Hospedagem de longa duração

Hospedagem de longa duração

Tenho um hóspede interessado em um período de 3 meses ou até mais. Isso pode ser inserido na lei de Inquilinato e gerar problemas para mim como anfitrião?  Devo tomar algum cuidado adicional?

14 Respostas 14
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @João1011 

Seja bem-vindo!

A Lei do Inquilinato trata tanto de aluguel por temporada, como os de longa duração. 

Os problemas que vc pode ter tem mais a ver com a forma que o Airbnb trata essa modalidade. 

Nas reservas de curta duração, até 28 dias, o pagamento é debitado, automaticamente, da forma de pagamento cadastrada pelo hóspede.

Já nos de longa duração (mais de 28 dias), os valores são calculados por mês e somente o primeiro é debitado automaticamente, como na modalidade de curta duração. 

Para os pagamentos futuros, é enviado uma cobrança ao hóspede para que ele efetue o pagamento. 

Portanto há o risco de calote e o máximo de suporte que vc terá do Airbnb é tentarem entrar em contato com o hóspede ou proceder ao cancelamento da reserva, se essa for a sua vontade. 

Vc terá que se virar soxinho pra tirar o hóspede da sua acomodação, caso ele se recuse a fazê-lo. 

E te digo, é muito comum acontecer. 

Outro fator a se tomar cuidado é em relação às comodidades e tudo o que está descrito e ofertado no anúncio.

Entenda que, diferente do aluguel tradicional, nesse são os seus móveis e utensílios que estão para uso.

É vc que paga luz, gás, água e etc. 

Se nas Comodidades estão listados roupa de cama e banho, papel higiênico e etc, vc terá que fornecer tais itens durante todo o período. 

Portanto, caso queira aceitar este tipo de reserva, procure fazer os ajustes necessários, ou você poderá se ver em grandes apuros. 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que decidiu fazer. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @João1011 , vou marcar o @Fabricio50 que é advogado e sabe muito de leis e regulamentos 😉

Tenho certeza de que vai estar em boas mãos aqui na comunidade!

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Olá @Laura e @João1011 !

Ótima questão que certamente é uma dúvida de muitos anfitriões.

Então, reservas longas realmente exigem um pouco mais de cuidado para garantir que tudo fique alinhado com a lei do inquilinato e com as diretrizes do Airbnb.

Para começar, a lei do inquilinato define que a locação por temporada pode ter até 90 dias. Ou seja, se uma estadia passa desse período, ela já não é mais considerada “temporada” e cai no aluguel comum, o que implica em algumas obrigações adicionais. Esse tipo de contrato de locação residencial traz direitos de renovação para o inquilino, e pode ser mais difícil de finalizar a estadia se o hóspede não quiser sair, por exemplo.

O Airbnb permite e até recomenda o uso de contratos de locação, especialmente em estadias de longas duração  (a partir de 28 dias).

Isso pode trazer mais proteção e garantir que todas as expectativas estejam bem claras desde o início para ambas as partes.

Veja como funciona:

1. Estadias de Longa Duração:

Para reservas a partir de 28 dias, o Airbnb sugere o uso de um contrato adicional. Isso é importante porque, em muitos casos, essas locações seguem regras legais específicas, e um contrato pode ajudar a garantir que tudo esteja conforme as leis brasileiras.

2. Como Funciona na Prática:

O contrato pode ser enviado aos hóspedes após a confirmação da reserva, e deve ser descrito de forma clara no anúncio. Use a área de "Regras da Casa" ou as mensagens antes da chegada para informar que haverá um contrato e quais pontos ele cobre.

3. O Que Incluir no Contrato:

É importante que o contrato detalhe regras como:

Políticas de ruído,

Número de hóspedes,

Responsabilidades durante a estadia (limpeza, manutenção, pagamentos, etc.),

Não estabeleçam vínculos que possam ser interpretados como locação residencial permanente, ou seja, algo sem prazo de encerramento definido.

4. Políticas do Airbnb:

Lembre-se de que o contrato deve estar em conformidade com as políticas da plataforma, o que significa que ele não pode contradizer as regras básicas do Airbnb. Por exemplo, você não pode inserir cláusulas discriminatórias ou que vão contra os Termos de Serviço.

O contrato ajuda a formalizar a locação, cobrindo questões como manutenção, uso do imóvel, ou mesmo regras de convivência. Ele ainda reforça os direitos e deveres de cada um e oferece uma camada extra de segurança caso surja algum problema.

Você pode criar um contrato de locação de temporada ou pedir ajuda de um profissional para elaborar um contrato para essas estadias entre 28 e 90 dias.

Querendo saber mais, acesse a Central de Ajuda do Airbnb e procure por "contrato de locação" ou "estadias de longa duração" para detalhes completos sobre as políticas do Airbnb sobre o assunto.

E uma dica final: caso o hóspede queira estender o período, vale a pena renovar a reserva pela plataforma em vez de ultrapassar os 90 dias, para manter a flexibilidade e continuar dentro das diretrizes de locação por temporada.

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Aí amigo @Fabricio50 

Sempre afiado!!!

Bjcão 💋

@Denise583 ... 🥰😘

@Fabricio50 Por favor, se puder me explicar o último parágrafo... mesmo renovando pela plataforma, não ultrapassaria os 90 dias de qualquer forma?

Oi oi @Regina1105 !

Desculpa o textão! 😊

Então vamos lá:

A nossa Lei do Inquilinato diz que uma locação de temporada é limitada a 90 dias (não 3 meses) corridos por contrato.

Isso significa que, ao fazer um contrato de locação por temporada, ele só pode ter até 90 dias no total.

Se o período total de estadia ultrapassar os 90 dias, ele passa a ser considerado uma locação residencial comum, com outras obrigações e proteções para o inquilino.

Agora, como funciona no Airbnb?

Se um hóspede quer continuar por mais tempo após esses 90 dias iniciais, a plataforma permite que você faça uma nova reserva independente, com um novo contrato de temporada.

Dessa forma, o período total é fragmentado em contratos separados, o que ajuda a preservar a flexibilidade e evita a caracterização de uma locação residencial permanente.

Por isso, quando falamos em renovar pela plataforma, estamos sugerindo que você faça um novo acordo separado após os 90 dias, começando do zero, você deve fragmentar os dias.

Essa prática pode evitar que a estadia fique caracterizada como locação permanente, onde o hóspede poderia pleitear direitos adicionais.

Essa renovação na plataforma também deixa todas as condições registradas e alinhadas com os Termos de Serviço do Airbnb. 😄

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Regina1105 

Vou exemplificar pra ficar mais claro o que o amigo @Fabricio50 disse.

Imagina que vc tem uma reserva pra 90 dias, e esse hóspede quer estender por mais 30 dias, por exemplo.

Ao invés do hóspede solicitar "Alteração de reserva" estendendo a mesma e alterando a data do check-out (como seria o procedimento numa reserva de curta duração), deixa-se finalizar a reserva original e, após o check-out, o hóspede faz outro pedido de reserva para o novo período, tomando-se o cuidado de, do mesmo modo, não ultrapassar 90 dias.

É isso...

Abraços!

@Fabricio50 e @Denise583 Agradeço pelas explicações/exemplo. 

Ficarei atenta, caso surja algo desse formato aqui no meu cantinho.

Há muita coisa nas entrelinhas nesta plataforma, por isso a experiência de vocês tem me ajudado muito!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Sabiiiaaa que você ia dar aula amigo @Fabricio50 !!!

Eu agora que estou lidando com uma advogada no Brasil por causa de um bem de familia tenho que ouvir os audios umas 3 ou 4 vezes e anotar as palavras porque eu simplesmente não consigo entender os termos e raciocínio dela !! 🤯

Coitada viu, ela sofre comigo e as minhas perguntas gente!

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Pois é amiga @Laura , entendo bem essa situação!

É verdade que, no Direito, o uso de termos técnicos às vezes é necessário, mas o ideal é que os profissionais consigam adaptar a linguagem para que o cliente compreenda bem, evitando o juridiquês excessivos.

Afinal, o objetivo é que todos entendam claramente os próprios direitos e deveres, né?

E faz parte do processo a gente perguntar mesmo, até tudo ficar claro! 😉

Então, pode perguntar sem medo, a advogada certamente irá te ajudar a entender tudinho!

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Fabricio50 não poderia concordar mais contigo! Queria que mais profissionais dessas áreas com termos mais específicos pensassem assim como você! 

Pois é @May , eis o desafio dessa área, além da luta, se fazer entender pelos seus contratantes...

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@João1011 conta para a gente aqui depois o que decidiu fazer 😉

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias