Hóspede danificou o espaço

AnaPaula35
Level 2
São Paulo, Brazil

Hóspede danificou o espaço

Hospedei um idoso, que é a 1a vez no airbnb, falou que ia fazer o check in em um horário atrasou muito, até aí tudo bem, chegou meio atrapalhado sem malas o que achei estranho, mas tudo bem, durante a estadia foi educado porém arisco, não quis interagir até aí tudo bem, moro em um bairro nobre  muito arborizado, e no quintal onde dá acesso a suite também tem muita planta então obviamente é um local mais úmido, durante a estadia notei que ele não deixava a janela do quarto aberta e do banheiro que é úmido devido ao vapor do chuveiro, pedi para ele abrir as janelas para arejar o ambiente, expliquei que o chuveiro solta muito vapor e umidade no quarto, que embora haja um exaustor no banheiro não dá conta, que me assustei ao ver a janela fechada e molhada por dentro, pedi para ele manter sempre aberta como especifiquei nas regras, ele disse que deixa aberta e que devido ao frio ele fechou as janelas ,eu respondi que vi aberta pouquíssimas vezes e ele abriu , falei que na suite tem um edredom  super quente mas que se precisar disponibilizo mais cobertor , bom ontem o check out terminou as 11hs, e ele não deu nenhum aviso de que iria atrasar, então as 11hs entrei com o airbnb que disse que iria falar com ele e me retornaria o que não aconteceu, mandei mensagem pelo airbnb e pelo whats e ele respondeu as 11:20 pedindo para esperar um pouquinho que já estava chegando eu disse ok atrasar uns 30 mins não serei rígida, aí respondi sem problemas e falei que.precisava sair às 12:00, ele não respondeu , inclusive liguei as 12:30 e não me atendeu. Chegou as 14hs com sua sobrinha e disseram que ele fez uma cirurgia na cabeça e que a sobrinha mostrou que também fez uma cirurgia na perna e por isso estava mobilizada, mas que ela veio porque ele não pode pegar peso por causa da cirurgia. Bom expliquei que ele devia ter me avisado sobre a cirurgia que poderia ter ajudado em algo, e que também deveria ter me dito que não conseguiria fazer o check out no horário , que inclusive transferi meu compromisso para tarde para fazer o check out, e que tive que cancelar o compromisso, porque ele só chegou as 14hs e não me comunicou. Quando ele foi embora, inclusive ele não quis que eu ajudasse mas quando o acompanhei ao carro ajudei a colocar as malas gigantes no carro, ele até comentou que se fosse necessário era para eu avisar que ele pagaria uma taxa devido ao atraso no check out. Ele me pareceu correto mas muito estranho, reclamava do frio quando chegada em casa  sempre de bermuda com uma jaqueta de frio, mas até aí cada um é cada um. Quando entrei na suite fiquei chocada, as paredes do banheiro o rejunte algumas partes estavam pretas com mofo, a parede onde ele dormiu estava manchada tambem o teto começando a ficar com indício de mofo, o lençol branco meio rosado , a toalha bege manchada de preto parece que ele tinha limpado a sola do sapato, ele ficou 1 mês e não usou a toalha extra e o lençol extra que deixo , a capa da colcha com indício de que foi queimada por algo quente como ferro. Estou lavando e higienizando tudo, se o lençol e a toalha ficarem manchadas vou pedir indenização , a dúvida é quanto a pintura que tera que ser feita, e uma taxa extra por fazer o check out fora do horário, com relação ao check out sempre deixei o hóspede ultrapassar 1 2 3 horas, mas eles sempre me trataram com respeito pedindo se poderiam ficar e eu sempre permitia e nunca cobrei nada, mas percebi que alguns hóspedes começaram a não avisar e senti um abuso, não quero ser injusta entendo que é um idoso na faixa de 65 a 70 anos com problema de saúde, que não ficou na casa da sobrinha para não incomodar, mas fiquei bem chateada com a situaçao, hospedo a anos e sei que estou no lucro porque leio os problemas dos hosts aqui e me sinto abençoada  kkkk. Por favor me falem o que voces fariam? Cobrar pela pintura e pelo check out tardio?

4 Respostas 4
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @AnaPaula35 

Esse é mais um exemplo daquilo que digo sempre "Começou errado, fatalmente vai terminar errado".

Contudo vejo problemas também por parte do anfitrião.
Eu não ofereço estadias de longa duração justamente pra ter um maior contato com as minhas acomodações para limpeza e manutenção frequentes, mas caso o fizesse, jamais aceitaria alguém novo no Airbnb.
Isso foi um risco que poderia dar certo, ou não...

Antes de aceitar um pedido de reserva de hóspedes novos na plataforma, envio mensagem explicando que vi que é novo, ainda sem avaliações, e pergunto se está a par da dinâmica do Airbnb, que é diferente de um hotel, se ele leu atentamente o anúncio, o Guia da Casa e principalmente as Regras da Casa, e se entendeu e concorda com elas.
E olha que não aceito estadias pra mais de 15 dias!

Horário de check-in... ô coisa complicada!!!
Muitos imprevistos podem realmente atrasar a chegada do hóspede.
Uma vez tive 3 amigas como hóspedes e a previsão de chegada era antes das 20h. Uma carreta tombou na estrada e só conseguiram chegar às 5h da manhã, e sem avisar pois era um trecho sem sinal.
Agora imagine se euzinha ia ficar plantada na porta da acomodação a madrugada inteira esperando por hóspedes???!!!
Liberte-se menina, faça uso do selfcheck-in, chega de sofrer!

Agora vamos falar do mofo.
"Minha casa, minhas regras", nenhum anfitrião deve abrir mão disso, contudo até pra isso existem limites.
Durante o período de reserva, o hóspede tem direito a usufruir da acomodação da maneira que melhor lhe convier. Não acho certo o anfitrião impor o modo que o hóspede deve dispor das janelas ou de qualquer outro dispositivo da acomodação, desde que não configure mau uso.

De qqr maneira, não vi nenhuma orientação do tipo nas Regras da Casa

Se a sua acomodação tem questões de ventilação que causam mofo, vc deverá corrigir o problema para que tal situação não se repita.
Minhas acomodações ficam em Carrancas, mais conhecida como o "Paraíso das Cachoeiras" e chove direto durante 6 meses ao ano. Uma delas fica na zona rural, cercada de verde com uma mata a 30m de distância. Tenho chuveito e banheira com água aquecida do aquecimento solar e nunca tenho mofo ou algo parecido; usei azulejos somente no box e borda da banheira; na construção me certifiquei de instalar amplas vidraças para que o sol banhe todos os cômodos, além de amplas janelas no esquema de ventilação cruzada; beirais largos para proteger as paredes da chuva, nenhuma árvore rente à casa para sombrear e segurar a umidade e uma lareira à carvão para os dias frios e úmidos...
Enfim, há diversas medidas e ações que podem ser adotadas para combater ou mesmo minimizar a proliferação de mofo.
Consulte um engenheiro ou arquiteto, se for o caso.

Em relação ao estado em que vc encontrou a acomodação, não vejo ali indícios de mau uso.
O mofo não foi parar lá pelas mãos do hóspede, correto?
E em que estado estariam roupas de cama e banho usadas por um senhor idoso durante 1 mês inteiro???!!!
Ele não usou a toalha e o lençol extra e vc não se apercebeu disso? Alguma vez ele lhe entregou as usadas ou vc as viu secando num varal?

Tbm nessa questão não vi nenhuma orientação sobre troca de roupa de cama e banho.

E mesmo duas mudas de roupa ainda seriam insuficientes para 1 mês.
Como disse, o máximo que aceito é 15 dias; qdo o período é maior que 7 dias informo que, num dia a combinar, deixarei na varanda uma muda limpa de roupa de cama e banho, e que deixem a usada no mesmo lugar.
Para isso já disponho, numa gaveta, um saco de tecido para este fim.

Vc pode tentar obter o valor extra pelo check-out tardio através da Central de Resoluções, entendo que não houve nenhum aviso por parte dele, contudo vc mesmo afirmou que costuma permitir a extensão por até 3 horas, que foi justamente o tempo de atraso deste hóspede; lembrar que ele mesmo ofereceu pagar algum extra.

De todas as questões apontadas, talvez vc tenha sucesso em obter algum tipo de indenização (Aircover) somente na colcha queimada.
Como disse, para as demais não me pareceu se tratar de mau uso.
E seria bom se atentar se é inteligente comunicar ao Aircover que sua acomodação tinha mofo enquanto abrigava um hóspede.
O tiro pode sair pela culatra.
Minha opinião...

Espero ter ajudado.

Depois nos conte como foi resolvido 

Obrigada pelos seus comentários @Denise583 , eu tenho o sistema para selfcheck in e out, muitas vezes não posso receber o hóspede porque estou viajando, por isso coloquei o sistema. Então mofo é provocado, segundo pesquisa que fiz, por vazamento ou local mal ventilado, aqui leia-se abrir janela para ventilar, imagina 33 dias o cidadão deixou a janela fechada com vapor do chuveiro indo para o quarto porque pelo jeito ele deixou a porta do banheiro aberta, deu no que deu. Recebo a anos, inclusive a última hospede antes dele que ficou 1 mês também não teve problema porque ela sempre deixava , durante o dia a janela do quarto aberta e do banheiro também. Ainda estou pensando o que vou fazer, mas uma coisa é certa , vou entrevistar se aparecer algum novato, a pessoa poderá não gostar mas paciência. É bom deixar claro que não é o serviço de hotel. De qualquer.maneira quando o hóspede.entra ele.encontra 2 jogos de lençol e toalha, mas percebi que ele não usou, embora eu tenha explicado e mostrado. Enfim não é perfil ao meu ver o tipo de hóspede para vir em casa , e talvez na comunidade. 

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Olá @AnaPaula35,

Concordo com a @Denise583 .
Não recuso reserva de longa duração, mas não é a minha preferência. 
Acho que temos uma ferramenta super importante que são as REGRAS DA CASA / REGRAS ADICIONAIS, e para que o hóspede efetue a reserva, é preciso concordar .
Aproveite então essa má experiência com relação ao enxoval e limpeza, para reedita-la. Consta nas  minhas regras que para as reservas acima de 14 noites , agendaremos limpeza a cada 7 noites com troca de enxoval e pagamento via funcionalidade do Airbnb enviar / solicitar dinheiro , no dia agendado. Não é opcional. 

Beatriz
AnaPaula35
Level 2
São Paulo, Brazil

Obrigada pelos seus comentários @Beatriz98 , o hóspede encontra 2 jogos de lençol e toalhas que deverão ser lavados e trocados por eles, a não ser que peçam faxina extra, o que normalmente não pedem. Na regra da casa peço para deixar a janela.do banheiro aberta para o vapor do chuveiro não danificar o espelho, mas enfim a gente está sujeita a receber as vezes alguns hóspedes que desanima e.da vontade,  até de parar de receber, ainda bem que são raros casos. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias