Cuidados com Check-in e Check-out

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Cuidados com Check-in e Check-out

Pessoas, bom dia!

Contar 2 situações que envolvem o processo de check-in 

 

A primeira:

Um hóspede reservou inicialmente o dia 02/06 com saída 03/06. Desde do começo das conversas no chat, ele demonstrou interesse de entrar madrugada do 1° ao 02 de junho aqui. Mas meu prazo de entrar era das 14:00 - 22:00. Então expliquei o óbvio: "Fulano, se for entrar madrugada de 01/06 pra dia 02/06, garanta que ninguém estará ocupando o quarto na sua chegada, ou seja, reserve o dia 1°". Bom, ele criou resistência e manteve o dia 02 como check-in, alegando q iria ver a casa de um amigo. Aí no dia 1° ele me procurou no chat e pediu a alteração da reserva pra check-in passar a ser 01/06, tudo em cima da hora. Quando eu aceitei, apareceu a mensagem Aguardando Pagamento...nisso faltando coisa de horas pra ele chegar em Salvador. Aí o próprio Airbnb enviou mensagem pra mim dizendo que tava tendo problemas com o pagamento do hóspede e que eu poderia cobrar diretamente a ele, porém não assumiria qualquer responsabilidade ou que eu poderia cancelar. Aguardei, tive paciência, até que finalmente o pagamento apareceu lá no app.

O combinado mais recente era sua entrada ser pra dia 01, entre 22:00 e 23:00. Mas não aconteceu. Eu enviei mensagem já preocupada, "Fulano, já tá a caminho, conseguiu chegar em Salvador? " E nada. A pessoa tava vindo de Recife pra cá de ônibus. Velho, levei a madrugada toooda esperando, e claro, super cansada, precisando dia seguinte levantar cedo pra trabalhar, e nada do cara. Pense aí?! Finalmente às 3 e pouca da manhã, ele manda mensagem dizendo que chegou na rodoviária e que havia sofrido um assalto na estrada. E se ainda eu podia receber ele, eu disse que sim. Aí ele chegou aí quase 4 da manhã com sua companheira, contou a história do assalto e daí foram dormir. Eu descansei só 2 horas e sai pra trabalhar.

Estadia tranquila, de boa, casal organizado, tudo certo. 

Dia do Check-out: me disseram outro drama q aconteceu com eles. Parece que um motorista da Indriver passou a perna neles, óia...levou metade do dinheiro que seria deles voltarem pra Recife. Haja azar. 

Pra minha surpresa, chegou uma mensagem do Suporte Airbnb pra mim. Na mensagem dizia que Fulano alegou a eles que não usou uma das diárias porque sofreu um assalto e que estava solicitando pra mim um reembolso. Oi?! Como assim, gente?! Óh fiquei besta com esse pedido de reembolso. Aí respondi ao Airbnb que o hóspede usou a diária Sim pq apesar do assalto que ele sofreu (diz ele) que Eu me COMPROMETI uma madrugada inteira esperando os hóspedes e os mesmos entraram no quarto de uma dia pro outro. Aí não devolvi dinheiro, até pq não devia nada pra ngm e o próprio pessoal do suporte entendeu e me deu razão, disse que eu não tinha obrigação nenhuma de dar dinheiro pra ngm não. 

Aí escrevi um comentário público pra ele e disse tudo que aconteceu pra servir de alerta aos demais anfitriões. Aí ele entrou em contato comigo no WhatsApp num áudio, alegando que pediu esse dinheiro pra mim através do Airbnb, por conta das coisas que aconteceram com ele. E eu com isso, pai?! Quer dizer, a pessoa sofre um assalto, um golpe do motorista da Indriver, e eu tenho que pagar! Óh vc me deixe viu ... E ele em momento nenhum pediu diretamente comigo, quis envolver o Airbnb. Pq será?! Né

 

A segunda:

Um casal combinou comigo inicialmente que entraria no final da tarde dia 12/06. Meu horário é de 14:00 -20:00 atualmente. Bom, dentro do horário normal. 

Mas aí, que foi que houve? Eles assim que chegaram em Salvador por volta das 14:00 enviou msg dizendo que já tava vindo. Eu não li a mensagem a tempo pq eu estava ocupada lavando o banheiro. Aí uns 10 min eles apareceram aí. TB não vi, não interfonaram, chegaram a entrar no prédio e ligar pra meu número, mas eu não vi...

Aí quando fui olhar, já tinha se passado qs 1 hora dps. Eles estavam aq perto almoçando e disseram que vinham dps de comer. 

Aí dps eles chegaram aí e tudo ok.

Mas na avaliação, eles deram 3 estrelas pra Check-in. 

 

Duas lições tirei das situações:

 

1 - não recebo mais ninguém fora do horário, principalmente se for de madrugada pq é um verdadeiro saco, extremamente cansativo e inconveniente. 

 

2 - orientar por mensagem que, ao combinar um horário, mesmo que dentro do prazo, tentar manter Aquele horário combinado. Se houver mudança, por alguma razão, ou de chegar antes ou depois do combinado, me comunicar e aguardar o meu retorno nas mensagens, o meu OK. 

 

Só pra finalizar aqui:

 

Pra entender melhor o que é cada coisinha aqui⤵️

Check-in: entrada de hóspede num determinado horário.

No meu caso, 14:00 até 20:00. 

Diária: o dia tem 24 horas, mas 1 diária pode durar menos, ou seja, a pessoa entrou às 20h, reservou 1 diária, não significa que ela sai dia seguinte às 20h

Check-out: saída de hóspede até determinado horário

No meu caso, até 12:00.

Caso o hóspede queira renovar a estadia: reserva 1 diária novamente, que nesse caso, inicia a partir das 14:00. 

Ah, mas ele ficou mais um pouquinho hospedado, saiu ou vai sair às 13:00. Não tem problema ele sair um pouco dps de meio-dia, se isso daí não comprometer a entrada do próximo no mesmo dia. Até pq a gente tem que ter tempo de preparar o quarto para o próximo, né isso? Se não atrapalha, tá tudo certo.

 

Explicando isso pra seu hóspede durante o chat, já ajuda deixar isso bem claro na cabeça dele.

É muito bom, muito importante mesmo, você como anfitrião determinar seus horários de check-in e check-out em seu anúncio. NUNCA deixe Flexível, a não ser que você possa oferecer o Self check-in, mas se é você ou alguém que recebe o hóspede, deixe as coisas claras e registradas.

 

 

 

 

 

 

 

12 Respostas 12
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Ana23204

Isto tem a ver com LIMITES.

E é muito importante que o Anfitrião trace essa linha desde o início.
Ofereço selfcheck-in nos meus dois espaços, porém deixo hora final flexível somente no espaço da cidade.
Na acomodação localizada na zona rural, há falha de cobertura de GPS e mesmo enviando um roteiro com fotos bem detalhadinho do caminho, à noite, todos os gatos são pardos, né?
Não vou dar bandeira pra socorrer perdidos durante a madrugada!!!
Por estas e outras, estipulei o check-in até 21h. Se o hóspede pede pra entrar mais tarde, explico a situação e informo que se ele se sente seguro para vir além do horário, que será por sua conta e risco e que eu desligo meu celular às 21h.
Simples assim...

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

@Denise583 , cê me deu uma ideia boa😉👍🏾

 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Ana23204 

Fico feliz que minha experiência te serviu.

Isso é o bacana aqui da CC.

Somos anfitriões, pessoas reais com dilemas reais e essa troca é muito proveitosa.

Abraços!!!

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

@Denise583 Obrigada querida!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Concordo com a @Denise583 nesse sentido de deixar muito claro pro hóspede que se chegar depois do horário estipulado é por conta e risco DELE. Em relação à programação de viagem, muitas vezes as pessoas chegam muito mais rápido e ou depois do previsto no horário, e isso far parte, só que também uma vez que você deixa claro de que não está disponível o tempo todo para recebê-los, por mais que seja dentro da sua casa, (e eu tenho a impressão que é por isso que eles se sentem confortáveis o bastante de pedir pra fazer o check in mais tarde) os hóspedes que não tiverem a opção de chegar dentro do horário precisarão buscar outro lugar para se hospedar. 

E nos caso desse primeiro hóspede que chegou após o horário previsto por um problema....como seria a melhor maneira de se portar nesse caso @Ana23204,? Pois ele teria que buscar uma acomodação de última hora na madrugada

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Pois é @Laura , eu acho q vou adotar o método de @Denise583 . Claro q antes devo fazer como ela faz, deixar muito bem claro, desde do chat. 

Acho q é o dever de quem tá planejando sua própria viagem saber oq fazer. Exemplo: tou indo viajar de noite e com a probabilidade de ter q chegar madrugada e daí sei q o passei do horário de entrar, sigo meu plano B. Vou pra hotel 24h

Com isso, jamais vou jogar a responsabilidade no colo do anfitrião. 

 

 

Esmerina0
Level 2
Maceió, Brazil

Eu não abro excessão no check-in. O check-out pode ser a qualquer hora depois das 14 do dia reservado pq temos porteiros físicos 24 horas. Mas o check-in até às 11 da manhã e nem um minuto a mais. Pq temos que limpar para o próximo. Aqui em Alagoas as pessoas as vezes locam sem avisar. Quando vejo já está no chat " reserva confirmada" então mesmo que não tenha hóspede programado não permito. 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Esmerina0 

Não existe essa coisa de "Aqui em Alagoas  as pessoas locam sem avisar".

Isso só acontece se seu anúncio está configurado para "Reserva instantânea".

Se isto não te atende, mude a configuração e assim os hóspedes terão que enviar um "Pedido de Reserva".

Espero ter esclarecido. 

Abraços!

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Oi @Esmerina0 , tudo bem?

Nesse caso, não seria melhor seu check-in (entrada dos hóspedes) ser a partir das 14h e seu check-out (saída dos hóspedes) ser até às 11h não? Tipo trocar. Ou vc quis dizer isso mesmo?

 

Realmente não tem como abrir excessões. A exemplo do que disse no meu texto, se a pessoa que viaja se planeja bem, tudo dar certo. E se planejar bem è seguir a realidade de tudo, desde da escolha de horários disponíveis dos vôos, ou outros transportes, até se atentar aos horários estipulados de check-in/check-out do local pra se hospedar. E claro, se houver imprevistos, ter em mente um plano B. 

 

E é como @Denise583 te disse quanto ao modo Reserva Instantânea, se por acaso estiver assim no seu anúncio, você muda a configuração por lá. Fica muito melhor vc aceitar sem ser no automático pq vc se organiza melhor.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Depois nos conte como você implementou essa idea com os próximos hóspedes @Ana23204, e como eles responderam à isso 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Certinho @Laura , enqto isso, reeditando uma resposta já pronta no chat explicando sobre o check-in e check-out, pra deixar bem claro sobre o combinado de horário e se houver mudança me dizer o quanto antes e aguardar o meu OK pra eu saber, estar ciente da situação de horário de chegada do hóspede e me preparar, tudo preferencialmente dentro do horário estipulado.

Deixar claro que não será mais possível receber ngm fora do horário, pq é uma coisa q realmente atrapalha demais, é uma dor de cabeça, seja pela manhã, seja após às 20h (vou fazer igual a Denise, desligar o celular) pois além de tudo tenho q organizar meus horários de descanso, de dormir mesmo pq acordo mt cedo dia seguinte, e seja pela madrugada que, aliás é o horário q não quero de jeito nenhum receber ngm. Além de tudo é um risco por conta da falta de segurança pra mim, ter q ir até o portão abrir num horário que eu não vejo polícia na esquina da rua que eu moro, enfim o desgaste de não ter uma noite direta de sono.

Eu aliás tou numa dificuldade muito grande de conseguir dormir tb por conta disso, aí não produzo direito, até pq assumindo 2 trabalhos tenho q estar muito bem mesmo, principalmente relacionado a minha saúde.

Aí volto aqui e conto como foi na prática. Ainda tou sem reserva por agora. Somente e Julho.  

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Com o check in e check out constante de hóspedes você está em estado de alerta constante @Ana23204 , para o seu bem e segurança do hóspede de não chegar tarde, a melhor coisa é impor limites para que você possa dormir em paz. Eu particularmente sempre deixo o celular em modo avião quando vou dormir, tento (e nem sempre consigo😅) deixar fora do quarto e não levar para cama. Assim não acordo com notificação de mensagens que com certeza posso ver no dia seguinte quando acordo!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias