Nova política de contestação de avaliações feitas como retaliação

Fábio116
Level 4
Brasilia, Brazil

Nova política de contestação de avaliações feitas como retaliação

Oi pessoal. Recentemente, acompanhando a newsletter de novembro, o Airbnb lançou uma nova política que promete "Mais proteção contra avaliações retaliatórias" (post em https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/a-simpler-way-to-dispute-retaliatory-reviews-552). Porém, na prática, essa política não está sendo aplicada. Eu solicitei a remoção de uma avaliação que se enquadra perfeitamente nos exemplos e no caso prático citado no post do link acima, mas não fui atendido. Pior que isso, o atendente, um tal de Cláudio, foi extremamente obtuso e mal educado, simplesmente negando o pedido sem dar mais explicações, e ainda insinuando que eu não havia gostado da resposta dele porque "contrariava meus interesses". Conversando com um host amigo meu, ele me fez relato semelhante, de que solicitou uma remoção com base num exemplo que se adequava perfeitamente ao post acima, mas sem atendimento, com justificativas inconsistentes por parte do atendente do airbnb. Detalhe, eu e ele somos superhosts. Se nem os superhosts conseguem ter a regra aplicada corretamente, fico imaginando como outros hosts estão sendo tratados nesse sentido! Como tem sido a experiência de vocês?

23 Respostas 23

Perfeito @Denise583 ! É exatamente na nota a maior retaliação! É tão óbvio isso! Não entendo como o airbnb não consegue captar isso! Já deveria soar o alerta quando uma hospedagem como a minha tinha nota máxima, avaliação 5 estrelas por todos até aquele presente momento, e uma pessoa aleatória, por pura retaliação resolve dar 0 ou 1 em todos os quesitos!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @William-E-Tatiana0 , no caso a contestação da avaliação inclui a retirada da nota dada pelo hóspede também, só que pelo oque parece o suporte avalia se a avaliação foi retaliatória ou não pelo teor da mensagem, pelo menos é oque parece de acordo com a experiência descrita pela @Denise583 ...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Mas então @Laura 

O que faz o Airbnb proceder dessa maneira?

Não tem lógica!!!

A atualização é do Sistema de AVALIAÇÕES, correto?

Avaliação corresponde a comentário + nota.

 

ENTÃO QUAL A LÓGICA DO AIRBNB SÓ ANALISAR OS COMENTÁRIOS???!!!

 

Daí ocorrem situações como a do @Fábio116, do @William-E-Tatiana0 e a minha tbm.

A retaliação se deu na nota, comprometendo toda a lisura da avaliação. 

 

@Laura  e @Denise583 , hoje liguei de novo e conversei longamente com uma atendente muito solícita e educada do Airbnb. Concluímos que existe um sistema interno onde o atendente insere informações para que o se determine se a avaliação será concluída. Porém, o sistema é totalmente desconexo da política, ou seja, é necessário incluir informações que não tem nada, absolutamente nada a ver com o conteúdo da nova política. Parece ser um erro muito grosseiro de tradução e interpretação de texto de algum estagiário. Ou seja, nós, anfitriões, estamos condenados! E o Airbnb, a longo prazo, também. Pois se não adotar critérios justos junto aos anfitriões, sua longevidade também diminuirá.

Oi @Fábio116 

Essa sua conclusão é uma "pá de cal", né?

Se entendi bem, o próprio trâmite que os atendentes devem seguir para dar prosseguimento à solicitação de retirada de avaliação, faz uso de critérios alheios e desconexos da demanda em questão???!!!

Misericórdia!!!

Qdo a gente acha que a coisa não pode piorar...

 

Venho falanto isso à exaustão. 

Muita coisa errada.

Muita disfuncionalidade 

Muita incompetência 

Muito descaso

Faltam "cabeças pensantes"

Se continuar assim o Airbnb vai ser engolido pelo próprio buraco que está cavando

 

SÓ LAMENTO...

 

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Fábio116 , deixa eu ver se entendi direito: cada atendente então coloca as informações que são fornecidas pelo anfitrião em um sistema automático que determina se a avaliação deve ser retirada ou não? Fiquei com essa dúvida porque realmente nunca ouvi falar disso!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Perfeitamente, @Laura e @Denise583 , vcs estão corretas no entendimento do que eu escrevi.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Realmente nunca tinha ouvido essa teoria acerca das avaliações @Fábio116 , você tem certeza que é dessa forma que o suporte analisa os casos? 

Ou apenas que um protocolo é seguido para que as soluções não sejam muito divergentes na prática?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sim @Lau1 . Os 2 atendentes falaram desse sistema. Parece que é uma forma de uniformizar os atendimentos.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias