Olá, anfitriões!Meu nome é Rafaela e estou disponível para a...
Olá, anfitriões!Meu nome é Rafaela e estou disponível para atuar como coanfitriã de Airbnb na região de São Paulo.Tenho exper...
Faça login com sua conta do Airbnb para continuar lendo, compartilhando e se conectando com milhões de anfitriões do mundo todo.
Fala, Comunidade!
Comecei a hospedar em junho/2025 (e já tive a felicidade de virar Superhost!) e queria dividir uma experiência que pode ser útil para outros anfitriões que também estão dando os primeiros passos nessa jornada.
Projetei e montei meus espaços com bastante cuidado, pensando em cada detalhe para que a experiência fosse próxima à de um hotel: tudo novinho, funcional e aconchegante. Mas logo percebi que, no Airbnb, o jeito de contar essa história no anúncio faz toda a diferença.
Alguns aprendizados que tive logo de início:
📸 Fotos contam mais que palavras – boas imagens, com luz natural e que mostrem os diferenciais, fazem muita diferença na decisão do hóspede.
📝 Descrições objetivas e sinceras – quanto mais claro e objetivo, melhor. O hóspede quer entender exatamente o que vai encontrar.
🎯 Destaque o diferencial – no meu caso, a praia, a vista, os detalhes pensados de marcenaria, a adega de vinhos e até console de videogame. Isso ajuda a atrair hóspedes que realmente valorizam esses detalhes.
⚡ Atualização constante – manter calendário e preços ajustados passa confiança para quem está reservando.
Queria ouvir de vocês: qual foi o maior aprendizado que tiveram na hora de otimizar o anúncio?
Acredito que, quanto mais trocarmos essas experiências, mais vamos conseguir atrair hóspedes que combinam com o estilo de cada espaço.
Abraços,
Renan Castro.
Ola Renan, boa tarde. Para melhorar na plataforma tem que tratar o alogaritimo bem, pois parece uma crianca mimada. Qquer deslize ou "erro" e pronto, vc(seu anuncio) vai ficar no banquinho de castigo. Assim pelo menos eu sinto que esta acontecendo. Se e quando temos hospedes via Airbnb: sempre 5 estrelas em tudo.. a turma super feliz e animada.. mesmo assim a frequencia de hospedagens com Airbnb continua timida comparado com a outra. Ja melhoramos fotos, ja mudei titulos, descricoes etc etc tudo que os guru estao falando.. mas acredito que é um jogo de paciencia.... Queria ter bem mais hospedes via Airbnb. Uma coisa esta certa: quando vem hospede: carpete vermelha, e, nao importa qual tipo de acomodacao vc oferece: Tem que estar super limpo, aparelhos funcionando, cheirinho gostoso, roupa de cama (de preferencia branca) de boa qualidade.. etc etc... E que tbm ajuda: respostas ultra rapidas. Boa sorte com suas locacoes. Sds Pieter da Casa Gaiaguesthouse, Ilhabela
Olá! Estamos sempre aprendendo a otimizar o anúncio com atualizações, precificação, com o objetivo de filtrar o nosso público e trazer a acomodação o nosso público alvo!
Renan, meu maior aprendizado foi perceber que um anúncio claro, com boas fotos e informações completas, gera muito mais confiança e interesse dos hóspedes.
Olá Renan, bem vindo!
cada opinião é válida e pessoal, a minha opinião e o que transmito no meu Airbnb é:
- Ficar na MINHA CASA. Este é o verdadeiro conceito de Airbnb, foi assim que a marca começou e se tornou o gigante que é hoje; está a começar a haver esta confusão de Airbnb=Hotel, o que não concordo;
- eu vivo literalmente por baixo do meu Airbnb (é independente da minha casa, mas faz parte dela);
- o que transmito é uma extensão da minha casa: as minhas ideias/o meu estilo de decoração, atenção aos detalhes, objetos de valor, sempre tudo como novo (adoro bricolagem), bastantes detalhes feitos por nós, mobiliários de madeira feitos por nós, louças que eram da minha avó e sempre estiveram lá em casa…..
Claro que os pontos que falou são cruciais e também os ponho em prática, mas não com
vista a ser idêntico a um hotel. Até porque num hotel não é o dono que lá está a ver tudo e a fazer as coisas.
Boa sorte 🍀
cumprimentos
Rita
A informação oferecida no anúncio é tão importante quanto o preço e as avaliações positivas
Olá, é um ótimo tópico, obrigado pela iniciativa.
Bom, sou um SuperHost aqui pelo Airbnb desde 2022 e atuo no ramo de temporada a uns 6 anos.
Hoje atuo também como co-anfitrião profissional do próprio Airbnb.
E a resposta é simples: PRIMEIRA IMPRESSÃO.
Vou ser prático aqui, sem todo aquele básico obvio que todo mundo já conhece e se repete na maioria dos comentários sobre esse tema.
Então vamos lá:
Eu percebi que a grande maioria das avaliações vão ser feitas pela primeira impressão que o hóspede tem do apartamento, óbvio que intercorrencias durante a estadia vão afetar a experiência, mas considerando que o dever de casa foi feito, será a primeira impressão que contará para a avaliação.
Invista em luzes baixas, sempre luzes amarelas e preferencialmente indiretas.
Deixe seu som ou televisão, tocando, em volume baixo, aquelas musicas ao estilo JB FM, bem elevador e tranquilas.
Compre sempre dispersores de odor, lembre-se de usar pouco ou um produto não muito forte, é somente pra dar um cheirinho bom. Exageros também atrapalham.
Então imagina o cenário, o hospede chega, cortinas fechadas, ambiente escurinho, luzes baixas (luminárias, abajures, ponto de luz), em pontos estratégicos dando visibilidade e criando aquela sensação gostosa de tranquilidade, a televisão tocando em volume baixo: "-I know your eyes in the morning Sun
I feel you touch me in the pouring rain
And the moment that you wander far from me
I wanna feel you in my arms again...", umas plantinhas (pode ser artificial) dando vida a unidade, um aroma agradável de coisa limpa... é certo, é praticamente garantido suas estrelas.
Essa dica vale principalmente pra quem não tem condições de construir um apartamento todo planejado ou em investir em obras decorativas... a luz baixa esconde as imperfeições e cria aconchego, o odor cria sensação de limpeza.
Depois que o hóspede começar a usar o apê ele já não vai mais saber se aquela sujeirinha que passou batido na limpeza foi ele que fez ou se já tava lá.
O resto é o dever de casa, roupas de cama de boa qualidade É O BÁSICO, toalhas preparadas, kitzinho com sabão e shampoo você compra aos milhares bem barato Mercado Livre. O mesmo vale para panelas, talheres e louças... use sempre material novo, sua propriedade é seu trabalho... existem jogos de panelas ótimos por 160 reais, faqueiro por 50, talheres por 70... você recupera isso com UMA UNICA RESERVA.
A limpeza obviamente precisa estar sempre em dia.
FAÇA O DEVER DE CASA.
O atendimento precisa ser sem ego, hóspedes podem ser totalmente sem noção, mas lembre-se, eles são só NÚMEROS, não são seus amigos, nem inimigos, são clientes e você provavelmente nunca os verá novamente, não tome nenhuma fala ou ação do hospede como pessoal, não "responda" emocionalmente a nenhuma fala absurda, trate-o sempre com cordialidade e educação.
---
SOBRE O ANÚNCIO
Pro anuncio, o próprio Airbnb tem uma função contratar um fotógrafo por 150 dólares e deduzidos dosnseus própriosganhos... boas fotos são o coração do anúncio. Mas caso você não queira gastar esse valor, fotografe com boa iluminação natural os detalhes do seu imóvel, não apenas os cômodos... fotografe aquela sua decoração, os pratinhos arrumadinhos, o quadro num bom angulo... faça boas fotos.
Raramente os hospedes vão ler suas gigantes descrições, eles olham a localização, as avaliações e as fotos, é aqui que você tem que focar.
Então nas descrições seja objetivo, fale sobre a localização e sobre seus diferencias de forma bem direta.
DESTAQUE NO TITULO DA SUA PROPRIEDADE A QUALIDADE DELA...
Invés de colocar "Apartamento lindo em X lugar", coloque "MARAVILHOSA VISTA PRO MAR - X lugar"
Enfim... acho que é isso por enquanto.
Grande abraço.
Olá, é um ótimo tópico, obrigado pela iniciativa.
Bom, sou um SuperHost aqui pelo Airbnb desde 2022 e atuo no ramo de temporada a uns 6 anos.
Hoje atuo também como co-anfitrião profissional do próprio Airbnb.
E a resposta é simples: PRIMEIRA IMPRESSÃO.
Vou ser prático aqui, sem todo aquele básico obvio que todo mundo já conhece e se repete na maioria dos comentários sobre esse tema.
Então vamos lá:
Eu percebi que a grande maioria das avaliações vão ser feitas pela primeira impressão que o hóspede tem do apartamento, óbvio que intercorrencias durante a estadia vão afetar a experiência, mas considerando que o dever de casa foi feito, será a primeira impressão que contará para a avaliação.
Invista em luzes baixas, sempre luzes amarelas e preferencialmente indiretas.
Deixe seu som ou televisão, tocando, em volume baixo, aquelas musicas ao estilo JB FM, bem elevador e tranquilas.
Compre sempre dispersores de odor, lembre-se de usar pouco ou um produto não muito forte, é somente pra dar um cheirinho bom. Exageros também atrapalham.
Então imagina o cenário, o hospede chega, cortinas fechadas, ambiente escurinho, luzes baixas (luminárias, abajures, ponto de luz), em pontos estratégicos dando visibilidade e criando aquela sensação gostosa de tranquilidade, a televisão tocando em volume baixo: "-I know your eyes in the morning Sun
I feel you touch me in the pouring rain
And the moment that you wander far from me
I wanna feel you in my arms again...", umas plantinhas (pode ser artificial) dando vida a unidade, um aroma agradável de coisa limpa... é certo, é praticamente garantido suas estrelas.
Essa dica vale principalmente pra quem não tem condições de construir um apartamento todo planejado ou em investir em obras decorativas... a luz baixa esconde as imperfeições e cria aconchego, o odor cria sensação de limpeza.
Depois que o hóspede começar a usar o apê ele já não vai mais saber se aquela sujeirinha que passou batido na limpeza foi ele que fez ou se já tava lá.
O resto é o dever de casa, roupas de cama de boa qualidade É O BÁSICO, toalhas preparadas, kitzinho com sabão e shampoo você compra aos milhares bem barato Mercado Livre. O mesmo vale para panelas, talheres e louças... use sempre material novo, sua propriedade é seu trabalho... existem jogos de panelas ótimos por 160 reais, faqueiro por 50, talheres por 70... você recupera isso com UMA UNICA RESERVA.
A limpeza obviamente precisa estar sempre em dia.
FAÇA O DEVER DE CASA.
O atendimento precisa ser sem ego, hóspedes podem ser totalmente sem noção, mas lembre-se, eles são só NÚMEROS, não são seus amigos, nem inimigos, são clientes e você provavelmente nunca os verá novamente, não tome nenhuma fala ou ação do hospede como pessoal, não "responda" emocionalmente a nenhuma fala absurda, trate-o sempre com cordialidade e educação.
---
SOBRE O ANÚNCIO
Pro anuncio, o próprio Airbnb tem uma função contratar um fotógrafo por 150 dólares e deduzidos dosnseus própriosganhos... boas fotos são o coração do anúncio. Mas caso você não queira gastar esse valor, fotografe com boa iluminação natural os detalhes do seu imóvel, não apenas os cômodos... fotografe aquela sua decoração, os pratinhos arrumadinhos, o quadro num bom angulo... faça boas fotos.
Raramente os hospedes vão ler suas gigantes descrições, eles olham a localização, as avaliações e as fotos, é aqui que você tem que focar.
Então nas descrições seja objetivo, fale sobre a localização e sobre seus diferencias de forma bem direta.
DESTAQUE NO TITULO DA SUA PROPRIEDADE A QUALIDADE DELA...
Invés de colocar "Apartamento lindo em X lugar", coloque "MARAVILHOSA VISTA PRO MAR - X lugar"
Enfim... acho que é isso por enquanto.
Grande abraço.
Olá Renan e restante comunidade, depois de otimizar o anúncio com a descrição e actualização de fotos, acabei por ter um ligeiro aumento de reservas! Creio que é algo de deve ser actualizado com alguma regularidade. Cumprimentos a todos e todas
Sem dúvida boas fotos é um grande diferencial. Com tempo o que mais atrai, para evidenciarmos, além de fotos claras e com paisagem e melhores experiências do local, como gastronomia, praias e passeios.
Sempre atualizar este portfólio também é necessário.
Fiquei em dúvida o que quer dizer como "preços ajustados"
Obrigado,
Andre
Oi @Renan-Castro0, um prazer ter você aqui na comunidade!
Obrigada por compartilhar os seus aprendizados e também fazer essa ótima pergunta para outros anfitriões. Acho que esse tipo de troca enriquece ainda mais nosso espaço.
Você viu quantas respostas e visões interessantes seu post recebeu?
Grande abraço!
-
Por favor consulta las Normas de la comunidad | Por favor consulte as Diretrizes da comunidade
Sou Nova na AIRBNB, mas desde o primeiro momento pensei e penso no conforto do hospede como se fosse para mim. Estou sempre querendo comprar algo novo e diferenciado. Sempre me preocupo com as fotos, para mostrar minha organização.
Oi @Eliany2, bem-vinda! Você já está hospedando a quanto tempo no Airbnb?
-
Por favor consulta las Normas de la comunidad | Por favor consulte as Diretrizes da comunidade
Bella estou AIRBNB desde Fevereiro2025 e tive pedidos de hospedagem, mas foi impossivel a data.
Já recebi hospede de outros aplicativos. Tenho agenda para DEZ e JAN2026.
Agora estou fazendo algumas melhorias na casa para essa temporada.
Que legal, @Eliany2! 👏 É ótimo ver que você já tem reservas para a alta temporada. Quais melhorias você anda fazendo na casa pra receber os hóspedes? Tá dando muito trabalho ou por enquanto está tranquilo?
Abraços!
-
Como ja mencionei anteriormente, focamos muito na limpeza antes e depois de qq locação, usando os padrões criados quando da pandemia.
Tb oferecemos uma garrafa de vinho tinto no frio, e branco no calor, em balde de gelo, decorada com flores frescas colhidas do jardim, e um cartão plastificado com a mensagem de Boas Vindas e o nome de nossa familia, fornecendo tb as senhas de acesso as midias da televisão e wifi.
Tb peço para que os hospedes nos dêem sugestões de melhorias e estas sugestões sempre foram benvindas, e as implementamos sempre que possivel, e isso sempre agregou valores à casa, tais como, aquecimento da piscina e spa, hidromassagem, ducha higienica em todos os banheiros, utensilios na cozinha de silicone etc etc.
Espero ter contribuido.