Quais tarefas você deixa nas instruções de check out do hóspede?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Quais tarefas você deixa nas instruções de check out do hóspede?

instruções de check out - Airbnb Central da Comunidade.jpg

 

Olá a todos 🙂

As tarefas que solicitamos aos nossos hóspedes no final da estadia são essenciais para manter a acomodação em excelentes condições e facilitar a preparação para a chegada do próximo hóspede.

Algumas das tarefas mais comuns para os hóspedes são:

-Recolher as toalhas usadas e colocar no cesto de roupa suja
-Desligar as luzes, o ar-condicionado e fechar todas as janelas
-Verificar se nenhum alimento foi deixado na geladeira ou na cozinha
-Trancar a porta e deixar as chaves em um local específico


Você atribui alguma dessas tarefas aos seus hóspedes? Ou há alguma instrução diferente na sua lista de checkout?

Gostaria muito de saber sobre quais tarefas são mais comuns entre os anfitriões e quais são especificamente por obrigações impostas pelo condomínio, por exemplo.

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

81 Respostas 81
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

O básico de como deixar a acomodação já deveria estar na massa da sangue praquele que é usuário do Airbnb. Caberia a nós apenas fazer algumas adições mais específicas ao nosso espaço e realidade. 

Infelizmente já foi assim, há muito que a coisa mudou com a introdução de pousadas e hotéis trazendo aquele tipo de hóspede que, diferente da premissa do Airbnb, vem com o ranço de hotéis e acha que não tem que fazer nada porque "tá pagando"

Além deles têm os novos, ainda deconhecedores de toda a dinâmica alternativa do Airbnb. 

E por falar em novos, tenho notado muitos deles ultimamente. Nunca me lembro de ter recebido consulta e pedidos de tantos novos, como nos últimos meses. 

 

Em relação às minhas recomendações para o check-out, algumas são parecidas com o seu exemplo. 

Estão nas "Mensagens Programadas" do chat e são enviadas na véspera às 7h.

São elas 👇🏻

 

Olá!!!

Passou tão rápido e o check-out já é amanhã 😔

Espero que tenha apreciado a estadia!

Peço especial atenção às regras e orientações de como deixar a acomodação. 👇🏻

* Deixar as toalhas usadas estendidas no toalheiro do banheiro.

* Tirar o lixo. Não há coleta domiciliar na zona rural. Leve-o a uma das lixeiras ao redor da praça da igreja.

* Desligar a geladeira, verificar se as luzes estão desligadas e as torneiras fechadas 

* Trancar as janelas e a porta de entrada.

* A chave deverá ser deixada onde a encontrou 

 

Não cobramos taxa de limpeza, mas pedimos a gentileza de deixar a louça lavada e a cabana limpa e organizada, do jeitinho que a encontraram. 

Disponibilizamos material de limpeza.

Recolher as redes ao gancho, verificar gavetas e conferir se não esqueceu nenhum pertence. 

 

Lembrando que o check-out é até as 11h.

Agradeço por escolher a Ypotyra. 

Que leve na bagagem ótimas recordações! 🙏

 

É isso...

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Baum dia @Denise583 !

Essa é a mesma mensagem que você deixa na casa do campo?

 

Agora não estou lembrando como fizemos na Ypotyra, acho que levamos com a gente no carro 🧐

 

Algum motivo específico de porquê a geladeira precisa ser desligada?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Sim, vcs levaram o lixo pra ser descartado em alguma das lixeiras da cidade.

Na Ypotyra e na Xainã são as mesmas orientações, muda só um pouquinho na Casa do Canto.

Lá, como é na cidade, há coleta domiciliar do lixo por exemplo. Portanto basta o hóspede deixar seu lixo na lixeira suspensa da cerca. Nesse caso informo os dias corretos para cada tipo pois temos coleta seletiva para reciclados em dias alternados ao lixo comum e orgânico.

Lá tbm, no lugar de instruir a que "recolham as redes ao gancho", peço para recolherem as redes ao cesto que fuca dentro da casa. 

Mas no geral é igual.

 

O cuidado com se desligar a geladeira passa por algumas razões. 

Primeiramente a consciência energética em não deixar ligada uma geladeira vazia consumindo energia elétrica à toa. Lá nem sempre conseguimos limpar no mesmo dia do check-out (já por isso deixo o intervalo de 1 noite)

Tem a coisa da segurança também. Deixar um aparelho elétrico funcionando numa casa vazia, não me passa segurança. 

Carrancas é uma cidade de Vales e Serras e muitas cachoeiras, temos uma incidência incrível de raios e a cidade não possui um único para-raio sequer. A incidência de aparelhos elétricos queimados em dias de tempestade é muito comum, e não se pode descartar também o risco de incêndio. 

O seguro morreu de velho", né kkkk?

É isso...

Diego1537
Level 10
Vila Velha, Brazil

@Laurano dia anterior ao check-out, às 21h, eu envio essa mensagem: 

 

1.jpg

 

E no dia do check-out, às 08h, eu envio esta outra mensagem:

 

2.jpg

 

Então, como eu já encaminho estas mensagens de forma automática, minhas instruções de chech-out são bem breves e servem de reforço para o que eu já enviei: 

 

DEVOLVAS AS CHAVES: Por gentileza, deixe o controle da garagem e a tag de acesso no mesmo local onde deixamos para você.

 

PEDIDOS ADICIONAIS: Antes de sair, por favor verifique se não está esquecendo algum pertence pessoal.

 

Eu já mudei várias vezes essas mensagens até chegar nestas que se encaixaram no perfil do meu público... muitos anfitriões pedem para juntar o lixo, etc, mas (eu acredito que) uma mensagem não estimula uma pessoa "porca". As pessoas educadas sempre deixam tudo limpo e organizado, independente de mensagem, então eu aboli esse tipo de abordagem. Foquei apenas no que realmente me causava grandes problemas ou tempo para ficar respondendo:

 

1) Saírem no horário certo para conseguirmos limpar e arrumar o imóvel para os próximos hóspedes;

2) Onde deixarem as chaves/controle (sem precisar me mandar mensagem sobre isso);

3) O que fazer com os pertences esquecidos, já que muitos esqueciam;

4) Evitar uma avaliação negativa perguntando se precisamos fazer alguma manutenção no imóvel, pois muitos hóspedes não fala durante a hospedagem e eu só descobria na avaliação. Isto resolveu meu problema.

 

Em tempo, ressalto que esta última ação do Airbnb - instruções de check-out - melhoraram bastante meus índices nestes quesitos. Hoje, raramente alguém esquece um pertence e todos deixam as chaves/controles no lugar certo (sem precisar me perguntar).

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Diego1537 , boa quinta feira pra você!

Gostei bastante desse lembrete de checar se nada foi esquecido na acomodação....uma vez só aconteceu isso comigo de esquecer e super me coloquei no lugar do anfitrião e a chatisse que deve ser ter que ir na casa, checar se está lá, pedir todos os dados para enviar por correio.... aquela coisa toda.

 

Então você já começou a usar essa ferramenta lançada em Maio? Conta para gente o feedback 😎

Apresentamos instruções de checkout e lembretes

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Marcando o @Ricardo1643 que me inspirou a criar esse tópico! Vamos ver se dá pra ter um bom termômetro do que os anfitriões pedem para os hóspedes nas instruções de check out 😎

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ricardo1643
Level 10
Praia Grande, Brazil

Olá @Laura, que bacana.  Show de bola mesmo. Sem dúvida vamos ter bons insights.

Ricardo Santos QA
Me segue no insta: @ santosqa_

.
.
Diego1537
Level 10
Vila Velha, Brazil

@Laura, no início, para impressionar o hóspede, eu levava no Correio e perdia muito tempo com isto, mas conforme cresceram os imóveis para nossa gestão, essa mensagem "lembrete" aliada a nossa nova política de - peça alguém para buscar em até 90 dias ou será descartado após este prazo - resolveu este problema e, agora, os poucos que esquecem, enviam algum conhecido ou familiar para pegar os objetos esquecidos 😃

Filipe216
Level 2
São Bernardo do Campo, Brazil

Oriento aos hospedes para deixar o local arejado e limpo, desliguem as luzes e deixar apenas a geladeira ligada na tomada. Deixar a chave e a no lado de dentro do imovel

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Filipe216 , obrigada por compartilhar conosco as suas instruções de check out!

 

Então você pede para os hóspedes deixarem a chave dentro do apartamento?  Tem algum lugar específico que você normalmente pede que eles deixem?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ricardo1643
Level 10
Praia Grande, Brazil

Deixo as informações no app do AIRBNB e coladas na geladeira também para caso não terem se atentado ao reservar, fica o reforço na geladeira kk

Quanto as regras do ap em si, são bem tranquilas o que pega mesmo é regras de condomínio no meu caso.

Durante a estadia:
- Áreas de lazer do condomínio não são permitidas para hospedes. (infelizmente)
- Regra de condomínio também não podem transitar com trajes de banho ou pet pela recepção, sempre devem usar a saída de banhista. 

- Regras de condomínio também sobre o elevador, que não podem utilizar o social com trajes de banho, pet, malas e objetos...

- Informo que o Local de dispensa do lixo fica no subsolo. ( mas se não fazem, eu tbm não me incomodo muito)
- "até coloco na geladeira para manter o ap organizado" ( mas se não manter tbm não é algo que me incomoda não. A questão de luzes, tomadas etc... eu não me preocupo também, pois eu sempre vou no ap após a saída do hospede)

No checkout:

- Só reforço via mensagem para não esquecer o controle do portão da garagem e credencial do veículo.


Ricardo Santos QA
Me segue no insta: @ santosqa_

.
.

Verdade @Ricardo1643 , regras de condomínio costumam ser bem rígidas, não só para hóspedes, mas para qualquer visita. infelizmente nem todos os hóspedes têm essa compreensão. Certa vez uma hóspede disse q sua filha queria muito entrar na piscina. Sei q é restrito somente a moradores, nunca divulgo imagem da piscina. Esclareci a ela, mas foi difícil de entender. No app eu deixo um aviso que "as repartições e funcionários do condomínio não faz parte do serviço contratado". Em Condomínios os hóspedes costumam se perderem nos acessos, aí acabam pedindo ajuda aos empregados do condomínio. A administração do condomínio não permite conversar com os funcionários e, devido a informação 'fria' do funcionário, o hóspede confunde a minha hospitalidade com jeito frio dos funcionários do condomínio.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Caramba, que complicado @José2300 e @Ricardo1643 , não sabia que existiam todas essas restrições feitas pelo condomínio para os hóspedes....

mas se for um aluguel de longo prazo nesse caso eles são permitidos de usar a área de lazer comum?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ricardo1643
Level 10
Praia Grande, Brazil

@José2300 sim, eu deixo descrito no anuncio, envio mensagens automáticas, vídeos sobre as regras reforço deixando as informações colada na geladeira, mas as vezes ainda surge aquele que tenta o "jeitinho Brasileiro" e vai até o andar de lazer tentar utilizar algo kkk 
No prédio que alugo tem um andar de lazer com muitos espaços incluindo a piscina e sauna, mas todos espaços são proibidos para hóspedes.

Já no prédio que eu moro e sou co anfitrião em um apartamento, a piscina é liberada para hóspede, prédio bem tranquilo, todos apartamentos tem vista para o mar.

@Laura , isso tudo, fora a regra de limite de pessoas por apartamento kkk.
Para locação longo prazo, só é permitido o uso dos espaços desde que seja locação maior de 12 meses com contrato reconhecido firma em cartório. Ai sim o locatário tem o direito de uso dos espaços.

Coisas de condomínio...  É estranho essa regra, pois indiferente de usar ou não, eu tenho que pagar o condomínio igual a todos, não recebo desconto por não utilizar o espaço, sendo eu dentro da piscina ou a pessoa que alugou, entendo que não faz diferença pois as custas para manter a manutenção e preservação eu estou arcando. Mas.... é a tal da regra....

Ricardo Santos QA
Me segue no insta: @ santosqa_

.
.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias