Hostel em apartamento

Respondido!
Alexandro154
Level 2
Ananindeua, Brazil

Hostel em apartamento

Olá pessoal, poderiam alguém me auxiliar?

Sou novo no Airbnb e não estou conseguindo ter êxito no meu anúncio.

Não sei dizer se fiz a melhor escolha no modelo de negócio do Airbnb mas fiz de um apartamento algo como um hostel com 18 leitos distribuído em 6 trilhiches, sendo 4 trilhiches em dois quartos e dois treliches onde seria a sala (oi seja eu desativei a sala para por mais 6 leitos. O espaço ficou dedicado apenas a dormitório e cozinha não tendo lugar para socializar, porém até agora não consegui nem um check in 

Melhor Resposta
Fabricio50
Top Contributor
Recife, Brazil

Olá @Alexandro154 !

Vi seu post e achei interessante trazer uma opinião como anfitrião e como uma pessoa que está ligada nas leis, porque esse tipo de modelo de negócio pode te gerar mais prejuízos do que retorno, tanto financeiramente quanto juridicamente.

Transformar um apartamento residencial em uma espécie de “hostel” com 18 leitos distribuídos em treliches (inclusive ocupando a sala, sem espaço de convivência) é um exemplo clássico de descaracterização do uso residencial.

Na prática, isso transforma o imóvel em um alojamento coletivo informal, sem conforto, privacidade ou proposta de valor clara para os hóspedes.

Além disso, esse tipo de operação se aproxima bastante do caso julgado pelo STJ no REsp 1819075/SP, que tratava justamente de um anfitrião que usava um apartamento em condomínio residencial como se fosse um hostel.

O STJ entendeu que esse uso é atípico, ou seja, não é locação por temporada, mas sim atividade de hospedagem, o que exige licenciamento específico, CNPJ, alvarás, e só pode ocorrer em áreas compatíveis com uso comercial ou misto.