Você tem uma estratégia de preços para a sua acomodação?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Você tem uma estratégia de preços para a sua acomodação?

host picture.jpg

Olá a todos,

O preço da sua habitação é um dos fatores mais importantes que os hóspedes levam em conta no momento de decidir onde vão se hospedar. 🏡

Entretanto, encontrar a melhor estratégia de preço não é fácil, já que é preciso conhecer a região onde o anúncio está, o tipo de propriedade, se o espaço é inteiro ou compartilhado, os serviços principais, a época do ano do calendário….enfim, uma gama enorme de fatores que são determinantes para o valor da diária!

Oferecer um preço competitivo pode ajudar com que o seu anúncio se destaque e se posicione melhor nos resultados de pesquisa, atraindo ainda mais reservas e hóspedes.

E você, como se adapta com as mudanças da demanda durante as diferentes épocas do ano e como você estabelece a sua estratégia de preço? Você usa alguma ferramenta de configuração de preços como os preços personalizados ou descontos para impulsionar as visitas no seu anúncio? 💵

Grande abraço,

Laura

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

49 Respostas 49
Leonardo798
Level 7
Caldas Novas, Brazil

Olá a todos.

Eu tentei usar a ferramenta automática de precificação do Airbnb e aquilo é uma catástrofe.

Ele não considera as peculiaridades do lugar, época do ano, eventos... Acredito que ele só leva em conta a demanda.. Então se há demanda, ele sobe, se não há, ele desce..

Mas o problema é que, por exemplo, minha residência está em Caldas Novas e há dois festivais de música sertaneja enorme na cidade por ano, coloquei o anúncio e ele não mudou nada os preços, daí veio uma família e reservou por uma semana toda.

E eu poderia ter pedido 3x o valor que eu alugaria com absoluta certeza... E como eu não podia cancelar, deixei como aprendizado.

Após essa experiência, eu mesmo ajusto os preços, começo com um preço maior para mais de 3 meses e vou reduzindo de acordo que vai chegando perto.

E considero as situações que fazem o preço aumentar e seguro o máximo que der antes de começar as promoções.

Mas dias diferentes da semana, exigem preços diferentes, travo o mínimo de noites também de acordo com as datas.

E sinto que tenho um retorno maior dessa forma.. Tenho conseguido pegar as famílias que vão ficar mais tempo e se planejam, dão menos problemas e estão dispostas a pagar mais pelo conforto e segurança.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Leonardo798 , muito obrigada por dividir o seu aprendizado aqui conosco sobre os preços! Você diz o preço inteligente que não levou em conta o evento em Caldas Novas que aumentou a demanda? Você tinha estipulado um valor máximo e mínimo?

Acho que essa ferramenta ainda parece ser bem complexa já que o preço pode variar por diversos fatores, mas que bom que pelo menos ficou o aprendizado não é?

Quais são as situações que mais fazem o preço aumentar para a sua região?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leonardo798
Level 7
Caldas Novas, Brazil

justamente esse preço inteligente, mas ele não é inteligente porque ele pede um valor mínimo e máximo de forma geral, então não posso falar "alta temporada coloque 500-1000" e depois "baixa temporada coloca 300-600"... E nem posso falar "ano novo, Carnaval, coloque 1000-1500"..Então ele se torna inútil para cidade estritamente turística como Caldas Novas, infelizmente tem que ser manualmente mesmo.

Coloco 6 meses de disponibilidade e já aumento os preços em todos os feriados nacionais (e estaduais e municipais de cidades próximas), assim como aumento a permanência mínima.

Por exemplo, se eu ativar o preço inteligente, ele tá sugerindo 270/noite na semana do Carnaval (enquanto deveria ser no mínimo 1000).

E a galera do Airbnb não cadastra os feriados e nem os eventos já prevendo demanda.

Deveria ter uma parte colaborativa onde os próprios anfitriões preenchia os eventos e datas especiais da cidade e isso já réplicas automaticamente para os preços.

@Laura

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Leonardo798 , com o preço inteligente só existe essa possibilidade de preço mínimo ou máximo mesmo, independente da data....

Você diz do anfitrião colocar no calendário que tal dia é feriado e assim o preço é modificado automaticamente?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leonardo798
Level 7
Caldas Novas, Brazil

Então, eu, você, o Airbnb, todos estamos aqui para ganhar dinheiro. E o preço das diárias é dinâmico, varia de acordo com a oferta e demanda, mas a inteligência artificial do Airbnb só leva em conta a demanda da plataforma, ou seja, quem reserva antes, não gerou demanda ainda pra plataforma perceber que aquela data é concorrida.

 

Então, assim como tem a opção da gente criar permanência mínima, a gente tinha que ter opção de colocar preço mínimo em determinada época em vez de um mínimo e máximo geral. 

 

Nenhum lugar do mundo cobra o mesmo em eventos especiais comparado a uma terça-feira no meio de março sem feriado.

 

É muita ingenuidade tratar todos os dias do ano de forma igual. 

 

Então, não, não tem como usar esse preço "burro".. Em cima da hora ele pode até subir, mas quem reserva com 3-5 meses de antecedência pega o preço mínimo porque ainda não tem demanda pra IA perceber "opa, ano novo é concorrido". 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

É verdade @Leonardo798 , poderia ter uma ferramenta que pudesse colocar pelo menos os feriados nacionais como Natal, ano Novo, que não variam nunca, porque na Páscoa ou Carnaval por exemplo as datas variam todo ano...

Fico pensando qual seria a melhor forma de isso ser implementado porque cada região e estado tem as suas particularidades, eventos típicos, feriados regiões...então como seria a melhor maneira de fazer essas mudanças no calendário de preços? Talvez se tivesse a opção de selecionar "Feriado" ou "evento" em tal data e colocar o valor mínimo e máximo específico para esse tipo de ocasião poderia diminuir a incidência de erros o preço da diária. Tipo isso?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Patricia2601
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

eu desenvolvo os preços estudando a concorrência e a oferta. Normalmente o airbnb me sugere 60% do valor que eu pratico

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Patricia2601 , fico feliz de te ver de volta aqui na CC depois desses meses todos! Como você vai querida?

Você diz no caso do preço inteligente a ferramenta te recomenda colocar um valor 60% menor do que o que você cobra?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ricardo-M-M0
Level 3
São Francisco Xavier, Brazil

Oferta e procura ainda é a melhor regra.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Ricardo-M-M0 , você tem algum conselho para saber avaliar qual é a melhor maneira de avaliar qual é a oferta em relação à demanda? Você baseia isso pelas buscas pelo seu anúncio no site?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ricardo-M-M0
Level 3
São Francisco Xavier, Brazil

Estamos em um distrito pequeno com 3.000 moradores e a melhor forma é conversar com os parceiros do comércio, quitanda, mercado, restaurante, pousada, equipe de limpeza e manutenção, posto de combustível, padaria, e outros para entender como está o movimento geral.

As buscas pelo anúncio não costumam refletir a realidade da demanda.

Importante é estar com a casinha em ordem e limpa, sempre!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Ricardo-M-M0 , muito interessante quando você diz que as buscas do anúncio não tendem a refletir a real demanda...

Com que frequência você faz essa pesquisa de mercado com os pequenos negócios da cidade para entender como está a demanda pelo local?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ricardo-M-M0
Level 3
São Francisco Xavier, Brazil

Oi Laura!

Temos uma loja no centro do distrito e sempre recebemos turistas de todas as áreas de SFXavier.

Na conversa sempre perguntamos sobre as escolhas com o máximo de detalhes possível e aproveitamos para oferecer nosso chalé.

A grande maioria afirma que a escolha se deu por recomendação de algum conhecido; poucos são os que param na frente de um computador para escolher onde vai dormir uma ou 2 noites…a busca acaba sendo dirigida diretamente ao recomendado.

Quem usa passear no site muitas vezes não sabe o que quer e tem pouca paciência para pesquisar.

Espero ter esclarecido, sigo à disposição.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Ricardo-M-M0 , interessante conhecer perfil de alguns hóspedes e o processo de escolha no momento de decidir onde se hospedar.... confesso que em locais pequenos e menos conhecidos a opção por recomendação deve ser mesmo o melhor chafariz para atrair visitantes para a cidade.

Eu particularmente também faço isso quando quero visitar um lugar menos óbvio ou turístico e vou perguntando indicações para conhecidos ou também na internet!

@Denise583 também tem acomodações em uma cidadezinha de mais ou menos 3.000 habitantes também no interior de Minas, mas parece que o fluxo de turistas tende a ser mais intenso e o ano todo!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias