Recomendações para novos hóspedes: quais são as suas?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Recomendações para novos hóspedes: quais são as suas?

Novos hospedes - Airbnb Central da Comunidade.jpg

 

Olá a todos,

 

De tempos em tempos, parece haver um novo lote de hóspedes que chegam à plataforma em busca de um lugar para se hospedar. Isso pode acontecer com mais frequência durante a alta temporada ou em eventos especiais na sua região e, às vezes, os anfitriões podem acabar tendo que explicar várias vezes como a plataforma funciona para os hóspedes de primeira viagem.

 

Talvez compense ter uma lista das perguntas frequentes sempre à mão ou ser proativo e garantir que eles saibam de antemão como funciona sua acomodação antes deles efetuarem a reserva.

 

Para a gente entender melhor as necessidades e expectativas de quem está se fazendo uma reserva pela primeira vez, quais informações você fornece aos novos hóspedes quando eles entram em contato com você? 💡

 

Compartilhe suas dicas e vivências nos comentários e vamos trocar experiências 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

60 Respostas 60
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Eu tô sempre ligada nas avaliações dos hóspedes e, principalmente, na falta delas, o que geralmente significa que o hóspede é novo.

Essa é uma das principais razões do porquê não faço uso das Reservas Instantâneas. 

Qdo detecto ser essa a situação, antes de aceitar o pedido de reserva, mando na hora a seguinte mensagem que já tenho editado nas "Respostas Rápidas" do chat

 

"Antes de aceitar seu pedido...
Vi que será sua primeira reserva pelo Airbnb e, por isso, não tem ainda avaliação e comentários de outros anfitriões.
Sendo assim gostaria de me certificar que vc conhece a dinâmica do Airbnb, entende como a coisa funciona que é cuidar do espaço como se fosse sua casa, se leu todo o anúncio e, principalmente as Regras da Casa e se está de acordo com elas?
Estando tudo certinho e entendido, passo ao fechamento da reserva.
No aguardo..."

 

Efetuada a reserva, na mensagem programada de Boas-vindas vai mais uma recomendação para uma leitura atenta e detalhada do anúncio e etc 👇🏻

 

"Acabei de aceitar seu pedido de reserva.

É importante a leitura atenta e detalhada de todo o anúncio para que não restem dúvidas."

 

E sigo com as boas-vindas.

 

Toda a informação que o hóspede necessita está no anúncio e nas demais orientações do Guia da Casa, do Check-in e Check-out.

E finalizo toda comunicação me colocando à disposição para sanar quaisquer dúvidas que possam ter.

Pra mim é mais que o suficiente 

Não vou encher o carinha de perguntas que o dito cujo vai me dar uma bela banana e cair fora.

É o que eu faria kkkk🤭

 

É isso...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu acho sempre uma boa explicar um pouco dessa dinâmica diferenciada do Airbnb @Denise583 , justamente pra o hóspede não efetuar a reserva esperando algo completamente diferente do que é oferecido pelo anfitrião....

 

Você acha que existe um aumento de hóspedes novos na plataforma em alguma determinada época do ano? Eu sempre fico com essa dúvida se acontece meio que em levas e ai aparece uma enxurrada de hóspede inexperiente 😅

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Sim cumadi @Laura 

Considero que a menção a "cuidar do espaço como se fosse sua casa", já diz muito e muita orientação vai no anúncio, nas Regras da Casa, no Guia da Casa, e nas orientações de check-in e check-out, além da minha disponibilidade em tirar quaisquer dúvidas. 

Pela minha experiência, se for apenas desconhecimento, isso basta. Contudo àqueles sem noção, que querem mesmo zoar e tocar terror ou que se acham "acima" dos preceitos básicos da bos convivência, de nada vai adiantar orientações, perguntas ou o que quer que seja.

 

Porém o âmago da questão é aquilo que falo muito.

O Airbnb se distanciou de sua proposta original, do conceito mais simples e caseiro.

Passou a aceitar acomodações "profissionais", incluiu categorias "luxo",  justamente o modelo diverso ao seu conceito original.

E com isso veio junto aquela clientela de hotel e pousada, acostumado com camareira e serviço de quarto.

 

Sempre houve levas de hóspedes novos mas, repito, eram aqueles alinhados com a proposta original.

Lá no meu início, anos atrás, oferecia um espaço adaptado, muito mais restrito tanto na privacidade qto na oferta de comodidades, e ainda assim nunca tive nota menor que 5*, todos sempre extremamente satisfeitos, o que pode ser comprovado nas avaliações e comentários. 

 

De uns tempo pra cá, mesmo oferecendo espaço criados especialmente para o Airbnb, muito mais completos e privados, tive e tenho muito mais problemas, mais insatisfações e avaliações baixas, coisa nunca acontecida antes, e sempre por questões banais e aleatórias, mais pertinentes a hotéis 

O Airbnb se afastou do alternativo, do simples e do caseiro, portanto os novos hóspedes vêm alinhados a isso.

Infelizmente...

 

 

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Um exemplo cumadi @Laura 

Aconteceu em junho último...

 

Um casal jovem, em torno de 30 anos que me parecereu "bem colocado na vida" a exemplo do modelo de carro, malas e do roupão que ele usava (sim, o carinha trouxe um roupão e desfilava com ele 🤷🏼‍♀️).

Identifiquei ser sua primeira reserva pelo Airbnb, fiz o procedimento acima e enviei toda a minha rotina de informação da qual o carinha respondeu que já passou por muitos Airbnb como hóspede adicional e que portanto, estava a par da dinâmica e já havia lido tudo.

 

Pois bem... deixaram a Ypotyra um auê, praticamente toda a louça suja na pia, não recolheram o lixo, nem o da lixeirinha do banheiro.

Fósforos jogados no chão (na boa, quem acende um fósforo e o joga no chão de casa?), óleo derramado no chão, tapete da sala estava na cozinha todo sujo e engordurado, o da cozinha no banheiro totalmente encharcado, não retiraram as cinzas da lareira.

Nada do que lhes foi passado, foi cumprido.

Posteriormente o dito cujo e sua namorada, cada um pelo seu WhatsApp, veio questionar minha avaliação dizendo que não sabia que eu não cobrava taxa de limpeza (como se isso fosse uma licença pra deixar tudo zoneado), que "tudo poderia ser tratado de forma diferente" (diferente como cara pálida???!!! será que eu deveria tê-los chamado de volta pra fazer o que deixaram de fazer?) e ainda teve o desplante de dizer que "era só eu dizer o preço que eles pagavam o que fosse preciso pra resolver". 

 

Veja o print com o trecho da conversa.

 

Entendeu a coisa???!!!

É o tipo de gente acostumado a "pagar o preço que for" e ainda tenta nos colocar como o vilão da história.

Esse não é o "hóspede Airbnb".

Essa não é a "Comunidade" tanto alardeada inicialmente.

 

 

 

 

 

 

Screenshot_20230810-125307_WhatsAppBusiness~2.jpg

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu tenho a minha teoria de que você não tinha hóspedes assim dentro da sua casa porque quem quer ter essa 'liberdade' de fazer uma reserva e usar o espaço da forma que quiser não vai querer fazer isso dentro da casa em que o anfitrião mora.... pelo menos é assim que eu imagino!

Acho que nesse caso ele deve ter achado que com a diária incluía assim usar a casa sem se preocupar não é?

 

Foi muita sujeira e bagunça que eles deixaram para trás? Fiquei curiosa com a sua avaliação @Denise583 😅

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Então cumadi @Laura 

Sua teoria não é de todo irreal, mas quem tem estrada no Airbnb sabe que a coisa é beeeem mais que isso.

Aqui mesmo temos inúmeros exemplos de "pedidos de socorro" de anfitriões que moram na acomodação e compartilham com os hóspedes os demais espaços. E no meu caso, a suíte é independente, o único "compartilhamento" era no café da manhã que eu servia na minha cozinha.

De resto o anfitrião tinha entrada, varanda e suite de uso privado e independente. 

Já está se tornando lugar comum queixas do tipo "sou anfitrião há anos, nunca tive problemas, mas ultimamente..."

E isso tbm em situações diversas à essa.

 

Guardando as devidas proporções por se tratar de um espaço pequenininho em torno de 25m², enxuto nos itens e comodidades, deixaram bastante bagunça, sim.

Não houve danos, mas descuido, desleixo e desrespeito no uso da cabana. 

Veja só como deixaram a pia na foto em anexo, e isso somado ao restante da cabana que seguia o mesmo descuido (ali no chão dá pra ver o tapete da sala e um dos sacos de lixo largados, qdo deixo bem claro que não há coleta na zona rural, que eles devem levá-lo para ser descartado nas lixeiras espalhadas pela cidade).

 

Não cabe o "achismo" de que a diária permitia esse tipo de uso.

Todos os hóspedes alinhados com os preceitos do Airbnb sabem que não é assim. 

Nem que eu cobrasse taxa de limpeza se admitiria tal comportamento. 

Além de, repito, eu fazer menção aos cuidados em vários momentos da descrição do anúncio, nas Regras da Casa, no Guia da Casa e nas orientações de check-out. 

 

O próprio Airbnb define 👇🏻

 

"Regras básicas para os hóspedes

Exigimos que todos que fazem parte da nossa comunidade cumpram estas regras simples sobre como ser um ótimo hóspede:

Cuide da casa do seu Anfitrião como se fosse a sua

Siga as Regras da Casa do Anfitrião".

 

Portanto o que falta mesmo é alinhamento. 

Contudo, como haver o alinhamento com uma causa que o próprio Airbnb está se distanciando?

Complicado...

 

Minha avaliação foi honesta, sem insultos ou desrespeito, mas eles se sentiram ofendidos. 

Eis meu comentário no print em anexo 👇🏻.

 

Enfim, o que observamos no dia a dia é que, ao invés do Airbnb criar mecanismos para evitar e sanar procedimentos erráticos, ele próprio acaba criando condições favoráveis para seu agravamento e perpetuamento.

Não faz sentido que, ao longo de anos e anos de Airbnb, o anfitrião (e digo tbm o hóspede) se sinta mais vulnerável que nos primórdios da plataforma. 

É um contrassenso!!!

 

Screenshot_20230811-101746_Airbnb~2.jpg

 

IMG-20230614-WA0004.jpg

 

IMG-20230614-WA0014.jpg

 

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Laura 

 

Eu também tenho uma mensagem pré-formatada baseada em experiências passadas, bem como dúvidas recorrentes. Então, ela vale para todos os tipos de hóspedes, novos ou não.

 

Esta é a mensagem que envio já no primeiro contato.

 

"Boa tarde, XXXX. Tudo bem?

 

Será um prazer hospedá-los.

 

Antes de prosseguir com seu pedido de reserva, peço que tome ciência das regras da casa disponíveis no anúncio.

 

Não aceitamos reservas e nem hospedagens de menores desacompanhados de seus responsáveis.

 

Por questão de segurança e exigência do condomínio, todos os hóspedes serão cadastrados na administração para que possam ter acesso ao imóvel.

 

Após a confirmação de sua reserva, envie-nos através deste chat foto da identidade/passaporte do responsável pela reserva, juntamente com o nome completo e número de identidade/orgão emissor de todos os hóspedes.

 

Certifique-se de que os dados de sua forma de pagamento estejam corretamente cadastrados no Airbnb para que a confirmação de sua reserva não seja negada pelo sistema.

 

O check-in é feito com horário marcado, entre 15:00h e 17:00h. E o check-out ocorre até 12:00h (meio dia).

 

Qualquer outra informação estamos à disposição.

 

Ricardo"

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Ricardo85 , acho importante mesmo deixar claro para os hóspedes que todos eles serão cadastrados na administração do condomínio para não haver nenhuma supresa. 

 

Em relação aos hóspedes novos na plataforma, existe algum tipo de perguntas mais frequentes que eles façam?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Laura 

 

Basicamente este texto padrão reune todas as respostas às perguntas que geralmente são feitas pelos hóspedes novos.

 

Apenas procuro me antecipar para dar celedridade ao processo.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

Olá @Laura tudo bem?

primeiro quero compartilhar com você cada vez que entro na CC.tenho que que fazer o loguin Brasil tá me cansando!!

saberia me dizer porque isso acontece??

Quanto a hóspede se tem ou não avaliação  nunca me preocupei com isso é não tive problema até agora

muitos dos meus hospedes e a primeira vez se hospeda airbnb

só quando vejo q a avaliação do hospede e muito ruim fico com pé atrás  mesmo assim aceito!

N tem me causado problemas

Bjss

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Loni56 , que bom te ver de novo por aqui!!

Sobre o login, tente entrar na CC por alguns dias consecutivos e veja se eles ainda te pedem para fazer o login!

Eles estão pedindo o número de telefone e tudo o só o email e a senha?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

Bom dia Laura 

o número telefone é o país sempre cai para o exterior

Bjs

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Você diz que eles mandam um código para o seu celular @Loni56 ?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

Isso tenho colocar o país e o número do celular 

aí eles enviam um código😒

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias