Como você se sentiu quando recebeu sua primeira reserva?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como você se sentiu quando recebeu sua primeira reserva?

Primeira reserva -  Airbnb Central da Comunidade.jpg

Olá pessoal, boa terça feira para vocês!

Quer você hospede em sua casa ou alugue uma propriedade separada, ser anfitrião pode despertar todo tipo de emoções: euforia, nervosismo, orgulho e até um pouco de ansiedade.

Muitos anfitriões estão começando agora, enquanto outros têm anos de experiência com hospitalidade no geral. Mas há algo que todos compartilham: aquele sentimento de receber a primeira confirmação de reserva 🥇

Você se lembra de como se sentiu quando teve sua primeira reserva? Foi um momento de pura emoção ou você ficou um pouco nervoso com o que viria?

Compartilhe sua história, como se preparou e que emoções viveu como novo anfitrião 🥳

Espero ouvir suas experiências!

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

46 Respostas 46
Eduardo2009
Level 10
São Paulo, Brazil

É @Laura, como dizia aquela propaganda dos anos 80 devidamente adaptada, a primeira locação a gente nunca esquece (do original, o primeiro sutiã a gente nunca esquece, um classico na história da publicidade brasileira!!).

Sem dúvidas vem um turbilhão de emoções na cabeça, é a materialização de projetos que muitas vezes são longos e doloridos. E as dúvidas não vão deixar de nos assombrar: Estou esquecendo de algo? Será que os hóspedes vão gostar, será que eu posso fazer algo diferente agora? 

E esse processo só começa a finalizar quando você vê a avaliação deixada sobre a hospedagem, a gente fica rezando pra que ela seja a melhor possível e quando ela chega, você finalmente começa a relaxar. Mas aí vem a segunda reserva e o tormento recomeça. E daí quando você menos espera, começa a se acostumar, mas sempre pensando em como agradar o próximo, e os próximos e por aí vai...

Mas o aprendizado não tem fim e uma coisa eu posso afirmar: Para mim é muito prazeiroso!!!

É isso aí!!

Boas hospedagens a todos.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Você sempre me faz rir e chorar no mesmo comentário @Eduardo2009 🥹

Essa do sutiã era de qual campanha mesmo? Era na mesma época do Tio Sukita (falando nisso, onde foi parar a Sukita e os anúncios descolados dessa época? 🤨)

Esse primeiro hóspede foi aquele que a mulher nunca tinha visto o mar? 

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Eduardo2009
Level 10
São Paulo, Brazil

@Laura, assim você aquece meu coração!!! O ideal é rir mais e chorar só se for por boas emoções!!

A campanha é do saudoso Washington Olivetto para a Valisère, bem carregado de significados, o final pra mim traz uma mensagem de empoderamento feminino numa época em mal se falava nisso!! Vale a pesquisa para assistir.

Sim a primeira hóspede que recebemos era aquela do interior que nunca havia visto o mar e abriu a janela do apartamento, viu aquela vista deslumbrante e começou a rodopiar nos braços do marido... Taí, agora foi você qiue me colocou um cisco no olho aqui relembrando isso!!!!

Bjs

EA

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Essa história é linda demais @Eduardo2009 !!! Lembra da postagem que você fez qui na CC logo no comecinho? 

Participar das emoções dos hóspedes, um privilégio!

Eu lembro até hoje de ficar arrepiada!!

Vou dar uma olhada nessa campanha da Valisère (não lembrava que era dessa marca o anúncio!!) mas sinto saudades mesmo de ficar vidrada em campanhas publicitárias legendárias sabe?? Estava vendo um vídeo hoje no Instagram sobre a marca de tênis 'On' que foi super disruptiva no mercado de esportes (adoro ler coisas assim sobre marcas) mas em relação à comerciais.... ai já não lembro nenhuma que tenha ficado na minha cabeça ou tenha feito algo novo!

-----

Eduardo2009
Level 10
São Paulo, Brazil

@Laura,

Sempre fui facinado por publicidade, aliás minha primeira faculdade (não concluída) foi de comunicação Social (Publicidade). Larguei no 2º ano...

Os anos 80/90 foram espetaculares para a propaganda nacional (e para o rock também). Tem propaganda daquela época que ainda está na cabeça de muita gente até hoje.

Mas bora olhar pra frente que quem vive de passado é museu!!!!

Bj

Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

@Laura 

Apenas nervosismo e ansiedade, no meu caso! Preparei tudo com um detalhismo quase maníaco, hehehe, como se fosse minha única chance! Dei sorte, foi uma hóspede muito gentil e organizada, que me mandou feedbacks fundamentais no privado. 

Hoje já tenho uma rotina, tudo acontece quase no automático, mas tento manter um certo nervosismo para evitar erros. No entanto, sinto mais satisfação que ansiedade, quando a acomodação está pronta para receber alguém.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Deve ser uma sensação linda mesmo @Regina1105 , tipo como a compra do primeiro imóvel não é? 🥲

Eu ainda estou economizando para comprar o azeite de oliva no fim do mês, ainda não sei quando vou ter pra o meu espaço mas eu fico babando ouvindo a experiência de vocês porque parece que tem tudo a ver comigo! 

Eu já te perguntei o que fez você começar a ser anfitriã e andar com a sua malinha de rodinhas pelas ruas de Brasília (não resisti, tive que mencionar essa porque ficou um clássico aqui na CC!! 🧳 🤓)

-----

Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

Sim, @Laura querida, um nervosismo estranhamente gostoso. De cara, essa primeira hóspede me pediu pra alugar toda semana, de terça a quinta, por fora. Fiquei desconcertada, mas ao mesmo tempo orgulhosa pela preferência - até fui pro bar comemorar 😂. No entanto, calculei que aquilo iria ocupar meu calendário de um modo desfavorável e, ainda, reduzir os dias de estadia e avaliações necessárias para o desempenho. Fiquei cheia de dedos pra explicar, kkk, no início eu tinha um certo receio de ofender por qualquer coisa. Ofereci desconto especial pela plataforma em vez disso, mas ela não voltou. 

Hahaha, eu era uma espécie de nômade de limpeza AirBNB, sempre circulando com mala e roupas confortáveis (pra fazer faxina, kakaka). 🧳🧹

Olá @Laura, foi um dia de muito status de stress e nervosismo... Nós vivíamos em Lisboa, e o AL era no Algarve, estávamos a 300km ... Apesar de termos feito o registo e publicação da casa, não estávamos á espera de tão rápida reserva, a casa estava a meio Gás, pois tínhamos lá estado no fim de semana, a reserva caiu á segunda-feira, e o check-in era no dia seguinte, entramos em status de pânico, de??? O que fazemos agora? A casa não está pronta, para o efeito (pois a nossa previsao de preparar tudo,supostamente deveria ser no fim de semana seguinte)... Plano de emergência ou plano B... Já que temos, vamos fazer por isso... Trabalhei o dia todo até ás 18h, arranquei para o Algarve... Focado em deixar tudo pronto para o check-in... Cheguei ao Algarve por volta das 22h, exausto do dia de trabalho e uma viagem, pus-me ao trabalho a fazer as limpezas gerais, fazer cama, providenciar tudo o que era necessário para estarem... Foi o stress total... Terminei tudo ás 3h da manhã... Descansei 15minutos... E diz-me á estrada durante a madrugada, cheguei a Lisboa, confirmei com a minha esposa que tudo estado ok, e coordenado com o hóspedes... Fechei os olhos por 1h... Acordei, tomei um banho e fui trabalhar... Bem... O que posso dizer é que foi um misto e um turbilhão de sensações, emoções, nervos, auto-controle ... Foi um momento que ficou marcado, um dia difícil, complicado... Que acabei por nem conseguir usufruir do prazer de receber um primeiro hóspede. 

Bjos e Abraços, Erico Duarte. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Uau @Erico1458 , que historia emocionante!! 

Ter que conciliar uma rotina de trabalho com o gerenciamento de uma acomodação (ainda mais a 300km de distância) não deve ser nada fácil!!! Com o tempo, como você e a sua mulher gerenciaram isso? Vocês deixaram um número maior de dias para os hóspedes fazerem as reservas para que vocês não sejam pegos de surpresa assim da próxima vez?

-----

Eulália7
Level 2
Torres Novas, Portugal

Olá @Laura 

No Inverno passado, estive todo o tempo a fazer melhoramentos na casa para me sentir confortável quando a alugasse. Arranjei uma empresa profissional de limpeza e uma equipa de arranjos  na casa  uma vez que vivo a 80 km de distância. 

Quando viajo tento sempre ficar em alojamentos locais para tirar ideias e ver como outros anfitriões organizam o espaço. Isso me tem trazido muitas ideias boas. Ouvi também a  minha família que conhece a casa e foi dando sugestões de mudanças necessárias. 

Quando recebi a primeira reserva foi muito recompensador por todo o trabalho feito. eu estava no bom caminho. Os hóspedes gostaram de estar alojados na minha casa e eu continuo a fazer mudanças para melhorar. 

Eulália

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Eulália7 , que legal que você gosta de ficar em alojamentos locais para se inspirar, adorei essa ideia!

Quais mudanças você fez desde que iniciou nesse negócio e se tornou anfitriã?

-----

Ola @Laura revemos de arranjar uma senhora para fazer as limpezas e check-in e check-out... Foi a forma mais prática dado a distância. Assim era só coordenar a agenda e informar as datas... Mas a primeira foi qualquer coisa... Mas já passou...:) agora estou mais a norte e por perto dos meus  ALs... O Algarve já foi. 

Bjos. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que bom @Erico1458 , então agora não tem mais o espaço em Algarve ou você se mudou para mais perto?

-----

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias