Receber os hóspedes

Respondido!
Ely3222
Level 2
Caxias do Sul, Brazil

Receber os hóspedes

Eu moro em outra cidade (450km ) de distância do imóvel que eu disponibilizo para locação . Este ano para receber os hóspedes fiz uma parceria e dou comissão a um co anfitrião. Ele faz Check in e Check out e também uma vistoria do imóvel na saída do hóspede.   Vi comentários de fechaduras com senha . Os anfitriões que utilizam de tal forma não precisam receber nem estar presente no Check out ? Nem conferir danos ou se nada de valor foi levado ? (TV  etc ? ) .  Se alguém puder explicar a forma de não precisar um co anfitrião e que seja seguro agradeço . 

1 Melhor Resposta
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Ely3222 

É preciso separar as coisas.

A atuação do Co-anfitrião costuma ir além de uma simples presença no check-in e check-out. 

Dependendo da necessidade e uso para o que foi contratado, ele pode desde vigorar como anfitrião principal, cuidar de toda a dinâmica, seja on line e presencial (responder chat, organizar equipe de limpeza e manutenção e etc.); a simples "entrega e busca de chave". 

 

Falando especificamente do check-in e check-out, não existe um procedimento de registro (como nos aeroportos e hotéis tradicionais). Ele se faz, simplesmente, com a chegada e partida do hóspede e sua confirmação se dá de forma automática no sistema, alinhado com os horários previamente determinados pelo anfitrião. 

Para que haja um registro de não check-in ou check-out, o fato deve ser comunicado ao Suporte. 

 

Há muito o Airbnb disponibiliza o "selfcheck-in", sem a necessidade presencial do anfitrião ou pessoa autorizada por ele.

E te digo, é uma libertação! 

Muitas situações podem concorrer para o não cumprimento do horário de check-in como um atraso de voo, um pneu que furou ou um bloqueio na estrada.

Com o selfcheck-in, o hóspede pode chegar até de madrugada e, sem a restrição de horário, aumenta consideravelmente as reservas.

Ainda mais no seu caso, morando em outra cidade.

 

Há alguns "instrumentos" que viabilizam esse procedimento. 

Além da fechadura eletrônica (que pode, inclusive, ser agregada a um circuito elétrico, desligando aparelhos como ar condicionado e etc, a cada vez que o hóspede sai pela porta), há o cofre de chaves que nada mais é que uma "caixinha", fixa ou não, para guardar as chaves, que se abre por meio de senha. 

E, dependendo da dinâmica da acomodação vc pode, simplesmente, botar as chaves na caixinha de correio fechada com um cadeado de senha.

Fiz isso durante anos (e sempre deu certo) até o amigo @Fabricio50 postar, aqui na CC, sua experiência com a aquisição de em cofre eletrônico. 

Comprei um igualzinho ao dele e estou muitíssimo satisfeita. 

 

Para a conferência do estado da acomodação após check-out, isso pode ser feito no dia da faxina, tanto por um Co-anfitrião como pela própria pessoa encarregada da limpeza, dependendo do nível de confiabilidade com a mesma.

Como o anfitrião tem até 14 dias após o check-out ou descoberta do dano (o que vier primeiro) para acionar o Aircover, dá tempo suficiente. 

 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que resolveu fazer. 

 

 

Exibir Melhor Resposta no post original

5 Respostas 5
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Ely3222 

É preciso separar as coisas.

A atuação do Co-anfitrião costuma ir além de uma simples presença no check-in e check-out. 

Dependendo da necessidade e uso para o que foi contratado, ele pode desde vigorar como anfitrião principal, cuidar de toda a dinâmica, seja on line e presencial (responder chat, organizar equipe de limpeza e manutenção e etc.); a simples "entrega e busca de chave". 

 

Falando especificamente do check-in e check-out, não existe um procedimento de registro (como nos aeroportos e hotéis tradicionais). Ele se faz, simplesmente, com a chegada e partida do hóspede e sua confirmação se dá de forma automática no sistema, alinhado com os horários previamente determinados pelo anfitrião. 

Para que haja um registro de não check-in ou check-out, o fato deve ser comunicado ao Suporte. 

 

Há muito o Airbnb disponibiliza o "selfcheck-in", sem a necessidade presencial do anfitrião ou pessoa autorizada por ele.

E te digo, é uma libertação! 

Muitas situações podem concorrer para o não cumprimento do horário de check-in como um atraso de voo, um pneu que furou ou um bloqueio na estrada.

Com o selfcheck-in, o hóspede pode chegar até de madrugada e, sem a restrição de horário, aumenta consideravelmente as reservas.

Ainda mais no seu caso, morando em outra cidade.

 

Há alguns "instrumentos" que viabilizam esse procedimento. 

Além da fechadura eletrônica (que pode, inclusive, ser agregada a um circuito elétrico, desligando aparelhos como ar condicionado e etc, a cada vez que o hóspede sai pela porta), há o cofre de chaves que nada mais é que uma "caixinha", fixa ou não, para guardar as chaves, que se abre por meio de senha. 

E, dependendo da dinâmica da acomodação vc pode, simplesmente, botar as chaves na caixinha de correio fechada com um cadeado de senha.

Fiz isso durante anos (e sempre deu certo) até o amigo @Fabricio50 postar, aqui na CC, sua experiência com a aquisição de em cofre eletrônico. 

Comprei um igualzinho ao dele e estou muitíssimo satisfeita. 

 

Para a conferência do estado da acomodação após check-out, isso pode ser feito no dia da faxina, tanto por um Co-anfitrião como pela própria pessoa encarregada da limpeza, dependendo do nível de confiabilidade com a mesma.

Como o anfitrião tem até 14 dias após o check-out ou descoberta do dano (o que vier primeiro) para acionar o Aircover, dá tempo suficiente. 

 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que resolveu fazer. 

 

 

Ely3222
Level 2
Caxias do Sul, Brazil

Olá Denise ! Agradeço o detalhamento de toda explicação ! Este ano ainda não tenho condições de fazer as adaptações no imóvel para isso pois é imóvel de férias (praia ) e está muito em cima para isso . Mas irei sim seguir suas orientações e dicas e deixá-lo pronto para que seja desta forma. Futuramente tenho ideia de investir em mais 2 imóveis para locação também e já irei prepará-los para isso .  Abraço e obrigado de novo pela super explicação ! 

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @Ely3222 !

 

É exatamente como a @Denise583 indicou, as orientações estão corretíssimas, basta seguir e adaptá-las a seu caso.

 

Não moro tão longe dos meus anúncios como vc, mas adotei o Self check-in e realmente é uma LIBERTAÇÃO. 🍃🍃🍃

 

Tudo ficou mais fácil, administro meus anúncios quase 100% online, vou uma vez por semana nas casas para conferir tudo in loco, já que moro a 60 km das casas.

 

Faço contato com o hóspede somente virtualmente, pelo chat da plataforma, toda a interação é online, eles fazem o Self check-in e Self check-out, tenho câmaras online na área externa dos imóveis, daí fica fácil ver horários de entrada e saída. 

 

Meu contato com o pessoal da limpeza também é online, eles entram e saem da casa como os hóspedes, pegam a chave no cofrinho (lockbox) instalado no muro da casa, depois que eles fazem a limpeza, filmam com o celular e mandam pra mim.

 

Tudo isso deu um upgrade nas minhas hospedagens, me economizou tempo, disposição e dinheiro, pois, por exemplo, pagava um morador local para fazer o check-in e check-out, esse dinheiro não pago mais, já sobra pra mim, também, captei clientes que antes não aceitava, pois queriam fazer um check-in mais tarde, tipo 23h e eu não tinha a pessoa disponível para isso, agora não, o hóspede pode chegar a qualquer horário após às 12h. Em relação ao check-out também ganhei, ao inverso do check-in, muitos hóspedes queriam sair mais cedo tipo 4h da manhã, perdia esse cliente pois não tinha disponibilidade de pessoa para fazer um check-out de madrugada. Daí com a implantação do self check-in, me libertei de tudo isso e ganhei mais clientes. 

 

Denise o cofrinho não é eletrônico não amiga, é analógico mesmo, não carece de pilhas, energia elétrica etc. É uma caixa blindada com teclados analógico para colocar a senha.

 

Vou postar aqui👇

 

20230621_213118.jpg

20230621_213245.jpg

20230621_141036.jpg

20230621_141030.jpg

20230621_141019.jpg

Ely3222
Level 2
Caxias do Sul, Brazil

Que show Fabrício . Tenho sim condições de colocar este cofrinho dentro da caixa de correspondência , pois o acesso até ela já é todo remoto . É só o hóspede que eu cadastrar poderá entrar e chegar até o hall de entrada. Restante já é toda portaria remota . Então irei providenciar a instalação dele , que já faria até eu eliminar a necessidade de fechadura eletrônica .  Apenas pensar em algo para tudo não ficar ligado e quem sabe alguma câmera de segurança na parte externa do apartamento para acompanhar a saída . Agradeço os comentários e explicações .  Para o decorrer do ano já irei implementar e também ajustar com a pessoa que faz a limpeza para a conferência e dou um “caixinha “ a ela . 
Obrigado e abraço 

Eita amigo @Fabricio50 

Sim, é analógico. Comprei esse aí mesmo

Era pra dizer "cofre de chaves", não sei de onde tirei esse "eletrônico" 🤦🏼‍♀️.

Colega @Ely3222 , favor desconsiderar essa pequena senilidade minha kkkk.

Abraços!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias