Hóspedes levaram itens do flat .

Respondido!
Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Hóspedes levaram itens do flat .

Olá , essa é uma situação atípica que vivi com hóspedes que vieram a turismo. O que surpreendeu-me , é que os hóspedes eram excelentemente avaliados  na plataforma , por outros anfitriões , muito simpáticos, comunicativos, seguiu as regras da casa , mas ao fazer o checkout no meu flat , levou pequenos itens. Não tive coragem de colocar isso na plataforma , fiquei envergonhada. Alguém já passou por algo semelhante? Sugestões serão bem

vindas . Obrigada 

1 Melhor Resposta
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Mária20 

Infelizmente não é assim tão atípica.

Ultimamente está mais frequente do que deveria.

Recentemente a colega @Luiza197 passou por esta experiência. 👇🏻

 

https://community.withairbnb.com/t5/Receber-h%C3%B3spedes/H%C3%B3spede-levou-itens-do-apartamento/m-...

 

E vc perde uma ótima oportunidade em não denunciá-los à plataforma. É o único meio de gente desse tipo ser banida da plataforma, e a única forma de vc ser ressarcida pelas perdas.

Tem um ditado antigo que diz "Para que o mal triunfe, basta que o bem, silencie".

Talvez os anfitriões antes de vc tiveram a mesma atitude, o que permitiu que fizessem o mesmo com vc, e assim vc permitirá que esse mau comportamento se perpetue e prossiga fazendo msis vitimas.🤷🏼‍♀️

 

E na boa... envergonhada de quê???!!! Quem deveria ficar envergonhado são eles.

Vc tem 14 dias após o check-out abrir uma solicitação através do AirCover, se ainda estiver no prazo te incentivo a fazê-lo. 

Não deixe essa gente impune.

E vamos supor que não foi furto, apenas um "infeliz equívoco". Como primeiro procedimento dentro do processo do Aircover, vc deverá solicitar o ressarcimento via Central de Resoluções, o que dará a eles a chance de se desculparem e se redimirem, caso tenha sido mesmo um engano.

Penso que o correto sempre será o correto.

 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte como conseguiu resolver 

Exibir Melhor Resposta no post original

17 Respostas 17
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Mária20 

Infelizmente não é assim tão atípica.

Ultimamente está mais frequente do que deveria.

Recentemente a colega @Luiza197 passou por esta experiência. 👇🏻

 

https://community.withairbnb.com/t5/Receber-h%C3%B3spedes/H%C3%B3spede-levou-itens-do-apartamento/m-...

 

E vc perde uma ótima oportunidade em não denunciá-los à plataforma. É o único meio de gente desse tipo ser banida da plataforma, e a única forma de vc ser ressarcida pelas perdas.

Tem um ditado antigo que diz "Para que o mal triunfe, basta que o bem, silencie".

Talvez os anfitriões antes de vc tiveram a mesma atitude, o que permitiu que fizessem o mesmo com vc, e assim vc permitirá que esse mau comportamento se perpetue e prossiga fazendo msis vitimas.🤷🏼‍♀️

 

E na boa... envergonhada de quê???!!! Quem deveria ficar envergonhado são eles.

Vc tem 14 dias após o check-out abrir uma solicitação através do AirCover, se ainda estiver no prazo te incentivo a fazê-lo. 

Não deixe essa gente impune.

E vamos supor que não foi furto, apenas um "infeliz equívoco". Como primeiro procedimento dentro do processo do Aircover, vc deverá solicitar o ressarcimento via Central de Resoluções, o que dará a eles a chance de se desculparem e se redimirem, caso tenha sido mesmo um engano.

Penso que o correto sempre será o correto.

 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte como conseguiu resolver 

Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi Denise , sua colocação foi bem sensata , penso assim também , mas confesso que , na verdade fiquei constrangida e confusa ,o hóspede já havia passado por vários anfitriões e só havia elogios excepcionais, e aí eu pensei , será que esse hóspede teve uma crise de cleptomania, exatamente , no meu flat ? Enfim… Demorei muito a colocar essa questão na comunidade…Estou começando na plataforma e , ainda tenho muito a aprender como anfitrião, não é uma atividade que fazia parte de minha vida profissional. Sou-lhe grata , pela atenção e ponderação. É um momento de reflexão .Gratidão 🙌

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi querida @Mária20 , fiquei agora curiosa em relação aos itens levados pelos hóspedes....foram inúmeros objetos que juntos tinham um valor considerável?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Laura , alguns itens , eram de baixo valor , como

pilhas AA , plugs e conectores, mas o que mais me surpreendeu foi o furto do protetor de colchão da cama box , que era um protetor com uma camada macia e impermeável, esse item não é muito barato, mas nada que justifique uma atitude assim . 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Siiimm, eu sei bem como são esses protetores de colchão, eu comprei um mais barato mas sei que os que tem uma camada são bem mais caros @Mária20 ...

 

Você fez a solicitação através do AirCover já?

Você tem tudo documentado no seu inventário?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Não , Laura . Fiquei tão impactada com o casal de hóspedes que no primeiro momento , não pude acreditar… Fiquei presa a avaliação dos outros anfitriões , com altos elogios ao casal , que pensei : deve ser algo pontual , não vou relatar isso , mas depois que a Denise583 , fez a colocação de que é algo que está mais frequente, então resolvi conversar com o meu superhost e algumas sugestões foram bem  recebidas . Agora ficarei mais atenta , para tomar as medidas que forem necessárias. Esse perdi o prazo , mas entendo que tudo isso

é um aprendizado . Sobre o inventário, eu tenho , mas não tinha essa orientação de colocar a disposição . Agora está tudo documentado . Mais uma vez … Gratidão! 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Tudo é um aprendizado mesmo @Mária20 ,aos poucos você vai tirar isso de letra! Você tinha checado tudo antes com o hóspede anterior e não estava faltando nada?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi @@Laura, eu chequei tudo com a concierge , como ofereço o self check-in, nem sempre encontro os hóspedes , só as vezes , neste caso , conversamos muito pelo Zap , mas os porteiros , ao registrarem os hóspedes , me avisa quanto tem algo incomum . Foi o que aconteceu. Essa é uma dúvida que tenho , porque antes a concierge recebia os hóspedes , mas , por orientação da plataforma, passei a oferecer o self check -in, por ser prático e muitas vezes os hóspedes pedem para liberar mais cedo o check-in ou chegar mais tarde ; como

a portaria funciona 24horas , algumas vezes , faço exceção, quando não tem hóspede fazendo checkout. Procuro ser flexível , dentro do permitido pelo condomínio . Ainda quero crer que foi um caso fortuito do casal, por ser uma peça diferente do habitual . Mas fica o aprendizado . Muito

obrigada pelo acolhimento e orientações . 🙌

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Então tem vezes que você não encontra com os hóspedes nem no check in quanto no check out @Mária20 ?

 

Fiquei curiosa agora com oque o concierge relatou sobre desses hóspedes sobre algo incomum... tem algo a ver com os items faltando?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi @Laura, sim , normalmente os que vem a trabalhos , encontro durante a estadia , que geralmente é longa e eu ofereço faxina geral com troca de roupa de cama e banho , reponho café  e alguma bebida refrescante, amendoins , chocolates, etc . Mas os poucos turistas que recebi, por estar apenas 4

meses na plataforma , normalmente , não encontro , mas sempre me coloco a disposição para recebê-los , mas só apenas um casal de hóspedes  que pediu para que eu estivesse presente , normalmente, conversamos pela plataforma e ou zap , se houver alguma intercorrência, vou ao

local , para resolvermos . A concierge , chega , um pouquinho antes do checkout , para limpar e fica aguardando a saída dos hóspedes . Logo

depois eu chego e fazemos todo o

inventário juntas, e foi aí que percebemos o

furto do protetor . Mas confesso que mesmo

presente ao checkout, eu não teria descoberto , normalmente eu só me preocupo com os itens de maior valor, nem relato pequenos itens que desaparecem , só relatei esse caso , porque me impactou. Sobre o hóspede intruso , o porteiro chefe , recebeu um aviso do guarda noturno , que desconfiou e pediu para me avisar. Já era quase meia noite , falei com o hóspede , pelo zap , que me disse que a irmã dela só 

iria ajudá-la organizar a roupa do casamento da filha, no dia seguinte, mas foi a concierge , que confirmou que outra roupa de cama , tinha sido usada. E aí relatei na plataforma e conversei com o hóspede sobre a conduta deles . Pediu desculpas e disse que iria pagar, porque a irmã perdeu o horário do embarque . Mas aceito sugestões, quanto mais observações  que vem de vocês , que já tem a expertise ,vai me ajudar muito . Obrigada e abraços . 

Oi @Mária20 

Minha sugestão seria vc acrescentar nas Regras da Casa, a proibição para visitas, assim vc já elimina a desculpa de "ah, só veio pra isso", "só veio praquilo". 

Não é pra vir PRA NADA, ponto final!!!

 

Paralelo a isso, se o sistema de portaria permitir, oriente aos porteiros para só permitir o ingresso, na sua unidade, dos hóspedes cuja documentação vc enviou previamente à portaria.

É até um cuidado muito bem vindo para a segurança do prédio e demais moradores. 

Após a reserva até o prazo de 24 ou 48h (vc decide) antes do check-in, o hóspede deverá enviar para vc, cópia dos documentos de todos os hóspedes devidamente reservados.

Avise que isso é exigência do condominio e que a liberação deles só ocorrerá mediante o seu cumprimento. 

Isso deverá estar bem claro na descrição do anúncio.

Garanto que será mais um "filtro" para os "espertinhos".

Abraços!

Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Sim,@Denise583, já fiz a mudança nas Regras  da Casa e também conversei com o porteiro chefe , que só vai permitir a entrada de qualquer hóspede , mediante a minha autorização, as identidades já utilizamos no controle de entrada , o problema foi que a pessoa chegou alta horas da noite , dizendo que iria deixar a mala , mas agora isso não vai ser mais possível , só entrará pessoas autorizadas por mim. Também falei com o síndico se haveria possibilidade em colocar na próxima pauta da Assembléia , uma câmera facial de controle de entrada no prédio. Já havendo concordância dele , espero que seja aprovada .É um longo aprendizado , sei que tenho muito a aprender , então , estou toda ouvidos para as orientações e sugestões . Mais uma vez , minha gratidão pelas dicas maravilhosas. Abraços . 

Oi @Mária20 

Que bom que podemos ser útil a vc. 

Se me permite mais uma observação, não vejo como resultado pratico para vc, a câmera na entrada do prédio. 

Alguém entrar no prédio não configura, necessariamente, a entrada na sua acomodação e talvez iss não te sirva em nada como uma evidência numa possivel demanda, seja no Airbnb ou no judiciário. 

Até porque vc já mencionou, acho que na outra postagem, que o prédio tem câmeras. 

Entendo que pra te trazee algum resultado prático, essa câmera deveria estar sobre a sua porta de entrada e num circuito particular seu, nada a ver com o condomínio. 

Caso contrario, deixa do jeito que está.

Minha opinião...

Abraços!

Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi @Denise583 , sim isso é verdade , só que além das câmeras , há um registro de entrada para cada apartamento, com o intuito de evitar abusos , que no meu caso não funcionou, até porque não é permitido check-in depois do horários dos porteiros , que encerra as 22horas , com raras exceções, onde o anfitrião deixa autorizado, e o porteiro chefe , fica responsável de passar isso ao segurança , que fica sozinho a noite na portaria. Situações mais incomodas , ele aciona o síndico , que mora no prédio e a polícia local, normalmente tem 2 a 3 viaturas na avenida, por ser um local de alto turismo , com bares e restaurantes , etc., tudo indica que foi intencional a atitude do hóspede intruso, em chegar meia noite, com a desculpa de apenas deixar as malas . Agora firmamos um procedimento , que ninguém poderá entrar sem que eu ou qualquer outro anfitrião, tenha enviado os dados e documentos dos hóspedes ao porteiro chefe. A câmera facial , da portaria , teria que estar vinculada a cada cadastro dos apartamentos, isso que vamos solicitar na Assembléia, o síndico já aceitou-a, espero que passe . Sobre a câmera em minha porta , também preciso de aprovação do Conselho, vou levar a solicitação ao síndico. De qualquer forma , quero agradeço-lhe pela atenção, sugestões , opiniões e espero , continuar contando com suas experiências . Minha gratidão 🙌🫂

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias