Calúnia e difamação por não conceder late check out

Respondido!
Silvia-Helena-C--R--Vall0
Level 5
Ribeirao Preto, Brazil

Calúnia e difamação por não conceder late check out

Nota zero em tudo por não permitir late checkout. Percebo que os hóspedes  querem sugar mais e mais, o jeitinho brasileiro.

E quando você diz que não pode deixar o hóspede sair mais tarde, lá vem a nota zero, em tudo.

A resposta do airbnb é que está dentro da política, ou seja, o anfitrião pode ter nota zero se não conceder late checkout tendo outro hóspede para entrar.

E o hóspede pode tudo, caluniar, mentir, inventar...tem algum jeito de entrar na justiça? Contra o hóspede? Contra o airbnb? O que vcs tem feito nessa situação?

 

1 Melhor Resposta
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Mas é justamente este o cerne da questão e que já foi EXAUSTIVAMENTE EXPOSTO AQUI.

O Airbnb afirma que não faz apuração da veracidade das informações, portanto mesmo tudo estando no chat (meu caso); mesmo que vc tenha ligado mais de 4 vezes para o suporte relatando a situação e tenha seguido, exatamente, aquilo que lhe orientaram (meu caso); mesmo havendo uma denúncia por parte do hóspede e, na disputa, ele tenha perdido a demanda (tbm meu caso); mesmo que o anfitrião esteja munido de todas as provas (ainda meu caso), o Airbnb não leva isso em conta POIS NÃO FERE SUA POLÍTICA DE AVALIAÇÕES.

E essa política, em nada ou quase nada protege o anfitrião, somente o Airbnb.

O Airbnb lava as mãos e vc que intuba o rebaixamento de sua nota e engula todo o prejuízo ao seu trabalho e dedicação.

Simples assim!!!

 

Exibir Melhor Resposta no post original

13 Respostas 13
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Silvia-Helena-C--R--Vall0 

Lamento ter passado por isso e me solidarizo com a situação pois fui uma das que tbm sofreu a mesma injustiça através das avaliações usadas para fins de retaliação. 

Praticamente todo anfitrião já teve sua cota de ônus injustos dentro da plataforma. 

Até agora, o que nos cabe é usar dos feedbacks para relatar tais situações e fazer este relato como vc fez aqui na CC, para que nossa lindinha @Laura reporte ao nível superior.

Ela acabou de me responder, em outra postagem, que vem novidades aí e que possa vir algo relativo às avaliações, situação já amplamente discutida e denunciada aqui. 

Torcendo para vir algo realmente produtivo e que solucione de vez este imbróglio. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Bom dia @Silvia-Helena-C--R--Vall0 , sinto muito por esse problema com o hóspede e avaliação que foi dada após você não permitir late checkout. 

 

Você chegou a explicar para ele que outro hóspede iria entrar ou que não seria possível porque alguém já estava programado para limpar a acomodação?

Você pode nesse caso enviar pro suporte a conversa pela plataforma informando isso ao hóspede e de que a avaliação foi feita para retaliação.

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Mas é justamente este o cerne da questão e que já foi EXAUSTIVAMENTE EXPOSTO AQUI.

O Airbnb afirma que não faz apuração da veracidade das informações, portanto mesmo tudo estando no chat (meu caso); mesmo que vc tenha ligado mais de 4 vezes para o suporte relatando a situação e tenha seguido, exatamente, aquilo que lhe orientaram (meu caso); mesmo havendo uma denúncia por parte do hóspede e, na disputa, ele tenha perdido a demanda (tbm meu caso); mesmo que o anfitrião esteja munido de todas as provas (ainda meu caso), o Airbnb não leva isso em conta POIS NÃO FERE SUA POLÍTICA DE AVALIAÇÕES.

E essa política, em nada ou quase nada protege o anfitrião, somente o Airbnb.

O Airbnb lava as mãos e vc que intuba o rebaixamento de sua nota e engula todo o prejuízo ao seu trabalho e dedicação.

Simples assim!!!

 

Silvia-Helena-C--R--Vall0
Level 5
Ribeirao Preto, Brazil

Exatamente isso, @Airbnb não avalia a má fé, calúnia e difamação do hóspede. Juridicamente pode dar danos morais 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Silvia-Helena-C--R--Vall0 e @Denise583 , eu sempre recolho esses feedbacks sobre as avaliações e frustrações dos anfitriões e espero que em breve novas atualizações sejam lançadas referentes à essa questão. 

 

Às vezes vejo aqui na CC anfitriões dizendo que após mostrarem provas para o suporte de quebra na política de avaliações, elas foram removidas, então sei que isso ocorre em certos casos. 

 

Espero que no seu você consiga expor a conversa pelo chat da plataforma com o hóspede para o suporte para que isso seja analisado @Silvia-Helena-C--R--Vall0 !

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

@Laura 

Os comentários retirados são somente os que ferem a Política de Avaliações que, repito, em nada ou quase nada protege o anfitrião.

Violação da Política de Festas e alguns casos mais gritantes de preconceitos raciais, xenofobia e etc ainda recebem atenção, afinal, o Airbnb tem que estar no "politicamente correto", mas se a coisa não for gritantemente agressiva, vai depender da "análise" da equipe.

O Airbnb diz 

"Para manter as avaliações relevantes, recomendamos evitar o seguinte:
Xingamentos, insultos e suposições sobre o caráter ou personalidade de uma pessoa".

A hóspede me acusou de dar um GOLPE, ou seja, me insultou, feriu meu caráter e personalidade e isso não foi somente no chat, ESTÁ LÁ NOS COMENTÁRIOS PRA QUEM QUISER VER.

Mesmo ela tendo armado a coisa da toalha no vaso sanitário, me dispus a dar o reembolso dos dias não usufruídos, mas ela queria por PIX, coisa que não fiz e repassei a orientação que tive do Suporte para que ela fosse reembolsada dentro das normas do Airbnb.

Mas para quem fez a "análise", o fato de eu estar exposta pra toda a Comunidade do Airbnb como uma GOLPISTA, não configura insulto ou comete suposições de carater 🤷🏼‍♀️ 

Foi o que ganhei por seguir as normas do Airbnb. 

Isso foi em Janeiro deste ano e mais de 50 avaliações depois, somente naquela acomodação, minha nota ainda está longe de chegar no patamar original.

Rápido demais pra baixar, mas leva uma eternidade pra subir. 

Essa é a cruel verdade 

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Essa sua questão com a hóspede no começo do ano foi realmente complicada @Denise583, recentemente vi que o @Alan--Patrick0 teve os comentários retirados então ele poderia dar uma ideia pra gente de como isso ocorreu e que provas ele teve que enviar para o suporte...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

@Laura 

Não há nada diferente que possa ser feito.

As minhas provas estão no chat, inclusive lá ela afirma que eu estava agindo junto com o Airbnb para tirar dinheiro dela (botando em cheque tbm a honestidade do Airbnb) e há provas tbm na "demanda" que a hóspede perdeu.

Fiz 3 solicitações para retirada da avaliação e todos os que "analisaram" disseram o mesmo, "não fere a Política de Avaliações". 

Retruquei baseado no que o Airbnb prega ao dizer:

Para manter as avaliações relevantes, recomendamos evitar o seguinte:
Xingamentos, insultos e suposições sobre o caráter ou personalidade de uma pessoa".

Sabe qual foi a resposta?

Que eles apenas recomendam "EVITAR", não é uma regra absoluta. 

É pra ficar bem revoltada!!!

oi Denise! Nos comentarios nao podem haver depreciação do carater da pessoa e quando a hospede mente ELA FAL DE TODO O MUNDO INCLUSIVE DE ANTIGOS HOSPEDES ele esta ferindo a nossa reputacao publica, deixando nos com a imagem desgastada perante a comunidade em que vivemos e tambem para o mundo ja que o Airbnb tem abrangencia global. Ainda quando ela fala: eu estava no telefone com minha mae as 2 hrs e ela pensou que eu  falava mal dela e ela foi ate o quarto para tentar arrancar-me de la.

Gravissimo essa mentira e nao tinha provas dessa infamia. Ora temos 60 comentarios favoraveis e nunca jamais iria querer em qlquer momento tirar alguem do quarto..somente em caso de flagrante delito ou perigo eminente e isso nao era o caso!  Mais uma vez feriu minha dignidade pois quem le isso pensa que sou louca, posso ate perder hospede vai que alguem acredite e fique com medo de um comportamento agressivo e transloucado de minha parte. Entao no meu caso eu cancelei tive punicoes e agora ainda querem aplicar uma multa atemporal e arbitraria. Eu penso que se voce cancela a reserva nem tem que haver comentarios pois EVIDENTE que o hospede em questao que estava pagando barato, pintando e bordando com a nossa cara  e com carater duvidoso LOGICO que iria querer ferrar com a gente ainda mais mentindo muito e esculachando com a nossa cara e o nosso lar. Tem muita incoerente que precisamos debatar para que nao sejamos injusticadas.

Concordo com vc @Alan--Patrick0 

E quem deveria prezar para que as avaliações sejam realmente isentas, honestas, justas e verdadeiras, deveria ser o Airbnb.

Qdo disse a vc lá no outro post que deu sorte pela avaliação ter sido apagada, é que é raro isso acontecer pois, como já dito, o Airbnb afirma "não fazer a apuração da veracidade das informações".

No meu caso tbm tenho provas de tudo, no chat e na denúncia que a hóspede perdeu, mas não foi suficiente para que a avaliação injuriosa fosse apagada. 

Tem muita incoerencia sim, muita coisa a corrigir e qto mais permanecem, mais estragos fazem, prejudicando mais inocentes. 

Oi Denise! Boa tarde! qual o tipo de injuria que voce sofreu?

 

 

Oi @Alan--Patrick0 

Em janeiro deste ano, mais especificamente naquela semana do acidente em Capitólio, Minas estava há dias afogada sob toneladas d'água e um casal fez reserva para 4 dias na Ypotyra, uma cabana na serra a 10 km da cidade.
Qdo este casal se deu conta que ficariam "numa cabana isolada no meio da natureza, com banheira e lareira, longe da cidade" (que horrível!!), começaram a inventar mil problemas, todas devidamente refutadas.
Por fim, já sem o quê inventar, a hóspede sabota meu banheiro enfiando uma toalha de rosto no vaso sanitário para simular problemas de esgoto, me acossando para que lhe reembolsasse, por PIX, o restante das diárias.
Ela só não contava com o "casca grossa" do maridão que literalmente enfiou o braço no vaso e descobriu a toalha.
Isso tudo na frente dela.
Ainda assim eu disse que faria o reembolso, mas não por PIX; ligaria pro Suporte para obter orientação de como fazer dentro da plataforma.

E assim fiz, lhe repassando, pelo chat, todas as orientações recebidas.
Como resposta me acusou de, junto com o Airbnb, armar pra tirar dinheiro dela. Fez denúncia em que saiu perdendo e então, por retaliação, deu nota 1* em todos os quesitos e um comentário em que, além de todas as mentiras, ainda diz que "dei um golpe nela".
O desenrolar de toda esse desagradável episódio está no chat, a hóspede perdeu a demanda em que me acusou, e ainda assim o Airbnb não apagou a avaliação nitidamente retaliatória, mesmo diante das provas, mesmo depois de três pedidos.
Tive a nota da acomodação rebaixada (só não perdi o título de Superhost pois teho muitas avaliações 5*) e fiquei exposta como GOLPISTA perante todos, mas o Airbnb não classifica como injúria ou insulto ao meu caráter e personalidade.
Então está aí o motivo de muita decepção, após anos de dedicação trabalho árduo.

Abraços!

Alan--Patrick0
Level 2
Sorocaba, Brazil

oi Denise boa tarde! E muito triste. Voce faz um trabalho dia a dia, tratando bem as pessoas, tendo empatia, respeito e ajudando a elevar o nome da plataforma. Quatro anos de dedicacao e gentilezas, dai vem uma pessoa maldosa e mentirosa e acaba com sua dedicacao, sua alegria e bem servir ao proximo. Eu fui parar no PA por causa dessa menina. E muito frustante isso. Fico nervosa com mentiras e injusticas!

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias