Como cobrar consumo de energia dos hóspedes?

Rodrigo12
Level 5
Campo Grande, Brazil

Como cobrar consumo de energia dos hóspedes?

Olá a todos.

Infelizmente não posso fazer o check-in pessoalmente e não acho eficiente ficar pedindo para conscientizar o uso do ar condicionado.

 

Como alugo o apartamento inteiro também não posso ficar de sentinela olhando o consumo tal como aqueles que alugam somente 1 ou 2 quartos.

 

Não vejo nada de mal em cobrar pela energia pois quando eu fui a espanha me disseram que eu poderia gastar somente uma caixa dagua de 500l. Tb achei estranho mas tive que me adaptar pois eu estava visitando a casa de outros.


Acho que o airbnb poderia disponibilizar uma ferramenta para esse tipo de cobrança (energia) já que nosso governo fez o favor de colocar em alta inflação.

 

 

81 Respostas 81

@Dilton3  gostei da sua ideia de colocar o medidor. Meu apartamento tem ar condicionado na sala e no quarto como estou comecando  gostaria de saber como os hóspedes recebem essa informação? Já houve reclamações? Todos concordam pacificamente?

Vou precisar ajustar isso no meu AP..

Agradeço se puder me informar sobre a reação dos hóspedes.

 

Adelina

 

Eu tbm sou nova nessa atividade e ainda não ofereço ar condicionado, porém isso consta no anúncio.  Não houve impacto negativo mas avaliações.

Geraldo-E-Inês0
Level 4
Vitória, Brazil

Olá Rodrigo, você está levantando aqui um assunto muito importante tanto para todos os habitantes do nosso planeta. Sempre cobrei a energia separadamente, faço como alguns aqui, mando a foto do relógio no check-in e no check-out e faço a cobrança por PIX. Sempre deu excelentes resultados pois além de ser um sistema justo pois não precisamos embutir um custo a mais na diária pois tem hóspedes que gastam muito pouca energia, não prejudica os equipamentos pois são poucos hóspedes que tem consciencia de não utilizar o ar condicionado 24 horas por dia, e nem todos anfitriões podem tem um sistema de cartão inteligente que desliga os equipamentos do apartamento na saída do local devido ao custo alto. Mas recentemente um hóspede não fez o check-out, ele simplesmente abandonou o apartamento antes do horário combinado e não pagou a energia, recorri a plataforma que não quis cobrar do hóspede pois não estava de acordo com as normas. 

Esta plataforma tem que URGENTEMENTE rever esta questão pelo bem do planeta. Pagar apenas o que se consome.

O AirBnB se esquiva de muita coisa @Geraldo-E-Inês0 , mas a gente podia sempre registrar uma reclamação de algo injusto tanto no Reclame Aqui (que eles não dão valor) e também na plataforma do procon online, o consumidor.gov.br ... no início não vai dar em nada, mas se a gente pegar a rotina de reclamar sempre que eles forem injustos, uma hora acende o alerta no Procon/Senacon e eles tomam alguma atitude .. pode ser cansativo, mas deveríamos insistir ..

Correto amigo acho que todos devem fazer isto, a cobrança adicional da energia é bom para todos pois é mais justa.

Forte abraço!

Eliane354
Level 2
São Luís, Brazil

@Rodrigo12  eu ofereço uma franquia de consumo e cobro o excedente pq tem hóspede sem noção demais.  Faço da seguinte maneira: ofereço uma franquia de 20kw/ dia .No check in faço a conferência do medidor e envio foto para o hóspede, no check out, idem. Cobro o  excedente no valor que a concessionária me cobra, e exibo até a fatura de cobrança de energia. Tudo está escrito no meu anúncio, e a grande maioria não lê e diz que nunca viu isso… muitos se adequam e colaboram, outros não. Sei de pessoas que cobram integralmente, sem qualquer franquia. 

Avani3
Level 8
Buenos Aires, Argentina

Eu ponho opcional o uso do ar-condicionado nem bem o hospede reserva asin querendo eu cobro uma taxa dependendo do tempo da estadia por unica vez e peço trasferecencia por pix un dia antes do check-in. 90% querem outros não.Asim mi vai muito bem eu contenta e os hospedes. Pos igual tenho ar-condicionado e ventilador de teto o hospede elije o que melhor le convém. Tudo pela plantaforma em mensagem programa.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias