Como proceder com falsas denúncias de descriminação?

Adriana1346
Level 2
Arraial do Cabo, Brazil

Como proceder com falsas denúncias de descriminação?

Recebi uma hóspede que desde o primeiro momento até o fim da estadia dela só tentei ajudar, o check in era as 14 e atendi ela dentro da minha casa as 5:50 deixei que entrasse na acomodação. Entre outras coisas, essa hóspede ficaria 11 diárias porém ficou apenas 4, para que pudesse receber integralmente o valor restante da hospedagem mentiu falando que foi descriminada por sua opção sexual. O suporte do Airbnb deu razão a hóspede sem sequer ter provas e nem me questionar se eu tinha feito tal coisa. Algum de vcs já passaram por essa situação? Gostaria muito dos dados da hóspede para entrar com um processo na justiça. Mas o Airbnb além de nem ter me falado como foi feita essa reclamação se recusa a passar quaisquer dados da hóspede. O que posso fazer para me resguardar de tal coisa?

3 Respostas 3
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Adriana1346 , 

 O diálogo foi todo pelo chat da plataforma? Se sim , no seu lugar solicitaria a atendente que mostrasse em que parte vc demonstrou preconceito. 
Sugiro solicitar foto de documento para os próximos hóspedes, coloque nas regras da casa . 
Há anos atrás, um hóspede grosseiro e racista atacou um segurança do condomínio com palavras que nem quero citar aqui , e foi possível fazer um boletim de ocorrência porque eu tinha foto do documento dele . Imediatamente enviei ao suporte que cancelou a reserva . 

Beatriz
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Adriana1346 

Não é o primeiro relato desse porte e parece ser recorrente, no Airbnb, o fato de só ouvir um lado e já "tomar partido".

Esse ano tive um problemão com uma hóspede que tentou simular "problemas de esgoto"

enfiando uma toalha de rosto no vaso sanitário. 

Resumindo, ela fez uma denúncia ao Airbnb, denúncia essa que só tive conhecimento ao receber, através do chat, uma comunicação me dando "um puxão de orelha"; que eles levavam essas denúncias muito a sério, que eu cuidasse para que o problema de esgoto não se repetisse, caso contrário eu poderia ter meu anúncio surpenso e blá-blá-blá.

Em nenhum momento o Airbnb entrou em contato comigo para ouvir "o meu lado" e já assumiu minha parcela de responsabilidade no caso a ponto de me dar " um pito", mesmo eu tendo recorrido ao Suporte, desde o inicio e mais de uma vez, relatando o ocorrido e pedindo orientação de como proceder. 

Só não houve maiores consequências pois a hóspede não conseguiu provas, mas ainda assim não saí ilesa da situação. Obviamente ela me detonou no comentário e avaliação, rebaixando a nota da acomodação (outra questão muito problemática no Airbnb).

Tudo errado!!!

Respondi à altura, dizendo o quanto me sentia intimidada e desconfortável com a situação. 

No fim acabou me pedindo desculpas pelo modo como tratou a questão, mas fica claro que as tratativas internas para questões que envolvam denúncias e disputas, estão equivocadas.

Se não é para fazer uma mediação justa e isenta das denúncias, então que nem abram tal precedente. 

Enfim... apenas mais uma das tantas questões em que o Airbnb precisa se debruçar em busca de melhorias.

Siga a recomendação da @Beatriz98, entre em contato com o Suporte e deixe bem claro sua contrariedade. Pressione em busca de uma resposta, em quais provas se basearam para se chegar a essa conclusão.

Defenda-se!!!

Espero ter ajudado.

Boa sorte!

Depois nos conte como a coisa terminou 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Bom dia @Adriana1346 , depois nos conte como foi a resolução do seu caso com o hóspede e se você seguiu os conselhos deixados aqui no comentário. 

Espero que tenha dado tudo certo!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias