Hóspede solicitando pagamento após a sua estadia por dano no veículo

Sidimar1
Level 2
São Paulo, Brazil

Hóspede solicitando pagamento após a sua estadia por dano no veículo

O hospede ficou hospedado em minha casa, que faz parte de um condomínio. O portão de passagem dos veículos é eletrônico e com fechamento automático após um tempo e não tem sensor de presença.
Ele passou com o carro após o portão aberto, o mesmo fechou e danificou o veículo.
Agora ele esta me solicitando o valor para o pagamento do prejuízo e não sei o que fazer exatamente.
15 Respostas 15
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Sidimar1 

 

Você alugou sua casa e não condomínio.

 

O que acontece fora de sua casa não é responsabilidade sua. Daqui a pouco ele irá pedir ressarcimento por que foi assaltado na rua.

 

Ricardo

 

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Eu concordo e vejo dessa forma, mas estou tentando apaziguar as coisas!

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @Sidimar1 !

 

Pelo o que vc relatou pode haver responsabilidade do condomínio, se não há sensor de presença, alguém manipula o portão, ao menos para abrir, já que o fechamento é automático, pelo que entendi. 

 

Faça essa tratativa com o hóspede pela plataforma, para se assegurar de cobranças abusivas ou lhe resguardar de uma avaliação retaliatória.

 

De toda sorte, entre em contato com o suporte e veja a possibilidade do seguro que a plataforma oferece, o AirCover,  bancar esse prejuízo. 

 

Boa sorte. 

 

Fabrício:)

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Fabricio50 

 

Pelo o que eu entendo o AirCover não cobre situações que ocorram fora da acomodação.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Não cobre, mesmo assim irão intermediar.

É uma boa discussão @Ricardo85 , porque a acomodação está dentro de um condomínio e o espaço oferecido não está desatrelado do mesmo, uma coisa está interligada a outra, veja, a piscina oferecida como uma comodidade no anúncio é do condomínio ou é exclusivamente da unidade individualizada?

 

Então, para a lei, a unidade individualizada e o condomínio a que ela pertence, em várias situações, é como se fosse uma coisa só, notadamente, em relação a responsabilidades patrimoniais perante terceiros. 

 

Quando o proprietário aluga uma unidade do condomínio, também está atrelado a essa locação toda a infraestrutura oferecida no condomínio (elevadores, piscinas, saunas, estacionamento, escadarias, sala de ginástica, etc.).

 

Portanto, não tem como dissociar simplesmente a unidade individualizada, do condomínio como um todo, a acomodação oferecida e o condomínio formam uma unidade, daí creio que o AIRCOVER pode ser acionado.

Oi @Fabricio50 não há responsabilidade legal por parte do condomínio, não é obrigação do condomínio de ter ou manter funcionando. Mesmo que aconteça acidente, o condomínio não será responsável, mesmo que vá para pequenas causas. 

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Sidimar1 

 

"... não é obrigação do condomínio de ter ou manter funcionando ..." o que?


Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Perdão. O sensor de presença/estrangulamento do portão.
O hospede alega que o acidente aconteceu, porque o sensor não funciona, logo, mesmo isso sendo um fato, o condomínio não é obrigado a ter ou manter funcionando. Pelo que li (google) não há obrigação para o condomínio, exceto se houvesse gerenciamento do estacionamento por empresa terceira.

Oi @Sidimar1 !

 

Fui síndico do meu condomínio por 4 anos e aprendi, com algumas demandas, que existe uma coisa na lei, para reparação de danos, que se chama RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA, que em poucas palavras quer dizer que uma pessoa é responsável pelo ressarcimento dos danos que terceiros sofram, mesmo sem culpa ou dolo.

 

 

 

Oi @Fabricio50 
Não entendi seu ponto! 

Qual ponto @Sidimar1 , já falei tantas coisas... rsss

Desculpa @Fabricio50, esse último:


"que se chama RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA, que em poucas palavras quer dizer que uma pessoa é responsável pelo ressarcimento dos danos que terceiros sofram, mesmo sem culpa ou dolo."

@Fabricio50 
Estou lendo a respeito. Fiz uma busca e estou entendendo melhor. Obrigado.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias