeroporto -  fiquei em casa, tristonha, na Toscana 😄😁

Venhaaa simbora @Izabel88 , o nordeste é bom demais... agora uma coisa: dá para ficar triste na Toscana? 🤔... rsssss...

Izabel88
Level 10
Porto Alegre, Brazil

@Fabricio50  Como não amar a terra de Puccini? E os vinhos, as pastas, os doces, os mares, os trens...?  Nossaaaa, choro é de saudades! 😂😂IMG-20220605-WA0099~2.jpeg❤️

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Noooosssa senhora @Izabel88 , eu amo cannoli! 🥰🥰

Cannoli e Tiramissu são as minhas sobremesas favoritas.....perai, Panna Cotta também 😅

 

Eu gosto de cozinhar, mas esse processo todo que a @Denise583 descreveu pra fazer a comida é muuito longo, hoje em dia se eu passo muito tempo na cozinha preparando, limpando, lavando a louça, eu sinto que eu perdi o dia todo! Ai por isso que eu prefiro fazer pratos rápidos, essa geração de hoje em dia não sabe esperar né? 😅

 

@Fabricio50 matou a última palavra🥹 eu to feliz que esse jogo me deu tanta fome logo de manhã 😂

Eu quero fazer um festival culinário e cada um escolhe um prato pra fazer, mas também se preferirem podemos fazer ao vivo não é? Imagina a fartura... 

 

O sofá ficou dois dias de 'molho', tive que encher de toalha em cima pra secar, um caos 😂

Parece que vai ter outra onda de calor aqui, eu já estou pirando (e derretendo) só de pensar😳

 

@Izabel88 , você me lembro a ter fé e a importância de agradecer e rezar todos os dias, vou voltar a fazer isso, faz tão bem pro coração e pra alma.... espero que esteja tudo bem com o seu paizinho e com a sua família também @Loni56 ❤️

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Que clima maluco 🤪 por aí @Laura , chuva, calor, vixe... uma brasileira sobrevivendo em Londres, terra da rainha 👑 , mas o Palácio dela deve ser climatizado...hehehe...😉

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Pois é @Laura 

Outros tempos, estou falando de uma nonna italiana que nasceu em 1900.

As massas eram preparadas para consumo de toda uma semana, no mínimo. 

Se vc pensar bem, isso acontecia com todas as mulheres de antigamente e não muito tempo ainda, com as da roça. 

Vc faz ideia o que envolve a preparação de uma galinha? Desde matar, escaldar pra arrancar as penas (aiaiai, o cheiro é horrivel), depois "sapeca" no fogo, corta, limpa as vísceras e bota pra cozinhar (a galinha caipira tem a a carne mais densa e seu cozimento leva a manhã inteira).

Matar o porco, separar o sangue pro chouriço, sapecar o pelo, abrir, limpar as vísceras, escarnar, cortar as partes, levar a banha ao fogo pra extrair a gordura, limpar o intestino, temperar o sangue pro chouriço e as carnes "miúdas" pra linguiça, temperar e fritar a "carne de lata", ou salgar...

Depois de plantar o arroz, colher, deixar secar, separar da palha, e socar no pilão pra retirar a casca.

E o café???!!! Plantar, colher (derriçar), deixar no terreiro pra secar, revirando algumas vezes ao dia, despelar, torrar, moer para, finalmente, coar uma simples xícara de café. 

A geração que encontra  no mercado tudo pronto ou semi pronto, não não faz ideia de como era, e ainda assim, muitos recorrem ao Fast-food.

 Kkk

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias