Pia da Cozinha entupida pelos hóspedes (responsabilidade de quem?)

Mariana1372
Level 2
Armação dos Búzios, Brazil

Pia da Cozinha entupida pelos hóspedes (responsabilidade de quem?)

Olá sou anfitriã nova. Até o presente momento tive quatro avaliações cinco estrelas nas quatro reservas que já foram concluídas. 

Confesso que estou sonhando muito em me tornar superhost muito em breve. Mas estou com uma reserva em curso que está dando um frio na barriga.

A hóspede alugou para o Carnaval a minha casa completa. Após a confirmação da reserva ela começou a me enviar uma série de mensagens pelo whatsapp que me deixaram com aquela sensação de que "algo não muito bom" pode acontecer. Ela todo dia perguntava detalhes sobre o que tem na cozinha, se tem sanduicheira ou não, se tem liquidificador ou não, sendo mega exigente com coisas que simplesmente não foram prometidas no anúncio. Depois "desabafando" que só agora que percebeu que não tem ar condicionado, que agora que viu que a casa não tem churrasqueira. Dizendo que se "lascou" porque foi ser boazinha com o resto do grupo de amigos. Coramingando, que já tinha reserva em um hotel e cancelou para alugar a casa com os amigos e agora ela que se ferrou etc e tal.

Eu tentei ser o mais simpática possível, mas não foi fácil porque nunca vi um cliente ficar insatisfeito antes mesmo de passar pela experiência. Minha estratégia foi atender às demandas dela (pelo menos as que eram possíveis). Expliquei que nada dessas coisas estavam prometidas no anúncio, mas que temos uma churrasqueira portátil que pode ser utilizada, o liquidificador eu ia deixar guardado mas disponibilizei, compramos dois ventiladores novos tipo tufão para melhorar a climatização e até uma churrasqueira portátil nova já que a antiga estava enferrujada. 

Mas sinceramente...achei tão indelicada essa interação entre a reserva e a hospedagem que a minha vontade era cancelar... Só não cancelei para não sofrer as consequências. 

Hoje é o segundo dia da hospedagem dela e logo pela manhã fui contactada para avisar que a pia da cozinha estava entupida. O que me parece com quase 100% de certeza que foi devido ao mau uso. Da nossa parte, o último entupimento foi há exatamente um mês e o motivo foi que estava na hora de limpar a caixa de gordura. Fizemos uma limpeza completa! Eu vi pessoalmente o profissional trabalhando e ficou tudo limpo. 

Hoje o meu marido marcou o mesmo profissional de um mês atrás para ir à casa fazer o desentupimento já que ela alegou tentar desentupir sem sucesso.

As minhas dúvidas são duas: Como me defender de uma possível avaliação ruim com uma hóspede tão difícil?

A despesa do profissional eu que tenho que arcar?

1 Resposta 1
Reinaldo63
Level 10
São Paulo, Brazil

Olá @Mariana1372 

Espero que tenha dado tudo certo com a hospedagem. A melhor coisa a se fazer é não sofrer por antecipação. Ela pode simplesmente não avaliar. Eu no seu lugar esperaria ela avaliar. E assim que ela o fizesse eu a avaliaria. Eu não poderia avaliá-la bem. 

Um mês atrás eu hospedei um hóspede. Me pareceu simpático. Fez muitas perguntas antes da reserva. Assim que entrou, ele foi arrogante em determinado momento. Achei que ia dar ruim, pois eu tive que ser firme. No final das contas ele avaliou muito bem. Ainda bem que eu não o avaliei mal, pois no decorrer da hospedagem, nós nos entendemos.  Ou seja, não dá para prever nada. 

Este carnaval, por exemplo eu acabei relocando para uma hóspede que eu não avaliei bem no passado. Vai saber... , não sei porque ela retornou.  Ela continua sendo uma cliente caroço, mas ...

Voltando aos seus receios quanto a avaliação desta hóspede, caso ela seja injusta com a avaliação( avaliar negativamente algo que você não ofereça no anúncio) entre em contato com o Airbnb. Agora se ela comentar que a churrasqueira é pequena pela quantidade de gente que hospeda ou que a casa é quente ou até mesmo que a pia entupiu... fica complicado reverter. 

Mas vale você fazer algumas reflexões:

1- por que você iria deixar o liquidificador guardado?

2- uma casa de campo não merece uma churrasqueira?

3- casa que não tem ar, precisa ter ventilador em todos os quartos e na sala. Ao menos em regiões quentes.  Você concorda? 

Espero que eu tenha ajudado e que tudo se resolva.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias