Seoul Mates: A jornada de um casal corporativo para a hospitalidade

Airbnb
Official Account

Seoul Mates: A jornada de um casal corporativo para a hospitalidade

Hojin Chang e sua esposa Sarah precisavam fazer uma pausa na rotina. Em 2014 os dois trabalhavam na mesma empresa de fabricação de eletrônicos localizada em Seul. Ele trabalhava com vendas e ela era responsável por se reunir com investidores e clientes importantes. Era o tipo de trabalho que jovens profissionais de qualquer lugar almejariam, mas o estresse e a longa jornada de trabalho eram desgastantes.

 

"Íamos para a empresa de manhã cedo e voltávamos tarde da noite", lembra Hojin. Não sobrava tempo para o casal ficar junto. "Deixamos nossos empregos e partimos em nossa viagem pelo mundo", acrescenta ele.

Hojin (terceiro da esquerda), com sua equipe da House of Sarah, que oferece serviço personalizado para 20 Airbnbs em Seul.Hojin (terceiro da esquerda), com sua equipe da House of Sarah, que oferece serviço personalizado para 20 Airbnbs em Seul.

Uma volta ao mundo traz muitos ensinamentos sobre hospitalidade
"Volta ao mundo" é a descrição perfeita para a odisseia do casal: eles viajaram 430 dias, visitando 30 países em cinco continentes. Em quase todos os lugares que foram, ficaram em acomodações do Airbnb. A experiência os ensinou muito sobre a importância da conexão humana no setor de hospitalidade. "Conhecemos muitos anfitriões maravilhosos", conta Hojin.

 

Um dos destaques da viagem foi uma longa estadia em El Calafate, uma pequena cidade na Patagônia argentina que serve como porta de entrada para uma das geleiras mais espetaculares do mundo. Foi lá que eles tiveram a chance de experimentar em primeira mão o outro lado da hospitalidade e começaram a pensar em si mesmos, não apenas como hóspedes a serem paparicados, mas também como possíveis anfitriões.

 

Eles chegaram àquela cidade remota com a ideia de ficar pouco tempo, mas acabaram criando um elo com o casal japonês-coreano que administrava a Fuji Guest House, onde estavam hospedados. No fim das contas, os proprietários da Fuji estavam procurando ajuda extra. Curiosos sobre a oportunidade, Hojin e Sarah se voluntariaram. Ao longo das duas semanas seguintes, eles aprenderam a arrumar camas, limpar, administrar horários e outros conceitos básicos da hospitalidade. "Nós queríamos ter experiência com esse tipo de trabalho", diz Hojin.

 

“Deixamos nossos empregos e partimos em nossa volta ao mundo. Conhecemos muitos anfitriões maravilhosos.” —Hojin Chang, anfitrião

 

Em busca de um novo estilo de vida
A viagem ajudou a fortalecer a união entre eles e também deixou uma coisa clara: não queriam voltar para aquela correria insana. Eles queriam começar uma família e a pressão dos empregos corporativos não permitiria que fossem o tipo de pais que desejavam ser.

 

Foi quando a oportunidade bateu à sua porta. O casal ficou sabendo que o Airbnb, para expandir sua presença em Seul, estava realizando um concurso. Os vencedores receberiam a ajuda da empresa para montar um quarto em sua casa para receber hóspedes em potencial. Hojin e Sarah estavam entre os 3.000 inscritos e ficaram entre os quatro selecionados. "Eles foram à nossa casa e montaram um quarto de hóspedes", diz Hojin. “Naquele momento, eu soube que tinha uma boa oportunidade de começar a hospedar no Airbnb.”

 

Soulmates 2.jpg

 

Eles transformaram um espaço que antes era monótono em um quarto de hóspedes bem iluminado, moderno e convidativo, e o casal começou a ganhar algum dinheiro sem precisar retomar a vida profissional agitada de antes. Gostaram da experiência de hospedar, principalmente da interação com os hóspedes, que os fez lembrar de seus dias de viagem pelo mundo.

 

Um hobby que se transformou em trabalho

Mas, quando Sarah descobriu que estava grávida, o dinheiro extra não era mais suficiente. Eles precisavam expandir ou encontrar outra coisa para fazer. Foi quando Hojin decidiu criar a House of Sarah, uma empresa que ofereceria seus conhecimentos de gestão e hospitalidade a outros proprietários que queriam se beneficiar da crescente popularidade do Airbnb.

 

Quatro meses depois de hospedar pela primeira vez em sua própria casa, o casal encontrou uma propriedade mais antiga, porém perfeita:  a localização ideal para viajantes que queriam estar perto de tudo o que Seul tem a oferecer. Hojin convenceu o dono a deixá-lo renovar o visual do lugar para torná-lo mais hospitaleiro. Hoje, a House of Sarah supervisiona 20 propriedades e oferece aos proprietários uma forma tranquila de compartilhar suas casas. Emprega uma equipe de quatro pessoas — dois gerentes e dois funcionários de manutenção, além de Hojin.   

 

O conhecimento adquirido na Fuji Guest House continua a ser crucial para o trabalho que eles fazem em Seul. Foi lá, diz Hojin, que entenderam por que a atenção aos detalhes é tão importante no setor de hospitalidade. Quando os hóspedes estão longe de suas casas, as pequenas coisas, que os fazem se sentir cuidados, são as que realmente importam. 

Soulmates 3.jpg

 

Um toque pessoal à hospedagem

"Entendemos como as acomodações são importantes para os viajantes, por isso, nos concentramos na segurança e limpeza", diz Hojin. "Também quero oferecer o mesmo tipo de acomodações [como a Fuji] para nossos hóspedes do Airbnb." Com Seul atuando como uma espécie de intersecção asiática, isso muitas vezes significa ajudar os hóspedes da China, Malásia ou Japão com barreiras linguísticas e culturais. Hojin ajuda os hóspedes a encontrar comidas que os façam se sentir em casa e onde conhecer a mais nova sensação do K-pop.

 

"No primeiro dia, explicamos aos hóspedes sobre o funcionamento da unidade e da casa", explica Hojin. "Neste momento, sempre dizemos: 'Se você quiser pedir frango frito ou comida chinesa, podemos te ajudar, não se preocupe!'"

 

4 anos depois de sua aventura viajando pelo mundo, Hojin e Sarah contam que encontraram o equilíbrio que procuravam ao abandonarem seus empregos. A House of Sarah oferece a eles a oportunidade de passarem mais tempo juntos e com seu filho pequeno. À medida que a empresa cresce, eles continuam com o objetivo de reproduzir o tipo de hospitalidade que tiveram na Patagônia. Sempre que um hóspede entra em contato com eles sobre algo do qual precisa, Hojin conta que "nós ajudamos com prazer, pois nos colocamos no lugar desse viajante."  

 

Quer saber mais sobre hospedagem profissional com o Airbnb? Clique aqui

 

12 Respostas 12
Sandra1093
Level 2
Campina Grande, Brazil

Sensacional!

Lumi5
Level 3
Pernambuco, Brazil

inspirador!!!

Inovador e criativo

Vinícius23
Level 2
São Paulo, Brazil

Um dos meus propósitos de vida a longo prazo...

Bene291
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

minha meta futuro próximo.

Taize0
Level 3
São Caetano do Sul, Brazil

Nossa, sou nova por aqui e já estou AMANDO essas dicas!!

 

 

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Taize0 explore a comunidade, acesse a área de Hospedagens. Tem bastante conteúdo publicado lá! Também não deixe de conferir mais artigos do blog do Airbnb, o Notícias do Airbnb, que é hospedado aqui na comunidade 🙂

Carlos2935
Level 1
Cuiabá, BR

Me inspirou a fazer igual 

Daniela1106
Level 3
Brasilia, Brazil

Bom dia a todos, já cuido de 4 propriedades do Airbnb, e gostaria de ter mais informações do co-hostes, o que encontrei na plataforma é muito pouco, e pretendo expandir para outras propriedades, agora só tenhos a minha, da família e amigos. As propriedades que administro são ótimas e muito bem cuidadas, tambem aprendi muito viajando pelo mundo com meu marido e tive anfitriões inspiradores e outros que ofereceram lições a não praticar.

Joana262
Level 1
Amazonas, BR

Meu nome é Joana Borges. Eu já conheço o AIRBNB há alguns anos como hóspede, e, a pouco meses comecei a atuar como anfitriã, na minha casa em Manas Amazonas. Hoje, posso dizer que fiquei muito insegura e com muito medo de errar com os meus hóspedes. Achava que era mais fácil!

Algumas, poucas vezes, me surpreendo com algumas situações um tanto inusitadas, principalmente com brasileiros, que achava terem conhecimento sobre a Amazônia: o calor, a umidade, a cidade de Manaus com a população de +/- 2.200.000 (dois milhões e duzentos mil) habitantes, entre outras informações. A maioria dos estrangeiros, parecem, estarem bem mais informados sobre a Região Amazônia. 

Conheço vários brasileiros que querem conhecer o Amazonas, mas, tem muitas dúvidas e até medo. Algumas "informações" chegam até algumas pessoas distorcidas pela mídia, que muitas vezes prejudicam a região Amazônica.

Eu e meu marido viajamos bastante, e sempre, que possível, convidamos as pessoas a conhecerem melhor o Brasil.

 O Brasil é um país lindo! Com regiões magníficas.

 Moramos entre: Caldas Novas (Goiás) região Centro-Oeste do Brasil, e Manaus (Amazonas) região Norte do Brasil, na Amazônia. No Amazonas está o Teatro Amazonas, o Encontro das Águas (Rio Negro e Rio Solimões), a Praia da Ponta Negra, e é o maior Estado do Brasil e área preservada da Floresta Amazônica, possui muitas variedades de peixes,  também, ocorre a Festa do Boi-Bumbá: Garantido e Caprichoso (em Parintins).

Eu sei que tenho muito à aprender.

 Em Caldas Novas, tem as águas quentes naturais. O Centro-Oeste é uma região grande produtora de grãos.

 

Olá, @Joana262 

Muito bonita a sua história.

Eu, entrei no AIRBNB há pouco tempo, como anfitriã. Como você, eu também tinha medo de errar em alguma coisa.

Hoje, ainda tenho pouca experiência, mas, já aprendi muito. Aprendi, que, quando alguém está fora do seu cantinho, o mais importante é o carinho que lhes damos. Os pequenos detalhes, fazem eles se sentirem importantes. Uma coisa que tem encantado meus hóspedes, é que não cito no meu anúncio que forneço Café da Manhã, mas sempre ofereço a todos eles um café bem caprichado, bem caseirinho: Leite, café, manteiga, bolo, frutas, um tipo de queijo e uns ovinhos mexidos. Eles olham para a mesa e dizem: "Eu não acredito que a senhora fez isto para nós !" Aí, eles se oferecem pra lavar a louça e eu aceito porque é uma forma deles se sentirem parte da casa. Isto faz com que eles percebam como eu valorizo cada um hóspede que entra na minha casa. 

E é isso, espero continuar contribuindo com a hospedagem no Brasil.

Abraços a todos vocês.

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Antonia-Irene-Bié-Alexandre-De0 eu tenho certeza que seus hóspedes devem se sentir muito bem recebidos por você! Boas reservas e um grande abraço 🙂

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias