Olá @Marcel3510 !
Bem compreensível o que você está dizendo, ainda mais para quem quer relaxar num final de semana com a família, tendo somente o final de semana para tanto.
Sobre esses horários de check-in às 14h e check-out ao meio-dia ou check-in às 15h e Check-out às 11h, são horários padrão e grande parte dos anfitriões usa esses horários, eles geralmente são pensados para dar tempo ao anfitrião de arrumar a casa direitinho entre um hóspede e outro.
Mas, claro, para quem tem pouco tempo, como um fim de semana, pode parecer que não dá para aproveitar tanto quanto gostaria.
Agora, uma coisa que pode ajudar é falar com o anfitrião antes de fechar a reserva. Muita gente está aberta a negociar um check-in mais cedo ou um check-out mais tarde, dependendo se não tem outra reserva logo em seguida.
Esse tipo de flexibilidade existe, só que nem sempre está evidente no anúncio. Já vi muitos relatos sobre casos em que isso funciona, basta uma conversa tranquila com o anfitrião. Tenho praticado o meu check-in a partir das 12h, com check-out às 14h e quando me pedem e posso, alongo o check-out.
Sobre essa questão de cobrar por noite e não por dia, esse é o padrão da plataforma e creio que baseado na hotelaria, mas isso é porque também o anfitrião precisa do tempo para manter tudo em ordem para o próximo hóspede.
Mas, sinceramente, tem muita gente no Airbnb que leva a flexibilidade a sério e sabe valorizar um bom relacionamento com o hóspede.
No fim, vale a pena procurar anfitriões que sejam mais flexíveis com horários ou mesmo explicar sua situação antes de reservar.
Muita gente prefere negociar e garantir uma boa experiência para ambas as partes. É só questão de se comunicar direitinho que dá para evitar esses perrengues e aproveitar mais o seu tempo livre.