🍃‌Participe do Festival de Sustentabilidade da Central da Comunidade 2023 [Atualização] 🍃‌

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

🍃‌Participe do Festival de Sustentabilidade da Central da Comunidade 2023 [Atualização] 🍃‌

Festival de Sustentabilidade Airbnb Central da Comunidade.jpeg

 

Olá, pessoal!

 

À medida que o mundo enfrenta problemas como as mudanças climáticas, a poluição e outros desafios ambientais, a necessidade de sustentabilidade é mais importante do que nunca.

 

Uma forma de promovê-la é reunir as pessoas para celebrar nosso planeta e descobrir maneiras de protegê-lo. Por isso, pensamos que o Dia da Terra seria a oportunidade perfeita para organizar o segundo Festival Anual de Sustentabilidade, do dia 20 ao 27 de abril.

 

O festival será totalmente online, cheio de discussões sobre ótimos tópicos e conversas divertidas. Você pode saber como foi nosso primeiro Festival aqui.

 

O objetivo é aumentar a conscientização sobre práticas sustentáveis e oferecer soluções práticas que qualquer pessoa pode adotar em seu dia a dia. No entanto, precisamos da sua ajuda, então queremos convidar você para participar.

 

Confira duas maneiras de ajudar:

 

1. Colagem de fotos da comunidade:

Compartilhe uma foto sua em algum lugar "verde". Pode ser em um parque, uma floresta, uma limpeza na praia, um jardim botânico ou até mesmo no seu quintal. Nós juntaremos todas as imagens para fazer nossa própria colagem comunitária e compartilharemos como uma postagem de destaque no final do festival. Sua foto pode inspirar outras pessoas a agir, reduzir a pegada de carbono e viver de forma mais sustentável. Então, tire a poeira da câmera ou pegue seu telefone e faça uma selfie em um espaço verde!

 

Como funciona: 

  • Tire uma selfie em um lugar verde
  • A foto pode ser posição horizontal ou vertical
  • Tire fotos claras e de qualidade com seu smartphone (ou outro dispositivo, se preferir)
  • Formatos de imagem recomendados: JPEG ou PNG
  • Envie sua foto para airbnb-cc@airbnb.com para ser incluído na grande revelação no final do festival.

2. Desenvolva em detalhe um tema relacionado à sustentabilidade:

Se quiser lançar um tema para nós incluirmos no festival, deixe um comentário abaixo ou entre em contato diretamente comigo para discutirmos em mais detalhes. Alguns temas possíveis são fontes de energia renováveis, reciclagem ou produtos ecológicos. Também podemos oferecer a você outros temas, por isso, fale com a gente se quiser algumas ideias!

 

Estamos pedindo um máximo de 750 palavras (se possível), pois os textos serão traduzidos para todos os idiomas em que disponibilizamos a Central da Comunidade e nós os compartilharemos durante o festival. 

 

Juntos, podemos ajudar nosso planeta! Vamos lá! Vamos trocar ideias e inspirar uns aos outros durante o Festival de Sustentabilidade!

 

Muito obrigada,

Laura

 

 *O prazo para o envio do tema é quinta-feira, 13 de abril de 2023 Segunda-feira, 17 de abril de 2023
**O prazo final para envio de fotos é segunda-feira, 24 de abril de 2023.

 

*Isenção de responsabilidade 

Ao enviar sua imagem para o endereço de email acima, você autoriza o Airbnb a usar seu conteúdo multimídia, seu primeiro nome, foto do perfil, cidade e país de residência em materiais de marketing para promover o Airbnb.

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

29 Respostas 29
Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Laura olá a 💡 pode ser boa mais tem que pensar em todos!

isso pode prejudicar muitos!

exemplo o que é  sustentabilidade dentro de um apartamento??

gostaria de saber como clarificar?

vocês  poderiam esclarecer dar exemplos claros?

Bjs n ❤️ 

Querida @Loni56 

A sustentabilidade não está somente na natureza "in loco", diz respeito às práticas diárias adotadas por cada um de nós.
Dá pra ser sustentável num apartamento, barraca, trailer e etc.
A pessoa pode morar numa casa no meio de uma floresta, mas de nada adianta se despeja nela seu esgoto sem tratamento, se usa agrotóxicos, se descarta indiscriminadamente materiais e utensílios que poderiam ser reutilizados ou reciclados.
E vc já usa de sustentabilidade, só não se deu conta.
Somos de uma geração que já fazia, que sempre fez, só que sem esse alarde todo.
Vc faz arte com materiais reciclados.
Em cada acomodação sua, tem um móvel vintage recuperado e pintado por você.
Tenho quase certeza que já li que vc até já pegou algum item no lixo.
Tbm qdo vc costura e remenda algo que rasgou ou conserta algo que quebrou...
Tudo isso é sustentabilidade!

Num apartamento ainda é possível adotar aquecimento solar da água, reaproveitamento da água da chuva e lâmpadas de Led.
A água de sabão que sai da máquina de lavar, dá pra lavar o banheiro, a cozinha, o chão...

 

Nas minhas acomodações, como na minha casa, a sustentabilidade flue muito naturalmente.
Já na construção com o uso de madeira, vidros temperados e tijolo, tudo de demolição:
Banheira antiga restaurada por mim:
Uso das pedras do terreno para a base;
Sistema de bio-digestor e fito-purificação para as águas servidas;
Janelas resgatadas no lixão.
Uma rede cujas cordas arrebentaram, vira uma manta pra cobrir o sofá (no meu caso é um surubão kkkk);

Uma caneca de louça que perdeu a asa, vira porta lápis;
O balde de ferro usado na obra da cabana, virou a luminária de teto;
Funil vira luminária pendente pra bancada de refeições;
Pallets viram cama, armários e luminárias;
Bambu vira suporte de talheres, espátulas, varão de cortina ou incensário;
Embalagem industrial de margarina vira balde de lixo e de carvão;
Retalhos se transformam em capas de almofadas;
As sobras de sabonetes esquecidos, lavados, ralados e levados ao fogo com água, viram sabonete líquido;


E no Guia da Casa, há a recomendação para o uso consciente da energia elétrica, do respeito aos animais silvestres que são visita constante.
No anúncio, há várias ideias para valorizar e apreciar a natureza, com o passeio por trilhas ou fogueira pra esperar a lua, banhos no ribeirão...
Ao longo da propriedade, há várias placas de conscientização do tipo "Da Natureza, nada de tira, apenas fotos".


Então é isso.
Pare, pense, observe e investigue. Tenho certeza que, com sua experiência e sensibilidade, achará o que mais pode ser feito para deixar seus apartamentos ainda mais sustentáveis.

Bjcão 💋

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

Bom dia querida @Denise583 

Obrigada por retornar

sim muita coisa. Já fiz como colcha de uma  rede,

de um sofá

antigo que um morador deixou aqui fizemos 4 bicama,

de uma porta velha fiz uma porta de decoração na minha casa,

prato quebrado uma obra de arte

rsrs

Bejssss

Num disse???!!!

Querida @Loni56 , somos de uma geração que tem consciência de cada gota de suor caida sobre o trabalho diário, que sabe que se tem que plantar pra colher, que valorizava e valoriza cada elemento da vida.

Que não só vivia de discursos e "lacrações", mas fazia, DE VERDADE!!!

Sabia que nossa geração é chamada de "Geração de Ferro"???!!!

Isso não é à toa!!!

Tem um texto muito interessante que segue abaixo.

Quem se identifica???!!!

 

"Está morrendo a Geração de Ferro!!!

Está morrendo a Geração de Ferro a que, sem estudos, educou seus filhos.

Aquela que, apesar da falta de tudo, nunca permitiu que faltasse o indispensável em casa.

Aquela que ensinou valores, começando por amor e respeito.

Estão morrendo os que podiam viver com pouco luxo sem se sentir frustrados com isso.
Aqueles que trabalharam desde tenra idade e ensinaram o valor das coisas, não o preço.
Morrem os que passaram por mil dificuldades e sem desistir nos ensinaram a viver com dignidade, foram eles nossas Mães e nossos Pais.
Aqueles que depois de uma vida de sacrifícios e agruras, vão com as mãos enrugadas, mas a testa erguida pela missão realizada com sucesso.

A geração que nos ensinou a viver sem medo, está morrendo.

Está morrendo, a geração que nos deu a vida..."
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Lindinha @Beatriz98 e cumadi @Laura !

Também adorei a ideia!

Contudo a coisa deve ser bem pensada para que valorize iniciativas e práticas realmente sustentáveis, sem esses modismos e mimimis de hoje.

Bjcão 💋

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que texto LINDO @Denise583 , fui criada (e com muito orgulho) por pais assim, a geração que fazia de verdade. 

 

Hoje em dia tem muito 'modismo' e ação pra inglês ver @Loni56 , @Beatriz98  (como bem disse a @Denise583 algumas vezes). 

Muita gente acha por exemplo que dirigir carro elétrico é ser mais sustentável porque não utiliza gasolina para rodar.... mas é isso mesmo? As pessoas estão sendo muito influenciadas pelos canais da mídia e propagandas feitas por empresas (eu sou uma delas, não nego...)

Poderíamos até pensar justamente num tópico assim. Oque é sustentabilidade 'raiz' ? Oque pode ser implementado por todos e de fato boas práticas de sustentabilidade?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

Olá @Laura 

@Denise583 

@Beatriz98 

 

se for algo sobre raiz 

de onde viemos !

tivemos a aprender a viver e sobre viver

tipo de uma batata,e uma cenoura,2 ovos teria que fazer um almoço 

tudo era reaproveitado não tinha muita opção!

da perna  de calças velhas fazia saia, chorts, para meus irmãos,

eu com apenas 13 anos de idade,isso é sobrevivência e sustentabilidade

Isso é meu pensar!!

tem muito mais 

Hj tudo se compra e ainda do melhor até nossa mentalidade está assim!

não tem mais dinheiro que chega a modernidade,

consume com tudo que ganhamos,

consumismo tomou conta!!

BJS p vocês três 😀❤️

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Esse estilo de viver antigo realmente é bem menos comum hoje em dia @Loni56 , tudo funciona numa velocidade muito grande e tudo pode ser comprado e jogado fora muito rápido!

 

Você tem fotos de criança, nessa época em que a vida era mais simples e não existia esse consumismo exacerbado de hoje em dia?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

Não tenho @Laura tenho alguma coisa mais não de criança de como era nossa casa em joinville guando começamos 

esse relato só foi um exemplo 

tenho consciência  que 

tudo mudou temos que acompanhar a evolução

sempre com os pés no chão

O que podemos reaproveitar fazer  bonito

no meio termo de hj 

e ótimo 

tudo tem seu lugar onde é como pode ser usado

não posso por certas coisas nos meus apartamentos não foram construídos para isso

muita coisa eu gostaria de melhorar.falts o essencial 

Verba!

renda  para isso preciso de hospedes

uma coisa puxa a outra

mais sempre vou melhorando 

o que está no meu alcance

me dê mais informações sobre  sustentabilidade

Bjs

 

 

Isabella59
Level 2
Teresópolis, Brazil

Um tema que pode render bom conteudo é a construcao da propriedade de forma sustentável. 

 

Temos um Refugio no Vale dos Frades em Teresópolis, construido com madeira de demolição, dormentes, tijolos e muito material de outras construções. O processo de construção dos imóveis pode ser bem interessante para atrair um publico consciente.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Isabella59 , seja muito bem vinda aqui na Comunidade!

 

Ficaria MUITO feliz de ter o seu conteúdo aqui para o Festival? 

 

Você teria interesse de escrever como foi esse projeto e compartilhar fotos e como você fez para encontrar esses materiais?

 

Esse é justamente o tipo de conteúdo que queremos dar visibilidade aqui na CC! Vou adorar conhecer um pouco mais da sua trajetória 🙂 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Isabella59
Level 2
Teresópolis, Brazil

Sim, sera um prazer. Escrevo onde? 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Isabella59 , o festival desse ano já começou em todas as Comunidades, então o calendário de conteúdo já foi fechado, mas dou o maior apoio para você escrever sobre isso em uma publicação aqui, é só clicar aqui e escrever o seu texto e colocar fotos!

 

Agora que eu sei que você tem tudo a ver com tudo relacionado à sustentabilidade, vou te incluir nas próximas vezes que fizermos algo voltado à esse assunto!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Isabella59 ! Eu vi que você participou do festival mandando fotos da sua casa, muito linda por sinal! No último dia do festival vamos postar uma colagem com todas as fotos, fica de olho pra não perder nada  👀

 

O Festival começou hoje, postei nesse link aqui um tópico que acho que você vai gostar de ler:

 

Uma casa altamente sustentável 🪴🌿

 

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Isabella59
Level 2
Teresópolis, Brazil

Ola gostaria de saber como participar do festival.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias