Amigos e amigas,
Durante este Carnaval fui vítima novamente, pela 10° vez, sobre esse tipo de golpe que vem se tornando cada vez mais comum aqui na plataforma, mesmo em perfis de hóspedes bem avaliados!
Como funciona esse novo golpe:
-O hóspede reserva seu imóvel e faz o check-in. Ao entrar no imóvel esse hóspede passa a fazer afirmações mentirosas tipo "a geladeira não esta refrigerando", "o ar condicionado não está gelando", "cheiro de cigarro", "insetos" (mais comuns)...
O hóspede dentro das 72 horas liga na central e inventa uma mentira mandando fotos irreais (não tem como provar que uma geladeira não refrigera, podendo a família deixar a geladeira desligada, para forjar uma possível quebra, encaminhando a foto da mesma). No caso do ar condicionado, apenas alegam e não existe como comprovar. Já no caso de insetos, tive 2 hóspedes de diferentes reservas, que levaram insetos, sendo 1 desses hóspedes colocaram insetos cupins dentro de 1 vidro que foi aberto no imóvel e outro, que levou 3 carrapatos dentro de um saco plástico ziplock. No caso dos cupins, a hóspede abriu o vidro e quando os insetos saíram do vidro, ficaram voando e ela tirou uma foto mandando para o Airbnb para obter reembolso integral e conseguiu, mesmo após 4 diárias no imóvel. Já no outro caso, o hóspede colocou os 3 carrapatos no chão, mandou foto e o Airbnb devolveu o dinheiro também sem o meu consentimento.
Das tentativas de golpes que hóspedes tentaram fazer, umas 5 eu consegui reverter, mas as outras não, como meu último caso dessa semana do Carnaval 2025. A última hóspede entrou no imóvel, reclamou mais que chuchu na serra de tudo (nada estava bom), após 24 horas de sua entrada apareceu do nada (Hóspede alterou a reserva) mas o mais estranho, era que meu pacote eram do mínimo 05 diárias. Ninguém do Airbnb me ligou e quando tentei falar na central, disseram que o depto de resoluções iria retornar... Após várias horas de chamadas, transferências e aguardar incríveis 150 minutos, desisti e esperei o chat. Abriram 5 chats e finalizaram todos sem uma resolução. Enviei foto da geladeira funcionando, com as prateleiras internas embaçadas devido a refrigeração e mesmo assim, nada deles entenderem que não caberia o reembolso.
Nos outros casos, entrei com pedido de valores adicionais cobrando o tempo total da estadia. Caiu no departamento de intermediação e estou fazem 5 meses aguardando o pagamento de 2 reservas.
Essa hóspede recebeu 4 noites de reembolso, perdi taxas de limpeza/roupas de cama/banho e soube pela central, que foi realocada em outro imóvel sem custos (viajou de graça) O Airbnb não aceitou as evidências que enviei em 5 conversas no chat e disse que mantém a decisão. Detalhe? Aluguei no dia seguinte para Carnaval e a nova hóspede NÃO RECLAMOU de nada! PASMEM!
Sabemos que o Airbnb somente poderia estornar o pagamento de uma reserva, seja total ou parcial, após contato com o anfitrião. Neste último caso, não ligaram e não enviaram chat.
Viramos reféns dos hóspedes e a plataforma deixou de nos apoiar?
Vamos nos unir relatando nossos casos aqui, essa prática desse ser policiada pelo Airbnb e barrada!!!