Olá comunidade! Tudo bem? Será que você pode me ajudar a ide...
Última resposta
Olá comunidade! Tudo bem? Será que você pode me ajudar a identificar o que está impactando na falta de consultas e reservas p...
Última resposta
Faça login com sua conta do Airbnb para continuar lendo, compartilhando e se conectando com milhões de anfitriões do mundo todo.
Fala, Comunidade!
Comecei a hospedar em junho/2025 (e já tive a felicidade de virar Superhost!) e queria dividir uma experiência que pode ser útil para outros anfitriões que também estão dando os primeiros passos nessa jornada.
Projetei e montei meus espaços com bastante cuidado, pensando em cada detalhe para que a experiência fosse próxima à de um hotel: tudo novinho, funcional e aconchegante. Mas logo percebi que, no Airbnb, o jeito de contar essa história no anúncio faz toda a diferença.
Alguns aprendizados que tive logo de início:
📸 Fotos contam mais que palavras – boas imagens, com luz natural e que mostrem os diferenciais, fazem muita diferença na decisão do hóspede.
📝 Descrições objetivas e sinceras – quanto mais claro e objetivo, melhor. O hóspede quer entender exatamente o que vai encontrar.
🎯 Destaque o diferencial – no meu caso, a praia, a vista, os detalhes pensados de marcenaria, a adega de vinhos e até console de videogame. Isso ajuda a atrair hóspedes que realmente valorizam esses detalhes.
⚡ Atualização constante – manter calendário e preços ajustados passa confiança para quem está reservando.
Queria ouvir de vocês: qual foi o maior aprendizado que tiveram na hora de otimizar o anúncio?
Acredito que, quanto mais trocarmos essas experiências, mais vamos conseguir atrair hóspedes que combinam com o estilo de cada espaço.
Abraços,
Renan Castro.
Seja bem-vindo!
Minha história começou em 2018 (lá se vão 7 anos) e, minha proposta enquanto anfitriã, foi diametralmente oposta à sua.
Meu objetivo sempre foi oferecer uma experiência que fosse distante dos hotéis.
Aliás à epoca, essa era a proposta do Airbnb; aquela coisa mais caseira, uma alternativa à impessoalidade dos hotéis.
Embarquei nessa e tem sido minha seara até então.
Minhas acomodações são únicas e com personalidades próprias, inseridas em seu habitat, tal qual os animais silvestres na mata que as cerca.
Lá o hóspede encontra o que nunca terá num hotel, uma vivência particular e diferenciada, aquilo que eleva a alma e aquece o coração.
É isso...
Olá. Comecei a hospedar em agosto de 2024. Logo ja consegui o status de superhost e mantenho.
Eu tenho um mix de tudo que foi dito aqui. Tive o cuidado com o visual do meu espaço, com fotos boas e verdadeiras, projetei os móveis diferente do layout de outros apartamentos do Condomínio (personalizei), respondo rápido e trato sempre com muita educação todos os hóspedes. Nunca tive nenhum problema.
Olá @Renan-Castro0 !
Então, ainda não fiz recentemente alterações e tampouco otimizações no meu anúncio, mas mantenho sempre atualizado e corrigindo-o a partir de comentários que são oriundos dos hóspedes.
Assim que tiver uma disponibilidade, certamente farei ajustes até para que possa ter uma dinâmica de mudança de visual. Obrigado por seu interesse em abordar o tema.
Grande abraço.
Olá @Renan-Castro0 e @Bella . Certamente as fotos são mais importantes no primeiro contato com o anúncio.. sendo as fotos interessantes, assim os hóspedes terão interesse pelo anúncio e anseio de hospedagem.
Oi @Bianca914, concordo! Você costuma priorizar ângulos amplos do ambiente ou close com mais detalhes?
-
Por favor consulta las Normas de la comunidad | Por favor consulte as Diretrizes da comunidade
Como anfitrião no Airbnb, um dos meus maiores aprendizados foi entender a importância de dois pontos fundamentais: fotos de qualidade e a presença de utensílios essenciais no imóvel. Percebi que imagens bem produzidas, que realmente mostram o espaço com clareza e aconchego, fazem toda a diferença na decisão do hóspede. Além disso, incluir itens que são frequentemente procurados, como cafeteira, micro-ondas, secador de cabelo e até pequenos detalhes como cabides e tomadas acessíveis, aumenta muito a satisfação e as chances de boas avaliações. Esses ajustes simples transformaram minha experiência como anfitrião e trouxeram resultados muito positivos.
Começamos em 2024 no final do ano como fonte de renda extra
Como já sigo alguns anfitriões no Insta, fui e comecei com o que tinha, era um quartinho sobrando na casa em que alugo, sem ar condicionado, apenas um frigobar tv com canais pagos e uma suíte.
Em 2025 com aperto nas contas, e umas 600mil milhas sobrando me deparei com a situação, ou perdia o apartamento pro banco ou mobiliava e começava a alugar pelas plataformas
a partir de então foram vários aprendizados, fotos aperfeiçoadas por IA e sempre tentando ouvir cada vez mais o hóspedes para que a experiência seja cada vez melhor
De fato se comprometer a elucidar os detalhes sobre a hospedagem fazem toda a diferença ; aprendi com o tempo que quanto mais clareza no anúncio, menos impecilhos para resolver , deixar evidente os horários de Check-in, como será a entrega das Chaves para quem chega em horários especiais, um mapa sobre o acesso a hospedagem, lugares úteis para comer e fazer compras , manual de uso de alguns equipamentos, dicas de turismo , dicas de uso de utensílios na acomodação, etc.. . Tido isso cativa o cliente e é sem dúvida de grande importância para quem se hospeda num lugar diferente.
A dica mais importante é entrar no seu Clube de Anfitriões. Ele hoje está no Facebook, mas em breve migrará para a plataforma.
Olá, bom dia!!!
Hospedo há 9 anos e estou de acordo contigo: as informações devem ser sempre verdadeiras, as fotos contam muito mais que descrições do que seu espaço tem como mais valia e por último, calendário sempre revisto e atualizado de acordo com a demanda e concorrência imediata.
Mas .... os aptos que anuncio são os mesmos desde 2017; embora renove a decoração e itens funcionais, troque o papel da parede ou a cor das paredes .... me sinto frustrada porque ainda não cabem mudanças estruturais, que impactem de verdade.
Otimizar o quê?
Boa tarde,
Eu e minha esposa, começamos a hospedar em março/2022 com vários sentimentos à flor da pele, como ansiedade, medo, coragem e o principal de todos, o desapego...rsrs
Assim como nós, acredito existirem tantos outros anfitriões, que empregam tempo, dinheiro e energia, ao mobiliarem seus espaços, pensando em cada detalhe, otimizando cada cantinho, com tanto carinho e dedicação e quando tudo está pronto, surgem as dúvidas:
...e se quebrarem
...e se sujarem
...e se furtarem
Vencida a barreira do medo, aplicando o desapego, hoje, temos como prática constante para que nosso Airbnb tenha um CASE de sucesso:
Entender na etapa da pré-reserva, a real necessidade do potencial hóspede e o mais importante, que o retorno financeiro é uma consequência, não prioridade.
Já chegamos a recomendar à pessoa interessada que não fechasse a reserva conosco, pelo fato de não dispormos de algo, que para ela, seria primordial, mas já acendendo um alerta de algo que poderíamos oferecer em nosso espaço.
Me lembro que por quase 2 anos, disponibilizávamos nosso apartamento sem conexão com internet, na própria descrição do anúncio, criamos um texto onde tínhamos como propósito, se desconectar da correria do dia a dia e apreciar as belezas que a cidade tem para oferecer, pois tanto eu como minha esposa, somos apaixonados pela cidade de Santos-SP, onde está localizado nosso apartamento.
Demoramos entender que este era o nosso propósito, mas não necessariamente seria o propósito de todos nossos hóspedes, alguns viajam a trabalho, outros por lazer. Existe também a questão climática, como frio e chuva que podem limitar a saída dos hóspedes durante a hospedagem e atualmente, até para arriscarmos uma nova receita de bolo, a internet se faz necessária, hoje nosso espaço dispõe de internet estável e com ótima velocidade...rsrs
Essa questão da comunicação deve se estender tanto na pré reserva, como durante toda a hospedagem, oferecendo o melhor suporte caso solicitado.
Publicar fotos profissionais ou fotos com boa qualidade e iluminação de todos os cômodos, mas o mais importante, que sejam fotos reais, não “melhoradas” por IA ou capturadas de ângulos estratégicos, que passam uma falsa ideia de tamanho e que ao se adentrar no imóvel, possa surgir qualquer sentimento de frustração, como infelizmente vejo em vários anúncios, quando comparados com as avaliações.
Elaborar uma descrição completa de tudo o que seu imóvel oferece, para que os interessados estejam cientes e de acordo e se caso algum item constante na descrição do anúncio, não esteja operando, é muito importante que seja previamente informado.
Procurar sempre atualizar o imóvel com novos dispositivos equipamentos que acompanhem as tendencias tecnológicas e sustentáveis, a fim de oferecer maior conforto e praticidade, seja num equipamento de Ar-condicionado mais moderno e eficaz no consumo de energia, seja numa simples tomada de parede, que disponha de conexão direta para cabo de celular, sem a necessidade de tomada/adaptador, pois quem nunca viajou e esqueceu de levar a tomada para carregamentos....rsrs
Enfim, temos como máxima, disponibilizar o imóvel com itens básicos e funcionais, bom atendimento e suporte, para que o hóspede tenha total conforto durante uma hospedagem, para que sempre tenha o desejo de retornar e recomendar nosso espaço para amigos e familiares.
Agradeço ao Christian pelo apoio no inicio em fevereiro 2025, achei complicada a ferramenta. quando ele fez contato comigo e me deu varias dicas, me ajudaram muito.
Gratidão.
Aline Rodrigues
Oi @Aline972, tudo bem? Que lindo ver esse comentário em reconhecimento ao querido @Christian3161, ele realmente está sempre aqui disposto a ajudar todos. Fico feliz que você foi uma delas! 😊 Marquei ele aqui para que ele possa ver sua mensagem.
Adoraríamos te ver mais aqui na CC!
Sucesso! ✨
-
Por favor consulta las Normas de la comunidad | Por favor consulte as Diretrizes da comunidade