Medo de Fraude

Respondido!
Yanne207
Level 3
Pernambuco, Brazil

Medo de Fraude

Olá pessoal. Vocês conferem CPF dos hóspedes quando fazem reserva? 

Eu fui conferir no SPC e os CPFS são inválidos. O que vocês acha? Eu tô com medo de cair em um golpe mesmo reservando pelo air bnb e recebendo o valor da hospedagem, mas oq aconteceria se eles furtassem minha casa?

A reserva não está concluída, estou bem receosa. 

Me ajudem, por favorrr!! 

1 Melhor Resposta
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Yanne207 

Seja bem-vinda!

 

Dados como identidade, cpf, nome civil, endereço e forma de pagamento são previamente validados pela plataforma. 

Não há reserva sem que isso aconteça.

No entanto nós, anfitriões, não temos acesso a isso, assim como acontece com os hóspedes em relação aos nossos dados.

O único dado compartilhado é o telefônico e, mesmo assim, somente após o fechamento da reserva. 

Portanto muito me estranha essa seu relato.

Como vc teve acesso aos cpfs dos hóspedes?

 

Evidente que nada é garantido 100%, mas os relatos de furtos e problemas relacionados, são extremamente raros.

Em relação a golpe no pagamento, isso vc não terá pois o Airbnb já debita o valor do hóspede, no ato da reserva.

No entanto isso só vale para as reservas de curta duração. 

Já para as de longa, só há o débito prévio do primeiro mês e, para os subsequentes, o Airbnb envia uma cobrança e assim fica-se sujeita a calotes.

Já em relação a furtos ou danos, existe o Aircover que, não é uma apólice de Seguro ampla e irrestrita, mas oferece algum apoio (sugiro vc ler o artigo sobre o tema).

O importante é o anfitrião fazer uso de meios para se proteger o melhor possível e há vários modos.

Desabilitar a Reserva Instantânea, dessa forma vc tem como ler a avaliação do hóspede e decidir se aceita ou não seu pedido.

Instalar câmeras na acomodação (importante tbm consultar as regras da plataforma qto a isso).

Na medida do possível, evitar equipar a acomodação com objetos valiosos. 

Um erro de muitos anfitriões é já deixar o contato telefônico na descrição do anúncio, assim como endereço completo ou mesmo uma imagem do Google Maps

Há tbm hóspedes que pedem uma visita prévia. 

Nunca permita!!!

Isso não faz parte da modalidade de aluguel da plataforma. Siga apenas o padrão que, dificilmente, terá problemas 

 

Já praqueles cuja acomodação necessita de apresentação de documentação para liberação de portarias, ela pode ser solicitada, desde que esteja devidamente informada na descrição do anúncio. 

Importante tbm conhecer a LGPD para não invadir direitos.

 

Espero ter ajudado. 

E qqr outra dúvida estamos por aqui.

 

Exibir Melhor Resposta no post original

23 Respostas 23
Pedro2079
Level 2
São Paulo, Brazil

Também tenho medo de fraude e de assaltos - ontem recebi uma mensagem muito estranha, na qual a primeira pergunta da pessoa era se o meu apartamento tinha segurança ou portaria eletronica... e é um hóspede que nunca se hospedou, com um nome estranho que eu dei busca no google e nao achei nada factivel... Vi que tem o air cover mas também achei noticias de assaltos a apartamentos (furtos ) a pessoa aluga, contrata um frete e limpa o espaço...

O problema é esse também, antes da reserva ser concluída eu não consigo visualizar se tem avaliação, ou se já se hospedou alguma vez, a data que foi criada o perfil. Aí a desconfiança só aumenta. 

Isso, fico preocupada além do meu apartamento, acontecer algo com os vizinhos, pois o meu apartamento fica acobertado pelo air cover mas e a vizinhança? É bem difícil mesmo, temos que usar nosso sexto sentido e a cabeça, não pensar só no dinheiro.

Oi @Yanne207 

Vc não está sabendo procurar.

No perfil do hóspede vc têm acesso à data em que se cadastrou no Airbnb, quantas viagens fez e as avaliações dos anfitriões anteriores,  caso haja.

Isso ainda no pedido de reserva ou consulta.

Vá até a conversa no chat e clique em "Reserva" no canto superior esquerdo. 

Abraços!

Simm, muito obrigada!! Mostra realmente que a pessoa não atualizou o perfil e só tem o número de telefone verificado.

Então @Yanne207 

Muito provavelmente é novo, e vc consegue ver qdo entrou no Airbnb. 

Ou então não tem viagens (o que tbm é mostrado).

Por isso ainda não foram validados os demais documentos.

Mas assim que eie fizer seu primeiro pedido de reserva ou uma reserva instantânea, lhe será exigido. 

Muitas vezes ficamos com um pedido de reserva pendendo, aguardando validação de documentos ou da forma de pagamento do hóspede.

 

Qto à atualizar o perfil (nada a ver com validação de documentos) é uma opção de cada um.

É isso...

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Yanne207 

Seja bem-vinda!

 

Dados como identidade, cpf, nome civil, endereço e forma de pagamento são previamente validados pela plataforma. 

Não há reserva sem que isso aconteça.

No entanto nós, anfitriões, não temos acesso a isso, assim como acontece com os hóspedes em relação aos nossos dados.

O único dado compartilhado é o telefônico e, mesmo assim, somente após o fechamento da reserva. 

Portanto muito me estranha essa seu relato.

Como vc teve acesso aos cpfs dos hóspedes?

 

Evidente que nada é garantido 100%, mas os relatos de furtos e problemas relacionados, são extremamente raros.

Em relação a golpe no pagamento, isso vc não terá pois o Airbnb já debita o valor do hóspede, no ato da reserva.

No entanto isso só vale para as reservas de curta duração. 

Já para as de longa, só há o débito prévio do primeiro mês e, para os subsequentes, o Airbnb envia uma cobrança e assim fica-se sujeita a calotes.

Já em relação a furtos ou danos, existe o Aircover que, não é uma apólice de Seguro ampla e irrestrita, mas oferece algum apoio (sugiro vc ler o artigo sobre o tema).

O importante é o anfitrião fazer uso de meios para se proteger o melhor possível e há vários modos.

Desabilitar a Reserva Instantânea, dessa forma vc tem como ler a avaliação do hóspede e decidir se aceita ou não seu pedido.

Instalar câmeras na acomodação (importante tbm consultar as regras da plataforma qto a isso).

Na medida do possível, evitar equipar a acomodação com objetos valiosos. 

Um erro de muitos anfitriões é já deixar o contato telefônico na descrição do anúncio, assim como endereço completo ou mesmo uma imagem do Google Maps

Há tbm hóspedes que pedem uma visita prévia. 

Nunca permita!!!

Isso não faz parte da modalidade de aluguel da plataforma. Siga apenas o padrão que, dificilmente, terá problemas 

 

Já praqueles cuja acomodação necessita de apresentação de documentação para liberação de portarias, ela pode ser solicitada, desde que esteja devidamente informada na descrição do anúncio. 

Importante tbm conhecer a LGPD para não invadir direitos.

 

Espero ter ajudado. 

E qqr outra dúvida estamos por aqui.

 

Justamente isso, eu solicitei nome completo e documento pra que fosse feito cadastro prévio para liberação na portaria. E como estava um pouco desconfiada, e também sou precavida, eu pesquisei esses CPFs, foram 2, que deram como inválidos. 

Oi @Yanne207 

Como minhas acomodações não dependem de portaria, não faço uso disso; mas pode ser tbm que o hóspede tenha repassado algum dado errado.

O que pensei aqui e que talvez dê certo é, no texto do anúncio onde vc faz a solicitação da documentação, botar a observação da importância da informação correta e que havendo divergência entre o previamente informado e a apresentação da documentação original frente à portaria, o acesso não será liberado.

Isso deve intimidar os espertinhos.

Abraços!

Você me ajudou bastante, vou incluir agora essa informação! Obrigadaaaa!!!

Olá, se tem portaria no seu prédio, se eu estivesse na sua situação avisaria à portaria a minha desconfiança, pediria para anotar os dados corretamente e se possível até foto do documento e outra informação que pode passar para a portaria é para não receber visitas (apenas a entrada de hóspedes que já enviaram documentos).

Eu peço foto dos documentos, não apenas números de identidade, coloquei nas regras da casa.

Te entendo totalmente, inclusive penso em fazer um seguro residencial, mas infelizmente ainda não descobri um seguro que atenda a este tipo de problema que podemos ter em aluguel de temporada.

Complementando... tente contatar o Airbnb e fale da sua desconfiança e do problema com a documentação, pois se enviaram errado e é uma das suas regras da casa, já configura a quebra das regras e creio que poderia cancelar sem problemas.

Ótimo! Irei fazer isso mesmo, incluir nas regras pra que esteja assegurado de qualquer coisa que venha a acontecer. A reserva não foi concluída assim que eu falei que houve divergência nos documentos ficaram de enviar fotos e até então eu aguardo. Mas não vou aceitar, tudo muito diferente do normal. 

Mas gratidão, irei alterar meu anúncio. 

Yanne207
Level 3
Pernambuco, Brazil

COM AJUDA DE VOCÊS ATUALIZEI A INFORMAÇÃO:

 

Acesso do hóspede

Gostaria de informar que é feita a solicitação da documentação, é muito importante a informação correta, evitando assim eventuais entradas não autorizadas no prédio para segurança dos próprios hóspedes. Lembrando que havendo divergência entre o previamente informado e a apresentação da documentação original frente à portaria, o acesso não será liberado.
Grata.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Yanne207 , fico feliz que a dica dada por outros anfitriões aqui na Comunidade foram úteis para você....oque você decidiu fazer em relação à esses hóspedes? Aceitou a reserva?

 

Uma dica só para que o seu comentário tenha mais chances de ser lido: quando você usa o símbolo do @ vai aparecer uma lista com quem comentou nessa conversa, assim a pessoa vai ser notificada de que recebeu uma mensagem, como quando eu te marco aqui 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Yanne207
Level 3
Pernambuco, Brazil

Oi, @Laura !

Obrigada pela dica. Os hóspedes não enviaram a foto do documento e também não tentaram mais contato. 

Sigo com o coração tranquilo, rs. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias