Ar condicionado ligado sem os hóspedes na residência

Nathalia72
Level 2
Santa Catarina, Brazil

Ar condicionado ligado sem os hóspedes na residência

Boa noite pessoal, tudo bem?

 

Queria saber como você procederia nesse cenário, estou com uma hóspede que deixa o ar condicionado ligado sem estar na hospedagem. Devo mandar uma mensagem para ela solicitando que seja consciente ou melhor deixar quieto e arcar com os gastos a mais?

 

Primeira vez que um hóspede faz isso e deve ressaltar que deixo um documento na hospedagem com recomendações de boa convivência, sendo uma delas, o ar ser desligado quando não estiver na hospedagem.

 

Como os senhores (as) procederiam?

 

Obrigada desde já

 

19 Respostas 19
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Nathalia72 

Infelizmente é bem comum, há varios hóspedes sem noção, 

O ideal é que tal recomendação esteja nas "Regras da Casa" pois o hóspede precisa concordar com elas no ato da reserva.

Há inclusive, previsão no Aircover para quebra das regras.

Masno ideal mesmo é vc fazer uso daquelas "chaves eletrônicos" ligadas ao circuito elétrico. Vc escolhe quais circuitos ligar (ar condicionado, micro-ondas, forno elétrico e etc.)

Sempre que o hóspedes fechar a porta ao sair, esse circuito se desligará automaticamente. 

Aqui mesmo na CC há varios artigos falando disso.

Pesquise e condulte um eletricista para msiires detalhes. 

Espero ter. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Nathalia72 , seja muito bem vinda aqui na Comunidade 😉

Como a @Denise583 , tem bastante tópicos aqui na CC em relação à limitar o uso de ar condicionado ou energia elétrica na acomodação, o @Fabricio50 mesmo limita esse tipo de uso e já mencionou algumas vezes que isso funciona bem com os seus hóspedes. 

 

Te recomendo dar uma olhada em algumas conversas aqui de anfitriões comentando suas práticas pra driblar isso e você pode marcá-los usando @ assim o seu comentário tem mais chances de ser lido!

 

-Você adaptou o seu alojamento após a crise energética?

-Quais práticas você utiliza para controlar o custo de energia elétrica dos hóspedes?

-Prejuízo com energia elétrica

 

Espero que te ajude!

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura , só uma correção, eu não limito o uso da energia elétrica utilizada na hospedagem, o que faço é cobrar à parte a energia consumida, então o hóspede pode consumir o que quiser e como quiser a energia elétrica, todavia, ele vai pagar ao final da hospedagem. 

 

Essa cobrança gera uma consciência no desperdício que só vendo, pelo que eles pagam ao final, nota-se que ninguém fica climatizando quarto, por exemplo. 

 

Bom, desde que anuncio no Airbnb que cobro o consumo de energia à parte, deixo isso bem claro no meu anúncio, lá nas Regras da Casa e nas descrições do imóvel. 

 

Também, quando fazem reserva, só confirmo a mesma depois que mando o resumo do que costa no meu anúncio, incluindo aí a informação da cobrança da energia, aguardo o ciente do hóspede para, somente depois disso, confirmar a reserva.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu esqueci de colocar a segunda parte da frase amigo, ia colocar que você limita o uso incluído na diária da acomodação, mas esqueci de escrever o resto 🤪

 

Nunca teve alguém beeem desavisado que não sabia que isso era cobrado à parte?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura , eu não deixo que ninguém fique desavisado...🤭🤭🤭... pois dou vários avisos que cobro a energia usada na hospedagem, inclusive, assim que fazem o check-in, vamos logo ver o que o relógio está marcando...

 

Laura, já cobro o valor da diária, levando em conta que o hóspede paga a energia, ou seja, o valor da minha diária não vem embutido o valor da energia, portanto, é uma diária mais em conta, mais barata, sendo assim, o hóspede pode economizar bastante se tiver consciência no gasto da energia.

 

A média que pagam num final de semana fica em torno de 60 a 85 reais, para 8 pessoas geralmente, mas já teve gente que reservou por 3 noites e pagaram 25 reais, pasmem, provavelmente não usaram ar e pouco chuveiro elétrico. 

 

Parece que a consciência nasce quando dói no bolso, não deveria ser assim...

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Parece que essa é a melhor forma mesmo @Fabricio50 , pelo menos funciona né? Mesmo que seja na marra!

Como a casa é bem grande e cabem muitas pessoas, quando esse valor é distribuído por todo mundo fica bem diluído e pelo oque parece os hóspedes já estão adaptados à isso...

Eu por exemplo nunca me hospedei dessa forma, mas talvez achasse melhor mesmo que todo mundo tivesse consciência de não deixar o ar ligado o dia todo quando fossem à praia, sempre quando viajo com amigos e vejo outras pessoas fazendo isso eu sempre me oponho porque basta a pessoa espera 5 minutos pro quarto esfriar! Na praia a pessoa torra nos 40 graus e depois não quer esperar alguns minutos? Vai entender 🧐

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Pois é @Laura , pra mim funciona, porém, cada um deve ter suas estratégias para as suas reservas.

 

Agora, penso assim, quem não cobra a energia à parte, porque já embute o custo no valor da reserva, teoricamente, não poderia reclamar dos gastos, haja vista que já está sendo pago pelo hóspede. 

 

No meu caso os hóspedes pagam o que pagariam a empresa fornecedora de energia, não lucro um centavo com isso.

 

Todavia, aqueles que cobram a energia embutida no valor da reserva, geralmente, lucram com o consumo também, é que, para compor o valor da reserva, tira-se uma média de gastos de consumo de energia por cima, daí vc pega vários hóspedes que utilizam a energia abaixo da média tirada por vc, gerando lucro com isso, mas também, ninguém fala isso por aqui, né? 🤔

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

É verdade @Fabricio50 !!

Mas também vai acontecer que os inocentes pagam pelos pecadores, porque quando o anfitrião fizer uma média do consumo, vai colocar um valor acima do uso mínimo e embutir isso no valor, ai quem é consciente e usa pouca energia elétrica vai acabar pagando uma parcela do valor que seria repassado ao hóspede que usou acima da média. 

Na verdade é muito mais transparente dessa forma, mas acho que isso ainda é algo que os hóspedes podem não gostar, ainda vejo muitos anfitriões dizendo que preferem não fazer assim e embutem o valor direto na diária, mas se você for pensar dessa forma você sabe que não está sendo " lesado" e tem total noção de que está pagando pelo oque consumiu...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura @Fabricio50 

 

Boa noite, gostaria de entender melhor sobre a energia eléctrica eu posso estipular um valor de consumo de energia elétrica? 

e isso? e se ultrapassar o valor, cobrar separadamente? 

Posso especificar isso, nas normas da casa de consumo elétrico?

E outra dúvida, por gentileza.

Quando já tiver uma reserva feita, eu posso alterar algo do anuncio, tipo normas ou que estamos fazendo benfeitorias não apartamento?

@Carolina-Cecilia0 🌹

Gratidão!

Olá @Carolina-Cecilia0 !

 

O art. 23, VIII da lei do inquilinato nos permite cobrar o consumo de energia elétrica que o inquilino consumir na locação, ou seja, no valor do aluguel não tem que obrigatoriamente está incluso o valor da energia. 

 

Vários anfitriões que não querem cobrar todo o consumo da energia elétrica, ofertam nos seus anúncios uma franquia, por exemplo,  10 kWh por dia sem cobranças, passou disso, cobra o excedente a parte.

 

Para tais cobranças de energia a parte, seja ofertando uma franquia ou não, vc terá que deixar isso bem claro nas Regras da Casa, dizendo como apurar o consumo e qual o valor do kWh consumido que deve ser pago. 

 

Em relação a outra pergunta, alterar o anúncio durante uma reserva pode, o que não pode é exigir a mudança para uma reserva em andamento ou para uma reserva que já fora efetivada antes das mudanças. 

 

Então, toda a mudança no anúncio só vai ter validade para frente, para os futuros inquilinos.

Boa noite, @Fabricio50  muito prazer em te conhecer por aqui e muito obrigada pela sua informação, ela e muito esclarecedora e pontual!😀

 

Em relação ao Art. Lei vou pontual tal qual você esclareceu, para já deixar isso bem claro a os próximos hospedes e assim evitar os excessos de luz.

 

Só tenho algumas dúvidas, qual o valor em media que eu deveria ofertar de consumo da luz em.

kWh? Seria 10 kWh por dia sem cobrança e isso né, e como vejo isso?

 

Como Faso calculo o excedente?

 

O art. 23, VIII da lei do inquilinato nos permite cobrar o consumo de energia elétrica que o inquilino consumir na locação, ou seja, no valor do aluguel não tem que obrigatoriamente está incluso o valor da energia.

 

Vários anfitriões que não querem cobrar todo o consumo da energia elétrica ofertam nos seus anúncios uma franquia, por exemplo, 10 kWh por dia sem cobranças, passou disso, cobra o excedente à parte.

 

Gostaria de ofertar uma franquia y estipular um valor, mas não sei como fazer ?

 

Para tais cobranças de energia a parte, seja ofertando uma franquia ou não, você terá que deixar isso bem claro nas Regras da Casa, dizendo como apurar o consumo e qual o valor do kWh consumido que deve ser pago.

 

Referente a este item, confesso que não sei o valor em kWh que deveria ofertar e como calcular o excesso ?🙄

Por gentileza poderia me ajudar?

 

Em relação à outra pergunta, alterar o anúncio durante uma reserva pode, o que não pode é exigir a mudança para uma reserva em andamento ou para uma reserva que já fora efetivada antes das mudanças. Então, toda a mudança no anúncio só vai ter validade para frente, para os futuros inquilinos.

Em relação a este, item compreendi perfeitamente, gratidão!

 

@Carolina-Cecilia0 🌹

Oi @Carolina-Cecilia0 

Não creio que fazer a cobrança da energia elétrica em separado dará certo pra vc.

Seus anúncios são de Quartos com o restante da acomodação compartilhada com vc e outros hóspedes. 

Salvo se vc tiver algum tipo de medidor exclusivo para cada quarto, ou para cada aparelho de ar condicionado instalado nos quartos (acho que existe uns medidores de tomada), como vc irá mensurar o consumo exato de cada hóspede?

Não vejo como ser possível. 

Abraços!

@Denise583 

Boa noite, pois ser não sei como faria isso?

Eu tenho só um ar central🙄

Teria alguma sugestão?

Gratidão!

@Carolina-Cecilia0 🌹

Pois então @Carolina-Cecilia0 

Só dá pra fazer esse tipo de cobrança pra anúncio "espaço inteiro" onde se tem controle de quais hóspedes e do período que ficaram .

Mas no seu caso, não creio que há necessidade disso.

Sendo ar condicionado central, certamente quem mexe é vc (não abra mão disso).

Então aí já está sob seu controle. 

E nos quartos geralmente não há itens de alto consumo. Luzes, computador, mesmo um frigobar não consomem muito.  

Tirando o ar condicionado, outro vilão do consumo seriam os chuveiros elétricos, mas como os seus são banheiros compartilhados, basta um "lembrete" no Guia da Casa para que "façam um uso consciente durante o banho pois há outros hóspedes à espera para usar". 

Da mesma forma fazer "lembretes" qto à desligar as luzes do quarto ao se ausentarem e tbm dos cômodos ao terminarem de usar.

Ou seja "Consciência qto à quantidade de água, energia e gás que usam".

Não muito há mais o que fazer. 

Sempre haverá aqueles conscientes e os "sem noção"

Com o tempo, vc analisa se precisa fazer algum ajuste nas Regras e no valor das diárias pra equilibrar suas contas.

É isso...

 

Obs:

Não deixe de corrigir o anúncio novo, conforme te orientei no seu outro post.

 

Abraços!!!

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias