Hostel em apartamento

Respondido!
Alexandro154
Level 2
Ananindeua, Brazil

Hostel em apartamento

Olá pessoal, poderiam alguém me auxiliar?

Sou novo no Airbnb e não estou conseguindo ter êxito no meu anúncio.

Não sei dizer se fiz a melhor escolha no modelo de negócio do Airbnb mas fiz de um apartamento algo como um hostel com 18 leitos distribuído em 6 trilhiches, sendo 4 trilhiches em dois quartos e dois treliches onde seria a sala (oi seja eu desativei a sala para por mais 6 leitos. O espaço ficou dedicado apenas a dormitório e cozinha não tendo lugar para socializar, porém até agora não consegui nem um check in 

Melhor Resposta
Fabricio50
Top Contributor
Recife, Brazil

Olá @Alexandro154 !

Vi seu post e achei interessante trazer uma opinião como anfitrião e como uma pessoa que está ligada nas leis, porque esse tipo de modelo de negócio pode te gerar mais prejuízos do que retorno, tanto financeiramente quanto juridicamente.

Transformar um apartamento residencial em uma espécie de “hostel” com 18 leitos distribuídos em treliches (inclusive ocupando a sala, sem espaço de convivência) é um exemplo clássico de descaracterização do uso residencial.

Na prática, isso transforma o imóvel em um alojamento coletivo informal, sem conforto, privacidade ou proposta de valor clara para os hóspedes.

Além disso, esse tipo de operação se aproxima bastante do caso julgado pelo STJ no REsp 1819075/SP, que tratava justamente de um anfitrião que usava um apartamento em condomínio residencial como se fosse um hostel.

O STJ entendeu que esse uso é atípico, ou seja, não é locação por temporada, mas sim atividade de hospedagem, o que exige licenciamento específico, CNPJ, alvarás, e só pode ocorrer em áreas compatíveis com uso comercial ou misto.

A consequência dessa decisão foi permitir que o condomínio proibisse esse tipo de locação, com base na convenção e na destinação residencial do edifício. Ou seja, além do negócio não atrair hóspedes (por falta de atratividade e conforto), você ainda corre sérios riscos legais e administrativos, como:

• Proibição ou interdição pela administração do condomínio;

• Multas ou notificações administrativas da prefeitura, vigilância sanitária ou corpo de bombeiros;

• Ações judiciais por parte de vizinhos ou do próprio condomínio;

• Responsabilização por eventual situação de risco, incômodo ou insalubridade.

Esse tipo de prática ainda prejudica todo o ecossistema da locação por temporada, pois alimenta decisões judiciais e políticas públicas que restringem o uso de plataformas como o Airbnb em imóveis residenciais.

Se sua ideia for seguir com a proposta de hospedagem em estilo hostel, o mais adequado seria buscar um imóvel com uso permitido para hospedagem, providenciar licenciamento e estruturar o espaço com conforto, ventilação, áreas comuns e uma identidade clara, como se espera de um hostel de verdade.

Deixo aqui essa análise com espírito construtivo. O sucesso na locação por temporada passa pelo respeito à legislação, à vizinhança e à experiência do hóspede, três pilares que não podem ser ignorados.

Conte com a comunidade para evoluir nesse processo!

Exibir Melhor Resposta no post original

14 Respostas 14
Carlos-Alberto64
Level 10
Santiago Maior, Portugal

Olá @Alexandro154 

Tudo bem?

Vou chamar as colegas @Denise583 e @Regina1105 porque quero que vejam isso.

Vistos seus anúncios não me surpreende que não esteja dando certo.

Para começar os dois anúncios me parecem ser para exatamente a mesma coisa. Se eu tive essa impressão o algoritmo da airbnb que analisa tudo também terá. Como é proibido duplicar anúncios, em teoria você poderia ser banido (está nas condições aceitas ao se cadastrar na airbnb) mas isso só acontece se tiver algo grave ou coisas proibidas nas fotos que justifiquem banir porque a airbnb gosta de ter muitos anúncios para poder alardear "temos X anúncios no Brasil". O que fará porém é boicotar os anúncios e eles não aparecerão nas pesquisas ou só aparecerão lá no fundo do fundo.

Além da duplicação você identifica o alojamento ("Pai d'Égua") o que também é proibido porque permite que você seja contatado e faça negócio por fora além de permitir encontrar seu anúncio em outras plataformas (Booking).

Mass esse é o menor dos problemas. O que você montou não é um hostel, é um albergue. Aliás já visitei albergues onde as pessoas ficavam menos apinhadas que aí. Sério colega, 6 pessoas por quarto e compartilhando 1 banheiro e com quantas mais pessoas terão que compartilhar esse banheiro hem? Vai ter que colocar um sistema de senha! Sem falar que nos banheiros não tem tampa no vaso sanitário nem cortina no chuveiro. Me pergunto em que estado estará o tapetinho após algumas horas. Vai ficar uma sujeira e um lamaçal após 2 ou três pessoas usarem o banheiro que francamente ninguém merece nem de graça.

Falta espaço para socializar.... está brincando né? Com 18 pesoas no mesmo ap não vai faltar socalização te asseguro.

Que tipo de gente você pretende hospedar? Como que os vizinhos vão reagir quando virem um monte de gente (e que tipo de gente) entrando e saindo do ap? E a segurança? E o barulho? Uma visão do inferno!  

Achei irônico você informar que tem estacionamento gratuito. Acha mesmo que vai conseguir atrair hóspedes que possuem carro? Talvez se chegarem com a van da Prefeitura ou da Santa Casa.

E não entendi o preço. R$ 453 (é bom saber que tem desconto e que o preço original era 513) pelo quarto ou (meu Deus!) por cama? Faça uma pesquisa na airbnb para Ananindeua e verá que por menos que isso aluga-se um apartamento inteiro com todo tipo de conforto.

Na forma que você configurou o anúncio quando alguém alugar 1 quarto (por mais improvável que isso seja) vai bloquear tudo no seu calendário e não será possível outro hóspede alugar o outro quarto. Pelo visto você não experimentou ver a coisa do ponto de vista do hóspede que pesquisa e por alguma razão incompreensível decide reservar.

Não sei como te ajudar, francamente, mas sei que a Airbnb não é a plataforma para o que me parece que você tem em mente, te asseguro.

Talvez a Booking que permite alugar quartos individuais com mais facilidade mas mesmo assim, acredito que na Booking não tenha hóspedes tão desesperados.

Boa sorte

Carlos

Carlos, obrigado por tomar um tempo para responder, agradeço a sinceridade, realmente preciso de orientação quanto a forma de anunciar, as fotos etc...

Quanto a duplicidade de anúncio na realidade os mesmos estão com agenda restrita, então a data que se pode reservar em um anúncio, não não coincide com o outro anúncio, a questão de valores está alinhado com os demais anúncios para a mesma data onde se realizará a cópia 30. 

No mais tenho necessidade de suporte sim, preferencialmente de que possa ter empatia e tenha o interesse em ajudar mais do que ofender, como falei sou iniciante e fui claro de que não tenho certeza se fiz a escolha certa no que disrespeito ao modelo.

No mais: grato pela atenção.

Alexandro

Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

@Alexandro154 

Na verdade, eu compartilho das mesmas preocupações do colega @Carlos-Alberto64 , especialmente quanto às questões de privacidade, conforto e segurança. Veja bem, eu tenho uma acomodação para no máximo duas pessoas e já tive problemas com hóspedes que causaram transtornos no condomínio. E isso por que só aceito reservas mediante alguns critérios e exijo identificação de todos os hóspedes. É muito difícil assegurar uma boa estadia nessas condições ou, por outro lado, você terá um perfil de hóspede que pode te causar algumas dores de cabeça. Então, acho que fundamentalmente você tem que reavaliar esse quantitativo para oferecer uma experiência mais agradável. Não entenda nossas ponderações como crítica, é que realmente é possível antever alguns problemas quando se tem alguma experiência na plataforma. Sei que há uma expectativa enorme em Belém quanto à COP-30, inclusive com algum sobrepreço, e entendo que é natural que um grande evento crie expectativas, mas acho que o trabalho do AirBNB deve ir além disso, com visão para o ano inteiro e de médio prazo.

Dito isto, não entendi qual é a lógica da duplicidade do anúncio, isso está realmente bem confuso. Te sugiro ver anúncios de acomodações semelhantes, para entender a dinâmica e reorganizar o anúncio. Te envio um deles, bem avaliado, a título de exemplo. Observe outros pontos a melhorar, principalmente fotos e descrição:

https://www.airbnb.com.br/users/show/155795563 

Veja também as orientações do AirBNB para anunciar vários espaços e vincular calendários:

https://www.airbnb.com.br/help/article/289 

Não há fotos da cozinha, isso é fundamental, e algumas fotos da área externa são dispensáveis. Selecione melhor as imagens, quando atualizar as fotos.

Por fim, concordo também que os banheiros são insuficientes para essa quantidade de pessoas e precisam de melhorias, esses itens mínimos que Carlos Alberto citou. Banheiros bem organizados são fundamentais para uma boa estadia, mais uma vez, veja exemplos de acomodações semelhantes e bem avaliadas.

Reinaldo63
Level 10
São Paulo, Brazil

Olá @Alexandro154 . Anunciar no Airbnb não é tarefa fácil. A primeira coisa que você precisa se perguntar é: "Qual o público que eu quero atingir?". A próxima pergunta é:" O espaço que eu tenho seria do interesse deste público?".

Olhando o local onde está localizado o seu imóvel, não me parece um lugar turístico. E devemos concordar que o lugar é simples. Talvez você deva pensar se consegue atingir pessoas de passagem. A trabalho talvez? Você colocou 18 camas no seu imóvel. Te faço uma pergunta genuína e sem ofensas: por que você acredita que consegue ocupar todos estes leitos? Há procura na sua região para ter que disponibilizar tantas camas? Caro colega, eu acho que você fez um péssimo negócio colocando todos estes leitos. Quando você aceita muitos hóspedes na sua residência e sem o conforto necessário, você acaba que atraindo um perfil de hóspedes não muito bons. Entende? Pelas fotos eu identifico que há muitos residentes no condomínio. É de bom tom que anfitriões pensem nos moradores. Com um tipo de hospedagem que você esta oferecendo, é possível que você leve insegurança para o local. No seu anúncio você explica que o local é seguro. Mas o seu tipo de hospedagem não atrai famílias. Já imaginou se 18 homens alugam o seu espaço e Deus me livre acontece que um deles faça uma tragédia com a filha adolescente do seu vizinho? A segurança não é tão somente para nossos hóspedes. Precisamos pensar na comunidade como um todo.

Eu já disse aqui algumas vezes como exemplo e vou dizer novamente também para você, de modo que possa abrir sua mente para quem sabe você ter outras ideias para o seu espaço. Minha filha mora em um apartamento em Higienópolis. Alugou através do Airbnb. O ap tem quatro quartos e 3 banheiros. Minha filha aluga uma suíte neste ap. Ela pode usar a sala de estar e a cozinha. A dona do ap aluga outros dois quartos que fazem uso de um outro banheiro. E a proprietária dorme em outra suíte. Percebe? No total a anfitriã hospeda 3 hóspedes. Cada qual no seu quarto.  Fica confortável. O local é seguro tanto para o anfitrião, para o hóspede e principalmente para os moradores. 

Um banheiro só para este número de gente é inviável e anti higiênico. Repense com carinho sobre o seu negócio. Nosso colega @Carlos-Alberto64 foi muito assertivo nos comentários. E nos perdoe as palavras duras. Mas o seu anúncio esta tão descolado da realidade que nos pegou de surpresa. Faça o seguinte: entre no Airbnb como viajante e pesquise imóveis com as mesmas características que o seu. Veja como os anfitriões estão trabalhando. Estude um pouco sobre os meios de hospedagem. Sucesso nas suas escolhas. Um forte abraço. 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Alexandro154 

Seja bem-vindo!

A pedido do colega @Carlos-Alberto64 , vim pra tentar te ajudar.

O que vou dizer vai ser tbm "na lata" e se vc se sentir ofendido...

Só lamento, vc veio ao lugar errado. 🤷🏼‍♀️

E digo mais, o Airbnb não é pra vc. 

Ao contrário de nós que doamos parte do nosso tempo em meio à azáfana diária que temos como anfitriões, que somos; o hóspede que paga, não terá o menor escrúpulo em te arrasar no comentário e te detonar na nota. 

Endosso em gênero, número e grau todo o dito pelo colega Carlos Alberto. 

E ele ainda foi bonzinho em classificar como Albergue. Pra mim se assemelha mais a um alojamento de campanha de quartel.

E não encare isso como depreciativo, estamos apenas te fazendo enxergar o mesmo que o hóspede enxergará. 

Qual família escolherá esse tipo de acomodação?

Qual casal, ou grupo de mulheres se sentirá seguro em reservar?

Eis a questão do "perfil" da clientela mencionado pelo colega.

Pra começar, tirando o fato de que sua estratégia foi uma má escolha, o anúncio está configurado de forma equivocada para aquilo a que vc se propõe. 

Anúncio de "Quarto", como é o seu, é feito individualmente para cada cada quarto, podendo configurá-lo como privado ou compartilhado, conforme o uso que se dará.

Uma coisa que o colega Carlos Alberto minimizou, foi ao dizer que vc não seria banido por ter duplicado seu anúncio. 

Há, sim, risco real de banimento. Inicialmente vc será advertido, talvez mais de uma vez e, insistindo, poderá ser banido.

Num dos anúncios vc classifica a acomodação como "casa de hóspedes", o que nitidamente não é. 

Nas Comodidades diz que oferece roupa de cama, mas fiquei na dúvida se o que se vê é somente o lençol de baixo ou está completo com o de cima.

É é possível ver que está vestindo um colchão ainda com o plástico 🤦🏼‍♀️.

Diz ter "travesseiros e cobertores extras", mas não há nem mesmo o cobertor para o uso, quanto mais extra.

Lá tbm menciona "protetores de lareira" 🤔.

Tem lareira???!!!

Diz também ter "mesa de jantar" e "local para guardar as roupas".

Onde???!!!

Outra das características ali descrita menciona ter "Vista para as águas" (ao lado de uma orla") e "Acesso ao lago* (os hóspedes podem chegar ao lago através de um caminho ou doca). 

Não conheço Ananindeua, porém entendi ser um bairro na região metropolitana de Belém e Belém é uma cidade portuária... ok

Porém olhando o mapa não vi nem um, nem outro.

Mais do que a arrumação das camas, me preocupa o fato de não haver separação de quartos para as mulheres, nenhuma privacidade ou mesmo segurança para elas.

Principalmente pelo fato de que não há menção à tranca na porta dos quartos, muito provavelmente porque não tenha.

Vc espera, realmente, que uma mulher vá compartilhar um quarto com homens estranhos ou vai dirmir sem trancar a porta?

Colega, estamos falando aí de SEGURANÇA!!!

Não há água quente para o banho; mesmo sendo Belém, tenho minhas  dúvidas se alguém pagará pata tomar banho frio.

Serão 18 hóspedes usando um único vaso sanitário.

Te pergunto: vc está preparado para desentupir um vaso sanitário atolado de bos...???!!!

Porque fatalmente, é o que ocorrerá.

Principalmente pelo fato de que não há praticamente regras para organizar essa "turba", que é o que irá se tornar.

Um check-in de apenas 2 horas pra quem, como bem advertiu o colega Carlos Alberto, muito provavelmente virá de buzão ou na van da Prefeitura???!!!

Vc não pensou nos inúmeros problemas que podem atrasar uma viagem, mesmo praqueles que vêm de carro, ainda mais num evento grandioso como o Cop 30. 

Se, como dito, vc oferece selfcheck-in por ter fechadura eletrônica, qual o motivo de um horário tão apertado para o check-in?

Veja a possibilidade de ampliar até o início da noite.

Então, colega...

Percebeu o tiro no pé que vc deu com a sya estratégia?

O tanto de munição que vc está dando pro hóspede te fuzilar?

O Airbnb disponibiliza ótimos tutoriais sobre fotos, como arrumar a casa, como criar cantinhos especiais, como melhorar o anúncio...

Muita coisa boa e instrutiva. 

Abaixo te passo os links de alguns, mas na Central de Recursos tem muito mais 

Explore o que puder, tenho certeza que será de grande ajuda.

Aqui como anunciar "Quartos"

https://www.airbnb.com.br/help/article/3400

Aqui sobre fotos 

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/upgrade-your-listing-photos-46

Arrumar a acomodação

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/making-your-home-ready-for-guests-26

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/tips-from-airbnb-plus-hosts-how-to-add-thoughtfu...

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/t/delighting-guests-18

Para ajudar na descrição do espaço

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/how-to-write-a-great-description-of-your-place-3....

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-hom

Então colega, vc já tem bastante material de ajuda e ótimos conselhos de anfitriões experientes. 

Depois nos mostre o que resolveu fazer.

Abraços   

Obrigado, vamos ajeitar esses erros e posteriormente posto aqui ok?

Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

@Denise583 @Alexandro154 

Só uma ressalva em relação à duplicidade de anúncio: penso que, nesse tipo de acomodação, é possível ter vários anúncios de cada espaço e conectar os calendários. Enviei um exemplo acima de hostel e também as recomendações do AirBNB a respeito. 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oiê querida @Regina1105 

Vc está correta... em parte.

"É possível ter vários anúncios de cada espaço "

Não, isso não é PERMITIDO. 

O que é permitido 👇🏻

"É permitido ter vários anúncios, um para cada espaço diferente, NÃO DO MESMO.

O colega duplicou a mesma acomodação.

Por acomodação se entende o espaço a locar, seja ele "Espaço inteiro" ou "Quarto"

Ele duplicou o mesmo anúncio com os mesmos 2 quartos + 1 sala fazendo uso, de forma equivocada, da configuração de anúncio "Quarto".

Na maneira correta haverá, sim, mais de 1 anúncio porém, como expliquei a ele, deverá ser feito 1 anúncio para cada "quarto".

No caso do colega, caso ele queira continuar com a mesma dinâmica, terá que fazer:

* 1 anúncio para um dos quartos. (Quarto 1)

* 1 anúncio para o outro quarto. (Quarto 2)

* 1 anúncio para a sala (que tbm serve de "quarto"- Quarto 3)

Em cada um desses anúncios deverá estar descrito que é um Quarto compartilhado, o número de camas, tipo e o total de hóspedes. 

Como são camas individuais, o mais acertado seria tbm aplicar diárias individuais, fazendo uso da Taxa de hóspede adicional a partir de 1 hóspede. 

Também deverá estar a informação de quais demais cômodos são compartilhados e com quem será compartilhado.

Nos links de tutoriais que enviei a ele, há um específico sobre a elaboração de anúncio de "Quarto".

Bjcão 💋

Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

Sim, @Denise583 , entendi agora, realmente a configuração tem que mudar completamente.

Bjs.

Carlos-Alberto64
Level 10
Santiago Maior, Portugal

olá colegas @Denise583 @Regina1105 

O buraco é mais embaixo... o colega Alexandro não aluga quartos, aluga leitos na realidade. Com 6 leitos por quarto não há muita chance dele alugar um quarto inteiro de cada vez nem me parece ser a estratégia dele.

Não acredito que haja na airbnb uma confguração possível para anunciar/alugar leitos individuais. Ele poderia fazer 18 anúncios separados explicando isso tudo em cada um mas temo que a airbnb não vai gostar.

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Sim amigos @Carlos-Alberto64 e @Regina1105 

Nisso vc tem total razão.

Ao fechar a primeira reserva daquele quarto, automaticamente fechará o calendário para os demais leitos naquele quarto. 

A ideia que dei seria a opção que mais se aproximaria ao que ele propõe, mas realmente não contempla 100%.

O colega @Alexandro154 terá que reformukar sua proposta, caso queira ter sua acomodação anunciada no Airbnb.

Bjcão 💋

Olá @Alexandro154,

@Denise583 @Carlos-Alberto64 @Regina1105 

Por favor não nos entenda como "ofensores", mas como disse nossa colega @Denise583, aqui às vezes a verdade doi.
Muitas vezes é muito complicado assumirmos que tomamos uma decisão errada, e eu corroboro as opinões acima, o modelo que você escolheu está errado.

Se você pensou apenas no período da COP30, durante todo o resto do ano seu espaço vai ficar inviável. Fiz uma pesquisa rápida de opções em Belém e existem opções lindíssimas de apartamento inteiro por menos do que você cobra por uma cama. Pelo que ví, você cobra os 431, 00 para 1 hóspede e acrescenta 350,00 para cada hóspede adicional (considerado o desconto inicial).

Ainda dá tempo de rever sua estratégia se quiser sobreviver na plataforma.

Não acho que seja coerente fazer observações sobre as fotos, sobre a falta de acessórios básico do banheiro se não houver um reposicionamento sobre a estratégia.

Para este primeiro momento, para te dar uma base de avaliações, poderia ser o anúncio dos dois quartos separadamente, sem os triliches na sala e um investimento na melhoria do banheiro.

E já vou adiantando, não ache que vai ser uma fórmula mágica não, acho difícil encontrar público para ocupar os quartos com 6 lugares.

Dê alguns passos para trás, reavalie e se posicione melhor para o futuro..

Abraços e boa sorte.

EA

Fabricio50
Top Contributor
Recife, Brazil

Olá @Alexandro154 !

Vi seu post e achei interessante trazer uma opinião como anfitrião e como uma pessoa que está ligada nas leis, porque esse tipo de modelo de negócio pode te gerar mais prejuízos do que retorno, tanto financeiramente quanto juridicamente.

Transformar um apartamento residencial em uma espécie de “hostel” com 18 leitos distribuídos em treliches (inclusive ocupando a sala, sem espaço de convivência) é um exemplo clássico de descaracterização do uso residencial.

Na prática, isso transforma o imóvel em um alojamento coletivo informal, sem conforto, privacidade ou proposta de valor clara para os hóspedes.

Além disso, esse tipo de operação se aproxima bastante do caso julgado pelo STJ no REsp 1819075/SP, que tratava justamente de um anfitrião que usava um apartamento em condomínio residencial como se fosse um hostel.

O STJ entendeu que esse uso é atípico, ou seja, não é locação por temporada, mas sim atividade de hospedagem, o que exige licenciamento específico, CNPJ, alvarás, e só pode ocorrer em áreas compatíveis com uso comercial ou misto.

A consequência dessa decisão foi permitir que o condomínio proibisse esse tipo de locação, com base na convenção e na destinação residencial do edifício. Ou seja, além do negócio não atrair hóspedes (por falta de atratividade e conforto), você ainda corre sérios riscos legais e administrativos, como:

• Proibição ou interdição pela administração do condomínio;

• Multas ou notificações administrativas da prefeitura, vigilância sanitária ou corpo de bombeiros;

• Ações judiciais por parte de vizinhos ou do próprio condomínio;

• Responsabilização por eventual situação de risco, incômodo ou insalubridade.

Esse tipo de prática ainda prejudica todo o ecossistema da locação por temporada, pois alimenta decisões judiciais e políticas públicas que restringem o uso de plataformas como o Airbnb em imóveis residenciais.

Se sua ideia for seguir com a proposta de hospedagem em estilo hostel, o mais adequado seria buscar um imóvel com uso permitido para hospedagem, providenciar licenciamento e estruturar o espaço com conforto, ventilação, áreas comuns e uma identidade clara, como se espera de um hostel de verdade.

Deixo aqui essa análise com espírito construtivo. O sucesso na locação por temporada passa pelo respeito à legislação, à vizinhança e à experiência do hóspede, três pilares que não podem ser ignorados.

Conte com a comunidade para evoluir nesse processo!

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Muito valiosa a explanação do amigo @Fabricio50 trazendo um viés "legal", 

Vejam que rico é a pluralidade de um espaço como esse.

Cada um dá o que tem a partir de seu conhecimento, experiência e visão, e cada parte se encaixa formando um Todo.

Um verdadeiro "mutirão". 

Parabéns ao colegas Fabrício, @Regina1105@Carlos-Alberto64  e @Eduardo2009,.

E vamos que vamos!!!

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.