Avaliação negativa

Respondido!
Harrington1
Level 2
Berlin, Germany

Avaliação negativa

Bom dia, sou novo no Airbnb e não sei como funciona a questão das avaliações. Recebi um hospede alguns dias trás que causou muita dor de cabeça e várias discussões com pessoal do prédio. Ele me avaliou mal, estou querendo responder, mas não gostaria que virasse um bate boca. Ele pode responder de novo o que irei reponder a ele? Achava que as avaliações só seriam publicadas caso ambos avaliassem. 

1 Melhor Resposta
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Harrington1 

A coisa funciona assim:

Após o checkout,  tanto anfitriões como hóspedes têm 14 dias para enviar suas avaliações, as quais só serão publicadas após ambas as partes enviarem as suas, OU qdo terminar o  prazo de 14 dias, o que ocorrer primeiro.

Se vc não o avaliou mas já visualiza o comentário dele, significa que o prazo expirou e agora vc não poderá mais avaliá-lo, no entanto vc poderá responder (ele não). Vc tem 30 dias após a publicação da avaliação para isso.  

Não se trata de bate boca, ali o anfitrião tem a chance de contar a sua versão e refutar quaisquer mentiras.

Tudo ficará público e, dessa forma, os possíveis hóspedes terão mais subsídios para decidirem sobre a reserva.

Aliás, se me permite um conselho, faça disso um hábito. Dentro do possível, responda a todas as avaliações, seja para agradecer ou refutar.

Isso mostra comprometimento, mesmo após o término da reserva. 

Há também a possibilidade de solicitar ao Airbnb a retirada da avaliação, contudo te adianto que a chance é mínima pois, infelizmente, só apagam as que vão contra a "Política de Avaliações", o que nada ou quase nada ali, protege o anfitrião.

Espero ter ajudado 

Exibir Melhor Resposta no post original

15 Respostas 15
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Harrington1 

A coisa funciona assim:

Após o checkout,  tanto anfitriões como hóspedes têm 14 dias para enviar suas avaliações, as quais só serão publicadas após ambas as partes enviarem as suas, OU qdo terminar o  prazo de 14 dias, o que ocorrer primeiro.

Se vc não o avaliou mas já visualiza o comentário dele, significa que o prazo expirou e agora vc não poderá mais avaliá-lo, no entanto vc poderá responder (ele não). Vc tem 30 dias após a publicação da avaliação para isso.  

Não se trata de bate boca, ali o anfitrião tem a chance de contar a sua versão e refutar quaisquer mentiras.

Tudo ficará público e, dessa forma, os possíveis hóspedes terão mais subsídios para decidirem sobre a reserva.

Aliás, se me permite um conselho, faça disso um hábito. Dentro do possível, responda a todas as avaliações, seja para agradecer ou refutar.

Isso mostra comprometimento, mesmo após o término da reserva. 

Há também a possibilidade de solicitar ao Airbnb a retirada da avaliação, contudo te adianto que a chance é mínima pois, infelizmente, só apagam as que vão contra a "Política de Avaliações", o que nada ou quase nada ali, protege o anfitrião.

Espero ter ajudado 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Harrington1 , você chegou a avaliar esse hóspede que fez a avaliação negativa? Depois nos conte como ficou a sua situação...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Oi Laura. Tivemos um problema com o hóspede e tivemos que cancelar a estadia antes do previsto, por conta disso não fiz a avaliação dele. Pensei que ele faria o mesmo, mas não fez! Na avaliação dele, eu contei o que tinha acontecido como resposta. 

Oi @Harrington1 

Se o problema foi reportado e, como consequência, o Airbnb procedeu ao cancelamento, pode ser que haja a possibilidade dele ser removido.

Entre em contato com a Central de Ajuda e solicite a remoção do mesmo.

Vai que...

Falei com o Airbnb sobre isso, falaram que não podia fazer nada. Por que tanto eu quanto ele pediu o cancelamento, aí ele contou várias mentiras e cancelaram por conta dele, mas o Airbnb demora muito pra responder e resolver. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Então se ambos os lados, hóspedes e anfitriões cancelarem a estadia a avaliação permanece @Harrington1 ? Mesmo quando o problema foi reportado previamente?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sim! Eles não removem avaliações. Tem que estar dentro das diretrizes do Airbnb, eles passam dias avaliando. 

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

É isso mesmo cumadi @Laura 

É o que já está exaustivamente denunciado aqui e em outros canais.

As Avaliações, do jeito que estão, só penalizam o anfitrião, mesmo que o cancelamento tenha sido por problemas causados pelo hóspede e devidamente comprovado pelo anfitrião.

É aquela coisa do Airbnb "não faz a apuração da veracidade das informações" e a Política de Avaliações, em nada ou quase nada protege o anfitrião 

 

Vimos agora o lançamento de 25 ferramentas para o anfitrião, mas os problemas principais, tão injustos e prejudiciais, nem sombra de uma atenção por parte do Airbnb 🤷🏼‍♀️.

Antes, com muito menos ferramentas e recursos, éramos infinitamente mais valorizados e apoiados que agora e tínhamos muito menos problemas. 

E na contramão de todo esse investimento em tecnologia, vemos os problemas se agravarem e se sucederem.

Sabe por quê? Porque a coisa têm a ver com "gente", não com máquina. 

Qdo o Airbnb acordar pra isso, pode ser tarde demais...

Só lamento...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Talvez seja porque quando ambos os lados estão de acordo com o cancelamento então não é como se houvesse discordância e conflitos pelo menos em relação à isso, é assim que eu vejo @Denise583 !

 

E sobre esse ponto que você mencionou, acho que empresas grandes no geral sempre tem essa grande dificuldade com o suporte, por isso esse grande investimento hoje em dia com bots e tornar o usuário cada vez mais 'independente'....são os tempos modernos, parece...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura 

A questão aqui não é o cancelamento e sim a Avaliação. 

É uma coisa que já mencionei aqui, parece que "ganha" a questão,  quem primeiro faz a denúncia.

Pelo que entendi, pra se safar, o hóspede fez primeiro a denúncia solicitando o cancelamento. 

O que caberia aqui? Em face de uma denúncia o Airbnb deveria entrar em contato com a outra parte para ouvir sua versão e solicitar provas. 

Mas não!!! Ele não o faz! Aconteceu comigo no caso da toalha no vaso sanitário.

Mesmo que a outra parte o faça por iniciativa própria, de nada vale pois a primeira versão já ficou cimentada. 

E, logicamente, a coisa desanda pra avaliação onde o hóspede derrama a pá de cal.

E o Airbnb, que não faz a apuração dos fatos, deixa rolar uma injustiça com aquele a quem chama de "parceiro".

Pior é que toda essa situação somente acontece como resultado da disfuncionalidade e brecha da ferramenta. 

Se o Airbnb não quer fazer a apuração, então que mude a dinâmica da ferramenta para que tais situações não mais aconteçam 

É no mínimo incoerente, não acha?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Foi essa parte que eu fiquei na dúvida mesmo @Denise583 , se ambos os lados cancelaram a estadia, então porque nesse caso específico a avaliação não pode ser removida? 

Se fosse no caso de somente uma das partes fazer isso, ai estaria dentro das diretrizes?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura 

Não tem como um cancelamento ser feito por ambas as partes.

Só a um é atribuído o cancelamento.

Ocorrendo antes do check-in, basta que a parte interessada clique em "cancelar" na ferramenta própria para isso.

Uma vez já iniciado o check-in (geralmente qdo há conflitos) ou faltando menos de 24h (apenas para o anfitrião), há necessidade de contatar o Suporte que fará o cancelamento.

E é aqui, no caso de denúncia, que começa o erro pois o Airbnb acata a denúncia sem ouvir o outro lado, muitas vezes penalizando injustamente a verdadeira vítima. 

Ainda em situações excepcionais o cancelamento pode ser feito em nome do próprio Airbnb, evitando assim as penalidades cabíveis (como foi o caso do falecimento de um dos meus hóspedes).

Em qualquer que seja a situação, sempre haverá apenas um "autor".

 

O lance é que o Airbnb apesar de, mais recentemente, aceitar a "festas" e "retaliação" como (únicos) motivos para retirada das avaliações, continua com a mesma premissa de que "não faz a apuração da veracidade das informações" e, sem apurar, como se identifica a retaliação?

Sem o contexto geral do ocorrido, muito difícil identificar a retaliação, apenas lendo o comentário. 

E no caso de denúncia onde só se ouve um lado, de nada adiantaria uma apuração pois qqr resultado já seria tendencioso, não correspondendo à verdade dos fatos 

 

E ainda tem o fato de que só analisam os comentários, não as notas e é justamente através delas que são cometidas a maioria das retaliações.

É isso...

Ja tive avaliação retirada pelo Airbnb pois estava claro na avaliação do hospede que era uma retaliação. 

Normalmente o Airbnb é receptivo a retirar avaliações que não ajudam a comunidade pois reforçam mal comportamento dos hóspedes, e o Airbnb não quer este tipo de usuário na comunidade. 

Oi @Eliane266 

Queria mesmo que isso fosse verdade mas, Infelizmente, não tem nada de receptivo no tratamento do Airbnb em ralação às Avaliações, muito pelo contrário. Haja vista o tanto de reclamações aqui, nas CC de outras línguas e demais midias sociais.

O que vc teve foi uma baita sorte porque, certamente como eu que tbm tive uma avaliação retirada, a retaliação estava "em letras garrafais" bem evidente no comentário.

Porque a realidade é que o Airbnb não faz a apuração da veracidade das informações, não analisa a discrepância das notas, SÓ  ANALISA O QUE ESTÁ NO COMENTÁRIO.

Portanto o hóspede pode "dourar a pílula" nos comentários e "baixar o sarrafo" nas notas que o Airbnb não tá nem aí. 

Eu mesma, apesar de ter tido uma avaliação removida, tive outras duas que não o foram.

Uma consegui que fosse retirada pela hóspede, depois de conversar diretamente com com ela; a outra continua lá, baixou minha nota da acomodação que, até hj praticamente 1 ano depois, ainda não voltou ao patamar original. 

Portanto a grande maioria fica mesmo injustiçada, chupando o dedo.

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias