Aluguel mensal + intenção de venda

Rodrigo1467
Level 1
State of Paraná, Brazil

Aluguel mensal + intenção de venda

 

 

Olá,

 

Meu apartamento mobilhado foi colocado a venda.

 

Uma pessoa quer alugá-lo por tempo indeterminado enquanto eu não consigo vendê-lo. Ela se prontificou a mostrar o apartamento para possíveis novos compradores enquanto estiver morando lá.

Caso o apartamento fosse vendido, a inquilina deseja 30 dias para poder sair.

 

Minha pergunta é, seria uma boa eu fazer uma aluguel mensal pelo AirBnb nessas condições descritas acima? Por que dai eu ganho um aluguel mensal enquanto não consigo fazer a venda.

 

Qual seria a melhor opção sem correr algum risco jurídico? 

 

 

3 Respostas 3
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Rodrigo1467 , então você está na dúvida se coloca o seu apartamento na plataforma ou aluga para essa pessoa por tempo indeterminado?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Eduardo2009
Level 10
São Paulo, Brazil

Olá @Rodrigo1467 ,

Oi @Laura 

 

Essa é uma pergunta muito complicada, não existe um solução direta e simples.

 

Vamos por partes:
Por mais que a plataforma permita locações de prazos longos, a locação de imóveis que é regida pela lei do inquilinato determina que o prazo máximo para locação de temporada é de 90 dias.

Se esse prazo for extendido, para a seguir o aspecto de locação com prazo indeterminado decorrente de contrato inferior a 30 meses que favorece muito o locatário e acredite, espaço para MUITA dor de cabeça. Não existe neste caso a chamada "Denúncia Vazia". Você só recupera o imóvel se estiver em algumas condições muitos específicas.  

O fato de estar na plataforma não vai dar base jurídica para se defender.

Neste caso aconselho buscar um bom advogado na área imobiliária para amarrar um contrato muito bem elaborado, detalhado, envolvendo penalidades e por aí vai.

E usar a plataforma vai facilitar o recebimento do pagamento, mas as taxas seriam draconianas para esse tipo de locação, não compensaria.

Depois dá uma olhada neste artigo aqui que fala sobre as locações 30 meses ou mais e abaixo de 30 meses.

https://www.jusbrasil.com.br/artigos/locacao-de-imoveis-urbanos-prazo-de-12-doze-ou-30-trinta-meses/...

 

Espero tê-lo ajudado pelo menos um pouco.

Abs

EA

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Obrigada pela informação querido @Eduardo2009 !

 

Te ajudou com a sua dúvida @Rodrigo1467 ?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias