Ola. Tenho uma dúvida.... quando meus hóspedes simulam ali a...
Última resposta
Ola. Tenho uma dúvida.... quando meus hóspedes simulam ali a viagem,e colocam a quantidade de hóspedes,o preço dobra. Como fa...
Última resposta
Faça login com sua conta do Airbnb para continuar lendo, compartilhando e se conectando com milhões de anfitriões do mundo todo.
Amigos e amigas,
Durante este Carnaval fui vítima novamente, pela 10° vez, sobre esse tipo de golpe que vem se tornando cada vez mais comum aqui na plataforma, mesmo em perfis de hóspedes bem avaliados!
Como funciona esse novo golpe:
-O hóspede reserva seu imóvel e faz o check-in. Ao entrar no imóvel esse hóspede passa a fazer afirmações mentirosas tipo "a geladeira não esta refrigerando", "o ar condicionado não está gelando", "cheiro de cigarro", "insetos" (mais comuns)...
O hóspede dentro das 72 horas liga na central e inventa uma mentira mandando fotos irreais (não tem como provar que uma geladeira não refrigera, podendo a família deixar a geladeira desligada, para forjar uma possível quebra, encaminhando a foto da mesma). No caso do ar condicionado, apenas alegam e não existe como comprovar. Já no caso de insetos, tive 2 hóspedes de diferentes reservas, que levaram insetos, sendo 1 desses hóspedes colocaram insetos cupins dentro de 1 vidro que foi aberto no imóvel e outro, que levou 3 carrapatos dentro de um saco plástico ziplock. No caso dos cupins, a hóspede abriu o vidro e quando os insetos saíram do vidro, ficaram voando e ela tirou uma foto mandando para o Airbnb para obter reembolso integral e conseguiu, mesmo após 4 diárias no imóvel. Já no outro caso, o hóspede colocou os 3 carrapatos no chão, mandou foto e o Airbnb devolveu o dinheiro também sem o meu consentimento.
Das tentativas de golpes que hóspedes tentaram fazer, umas 5 eu consegui reverter, mas as outras não, como meu último caso dessa semana do Carnaval 2025. A última hóspede entrou no imóvel, reclamou mais que chuchu na serra de tudo (nada estava bom), após 24 horas de sua entrada apareceu do nada (Hóspede alterou a reserva) mas o mais estranho, era que meu pacote eram do mínimo 05 diárias. Ninguém do Airbnb me ligou e quando tentei falar na central, disseram que o depto de resoluções iria retornar... Após várias horas de chamadas, transferências e aguardar incríveis 150 minutos, desisti e esperei o chat. Abriram 5 chats e finalizaram todos sem uma resolução. Enviei foto da geladeira funcionando, com as prateleiras internas embaçadas devido a refrigeração e mesmo assim, nada deles entenderem que não caberia o reembolso.
Nos outros casos, entrei com pedido de valores adicionais cobrando o tempo total da estadia. Caiu no departamento de intermediação e estou fazem 5 meses aguardando o pagamento de 2 reservas.
Essa hóspede recebeu 4 noites de reembolso, perdi taxas de limpeza/roupas de cama/banho e soube pela central, que foi realocada em outro imóvel sem custos (viajou de graça) O Airbnb não aceitou as evidências que enviei em 5 conversas no chat e disse que mantém a decisão. Detalhe? Aluguei no dia seguinte para Carnaval e a nova hóspede NÃO RECLAMOU de nada! PASMEM!
Sabemos que o Airbnb somente poderia estornar o pagamento de uma reserva, seja total ou parcial, após contato com o anfitrião. Neste último caso, não ligaram e não enviaram chat.
Viramos reféns dos hóspedes e a plataforma deixou de nos apoiar?
Vamos nos unir relatando nossos casos aqui, essa prática desse ser policiada pelo Airbnb e barrada!!!
Tenho visto cada vez mais esse tipo de 'manobra" por parte de hóspedes mal intencionados, para obter algum valor de volta no final da estadia .
Reclamam e ficam até o final ... Na primeira reclamação ofereço que saiam imediatamente e reembolso as noites não dormidas. Pergunto - A que horas quer sair para que eu esteja aí para o checkout hoje ??
Não saem e param de reclamar!
O Airbnb precisa recomendar ao ATENDIMENTO , que sem documentar de fato o problema para o anfitrião , não haverá reembolso algum .
De acordo com o artigo do Airbnb , o hóspede que detecta algum problema nas primeiras 72 hs, tem que DOCUMENTAR para o anfitrião no chat , para que o anfitrião tenha a oportunidade de resolver e caso não consiga , durante a estadia oferecer o cancelamento imediato com reembolso das noites não utilizadas.
Parece que o suporte não está seguindo a ordem dos fatores como consta no artigo
https://www.airbnb.com.br/help/article/248
Olá Beatriz, boa tarde! Fantástica suas colocações e te conto mais...Na semana passada em meu outro imóvel, passei pela mesma situação com outra falsa alegação. Tenho nesse apto uma geladeira Electrolux inverter comprada em 2020 mas só foi ligada em 2022 em perfeitas condições. Recebi um casal de Sampa, nisso o casal entrou no apto e umas 18 horas depois enviou um chat dizendo que a geladeira não estava refrigerando. Minha co-anfitriã foi até o local no mesmo instante e os hóspedes não abriram a porta ou seja, começou ai a mentira deles para obter reembolso. No chat, eu escrevia: -Co-anfitriã na porta, por gentileza atender! Eles não atenderam e cerca de 1 hora depois saíram para a praia, eu continuava enviando mensagens pelo chat, informando que já havia chamado o técnico para as 10:30 do dia seguinte, afim documentar e nada deles responderem... Na manhã seguinte (escuta essa) por volta das 9:00 levamos uma outra geladeira idêntica, do meu apto de uso pessoal e colocamos na porta do apto para não haver desculpa, tiramos fotos e finalmente atenderam a porta. O técnico chegou antes do previsto e antes mesmo de trocarmos a geladeira, o técnico colocou um scanner e disse que não apresentava nenhum código de erro fotografando tudo. O hóspede na maior cara de pau, continuou dizendo que não refrigerava e disse que não precisava colocar a outra geladeira, fomos categóricos e insistentes até que por fim, colocamos a outra geladeira afinal, eu não queria perder o valor de várias noites restantes e eles já estavam indo para 3° noite. Colocamos a geladeira e saímos, passamos menos de 40 minutos recebo um cancelamento automático do Airbnb com reembolso das noites restantes que daria míseros R$ 458,08 devido uma promoção que criei. Ah virei o cão desta vez! Liguei na central e falei um monte, onde o atendente que mora fora do Brasil, disse que houve um erro por parte do atendente anterior e que iria me pagar. Olha foi uma briga, pq o hóspede avaliou com 1 estrela, mentindo na cara de pau, onde tentei retirar a avaliação por 2x e nada! Só que nessas duas revisões, eles cancelaram meu pagto total da estadia e tive que entrar em contato novamente para pedir o pagto que estava pendente. Enfim Beatriz, vou tentar bater de frente novamente com o Airbnb, para pedir o pagto total do Carnaval que me senti lesado e eles por 4x negaram (detalhe que já recebi mais de 10 reservas do Carnaval pra cá e nenhum reclamou da geladeira da Brastemp. Abraços e obrigado!
Exatamente Janssen.
Também fui vítima do mesmo golpe. Essa semana a hóspede alegou mau cheiro, TV travando e, sem argumentos reais, filmou uma leve oxidação no blindex dizendo que era sujeira. Meu co-anfitrião foi imediatamente ao apartamento, confirmou que não havia qualquer cheiro (temos arrumação diária no apart-hotel) e registrou a TV funcionando normalmente. Ainda assim, nada disso foi considerado.
Infelizmente, temos nos tornado reféns da plataforma, que não valoriza nem respeita seu principal ativo: os anfitriões que colocam imóveis de alto padrão à disposição, assumindo todo o risco enquanto a empresa lucra.
Por ser um imóvel bem localizado e com vista privilegiada, há alta rotatividade. Já é a terceira vez que passo por situações similares, todas com reclamações infundadas ou manipuladas para obter desconto. Teve hóspede que alegou ausência de janela no banheiro (!) e inventou a entrada de um bicho, outro desmontou o ar-condicionado para tirar fotos destorcidas de manutenção (na falta de motivos) e mentiu sobre vazamento de gás — mas permaneceu mais duas semanas no imóvel. Em todos os casos, fizemos verificações imediatas, enviei técnicos, troquei eletros, e mesmo assim os descontos foram concedidos sem direito de defesa (AIrbnb não considera nossas respostas e dizem que ligam, mas não é verdade).
Apesar de evidente fraude, não nos ouvem, carece de lógica como disse, são reclamações que não existem na reserva anterior nem na posterior.
Relatos assim mostram um padrão preocupante. Estou formalizando minha reclamação nos canais oficiais, como o Reclame Aqui e o Consumidor gov, exigindo uma posição mais responsável e justa da plataforma.