Como os INSIGHTS podem melhorar a DESCRIÇÃO do meu anúncio?

LucianaLayla0
Level 3
Belo Horizonte, Brazil

Como os INSIGHTS podem melhorar a DESCRIÇÃO do meu anúncio?

pexels-ekaterina-bolovtsova-6193936.jpg

Como os INSIGHTS podem melhorar a DESCRIÇÃO do meu anúncio foi a resposta-pergunta da nobre colega @Regina1105  a respeito desse texto que publiquei:

https://community.withairbnb.com/t5/Otimize-seu-an%C3%BAncio/Voc%C3%AA-sabe-como-escolher-a-Melhor-C...

Então, o texto de hoje é baseado na minha real e íntima experiência recente com a plataforma. Real, íntima e recente, três critérios importantes para eu decidir falar sobre isso agora.

COMO OS INSIGHTS PODEM MELHORAR A DESCRIÇÃO DO MEU ANÚNCIO?

A descrição de um anúncio é um dos fatores decisivos para transformar visitantes em hóspedes. Para otimizá-la, utilizo os insights fornecidos pela plataforma e aplico estratégias baseadas em gatilhos mentais – sempre de forma ética e alinhada aos dados reais do meu anúncio.

SOBRE A IMPORTÃNCIA DOS GATILHOS BASEADOS EM  DADOS REAIS

Recentemente, observei que muitas pessoas estavam salvando meu anúncio nas wish lists, mas poucas efetivavam a reserva. Essa informação me indicou um ponto de melhoria: há interesse, mas falta um empurrão final. Diante disso, adicionei gatilhos de urgência, como:

• "Flat com alta demanda, reserve com antecedência. Acesso rápido após a aprovação."

• "PREÇOS CONGELADOS"

A intenção é comunicar a realidade que os algoritmos já me mostravam: meu anúncio estava sendo bastante visualizado e salvo. Ou seja, sem necessidade de exageros ou inverdades, apenas traduzindo os dados para quem está considerando reservar.

pexels-meli-di-rocco-303801-879200.jpg

TESTES E AJUSTES CONTÍNUOS NA DESCRIÇÃO

Outra estratégia fundamental é monitorar as alterações no anúncio. Sempre que edito o texto, anoto a data e o que foi modificado para entender o impacto nos resultados.

Por exemplo, recentemente substituí a frase "Descontos progressivos para 2025" por "Atendemos hóspedes nacionais e internacionais". O resultado? Colegas, o resultado foi UM FRACASSO!

Minhas visualizações despencaram, assim como a inclusão do anúncio nas wish lists. Ao cruzar as datas da alteração com a queda na performance, ficou claro que os descontos eram um fator decisivo para os hóspedes. Rapidamente, voltei com a frase sobre descontos progressivos e os números se recuperaram, na realidade estão bem altos novamente.

Esse exemplo, inclusive, ilustra um mecanismo cognitivo comum: as pessoas tendem a dar mais valor e tomar decisões baseadas nas informações que estão mais acessíveis e fáceis de lembrar. Quando o desconto estava na descrição, ele se tornava uma vantagem clara e presente na mente do potencial hóspede. Sem essa informação destacada, o interesse diminuía, pois outros fatores passavam a ter mais peso na tomada de decisão.

pexels-lilartsy-1194775.jpg

DETALHES FAZEM A DIFERENÇA

Outro recurso que utilizo para destacar pontos importantes são e-mojis permitidos pela plataforma, como 💰. Eles ajudam a chamar a atenção para informações valiosas sem poluir o texto.

E-mojis são ferramenta poderosa na comunicação visual, pois ativam áreas do cérebro ligadas à emoção, ajudando a captar a atenção de maneira mais rápida e eficaz. Eles facilitam a transmissão de ideias e sensações de forma clara e impactante, destacando as informações mais importantes do anúncio.

No entanto, é importante usá-los com equilíbrio. O excesso de emojis pode acabar infantilizando o anúncio e prejudicando sua seriedade, tornando-o menos profissional. O segredo está em usá-los de forma estratégica, para que complementem a mensagem sem sobrecarregar a comunicação, especialmente se não há mais espaços (caracteres) para mais palavras.

Se você quiser ver essas estratégias em ação, visite meu anúncio e confira os gatilhos aplicados ao longo do texto. O uso estratégico dos insights é um diferencial competitivo e pode fazer toda a diferença na taxa de conversão! Estou usando, fazendo testes e muito atenta, pois, da mesma maneira que preciso vender minha hospedagem para pagar as contas, a plataforma também precisa de retorno. Estou em uma parceria virtual, e isso é muito sério para mim.

Finalizo por aqui minha partilha de hoje e como boa Psicóloga Clínicapexels-bintimalu-1485657.jpg

que sou, claro que também deixo aquela mensagem Psi que tanto

marca minha trajetória nesse mundo, por isso escolhi a  foto ao lado.

Boas escolhas para vocês!

Layla D.

1 Resposta 1
Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

Excelente, @LucianaLayla0 , quero te agradecer pela gentileza de partilhar dicas tão valiosas. Inclusive, já fiz algumas modificações na minha descrição a partir delas. Vou aprofundar sobre esse assunto e verificar detalhes do seu anúncio.

Gostaria mesmo que tivéssemos a oportunidade de receber uma palestra ou workshop sobre esses temas, acho que vão além do que a gente já saber sobre descrição e título e trazem aportes bastante inovadores.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias