Avaliações não 5 estrelas

Respondido!
Tiago1097
Level 2
Sinop, Brazil

Avaliações não 5 estrelas

Olá pessoal, tudo bem? Comecei a hospedar no mês passado e tenho 2 avaliações pendentes para fazer, inclusive tem uma que acaba o prazo em 6 dias. As duas avaliações não serão 5 estrelas devido a falta de organização e higiene por parte dos hóspedes. Por ser novo na plataforma e visando ser um super host, posso sofrer retaliação por parte dos hóspedes como ligações de fúria na madrugada, avaliações negativas por vingança ou mesmo o risco dos mesmos hóspedes se hospedarem novamente em meu estabelecimento com o objetivo de depreciarem o local, uma vez que dependem de boas avaliações para continuarem utilizando a plataforma? Desde já, agradeço.

1 Melhor Resposta
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Tiago1097 

Seja bem-vindo!

As Avaliações são um dos itens mais importantes para o anfitrião. É através da avaliação honesta e detalhada que o próximo anfitrião pode se prevenir e se proteger de episódios como o que aconteceu com você. 

Provavelmente o(s) anfitria(ões) anteriore(s) pensaram tal qual vc e não fizeram a avaliação e vc "entrou de gaiato no navio".

E se vc tbm não o fizer, estará perpetuando um mau comportamento, prejudicando anfitriões desavisados. 

 

E não tenha receio pois as avaliações só são publicadas após ambos fizerem as suas: ou ao término do prazo, quando somente 1 fizer.

Portanto anfitrião e hóspede não têm acesso a avaliação do outro, até que ambas sejam publicadas. 

Ligações de fúria???!!! Bloqueia o número, uai! 🤷🏼‍♀️.

Eles voltarem a se hospedar???!!! Basta não aceitar o pedido de reserva.

 

Tudo na vida tem "causa x consequência".

Gente sem-noção existe aos montes e, inevitavelmente, um anfitrião é "presenteado" com um deles.

No entanto me chama a atenção o fato de ter acontecido nas duas únicas hospedagens que vc recebeu.

Fui no seu anúncio e não vi nas "Regras da Casa", nenhuma recomendação sobre limpeza e arrumação para o hóspede.

Não justifica... mas pode explicar. 

Num mundo ideal, todos os hóspedes deixam os espaços limpos e organizados...

Infelizmente não é assim, principalmente se vc cobra taxa de limpeza. 

É aquela coisa do "tô paganu!!!"

A grande sabedoria do anfitrião é antever e se antecipar às situações. 

Então, primeiramente, se faz uso da Reserva Instantânea, desabilite-a. Assim vc tem como ler as avaliações dos anfitriões anteriores e, se assim for, recusar aquele pedido (viu a importância da avaliação?). 

Retire a taxa de limpeza, se tbm faz uso,  e use as Regras da Casa para orientar o hóspede como deixar a acomodação, sempre com ponderação e bom senso, sem exigências absurdas.

Destaque que vc não cobra taxa de limpeza e que assim pede a colaboração dele em deixar a louça lavada e a acomodação limpa e organizada, sem bagunça. 

Faça bom uso tbm das "Recomendações  para o Check-out".

Nada é 100% garantido, mas irá minimizar e muito novas ocorrências 

 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que decidiu.

 

 

Exibir Melhor Resposta no post original

5 Respostas 5
Lu157
Level 2
State of Rio Grande do Sul, Brazil

ola Tiago, sou super host,

 

te aconselho deixar quieto se for somente sujeira ou porquice(já teve até sangue  por aqui em roupas de cama que tive que descartar), se não depredaram nada. já passei situações muito desagradaveis e hospedes quase colocar fogo no meu apto, implodiram a lareira um casal, se embriagaram, parecia que tinha uma tropa ao invés de somente esse casal de vandalos. acionei o arbnb e sequer fui ressarcida dos prejuízos. outra vez jogaram um frasco de azeite inteiro e acabou por fazer a maior lambança e novamente quase botaram fogo por mau uso. não recebi nenhum suporte ou ressarcimento. foi simples passei cadeado e retirei a comodidade. quando é algo que vc consegue digerir acabo deixando quieto, mas tem gente que não recebo mais também. Graças a Deus a grande maioria é gente do bem. Tive somente essas duas situaçoes desagradaveis e acabei por não avaliar esses péssimos hospedes. 

Muito obrigado pelas dicas, Lu157. Acredito que o caminho seja esse mesmo, se necessário for, abrir mão de algumas comodidades e trabalhar com a nossa própria consciência e expectativas, no sentido de que gente porca tem em todo lugar e a qualquer momento podemos ser sorteados com esse tipo de hóspede.

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Tiago1097 

Seja bem-vindo!

As Avaliações são um dos itens mais importantes para o anfitrião. É através da avaliação honesta e detalhada que o próximo anfitrião pode se prevenir e se proteger de episódios como o que aconteceu com você. 

Provavelmente o(s) anfitria(ões) anteriore(s) pensaram tal qual vc e não fizeram a avaliação e vc "entrou de gaiato no navio".

E se vc tbm não o fizer, estará perpetuando um mau comportamento, prejudicando anfitriões desavisados. 

 

E não tenha receio pois as avaliações só são publicadas após ambos fizerem as suas: ou ao término do prazo, quando somente 1 fizer.

Portanto anfitrião e hóspede não têm acesso a avaliação do outro, até que ambas sejam publicadas. 

Ligações de fúria???!!! Bloqueia o número, uai! 🤷🏼‍♀️.

Eles voltarem a se hospedar???!!! Basta não aceitar o pedido de reserva.

 

Tudo na vida tem "causa x consequência".

Gente sem-noção existe aos montes e, inevitavelmente, um anfitrião é "presenteado" com um deles.

No entanto me chama a atenção o fato de ter acontecido nas duas únicas hospedagens que vc recebeu.

Fui no seu anúncio e não vi nas "Regras da Casa", nenhuma recomendação sobre limpeza e arrumação para o hóspede.

Não justifica... mas pode explicar. 

Num mundo ideal, todos os hóspedes deixam os espaços limpos e organizados...

Infelizmente não é assim, principalmente se vc cobra taxa de limpeza. 

É aquela coisa do "tô paganu!!!"

A grande sabedoria do anfitrião é antever e se antecipar às situações. 

Então, primeiramente, se faz uso da Reserva Instantânea, desabilite-a. Assim vc tem como ler as avaliações dos anfitriões anteriores e, se assim for, recusar aquele pedido (viu a importância da avaliação?). 

Retire a taxa de limpeza, se tbm faz uso,  e use as Regras da Casa para orientar o hóspede como deixar a acomodação, sempre com ponderação e bom senso, sem exigências absurdas.

Destaque que vc não cobra taxa de limpeza e que assim pede a colaboração dele em deixar a louça lavada e a acomodação limpa e organizada, sem bagunça. 

Faça bom uso tbm das "Recomendações  para o Check-out".

Nada é 100% garantido, mas irá minimizar e muito novas ocorrências 

 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que decidiu.

 

 

Bom dia, @Denise583, tudo bem?

 

Desde já agradeço pelas orientações, foram de grande valia na minha decisão.

 

Sobre causa e consequência, concordo com você. Uma vez que começamos a jogar o jogo de aluguéis por temporada, além de aprender e conhecer as regras, imprevistos ocorrerão. 

 

Sobre as minhas duas primeiras hospedagens (hoje foi o check out da terceira, graças a Deus!), lendo a experiência da @Lu157 e de mais alguns anfitriões, percebi que não foram tão ruins assim, fazendo uma comparação.

 

Acatei sua sugestão em relação a taxa de limpeza e reserva instantânea (por mais que o airbnb diga que possa comprometer as futuras reservas), mas sei que é tudo um teste de tentativa com erros e acertos. Fiz uma pesquisa aqui nos anúncios da minha cidade e alguns não cobram a taxa de limpeza e grande parte não utiliza a reserva instantânea.

 

Já a minha decisão foi de fazer a avaliação de todos, pontuando o que ficou a desejar e enviando uma mensagem particular, destacando os pontos negativos de forma educada e com muito cuidado no uso das palavras. Vamos ver no que vai dar!

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Tiago1097 

Fico feliz que pude ajudar.

É por aí mesmo, hospedar é um aprendizado constante, um exercício de criatividade e resiliência.

 

Tirar a Reserva Instantânea em nada compromete futuras reservas.

Muito pelo contrário!

Ter controle em quem aceitar para ocupar seu espaço é importantíssimo, é uma questão mesmo de preservação e segurança. 

E vale tbm para qdo vc receber hóspedes novos, ainda sem avaliação. 

Dá tempo de, antes de aceitar o pedido, perguntar se o hóspede conhece a dinâmica do Airbnb que é cuidar do espaço como se fosse seu, se leu todo o anúncio e, principalmente, as Regras da Casa e se está de acordo com elas. 

Isso nos livra de muito perrengue, viu?

Nem todo mau comportamento é fruto de má-fé; por vezes pode ser desconhecimento mesmo, achar que éiguala hotel. 

Abraços!

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias