Reserva Instantânea: O que deve ser incluído na mensagem inicial?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Reserva Instantânea: O que deve ser incluído na mensagem inicial?

Reserva instantanea - Airbnb Central da Comunidade.jpg

Olá pessoal, 

Boa quarta-feira para vocês!

Já tivemos algumas conversas aqui na Comunidade sobre reservas instantâneas, e alguns anfitriões preferem não utilizá-las enquanto outros gostam da facilidade e rapidez em não precisar aceitar a solicitação de reserva.

O bom é que não há regras para isso, apenas oportunidades de aprendizado que podem melhorar nossa experiência como anfitrião, e o que funciona para um pode não funcionar para outro.

Ao decidir usar essa opção, há algumas mensagens que podem ser necessárias para criar uma boa primeira impressão, como por exemplo iniciar uma conversa para conhecer melhor o hóspede ou compartilhar algumas regras básicas da acomodação para que esteja tudo comunicado de antemão.

Dito isso, gostaria de perguntar a vocês: quais são as informações mais importantes para incluir na mensagem inicial ao ativar a reserva instantânea? 💡

Também podemos elaborar alguns prós e contras e como tudo na vida, em tudo existe um lado bom e ruim para ser analisado - então não deixe de compartilhar, seja você um fã ou não tão adepto à isso.

Quero ver qual vai ser a opinião mais popular aqui!

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

76 Respostas 76
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Tuca8 , vou marcar alguns anfitriões que usam a R.I. para que eles possam compartilhar a experiência deles com você, pode ser que te ajude nesse caso com o seu receio de mais hóspedes do que o combinado chegarem na acomodação:

@Yuri332 , @Cynthia976 , @Beatriz98 , @Diego1537 

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Diego1537
Level 10
Vila Velha, Brazil

Olá @Tuca8, segue como eu faço:

Imóvel com porteiro: Aviso quantos hóspedes, seus nomes e respectivos documentos. Avisei 4 e chegaram 6, cobro a taxa adicional por hóspede (no meu caso R$ 99/dia por hóspede extra) e só entram depois que efetivarem o pagamento. Aviso que, como não me informaram com antecedência, vamos colocar na programação da limpeza a devida arrumação para 6 pessoas.

Importante: Sempre deixo 2 enxovais extras "escondidos" nos fundos da prateleira mais alta do guarda roupa para esse tipo de situação, mas é muito raro acontecer.

Imóvel sem porteiro: Câmera externa e cobrança imediata via App dos hóspedes adicionais. Como eles já entraram, se não pagarem, ligo para o Airbnb e envio as imagens e conversas mostrando que chegaram 6 pessoas e a reserva era somente para 4. Se os hóspedes se negarem a pagar, o próprio Airbnb cobra deles e me repassa.

Importante: Leia as regras do Airbnb para instalar a câmera externa e descrever corretamente isto, pois seu anúncio pode ser penalizado se fizer errado. Se precisar, te mando como eu escrevo.

De qualquer forma, nada é 100%! Já descobrimos hóspedes que chegaram no número certo na recepção, mas subiram em mais pessoas dentro do carro na hora de estacionar. Não vamos acertar 100%, então não se frustre se algum escapar rss.

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Então cumadi @Laura 

Não uso pois, como a @Aucivania0, a @Cristina1875  e a @Liliane189 

prefiro ter controle em quem aceito e olhar as avaliações anteriores.

Com os novos ainda sem avaliação, antes de aceitar o pedido, envio uma mensagem em que informo que identifiquei que ele é novo, pergunto se está ciente do conceito do Airbnb e se leu o anúncio com atenção, principalmente as Regras da Casa.

Somente após sua confirmação, passo à aceitação. Não garante 100%, mas minimiza muito.

Lá no comecinho eu aceitava, mas o Airbnb era outro e, consequentemente, os hóspedes também. 

Eram da vibe alternativa procurando algo alternativo e mais caseiro, distante da impessoalidade dos hotéis. 

Recebi durante muito tempo na suíte contígua à casa que moro, aqui no sítio. 

Sem cozinha, nem ao menos um frigobar; água quente pro banho vinha do meu fogão de lenha, portando esquentava somente lá pro meio do dia.

Nunca tive problemas!

Nenhum hóspede detonou na avaliação por isso, ou pela estrada de terra.

Nenhum hóspede colocou uma toalha no vaso sanitário pra simular problemas de esgoto. 

Nenhum deu nota baixa alegando alguma situação devidamente descrita no anúncio 

A suíte tem nota 5 desde seus primeiros hóspedes. Nunca teve nota abaixo disso.

Mas agora, nem me arrisco.

É o Airbnb puxando nosso tapete de um lado, e o hóspede do outro.

Mesmo com tantas "atualizações", ferramentas e configurações, não temos o devido amparo por parte da plataforma. Isso fica bem claro no tanto de problemas que se sucedem.

Não dá pra ter o mesmo nível de confiança que se tinha anteriormente.

"Tempo bom,  não volta mais. 

Saudades, que esse tempo me traz"🎶🎶

Uma pena...

Mas nem por isso tenho menos hóspedes.

Minha taxa de resposta é "responde em até uma hora" então recebo tbm os hóspedes de "última hora".

E se perder algum por preferir reserva instantânea, que seja.

Nada paga minha paz e minha segurança (e tbm a dos meus bens).

É isso..

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Pois é @Cristina1875 e @Denise583 , eu penso que a reserva instantânea funciona otimamente bem para aquele anfitrião que:

1) não vai ter muito contato com o hóspede 

2) não tem necessidade de fornecer documentos ou informações adicionais como no condomínio da @Cristina1875 

3) já tem todo o processo automatizado, provavelmente com o auxílio de alguém ou um co-anfitrião e isso facilita muito!

4) possui baixas taxas de reserva e procura e precisa dar um " up" no anúncio

Essas foram as que eu pensei, se vocês tiverem outras é só colocar aqui!

-----

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura 

Soments a última das alternativas seria uma justificativa válida para aditar a reserva instantânea. 

1) se não vou ter muiyo contato com o hóspede, ou seja, ele ficará livre, leve e solto pra fazer o que auiser, aí mesmo é que não aceitaria reserva instantânea. 

2) do mesmo modo, o fato de não precisar fornecer documentos pessoais, acaba sendo um facilitador aos maus intencionados.

3) processos automatizados ou qqr ferramenta auxíliar, não substui seu controle ao verificar os comentários anteriores ou mesmo fazer perguntas diretamente ao hóspede. 

E isso...

Não, eu não aceito reserva instantânea pq eu moro na capital e meu imóvel é no interior!!E eu preciso me programar!!

Mesmo que eu não rejeito ,mais gosto de saber a data antes 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Aucivania0 , e quanto tempo demora pra você chegar na acomodação da sua casa? Quanto tempo de preparação para o hóspede normalmente você dá?

-----

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Vanessa1883 , obrigada por compartilhar conosco a sua experiência, assim a gente pode aprender cada vez mais com oque funciona ou não para cada anfitrião 😉

Você tem algum desses pré requisitos para os hóspedes? Segue o link aqui! Acho que isso pode te ajudar a colocar um filtro maior em quem reserva com você...que tipo de problemas você já teve com os hóspedes?

-----

Liliane189
Level 1
São Paulo, Brazil

Olá Laura, tudo bem? 

Não utilizo reserva instantânea, pois gosto de ter controle das minhas reservas. Isso não me atrapalha nas minhas reservas, pois a taxa de ocupação do meu imóvel mensal é de 90%. 

Yuri332
Level 4
Maceió, Brazil

sempre uso a reserva instantânea pois muitas pessoas locam sem aviso prévio e só falam comigo quando eu agradeço a locação!  Quando não é instantânea corro o risco de perder a locação, pois se eu demorar um pouco para responder o locatário pode alugar outro anúncio que tenha a reserva instantânea! Por isto mesmo deixo a reserva instantânea ativada!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Yuri332 ,e qual a mensagem você deixa para os hóspedes após a confirmação da reserva?

-----

Sim, uso a reserva instantânea deixando no perfil do anúncio a maioria das informações sobre o espaço e a reserva. Facilita bastante, viu!? Na sequência  envio mensagem de agradecimento e boas vindas .

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Cynthia976 , obrigada por compartilhar conosco a sua experiência!

Já recebeu hóspedes que não leram as regras da casa ou informações importantes contidas no anúncio?

-----

Oi @Laura 

Raramente acontece do hóspede não ler as regras da casa ou informações importantes do anúncio, mas a maioria dos hóspedes que recebo lêem as normas da casa.

Geralmente, essa questão acontece com fumantes.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Fico feliz que essa ferramenta esteja funcionando com você @Cynthia976 !

É sempre bom ouvir o 'outro lado da moeda' , já que alguns anfitriões não gostam de usar a reserva instantânea, mas fica aqui a sua experiência positiva e tenho certeza de que isso pode influenciar também outros anfitriões que estejam na dúvida de como proceder 😊

Você também faz o check in e check out presencialmente? 

-----

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias