Sofá-cama usado por opção (não por nº de hóspedes) - como comunicar taxa extra?

Respondido!
Márcia14
Level 1
Aveiro, Portugal

Sofá-cama usado por opção (não por nº de hóspedes) - como comunicar taxa extra?

Olá!

Gostava de pedir a vossa opinião sobre uma situação que aconteceu recentemente. No nosso anúncio está listada um cama de casal, e também um sofá-cama - mas o sofá-cama só está disponível a partir do 3º hóspede, com taxa associada.
No entanto, numa estadia recente com apenas 2 hóspedes, pediram para usar o sofá-cama porque queria dormir separadamente. Informei que, nesse caso, haveria uma taxa extra de lavandaria pelo uso adicional da roupa de cama.

Para evitar mal-entendidos no futuro, o que aconselham que escreve no anuncio para tornar isto mais claro? Como costuma gerir situações semelhantes?

Obrigada desde já pela ajuda!

Márcia 

Melhor Resposta
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Márcia14 

Seja bem vinda!

Veja bem... a taxa extra a que vc se refere, acredito ser a Taxa de hóspede adicional. 

Com essa taxa o Airbnb permite uma cobrança escalonada por hóspedes, não por leitos ou roupa de cama.

Havendo a oferta de leitos separados, o hóspede tem o direito de solicitar usá-los de forma separada. Nem sempre 2 hóspedes são casal e é importante ter isso em mente.

E se no seu anúncio há a oferta de roupa de cama e banho, essa oferta deve contemplar a todos.

Minha opinião...

Acredito que se vc cobrar por fora estará cometendo uma grave infração com risco de denúncia por parte do hóspede.

Repito a Taxa é de hóspede adicional, não de LEITO ou ROUPA DE CAMA adicional. 

Numa das minhas acomodações tenho exatamente a mesma configuração e uma vez recebi a reserva de pai e filha adolescente que me fez esse mesmo pedido. 

Entendi e o atendi prontamente. 

Faz parte do negócio!!!

Certamente se no seu anúncio constasse apenas 1 cama de casal, esse hóspede não faria reserva. O fato de haver 2 leitos deve ter sido fator decisivo para a escolha.

Pense nisso.

É assim que vejo a coisa.

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que resolveu fazer.

Exibir Melhor Resposta no post original

3 Respostas 3
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Márcia14 

Seja bem vinda!

Veja bem... a taxa extra a que vc se refere, acredito ser a Taxa de hóspede adicional. 

Com essa taxa o Airbnb permite uma cobrança escalonada por hóspedes, não por leitos ou roupa de cama.

Havendo a oferta de leitos separados, o hóspede tem o direito de solicitar usá-los de forma separada. Nem sempre 2 hóspedes são casal e é importante ter isso em mente.

E se no seu anúncio há a oferta de roupa de cama e banho, essa oferta deve contemplar a todos.

Minha opinião...

Acredito que se vc cobrar por fora estará cometendo uma grave infração com risco de denúncia por parte do hóspede.

Repito a Taxa é de hóspede adicional, não de LEITO ou ROUPA DE CAMA adicional. 

Numa das minhas acomodações tenho exatamente a mesma configuração e uma vez recebi a reserva de pai e filha adolescente que me fez esse mesmo pedido. 

Entendi e o atendi prontamente. 

Faz parte do negócio!!!

Certamente se no seu anúncio constasse apenas 1 cama de casal, esse hóspede não faria reserva. O fato de haver 2 leitos deve ter sido fator decisivo para a escolha.

Pense nisso.

É assim que vejo a coisa.

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que resolveu fazer.

Olá @Denise583, muito obrigada pelo seu contributo e pela reflexão partilhada - faz todo o sentido.
Vou seguir a sua sugestão para garantir que respeite as expectativas dos hóspedes.

Agradeço novamente a sua disponibilidade em partilhar a experiência e o ponto de vista.

Um abraço,

Márcia

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Márcia14 

Fico feliz que pude ajudar. 

É importante frisar que vc não precisa deixar, à disposição, roupa de cama para o sofá-cama, no caso de reserva de 2 hóspedes.  

Será apenas para atender a pedidos, o que será pontual pois, qdo é 2, a maioria é casal mesmo.

E nada impede de vc deixar a observação na parte "Outras observações importantes" ou mesmo nas Regras da Casa que sendo reserva de 1 casal, será disponibilizada apenas a cama de casal.

Isso já estabelece expectativas e lembra, àqueles que não são casal, a entrar em contato caso queiram solicitar algo diferente.

E pra evitar surpresas de última hora com aqueles que "não leem", deixe a a roupa de cama do sofá-cama num baú, ou qqr local que possa ser trancado com cadeado de senha.

Havendo necessidade, é só passar a senha.

Abraços!

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.