Check-in tardio ou atraso do hóspede

Respondido!
Erich119
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Check-in tardio ou atraso do hóspede

Prezados, sou anfitrião recente, gostaria de ajuda.
O que fazer quando o hospede fura o horário de check-in ou solicita tarde da noite?
Meu check-in é 14h-16h, eu não moro perto da hospedagem e tenho coanfitriã, já cobrei taxa do Uber pra coanfitriã atender o hóspede que combinou 17h e chegou 22h.
Como proceder? 

Melhor Resposta
LucianaLayla0
Level 8
Belo Horizonte, Brazil

Saudações @Erich119 ! Sou Layla D. e gostaria de partilhar minha experiência sobre isso para você verificar se colabora em algo.

HORÁRIO DE CHEGADA, com atraso

Meu horário de entrada é, sempre, as 17h, no entanto, aceito que o hóspede entre mais tarde, sem problemas. Numa situação recente, o hóspede que chegaria no domingo, comunicou-me que o voo havia sido transferido para segunda-feira.  Minha resposta foi :

"Fique tranquilo NOME DO HÓSPEDE, isso as vezes acontece.

Você pode chegar a partir de qualquer horário após as 17h, pois a reserva está em seu nome e as datas estão bloqueadas somente para você. Inclusive, nossa recepção já está avisada sobre seu check-in a partir das 17h.

Venha com calma, faça uma boa viagem. 

Estou aqui para lhe atender,

Saudações, 
Layla D."

Dessa maneira, eu minimizo o sentimento de mal estar que o hóspede venha ter pelo seu atraso e, também, sutilmente deixo claro que mesmo que ele não esteja no imóvel, o bloqueio de datas está em nome dele e, portanto, o móvel não está sendo usado enquanto ele não chega. Isso evita a solicitação de algum desconto pelo "não uso" do flat no primeiro dia.

O que facilita o horário de check-in ser flexível? Respondo passando ao próximo tópico que é a instalação de uma fechadura eletrônica com senha. Com ela, não é necessário aguardar presencialmente o hóspede. Minha experiência tem me mostrado que hóspedes experientes preferem o check-in facilitado, sem muitas burocracias e demoras.

FECHADURA APENAS COM SENHA

Tenho um flat, portanto temos recepção 24 horas, o que, em parte, ajuda no recebimento dos hóspedes.

Digo "em parte" uma vez que são vários recepcionistas, cada um com um estilo de atendimento, de maneira que a recepção do edifício nem sempre é uma extensão do meu negócio que inclui o "Flat + o gerenciamento da Layla".

Ou seja, se por um lado eu sou formal e educadíssima com os hóspedes, estabelecendo uma distância confortável - nem próxima demais, nem seca demais, por outro, posso ter um recepcionista  que diz  ao hóspede "Fala aí meu jovem, acabou de chegar?".  Ou, como já aconteceu, a chave do imóvel não estar no escaninho certo, porque ao invés do recepcionista colocar a chave no 1301 ele colocou no 301.

Nesses casos, usar a fechadura eletrônica com senha é o ideal.

A atenção, nesse caso, deve ser dada a dois aspectos importantíssimos:

1) Escolher uma fechadura digital com senha, sem TAG. Pois se houver a TAG de aproximação, obrigatoriamente você deverá estar no local ou precisará contar com a ajuda de terceiros.

2) Avisar ao hóspede que a senha é XYZ

(Você define uma senha. Pode ser, por exemplo, os três últimos números da reserva do hóspede anterior, assim, quando você higienizar o espaço e for embora, você  já programa a senha para o futuro hóspede que vier, mesmo que ainda não existam reservas confirmadas.).

2.1) Avisar ao próximo hóspede para sempre limpar as digitais deixadas no teclado da fechadura, procedimento de praxe para todas as fechaduras que funcionam com senha manual de teclado.

CHECK-IN ANTECIPADO, após o pagamento/confirmação da reserva

Decidi acrescentar essa opção na minha resposta, pois se isso ocorrer você também precisará se deslocar, caso aceite a antecipação do check-in e caso ainda não tenha a fechadura eletrônica.

Tem ocorrido, com alguma frequência, o pedido de entrada antecipada no meu flat e minha postura atual é: aceito a entrada com, no máximo, 1 hora de antecedência.

Inicialmente, deixava isso ocorrer até o momento em que percebi ser uma estratégia de alguns hóspedes para começarem a usufruir da área comum do meu edifício sem pagarem a meia diária.

Temos piscina panorâmica de frente para o cartão postal de nossa cidade, sauna a vapor, lojinha, lavanderia, etc.

Importante mencionar que não é sempre que isso acontece, alguns hóspedes, de fato, podem chegar mais cedo à nossa cidade por mudanças de voo ou estradas vazias. No entanto, geralmente esse "mais cedo" gira em torno de 1h no máximo, por isso estabeleci esse teto máximo de antecipação de entrada.

Com isso, quando um casal que chegaria na sexta-feira às 17h  solicita a entrada às 9h da manhã, porque chegou mais cedo, minha resposta é "Infelizmente não será possível, pois o flat ainda está sendo montado."  Nesses casos, simplesmente respondo que o flat ainda está sendo organizado e peço que a pessoa chegue no horário adequado.

Já precisei dar essa resposta a um casal que me escrevei  as 10h da manhã, dizendo que chegaram cedo, porque a estrada estava vazia. No entanto, estavam vindo de uma cidade que fica há 2 horas da minha cidade. Não faz sentido sair as 8h para um check-in as 17h. Então, eu sempre observo todo o histórico da conversa. nesse caso, permiti a entrada somente as 16h mesmo.

E quando perguntam se podem deixar as malas na recepção até o horário do check-in? A resposta é "Infelizmente não será possível, pois nossa recepção não pode ser responsabilizada se a mala for roubada ou levada por engano." 

E sempre complemento: "O Airbnb considera a hospedagem à partir do horário de check-in. Isso significa que qualquer combinado fora do aplicativo ou fora do horário combinado corresponde a "estar fora do mapa" o que implica na perda de todas as assessorias disponibilizadas pelo app. Com isso, para segurança de todos, sempre recebemos nossos hóspedes á partir das 17h."

Por fim, quando insistem em levar as malas para a piscina, enquanto não podem entrar no flat, minha resposta é a mesma: "Somente após o check-in realizado na recepção o hóspede pode entrar no edifício."

REFORÇAR CHECK-IN  nos diálogos do app.

Por fim, logo após a confirmação do hóspede, eu mando a seguinte mensagem rápida, já salva em "respostas rápidas", recurso disponibilizado no app:

💼(Nome do hóspede)  Seguem informações sobre check-in + solicitação identidade:
️ SEU CHECK-IN  (Data) às 17h
🆔️ SUA IDENTIDADE:
 Por favor, envie por aqui a foto FRENTE e VERSO da sua identidade para fazermos seu cadastro prévio na recepção.
🆔️ IDENTIDADE SEGUNDO HÓSPEDE
Havendo um segundo hóspede, também é necessário o envio da identidade dessa pessoa.
Vamos fazer um pré-cadastro desses dados na recepção, assim, ao chegar, basta apenas fazer a sua Biometria Facial

Quando o hóspede recebe essa mensagem, se houver algum ponto sobre o check-in, ele falará.

Se tiver que entrar muito cedo, eu proponho a meia diária e explico o motivo disso. 
Se ele insiste em não pagar, eu recomendo que ligue para o app e busque orientações.

@Erich119  partilhei um olhar um pouco mais amplo, uma vez que tudo está muito interligado: comportamento-regras-tecnologia-chegada-saída.

Agradeço a oportunidade em colaborar. Toda vez que que colaboro no blog do Airbnb isso me leva a olhar para meu negócio e para mim com mais profundidade. 

Conheça meu espaço:

https://www.airbnb.com.br/rooms/1158516048587685910?guests=1&adults=1&s=67&unique_share_id=7a26f4b1-...

Estimo um ótimo domingo,

Saudações,

Layla D.

Exibir Melhor Resposta no post original

12 Respostas 12
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Erich119 

Seja bem-vindo!

Sou daquelas que acha que "o combinado é o combinado".

No entanto não tem como dar certo um prazo de apenas 2 horas para o check-in.

Sempre haverá o risco de um hóspede "furar" o horário, e nem sempre por má-fé.

Muita coisa pode atrasar uma viagem, bloqueio nas estradas, atraso de voo, chuvas, pneu que furou.

O hóspede fica entre a cruz e a espada.

Ou ele desiste e pula pra outro anúncio, ou arrisca e conta com a sorte

E o hóspede até pode não saber, mas eu sei e vc também sabe, como pode ser problemático o engarrafamento até Saquarema em férias e feriados.

Então sua configuração já o coloca em desvantagem. 

Morar longe não é desculpa. 

instale uma fechadura eletrônica ou um cofre de chaves, ofereça Selfcheck-in e seja feliz!!!

Assim o hóspede pode chegar a qqr hora, até de madrugada, sem a necessidade da sua presença. 

Te digo é uma libertação. 

Vc configura somente o horário inicial do check-in e deixa como "Flexível" o horário final.

É isso...

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que resolveu fazer. 

PéNaAreia0
Level 2
Guarapari, Brazil

Meu checkin é presencial, de 14h às 19h. A locação fica próxima do meu escritório/trabalho. Eu aguardo até 1 hora além do horário comercial, antes de ir pra casa (moro à cerca de 40 minutos de distância). Caso exceda este horário, não entendo como minha obrigação receber o hóspede, está fora do escopo da minha responsabilidade com o que foi anunciado. Resta a ele mediar com o suporte, eu recebo o pagamento pela reserva da mesma forma.

O Airbnb tem a atribuição de "educar" o hóspede quanto à isso, quer seja destacando essa informação no ato da reserva ou com notificação de lembrete.

Bella
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @PéNaAreia0, obrigada por responder o post, vou marcar o @Erich119 aqui para que ele possa receber uma notificação, pois ás vezes, se a pessoa não for mencionada, ela acaba não vendo sua resposta. 

Abraços,

Bella

-

Por favor consulta las Normas de la comunidad | Por favor consulte as Diretrizes da comunidade

Erich119
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Concordo, muito obrigado ! 

Carlos-Alberto64
Level 10
Santiago Maior, Portugal

olá @Erich119 @PéNaAreia0 @Denise583 

Se você reserva um hotel pode chegar à hora que quiser. Nós competimos com hoteis portanto acho importante levar isso em conta.

Definir horários de check-in rígidos é uma prerrogativa do anfitrião mas ao fazê-lo é importante pensar nas consequências em termos de perda de reservas, seja porque o hóspede desiste seja porque o algoritmo da airbnb joga seu anúncio pro final dos resultados das pesquisas já que flexibilidade de check-in e disponibilidade de self-check-in são critérios também usados para decidir a posição de um anúncio nos resultados.

Tenho certeza que um hóspede que perdeu a reserva por ter atrasado 1 hora numa janela de check-in de 2 ou 3 vai arrasar na avaliação o que depois prejudicará para sempre seu anuncio.

Os hóspedes prezam muito a fllexibilidade porque não querem ter que se estressar com horários além do inevitável.

Havendo cofres para chaves e fechaduras eletrônicas não vejo razoabilidade em criar muita restrição.

Sempre antes de definir regras e políticas é fundamental pensar em como vão afetar sua reservabilidade e desempenho.

Se em 5 meses de anúncio só alugou uma vez...pense!

Muito obrigado pelas ponderações ! 

Bella
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Erich119, obrigada por fazer essa pergunta! E obrigada também aos colegas @Denise583 @PéNaAreia0 e @Carlos-Alberto64 pelas respostas tão completas. 

@Erich119 nos conte como você decidiu abordar a questão após isso! 🙂

Grande abraço,

Bella

-

Por favor consulta las Normas de la comunidad | Por favor consulte as Diretrizes da comunidade

Erich119
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Fazendo cotações de tranca automática.

LucianaLayla0
Level 8
Belo Horizonte, Brazil

Saudações @Erich119 ! Sou Layla D. e gostaria de partilhar minha experiência sobre isso para você verificar se colabora em algo.

HORÁRIO DE CHEGADA, com atraso

Meu horário de entrada é, sempre, as 17h, no entanto, aceito que o hóspede entre mais tarde, sem problemas. Numa situação recente, o hóspede que chegaria no domingo, comunicou-me que o voo havia sido transferido para segunda-feira.  Minha resposta foi :

"Fique tranquilo NOME DO HÓSPEDE, isso as vezes acontece.

Você pode chegar a partir de qualquer horário após as 17h, pois a reserva está em seu nome e as datas estão bloqueadas somente para você. Inclusive, nossa recepção já está avisada sobre seu check-in a partir das 17h.

Venha com calma, faça uma boa viagem. 

Estou aqui para lhe atender,

Saudações, 
Layla D."

Dessa maneira, eu minimizo o sentimento de mal estar que o hóspede venha ter pelo seu atraso e, também, sutilmente deixo claro que mesmo que ele não esteja no imóvel, o bloqueio de datas está em nome dele e, portanto, o móvel não está sendo usado enquanto ele não chega. Isso evita a solicitação de algum desconto pelo "não uso" do flat no primeiro dia.

O que facilita o horário de check-in ser flexível? Respondo passando ao próximo tópico que é a instalação de uma fechadura eletrônica com senha. Com ela, não é necessário aguardar presencialmente o hóspede. Minha experiência tem me mostrado que hóspedes experientes preferem o check-in facilitado, sem muitas burocracias e demoras.

FECHADURA APENAS COM SENHA

Tenho um flat, portanto temos recepção 24 horas, o que, em parte, ajuda no recebimento dos hóspedes.

Digo "em parte" uma vez que são vários recepcionistas, cada um com um estilo de atendimento, de maneira que a recepção do edifício nem sempre é uma extensão do meu negócio que inclui o "Flat + o gerenciamento da Layla".

Ou seja, se por um lado eu sou formal e educadíssima com os hóspedes, estabelecendo uma distância confortável - nem próxima demais, nem seca demais, por outro, posso ter um recepcionista  que diz  ao hóspede "Fala aí meu jovem, acabou de chegar?".  Ou, como já aconteceu, a chave do imóvel não estar no escaninho certo, porque ao invés do recepcionista colocar a chave no 1301 ele colocou no 301.

Nesses casos, usar a fechadura eletrônica com senha é o ideal.

A atenção, nesse caso, deve ser dada a dois aspectos importantíssimos:

1) Escolher uma fechadura digital com senha, sem TAG. Pois se houver a TAG de aproximação, obrigatoriamente você deverá estar no local ou precisará contar com a ajuda de terceiros.

2) Avisar ao hóspede que a senha é XYZ

(Você define uma senha. Pode ser, por exemplo, os três últimos números da reserva do hóspede anterior, assim, quando você higienizar o espaço e for embora, você  já programa a senha para o futuro hóspede que vier, mesmo que ainda não existam reservas confirmadas.).

2.1) Avisar ao próximo hóspede para sempre limpar as digitais deixadas no teclado da fechadura, procedimento de praxe para todas as fechaduras que funcionam com senha manual de teclado.

CHECK-IN ANTECIPADO, após o pagamento/confirmação da reserva

Decidi acrescentar essa opção na minha resposta, pois se isso ocorrer você também precisará se deslocar, caso aceite a antecipação do check-in e caso ainda não tenha a fechadura eletrônica.

Tem ocorrido, com alguma frequência, o pedido de entrada antecipada no meu flat e minha postura atual é: aceito a entrada com, no máximo, 1 hora de antecedência.

Inicialmente, deixava isso ocorrer até o momento em que percebi ser uma estratégia de alguns hóspedes para começarem a usufruir da área comum do meu edifício sem pagarem a meia diária.

Temos piscina panorâmica de frente para o cartão postal de nossa cidade, sauna a vapor, lojinha, lavanderia, etc.

Importante mencionar que não é sempre que isso acontece, alguns hóspedes, de fato, podem chegar mais cedo à nossa cidade por mudanças de voo ou estradas vazias. No entanto, geralmente esse "mais cedo" gira em torno de 1h no máximo, por isso estabeleci esse teto máximo de antecipação de entrada.

Com isso, quando um casal que chegaria na sexta-feira às 17h  solicita a entrada às 9h da manhã, porque chegou mais cedo, minha resposta é "Infelizmente não será possível, pois o flat ainda está sendo montado."  Nesses casos, simplesmente respondo que o flat ainda está sendo organizado e peço que a pessoa chegue no horário adequado.

Já precisei dar essa resposta a um casal que me escrevei  as 10h da manhã, dizendo que chegaram cedo, porque a estrada estava vazia. No entanto, estavam vindo de uma cidade que fica há 2 horas da minha cidade. Não faz sentido sair as 8h para um check-in as 17h. Então, eu sempre observo todo o histórico da conversa. nesse caso, permiti a entrada somente as 16h mesmo.

E quando perguntam se podem deixar as malas na recepção até o horário do check-in? A resposta é "Infelizmente não será possível, pois nossa recepção não pode ser responsabilizada se a mala for roubada ou levada por engano." 

E sempre complemento: "O Airbnb considera a hospedagem à partir do horário de check-in. Isso significa que qualquer combinado fora do aplicativo ou fora do horário combinado corresponde a "estar fora do mapa" o que implica na perda de todas as assessorias disponibilizadas pelo app. Com isso, para segurança de todos, sempre recebemos nossos hóspedes á partir das 17h."

Por fim, quando insistem em levar as malas para a piscina, enquanto não podem entrar no flat, minha resposta é a mesma: "Somente após o check-in realizado na recepção o hóspede pode entrar no edifício."

REFORÇAR CHECK-IN  nos diálogos do app.

Por fim, logo após a confirmação do hóspede, eu mando a seguinte mensagem rápida, já salva em "respostas rápidas", recurso disponibilizado no app:

💼(Nome do hóspede)  Seguem informações sobre check-in + solicitação identidade:
️ SEU CHECK-IN  (Data) às 17h
🆔️ SUA IDENTIDADE:
 Por favor, envie por aqui a foto FRENTE e VERSO da sua identidade para fazermos seu cadastro prévio na recepção.
🆔️ IDENTIDADE SEGUNDO HÓSPEDE
Havendo um segundo hóspede, também é necessário o envio da identidade dessa pessoa.
Vamos fazer um pré-cadastro desses dados na recepção, assim, ao chegar, basta apenas fazer a sua Biometria Facial

Quando o hóspede recebe essa mensagem, se houver algum ponto sobre o check-in, ele falará.

Se tiver que entrar muito cedo, eu proponho a meia diária e explico o motivo disso. 
Se ele insiste em não pagar, eu recomendo que ligue para o app e busque orientações.

@Erich119  partilhei um olhar um pouco mais amplo, uma vez que tudo está muito interligado: comportamento-regras-tecnologia-chegada-saída.

Agradeço a oportunidade em colaborar. Toda vez que que colaboro no blog do Airbnb isso me leva a olhar para meu negócio e para mim com mais profundidade. 

Conheça meu espaço:

https://www.airbnb.com.br/rooms/1158516048587685910?guests=1&adults=1&s=67&unique_share_id=7a26f4b1-...

Estimo um ótimo domingo,

Saudações,

Layla D.

Olá @LucianaLayla0 

Li seu post e fiquei curioso de ver seu anúncio. Parabéns! Seu ap é uma graça!

Achei estranho você oferecer utensílios de cozinha mas o item "cozinha" na lista de comodidades estar tachado.

Também estranhei a descrição conter tantas regras, restrições e infos que acabam por tornar enfadonho ler a descrição. Lembre que 80% das persquisas de hóspedes são feitas no celular. Num primeiro momento, quando conseguimos que o hóspede abra nosso anúncio é fundamental que tenha a melhor primeira impressão possível para motivá-lo a explorar mais e ler os detalhes.

Uma descrição que de cara parece um código civil pode desmotivar.

Todas essas regras, infos, detalhes etc. poderiam estar em outras seções do anúncio (regras nas seção de regras por exemplo), na mensagem automática que é enviada após uma consulta ou reserva  e/ou num "manual da casa" que você envia após a reserva.

Mas o que mais estranhei foi que vi que você dá ênfase à recepção de hóspedes estrangeiros porém não tem flexibilidade na antecipação do horário de check-on lá onde muitos voos do exterior chegam justamente de manhã cedo.

Passei 40 anos d a minha vida viajando muito pelo mundo a trabalho e se tem algo que me incomodava muito, e era determinante na escolha de onde reservar, era não poder fazer check-in  ao chegar após uma noite mal dormida num avião lotado, etc. Nada como um bom banho após uma viagem dessas. Ter que esperar sentado num café ... ninguém merece 

abs

Carlos

Saudações @Carlos-Alberto64 , sou Layla D. proprietária do flat e vou responder você agora.

Analisamos com atenção tudo o que você nos escreveu espontaneamente, sem uma demanda de nossa parte. Esse tipo de colaboração é inédita para nós, por isso, antes de tudo e desde já, agradecemos muito sua iniciativa.

Da sua lista, optamos manter tudo como está, alterando apenas a citação da cozinha. Mais uma vez, muito obrigada. 

Sobre a decoração, é uma graça mesmo, também amamos!

Estimo uma boa semana para você.

Saudações,

Layla D.

olá @LucianaLayla0 

esta é uma comunidade de anfitriões que ajudam um ao outro.

Contribuições espontâneas são padrão aqui.

Adotá-las ou não é sua opção naturalemente

abs

Carlos

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.