Confirmado: o hóspede pode mentir em avaliações sobre sua acomodação

Fábio116
Level 4
Brasilia, Brazil

Confirmado: o hóspede pode mentir em avaliações sobre sua acomodação

Muito já se falou disso aqui nesta comunidade, mas agora gostaria de relatar um caso concreto que mostra, de forma líquida e inequívoca, que o hóspede pode mentir em sua avaliação sobre sua acomodação e que o Airbnb compactua com isso.

Em 4/8/23, o atendente Vasco me informou claramente que, como a política do Airbnb não fala nada sobre o hóspede mentir, na prática, a conclusão seria a de que, sim, o hóspede pode mentir sobre o que aconteceu em sua estadia.

É o caso da reserva HMBMESEXBQ, feita para Luiz Amorim. Em sua avaliação, o hóspede escreveu que "Anfitrião cobrou o valor de um jogo inteiro de toalhas, eu respondi que não concordava com o valor da restituição por uma única toalha".

Isso é facilmente verificável como mentira, pois no meu pedido de reembolso HMBMESEXBQ, eu solicitei o reembolso no valor de R$ 140 (tela 1). Para embasar o pedido, enviei o link de um produto que equivale a um jogo de toalhas (tela 2). Clicando no link, é possível ver que o valor do jogo de toalhas é R$ 418 (tela 3).

 tela 1

tela 1.png

tela 2

tela 2.png

 tela 3

tela 3.png

Portanto, o Luiz mentiu ao afirmar que Anfitrião cobrou o valor de um jogo inteiro de toalhas, eu respondi que não concordava com o valor da restituição por uma única toalha". A mentira do Luiz me faz parecer desonesto e ofende minha honra. 

2 Respostas 2
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Fábio116 

Vou discordar da afirmação feita pelo atendente.

Em todo tutorial o Airbnb defende a imparcialidade, honestidade, lisura e confiabilidade do sistema de avaliações.  

Eis abaixo alguns trechos retirados dda própria política e dos diversos tutoriais que o próprio Airbnb disponibiliza. 

"... além de fornecer feedback honesto aos hóspedes e anfitriões.

Nossa política de avaliações tem por objetivo garantir que o comentário fornecido através do nosso sistema de avaliações seja autêntico, confiável e útil para nossa comunidade."

"Acreditamos que um sistema de avaliação justo é aquele que respeita e protege o feedback verdadeiro da nossa comunidade, e temos uma série de medidas de proteção em vigor para ajudar a construir confiança no nosso sistema de avaliações."

"O Airbnb não modera as avaliações antes de serem publicadas, e pedimos que elas sejam escritas com transparência.

No entanto, as avaliações precisam ser honestas e se relacionar com uma reserva real."

Portanto colega, o Airbnb "prega" a verdade e honestidade e afirma usar de meios para garantir tais preceitos, levando o usuário a acreditar e a confiar na atuação da plataforma. 
ATÉ...que venha o primeiro hóspede desonesto, lhe tasca uma bsita mentira nos comentários, derruba sua nota no chão e depois lhe dá uma bela banana ao não retirar a avaliação sob o argumento de que "não fere a Política de Avaliações".

Triste realidade!

Aline473
Level 10
Belém, Brazil

Eu não consigo entender esse povo que suja tanta toalha! no seu caso ele levou uma toalha caríssima e que pior, quebra o jogo igualzinho.

Tem gente que parece que quando vão para a casa dos outros pensam assim: " Legal, vou pro airbnb e vou manchar tudo! lençol, toalha, vou passar a bunda suja numas toalhas branquinhas..." 

Usam toalhas como tapete!

Meu Deus, quando vou para um local eu tenho tanto cuidado com isso! Não consigo entender o que leva esse povo a fazer isso!

Lógico que você foi super lesado! olha o preço deste conjunto de toalhas! belíssimo!

Esse tipo de coisa é realmente muito injusta, pois claramente você ofereceu o melhor ao hóspede... sinto muitíssimo por isso, Fabio.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias