Numero maior de hóspedes na casa maior que a reserva

Marcos597
Level 2
São Paulo, Brazil

Numero maior de hóspedes na casa maior que a reserva

Gostaria de relatar um fato que ocorreu comigo que serviu de alerta sobre o numero de pessoas na casa, mesmo que seja somente um:

A hóspede pediu pea mim liberar a casa mais cedo, meu horário de check-in é as 18 horas, deixei entrar as 14 horas.

Na chegada haviam 8 pessoas, a reserva era 9 pessoas. A noite, em torno de 21 horas, chegou mais um carro.

Eu já fiquei esperto, um carro a mais já se deduz que haveria duas ou mais pessoas. Pela minha camera confirmei e eram realmente duas pessoas (um casal).

Note: a reserva era para 9 e estavam hospedados 10.

Agora vejam minha conversa e o que vcs acham o que eu deveria fazer?

 

eu:poderia me passar a quantidade de pessoas que estão na casa?

 

Hóspede: Estamos em 10 pessoas. Chegou um casal de amigos ontem mais tarde.

 

eu:desculpe xxxxx, eu gosto de ser correto com os hóspedes. Gosto de tratar bem, e pelo que vc viu deixo a casa impecável

 

Hóspede:Marcos, este nosso colega veio de última hr e por isso não conseguimos avisar antes e tb não vimos a necessidade de incomodar já era apenas 1 pessoa a mais e tinha como se acomodar

 

eu:vc acha que não é justo? (cobrar uma pessoa a mais)

 

Hóspede:Não acho justo não até por que é apenas uma pessoa a mais e a casa comporta sem causar dano algum p senhor.

 

Analisando a conversa; não vi sinceridade por parte da hóspede, pelo fato de reservar 9 pessoas e dizer que nao sabia que esse casal chegaria mais. Pense comigo, chega 8 pessoas na hora do check-in e falta mais um, correto? (a reserva eram 9 pessoas), já não houve honestidade.

Outra, a minha casa comporta tranquilamente mais de dez pessoas, mas não é por isso que o hóspede tem a liberdade de colocar mais pessoas na casa.

Se entrarem no meu anúncio verão que tem regras e caso ultrapasse a quant de pessoas sera obrigada a deixar a casa (jamais faria isso, só coloquei para alerta).

Pesquisando sobre o fato vi alguns recomendarem a colocar o nome de cada hóspode no site ou app. achei uma boa e já estou fazendo.

 

Esse relato serve pra ficarem atentos tanto para quem for alugar e pra quem se hospedar.

 

4 Respostas 4
Cristina1875
Level 10
Atibaia, Brazil

@Marcos597 Infelizmente, isso ocorre com certa frequência. No meu caso é um pouco mais complicado pois o condomínio NÃO permite mais que 9 (nove) pessoas (incluindo adultos e crianças) e pode me multar.

Isso que relatou ocorre muito no meu apartamento pois, como eu cobro o 9 (nono) hóspede, é comum colocarem 8 pessoas na reserva e, na hora, irem 9.

Para TENTAR contornar isso é solicitar o nome de TODOS que irão e colocar bem claro nas REGRAS DA CASA que irá solicitar a saída CASO ultrapasse o número X que sua propriedade comporta.

Obrigado Cristina pelas dicas.

Quanto a regra que passar o numero de hóspedes e ter que deixar a casa, ja está na regra da casa.

Ela simplesmente me disse que não mandaria embora e que a casa acomodaria essa pessoa a mais e não me causaria dano algum.

Eu deixei quieto pra não arrumar confusão.

O que mais pega é a mentira e não pessoas a mais.

Como chega oito e contrata 9 e ela nao sabia que um casal nao chegaria mais tarde?

Eu acho que a pessoa tem que ser humilde e reconhecer o erro. simples

Ja aconteceu varios casos que deixei ate mais.

Se sentir enganado é outra coisa.

esse relato é pra um alerta

Eu tentei pedir pra nomear todos hospdes. é muito complicado.

precisa email e a pessoa aceitar.

deveria colocar somente o nome.

agradeço abraços

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Marcos597 

Desde que existem aluguéis por temporada, colocar mais gente que o contratado sempre foi um dos maiores problemas.

Infelizmente descrições e regras nunca são suficientes para aqueles que agem de má-fé, e ainda há aqueles que não entendem completamente a dinâmica do Airbnb e acham que se a acomodação comporta X hóspedes, ele não está fazendo nada errado em levar hóspedes além do reservado, desde que esteja dentro da lotação descrita no anúncio. 

Mesmo assim é importante constar nas regras que "visitas não são permitidas" e que "não é permitida a presença de qualquer pessoa que não esteja devidamente hospedada".

Além disso há algumas atitudes e truques que, pelo menos, podem desencorajar as ocorrências. 

Sugestões:

Não foi possível identificar o critério de cobrança, mas caso não faça uso da ferramenta "Taxa para hóspede adicional", cogite usá-la. 

Vc define um minimo de hóspedes para o "valor base" (2, 3 ou 4 hóspedes) e cobra "taxa adicional" para cada hóspede além desse mínimo. 

Lembrando que essa ferramenta se aplica até o quantitativo máximo de hóspedes definido no anúncio. Não vale para extras além da lotação máxima (que já configura outro tipo de mau comportamento).

Se faz uso da "Reserva Instantânea", desabilite-a.

Aí, a cada consulta ou pedido, antes de fechar a reserva, confirme o número de hóspedes e peça para corrigir, no ato, caso haja algum equívoco; informe que, no cálculo da diária, incide a cobrança de hóspede adicional além do X° hóspede e que se houver a intenção de incluir hóspedes além do reservado, deverá ser solicitada a "alteração de reserva" corrigindo o quantitativo dos mesmos.

• Diga na descrição que vc tbm mora na propriedade/na vizinhança/ao lado (mesmo que vc não more)

• Descreva a presença de uma câmera externa voltada para o portão (mesmo que vc não tenha)

• Caso ofereça selfcheck-in, descreva que "caso não seja possível estar presente para recebê-los, há a opção de selfcheck-in e que as instruções serão enviadas na véspera do check-in" (mesmo que vc nunca esteja presente).

Enfim, não garante 100%, mas pode dar uma minimizada.

Espero ter ajudado. 

 

Manoela14
Level 2
State of Santa Catarina, Brazil

Boa tarde @Marcos597 . Bom depende, se sua casa é para até 10 ou mais hóspedes não vejo problema. Agora se passou o limite, eu por exemplo cobro uma taxa por pessoa e diária, do hóspede a mais. Pois é mais luz gasta, mais água, mais toalhas e roupas de cama. Então depende como é seu limite de hóspedes. 😊

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias