Recomendações para novos hóspedes: quais são as suas?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Recomendações para novos hóspedes: quais são as suas?

Novos hospedes - Airbnb Central da Comunidade.jpg

 

Olá a todos,

 

De tempos em tempos, parece haver um novo lote de hóspedes que chegam à plataforma em busca de um lugar para se hospedar. Isso pode acontecer com mais frequência durante a alta temporada ou em eventos especiais na sua região e, às vezes, os anfitriões podem acabar tendo que explicar várias vezes como a plataforma funciona para os hóspedes de primeira viagem.

 

Talvez compense ter uma lista das perguntas frequentes sempre à mão ou ser proativo e garantir que eles saibam de antemão como funciona sua acomodação antes deles efetuarem a reserva.

 

Para a gente entender melhor as necessidades e expectativas de quem está se fazendo uma reserva pela primeira vez, quais informações você fornece aos novos hóspedes quando eles entram em contato com você? 💡

 

Compartilhe suas dicas e vivências nos comentários e vamos trocar experiências 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

60 Respostas 60
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que estranho porque ontem mesmo eu fiz o logout e o login e deu certo @Loni56 !!Você tem o link da CC salvo no seu computador ou no app?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Diego1537
Level 10
Vila Velha, Brazil

Quando o hóspede é novo, ele tem em mente que o Airbnb é um hotel melhorado rss. Se partirmos deste princípio, fica mais fácil lidar com eles e aceitar certas coisas que acontecem nos hotéis. Por exemplo, não peço que recolham o lixo... minha equipe de limpeza faz isto (assim como acontece nos hotéis). 

 

Como tenho reserva instantânea e administramos muitos imóveis, não consigo analisar um por um para saber quem é novo na plataforma, então minha gestão é mais do tipo "igualitária", ou seja, a mesma para todos.

 

Para isto funcionar, eu levei alguns meses aperfeiçoando minhas regras da casa (que eles leem antes de reservar) e reforço estas regras 2x em mensagens pré-programadas durante a sua estadia (uma durante o seu primeiro dia na hospedagem e a outra no dia anterior ao seu check-out). 

--

Olá! Espero que você tenha se instalado bem e que esteja aproveitando tudo.

Se tiver algo que não te deixou confortável, por favor, não hesite em falar para eu já solucionar 🥰

Vou te deixar a vontade, qualquer coisa estou online 🤙🏻

Ah! Já ia esquecer... é sempre bom reforçar as regras da casa:


* Somente hóspedes registrados e identificados na reserva podem ingressar na unidade. Confira se informou a quantidade correta. Não são permitidas visitas sem prévia autorização e pagamento.
* Vamos adorar receber seus entes queridos no Airbnb, mas você não pode reservar em nome deles, a não ser que vocês se hospedem juntos. Esta é uma regra da própria plataforma para que nós, anfitriões, possamos consultar os perfis, avaliações e outras verificações durante o processo de aprovação. Então, se você não estiver com eles no check-in, todos serão barrados e não entrarão no imóvel.

* Por uma política de controle de acesso (entrada e saída de pessoas) e para segurança dos moradores, o condomínio NÃO permite visitas durante o período de locação temporário. Todos os frequentadores do apartamento devem estar devidamente identificados como HÓSPEDES na autorização que entregaremos na administração do condomínio (antes do seu check-in);
* Não permitimos Pets (de nenhum tamanho), mas você já conhece o App Dog Hero - o serviço de hospedagem, creche e passeio para seu Pet? Muitos hóspedes usam esse serviço 😃
* Disponibilizamos enxoval de cama (travesseiros, lençóis e cobertas) e banho (toalhas) para todos os hóspedes, porém as toalhas são de uso exclusivo para banho dentro da residência, não podendo ser usada na piscina, praia, etc. Então, recomendamos que tragam as próprias toalhas para estas finalidades. Qualquer dano ou mancha irreversível nelas será cobrada uma toalha nova na conta de quem fez a reserva.
* Se precisar de MAIS toalhas ou lençóis tem um custo extra de R$ 50 reais por conjunto. Procure conservar a limpeza do imóvel durante sua estadia, pois não há limpeza diária/camareira, já que se trata de uma locação por temporada;
* A não devolução ou perda do controle da garagem gera um custo extra de R$ 60 reais/cada para comprarmos outro;
* Disponibilizamos no imóvel um inventário completo com todos os itens da casa. Se identificar algum dano no check-in nos comunique imediatamente para nossa análise e reposição.
* Em caso de qualquer tipo de multa gerada durante a hospedagem, será repassada integralmente;
* O horário de check-out (saída) é um acordo prévio realizado na confirmação de reserva. A não obediência desse horário causa atrasos e reprogramação/deslocamento extra da equipe de limpeza, atraso na entrega da próxima estadia e, por isto, está sob pena imediata de multa /custo adicional no valor de R$199,00 (preço da nossa limpeza extra);
* É proibido fumar dentro deste imóvel e nas dependências do prédio e esta regra está sob pena imediata de multa/custo adicional no valor de R$ 199,00 referente a nossa taxa extra de limpeza;
* O uso de drogas ilícitas é expressamente proibido;
* Supervisione crianças o tempo todo;
-> ENERGIA DO APARTAMENTO: 110V (exceto nas tomadas com adesivo descrito 220V ou tiver borda vermelha).

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Diego1537 , então essa é a primeira mensagem pré-programada que você envia no início da hospedagem ou primeiro envia alguma logo após efetuada a reserva?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Olá @Diego1537 ,😀

 

Obrigada pela dedicação de nos passar tua experiência e tão rica informação.

 

Vou usar varias dicas que tu compartilhas em teus comentários, principalmente as normas e regras do funcionamento de um todo.

Vou imprimir e colocar em uma das portas do roupeiro e também deixar alguns itens, como respostas rápidas em meu whatsapp.

Gratidão💛.

Um abrazô fraternal, desde Florianópolis, Santa Catarina-Brasil.

Carolina.🌹Avenida Beira Mar de São José, na grande Florianópolis -Santa Catarina-BrasilAvenida Beira Mar de São José, na grande Florianópolis -Santa Catarina-Brasil

 

Elisete-De-Lourdes0
Level 3
Palhoça, Brazil

Eu sempre oriento quando do check-in. No entanto sinto que quando o hóspede é novo e até alguns já antigos na plataforma não lêem tudo sobre a casa, regras, o que oferece. Observo isto pois na primeira consulta, fazem perguntas básicas que estão descritas nas várias abas do anúncio.  Às vezes, algumas questões geram conflitos ou mal estar pelo fato do hóspede não ter lido tudo antes de reservar. Vou dar um exemplo: querem depois da reserva feita, colocar mais pessoas na casa, receber hóspedes.  Daí você precisa explicar que hóspedes pagam diária, afinal, vão usar a piscina, tomar banho, usar energia...  e ficam surpresos para não dizer contrariados. Muitas vezes,  tentam pagar por fora para não pagar taxas. Tudo isso gera situações desconfortáveis para o anfitrião. 

Penso que a plataforma poderia criar algum alerta, orientação de que antes de solicitar reserva, leia atentamente tudo sobre o anúncio. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Elisete-De-Lourdes0 , importante mesmo deixar tudo bem explicado no anúncio, mas ao mesmo tempo ter o equilíbrio para não ficar cansativo para o hóspede de ler tudo....oque eu vejo hoje em dia no geral (incluindo a mim!) é que as pessoas não tem paciência de ler tudo...

Onde normalmente você coloca essa informação dos hóspedes adicionais?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Laura,

Na plataforma. Meu anúncio tem o valor definido por hóspede.  

Nas abas da plataforma também está reforçado e nas regras da casa também. 

Na verdade muitos não leem nada mesmo, mas infelizmente,  para alguns   é o velho jeitinho brasileiro.  Pensam que como é uma casa, podem chamar amigos. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Você já chegou a 'pegar' um hóspede no flagra trazendo mais hóspedes que o comunicado @Elisete-De-Lourdes0 ? Tem alguma maneira de driblar esse tipo de situação?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sim, mais de uma vez.

Como driblar? Difícil pois está bem claro na plataforma que a diária é por hóspede e que visitas também pagam.

A maioria sempre consulta antes e oriento fazer o pagamento na plataforma. Infelizmente alguns pensam que como é uma casa  podem trazer mais hóspedes.  

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Imagino @Elisete-De-Lourdes0 , esse tema sobre hóspedes trazendo convidados ou mais hóspedes do que o estipulado é bem comum aqui na Comunidade ....

Você manda alguma mensagem lembrando os hóspedes quando envia as informações sobre as regras da casa ou alguma informação extra?

 

Te deixo algumas conversas sobre esse tema que podem ser úteis para te inspirarem, tenho certeza de que vão ter algumas dicas que podem te ajudar nesse caso:

 

👉Hóspedes extras

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sílvia31
Level 3
Arcos de Valdevez, Portugal

Olá 🙂

 

Uma semana antes do chek-in costumamos relembrar as regras da casa e dar algumas dicas para que tudo corra bem, apesar de por vezes acontecer o que aconteceu à @Denise583 😤 as pessoas não respeitam as regras da casa, nem os anfitriões (felizmente acontece poucas vezes!)

 

Das regras que mais insistimos, sermos pet-friendly é a mais frequente, pois essa situação tem um custo, que muitas vezes nem cobre o trabalho/ prejuízo que dá e as pessoas não entendem isso 🙄

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Sílvia31 , que bom te ver por aqui 🥰

 

Quais regras em relação à trazer pets vocês frisam mais? A gente às vezes se esquece de como ter pets é trabalhoso e faz bagunça/ sujeira..... a @Denise583 tem uma história hilária dos hóspedes que levaram o pet que era 'quase da família' para se hospedar na casa....

 

Dê, passo o microfone pra você contar a história em primeira mão 😂

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Bom dia @Laura, quero falar primeiro que estou gostando de participar dessa comunidade, já tirei adotei varias sugestões, obrigado. 

 

Quanto ao tópico, em alguns imóveis eu tenho reserva instantânea e outros não, mas eu procura sempre dar uma olhada nas avaliações dos hospedes, já tive casos de recusar por não me sentir confortável, mas foi poucas vezes.

 

A plataforma tem a aba de Politica e Regras, onde o hóspede se compromete a aceitar as regras da casa. Mesmo assim eu encaminho as regras da casa no check-in por mensagem programada junto com "Boas Vindas", e tenho impresso dentro do imóvel em 3 idiomas.

 

Eu trabalho a hospedagem como hotelaria, só que sem serviço de quarto, desta forma fica mais fácil para eu administrar, lógico tenho as regras e no geral são cumpridas, peço que organizem o lixo nas lixeiras do prédio ou nas externas da casa, deixar as roupas sujas na área de serviço, lavar as louças e apagar as luzes e ar condicionados, o mais acho que é minha responsabilidade.   

Eu cobro taxa de limpeza, e deixo material de limpeza para os hóspedes usarem.     

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Marcelo951 , eu que fico muito feliz de ter a sua participação aqui, desde o seu primeiro comentário contando a sua história pensei que você era o tipo de anfitrião que ousa e tem muita experiência e vivência para compartilhar aqui. Fico lisonjeada de saber que esteja também te agregando valor 😊

 

Interessante isso que você comentou que trabalha a hospedagem como hoteleira, só que sem serviço de quarto, já que pra mim eu vejo esse aspecto como o maior fator diferencial dos hotéis....nesse caso, qual é a forma que você decidiu administrar os seus espaços?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Bom dia @Laura!

 

Eu quero falar um pouco sobre as mudanças que a plataforma do Airbnb veio evoluindo nos últimos anos, acho que houve uma reviravolta pós pandemia. Os primórdios do Airbnb pelo que eu entendo (desculpe se minha visão esta equivocada), era alugar espaços ociosos em suas casas, com a questão pandêmica, ninguém mais queriam receber pessoas estranhas em casa, mas ao mesmo tempo, muitos precisavam desta renda extra, então os espaços inteiros começaram a surgir com mais evidencia. E com este novo modelo de aluguel de temporada não cabe mais toda as regras exigidas antes quando eram hospedagens dentro da sua casa, logico que não podemos deixar a corda solta, mas, ser pouco mais flexíveis, porque hoje não se trata somente de uma renda extra, mas sim, de um negócio, e muito rendável diga-se de passagem.

 

Então como citei a cima que eu trato meu negocio como se fosse um hotel, tenho regras? Sim, mas caso o cliente deixe a louça suja ou não recolha o lixo, não vejo isso como algo aterrorizante que precise de uma nota 2 com retaliação,  mas sim um 4, porque não foi excelente.

Se hospede não infringiu as regras,  não estragou nada, não trouxe pessoas a mais, etc..., tudo bem, é só uma louça suja, é só um lixinho para recolher. 

 

Vejo que muitos dos comentários a baixo são exatamente essa questão, cada um tem sua forma de ver as coisas, eu quis trazer esse meu feedback para uma reflexão, e não quero que levem para o pessoal, é somente um ponto de vista, obrigado. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias